em um mes de novembro relativamente cheio de novidades uma das mais interessantes veio da jeep pela primeira vez em quase 40 anos o wrangler passa a oferecer um motor v8 o hemi de 6 4 litros da chrysler que ocupa o cofre da versao rubicon 392 o nome e facil de entender 6 4 litros equivalem a 392 polegadas cubicas e voce sabe como os americanos gostam de mencionar suas polegadas cubicas o rubicon 392 tem numeros de respeito com 481 cv ele e o mais potente utilitario old school a venda atualmente ainda mais porque caras como o mercedes benz classe g e o land rover defender mais recentes resolveram investir na sofisticaçao e no conforto ficando mais luxuosos e caros a jeep diz que com cambio automatico de oito marchas o wrangler rubicon 392 e capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4 5 segundos e de cumprir o quarto de milha 402 metros em 13 segundos e desempenho de muscle car exceto que nesse caso voce nao precisa seguir o caminho certo para a dragstrip basta ir passando por cima de tudo ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] brincadeiras a parte e bom ver um jeep wrangler com motor v8 depois de tanto tempo nos da um pouco de alivio em saber que apesar da eletrificaçao em massa dos carros ainda ha espaço para opçoes entusiastas o braço americano da fiat chrysler automobiles sabe o que esta fazendo por outro lado demorou bastante o ultimo jeep old school com motor v8 desconsiderando modelos com monobloco como o cherokee/grand cherokee xj foi feito ha 40 anos em 1980 como modelo 1981 o jeep cj original lançado logo apos o fim da segunda guerra mundial era frugal ao maximo versao civil do willys mb sua funçao era ser robusto barato e simples de manter caracteristicas desejaveis em um fora de estrada que passa a maior parte do tempo longe da civilizaçao assim seu motor tambem era simples um quatro cilindros com valvulas na lateral comando no bloco e um unico carburador originalmente ele entregava apenas 61 cv e garantia carga util de 360 kg nao era uma usina de força claro mas cumpria sua funçao a medida em que o jeep deixava de ser um veiculo de trabalho para se tornar um estilo de vida seus aspectos tecnicos tambem evoluiram em especial o motor ja que o restante do veiculo permaneceu praticamente sem alteraçoes por decadas o primeiro jeep a oferecer outro motor a diesel por exemplo foi o mitsubishi j3 produzido sob licença no japao a partir de 1953 no ocidente o cj 5 americano começou a ser equipado com um motor a diesel perkins como opcional mais ou menos na mesma epoca e foi tambem o primeiro a receber um motor v8 em 1972 desde a decada de 1960 a jeep utilizava motores v8 da amc no wagoneer e na picape gladiator sua derivada o sucesso da parceria levou a compra da jeep pela amc em 1970 e dois anos depois decidiu se pela adoçao do v8 tambem no cj 5 com cinco litros 304 pol³ e potencia liquida de 150 cv o motor nao impressionava pela potencia como era comum nos v8 da decada de 1970 contudo como o jeep cj 5 era um veiculo extremamente leve para seu tamanho com pouco mais de 1 200 kg a relaçao peso/potencia era bem favoravel e garantia desempenho interessante a par dos muscle cars da epoca a instalaçao do v8 tambem exigia modificaçoes estruturais resultando em entre eixos maior capo mais longo e dimensoes mais robustas e claro um tanque de combustivel maior que saiu da area abaixo dos bancos dianteiros e foi parar na traseira entre as longarinas isto causou um efeito colateral benefico melhor distribuiçao de peso embora a amc nao estivesse em seu melhor momento em grande parte por causa da concorrencia com as tres gigantes de detroit o sucesso do jeep cj 5 manteve a empresa viva e o breve periodo em que ele ofereceu um motor v8 mostrou que havia demanda por um utilitario assim a amc como dissemos nesta materia acreditava que o segredo do sucesso para a jeep era expandir seu portfolio e como vemos hoje ela nao estava errada as decadas de 1970 e 1980 viram uma serie de novos modelos como o wagoneer a gladiator o cherokee e o grand cherokee apostarem em versoes com um v8 maior e mais potente de 5 9 litros 360 pol³ e 182 cv apenas o cj continuava com o motor de cinco litros inicialmente apenas os acabamentos renegade e golden eagle podiam ser comprados com o v8 verdade seja dita o motor estava ainda mais fraco so 127 cv mas muitos americanos preferiam um v8 estrangulado a um quatro cilindros menor mais eficiente mais moderno e dotado da mesma potencia era quase uma questao de principios em essencia o renegade era um pacote estetico para o cj com adesivos e pintura branca nas rodas no mais ele era igual as outras versoes o motor v8 era opcional mas deixou de fazer sentido a medida em que os motores de quatro e seis cilindros tornavam se mais atraentes economicamente o golden eagle por sua vez era a versao mais equipada do cj alem da decoraçao na carroceria ele tinha opçao por teto rigido ou de lona servofreio direçao hidraulica conta giros e ar condicionado um luxo so embora tenha sido oferecido ate 1983 o jeep cj golden eagle perdeu o v8 apos 1981 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 275213 275214 ] para encerrar o ciclo de vida do motor v8 no cj a amc ainda lançou o jeep golden hawk nao era exatamente uma revoluçao consistia basicamente em um pacote de adesivos para o cj 5 e o cj 7 versao com entre eixos mais longo e chassi reforçado mas era alguma coisa nos anos seguintes a amc removeu o motor v8 das opçoes para o cj deixando o apenas com os quatro cilindros e seis em linha enquanto isto preparava seu sucessor o wrangler que viria a ser lançado em 1986 e foi o ultimo jeep desenvolvido pela amc antes da compra pela chrysler ele seguia o mesmo estilo basico do cj porem tinha farois quadrados que foram abandonados pouco depois e um interior mais confortavel em linha com a ideia de deixar os jeep mais proximos dos carros de passeio ainda tinha carroceria sobre chassi ainda tinha suspensao por eixo rigido e ainda era um veiculo extremamente capaz fora de estrada mas o motor v8 nunca mais voltou a ocupar seu cofre ate agora
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