na primeira parte deste post falamos sobre como o ser humano começou a tomar atitudes para realizar o sonho de voar recapitulando rapidamente ja na antiguidade o homem tentava imitar os passaros para ganhar o ceu prendendo asas artificiais ao corpo e saltando de lugares altos o que obviamente resultou em algumas fatalidades nao foi ate o seculo 18 que a humanidade conseguiu alçar voo nao com asas mas com baloes o primeiro balao a levar passageiros em um passeio pelos ceus o fez em 1783 na frança os passageiros nao eram humanos e sim animais mas nao fazia diferença aquele foi o primeiro passo o problema era que os baloes nao podiam ser controlados com precisao era possivel aliviar peso para aumentar a altura e esfriar o ar de dentro deles para pousar e so a direçao era definida pelo vento e essencialmente os baloes viajavam a deriva isto posto os baloes deram origem aos dirigiveis atraves de propulsores eolicos e componentes aerodinamicos eles podiam ser guiados para onde os condutores quisessem ir contudo seu principio de funcionamento ainda era o mesmo dos baloes ou seja eles ainda eram muito primitivos valendo se da diferença entre a densidade de seu conteudo e a densidade da atmosfera para voar foi preciso ainda mais alguns anos para que o homem compreendesse o papel da sustentaçao aerodinamica na capacidade de levantar voo por seus proprios meios sem isto dependeriamos para sempre dos baloes e dirigiveis o que teria limitado seriamente nossa capacidade de explorar longas distancias em um espaço curto de tempo [caption id= attachment_237892 align= alignleft width= 300 ] retrato de sir george cayley[/caption] mais precisamente foi no ano de 1799 que sir george cayley criou o conceito moderno de aviao uma maquina voadora com asas fixas e sistemas separados para decolagem/sustentaçao propulsao e direçao mais do que isto cayley e considerado a primeira pessoa a entender os requisitos basicos que um veiculo mais pesado do que o ar precisa para alçar voo e manter se voando o mais importante deles sem duvida foi o arqueamento ou curvatura das asas como voce deve saber ao se fazer um corte longitudinal em uma asa o que se ve e um perfil curvado a parte superior ou o topo de uma asa geralmente e mais convexa enquanto a parte inferior e mais plana com isto a diferença de velocidade e pressao do fluxo de ar sob e sobre a asa e responsavel por gerar a sustentaçao necessaria para levantar voo contudo cayley tambem sabia que para que um aviao voasse seria preciso um motor que fosse leve o bastante e tivesse força suficiente para garantir a decolagem ja que tal recurso era inexistente naquela epoca cayley concentrou seus esforços em um planador um veiculo bem mais leve que uma vez na velocidade adequada era capaz de manter se no ar graças a sustentaçao aerodinamica o planador de cayley voou com sucesso pela primeira vez em 1804 foi um marco porque ele ja trazia diversos elementos presentes em aeronaves modernas uma asa principal montada a frente com estabilizadores horizontais e um estabilizador vertical ou fin atras abaixo da asa principal ficava um cesto com o piloto sendo que neste tambem ficavam as rodas usadas para ganhar velocidade e pousar detalhe a maquina nao era chamada de planador mas sim de para quedas governavel [caption id= attachment_237890 align= aligncenter width= 800 ] replica do planador de george cayley[/caption] a partir dali cayley dedicou o resto da sua vida a aperfeiçoar o planador ele morreu em 1853 aos 83 anos de idade e nao chegou a ver o primeiro aviao de verdade este demorou mais algumas decadas para chegar o primeiro passo mais concreto nesta direçao foi dado pelo frances clement ader que em 1890 criou uma aeronave de asas fixas com um motor a vapor chamada ader eole este motor tinha quatro cilindros e potencia equivalente a 20 cv sendo usado para mover uma helice na dianteira esta helice era usada para propulsao o voo em si era garantido pela sustentaçao sob as asas nao foi um voo espetacular porem o ader eole percorreu cerca de 50 metros a 20 cm do chao o problema era exatamente o que sir george cayley havia previsto quase um seculo antes a relaçao peso/potencia do motor era pessima se ele fosse mais leve e mais forte certamente o ader eole teria voado melhor no ano seguinte ader tentou de novo desta vez o eole voou por 100 metros e depois caiu ficando totalmente destruido ader se propos a construir uma segunda aeronave desta vez com dois motores a vapor mas o resultado foi ainda pior e com isto o inventor desistiu de realizar experimentos com maquinas voadoras ha quem diga porem que aquele primeiro voo de 50 metros a 20 cm de altura bastou para garantir a ader o titulo de pioneiro da aviaçao como uma especie de premio de consolaçao porem ader pode ser considerado o inventor da palavra aviao sua segunda aeronave se chamava avion ii e foi ele quem cunhou o nome sua inspiraçao foi a palavra avis que significa ave no latim antigo [caption id= attachment_237889 align= aligncenter width= 1000 ] reproduction of sketches of designs by sir george cayley 1773 1857 the first british aeronautical engineer [/caption] paralelamente nos estados unidos uma dupla de irmaos realizava seus proprios experimentos com algo mais sofisticado eram os famosos orville e wilbur wright que em varias partes do mundo sao considerados os primeiros a conseguirem voar com um aviao de verdade o nome da maquina era wright flyer um biplano feito de madeira com asas de tecido que foi construido apos varias experiencias dos irmaos com planadores o motor originalmente seria emprestado de um carro mas os irmaos wright preferiram encomendar um propulsor feito sob medida com potencia de 12 cv no fim de 1903 o wright flyer fez uma serie de voos experimentais sendo que o melhor sucedido foi o quarto e ultimo ocorrido no dia 17 de dezembro a aeronave percorreu cerca de 260 metros em 59 segundos a uma altura de aproximadamente 3 5 metros terminando em um pouso forçado que causou danos leves a maquina foi um resultado excelente para a epoca e graças ao feito os irmaos wright tornaram se celebridades ha contudo algumas controversias a principal delas diz respeito a habilidade do wright flyer de decolar por seus proprios meios com apenas 12 cv o motor era suficiente para ajudar na sustentaçao mas nao tinha força para fazer a maquina que tinha mais de 12 metros de envergadura e pesava quase 340 kg decolar sem assistencia esta assistencia inicialmente vinha de uma catapulta mas nos ultimos voos o wright flyer decolou com a ajuda de um sistema que rebocava a aeronave sobre trilhos de madeira este detalhe e crucial e e a razao para a controversia envolvendo os irmaos wright e alberto santos dumont o inventor brasileiro radicado na frança como muitos pioneiros da aviaçao santos dumont começou a voar com baloes e dirigiveis começando em 1898 nao demorou muito tempo para que atento aos desenvolvimentos das aeronaves ao redor do mundo ele começasse a fazer testes com maquinas mais pesadas que o ar [caption id= attachment_237885 align= aligncenter width= 1526 ] santos dumont em seu primeiro balao o bresil[/caption] o primeiro voo de alberto santos dumont com um aviao aconteceu no dia 12 de novembro de 1906 em paris seu famoso 14 bis era um aviao feito de bambu e seda japonesa com estrutura do tipo caixa com a cauda para a frente motivo pelo qual ele era conhecido na frança como oiseau de proie que significa ave de rapina em frances naquele dia o 14 bis voou por 220 metros em 21 2 segundos a dois metros de altura diferentemente do wright flyer a criaçao alberto santos dumont decolava sem qualquer tipo de assistencia ele usava um motor v8 fabricado pela francesa antoinette com injeçao de combustivel e 50 cv e tinha força o bastante para levantar voo por sua propria força e ele o fez diante da federation aeronautique internationale organizaçao fundada em 1905 com o intuito de organizar e regulamentar a aviaçao na europa incluindo a entrega de premios a quem conseguisse um feito realmente importante foram eles quem definiram como criterio a capacidade de decolar sem assistencia e o 14 bis de santos dumont foi o primeiro a faze lo https //www youtube com/watch v=zqfp7nvy5zw a partir dai a ascensao dos avioes foi acelerada com os principios basicos compreendidos e testados nao levou mais que uma decada para que começasse a se desenvolver uma industria aeronautica com os primeiros voos comerciais começando em 1914 consequentemente na primeira guerra mundial que tambem teve inicio em 1914 os avioes foram utilizados para fins belicos pela primeira vez esta alias foi uma das motivaçoes para que santos dumont cometesse suicidio em 23 de julho de 1932 dias apos seu 59º aniversario ele nao suportava a ideia de que a invençao que ele ajudou a criar fosse utilizada para tirar vidas santos dumont tambem sofria de esclerose mutipla condiçao debilitante que lhe causou um quadro de depressao aguda
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