e ai galera do flatout no primeiro post eu contei a minha historia com os carros e introduzi o meu conceito de projeto fazer tudo em casa basicamente com peças de prateleira mantendo muito das caracteristicas originais porem com uma leve pimenta no visual e na mecanica agora vamos ao que interessa neste capitulo vou falar do projeto de uma forma geral sobre as coisas que ja fiz e pretendo fazer e futuramente irei tratar sobre cada tema especifico de forma detalhada funilaria freios mecanica e final alguns devem ter se perguntado o que e o gbe do nome do projeto significa god bless edition que alguns usam para definir aqueles carros que tem performance muito acima da media conhecida eu sempre ouvi esse termo em um antigo grupo do orkut que hoje segue no facebook e whatsapp chamado rachas & pegas apesar do nome o que menos se fala la e sobre marcar rachas ou pegas ha dez anos somos um grupo de amigos que compartilham entre si os problemas as vitorias as coisas hilarias do cotidiano enfim quase uma irmandade irmaos ao ponto de brigar e logo depois estar de palhaçada uns com os outros novamente e a ervilha e por causa da cor e de um famigerado apelido que ganhou quando eu ainda estava na faculdade antes dessa reforma sempre mantive a mecanica original o 1500 sempre me surpreendeu pela boa faixa de torque e consumo razoavel este motor sempre foi o meu orgulho ha quem nao acredite mas eu tenho provas de que esse motor virou 6 800 rpm todo original e quem andou no carro via que seu desempenho era acima da media porem isso teve um preço caro em quatro anos o motor abriu o bico umas tres vezes degolou valvula fundiu mancal de biela e a ultima foi um desgaste do bloco no primeiro mancal proximo ao volante inclusive na ocasiao da cabeça de valvula degolada e de pistao destruido meu avo fez um trofeu com este ultimo sempre vi muito potencial neste carro e como viajo bastante para sao paulo a mecanica teria que ser confiavel na estrada logo pensei como primeira opçao os motores ej20/22 e 25 da linha subaru cheguei ate a cogitar o eg33 seis cilindros ja que um rapaz de valinhos estava vendendo um svx como sucata mas o custo infelizmente extrapolou demais o meu orçamento foi entao que me voltei a mecanica original a ar ouvindo diversos colegas que sao do mundo aircooled resolvi manter a mecanica vw buscando performance e segurança na preparaçao um dos meus ideais e o relativo baixo custo e quando abordar cada parte do carro em seu capitulo especifico vou destacar cada item mas claro uma preparaçao como esta nunca vai ser barata o que sempre me incomodou na mecanica deste carro e o fato de o virabrequim nao ter contrapesos apesar de balanceado isso pelo meu ponto de vista deve contribuir muito para a vibraçao desse motor por este motivo optei por utilizar um virabrequim forjado e faqueado o projeto estava encaminhado para utilizar um virabrequim com 78 mm de curso limite sem que seja necessario trabalhar a carcaça ou comprar kit de camisas e pistoes especificos porem um belissimo comando resolit ap4 caiu em meu colo por r$40 00 agora pretendo usar vira com 69 mm diante o alto regime de giro que este motor vai trabalhar este comando e uma historia a parte foi um achado no mercado livre o vendedor nao sabia informar qual era o modelo eu ao olhar a foto do anuncio e ver o desenho do came tive certeza que era um comando bravo arrisquei e paguei os r$39 90 que o cara queria quando chegou fui medir os mancais e eram std sem desgaste algum nos cames e nos mancais em posse da marca e modelo do comando fui atras das informaçoes e este foi o maior achado da minha vida e um comando com 324° de duraçao lift de 360 e 108º de lobe algo proximo dos engle w 140/w 150 que custam dez vezes mais as bielas sao empi forjadas com desenho h 5 6 de comprimento 0 2 mais compridas que as bielas originais vw com isso pretendo diminuir o r/l deixando o motor menos aspero e vibrando menos tambem ja que a vibraçao excessiva em altos giros pode ocasionar tricas na fragil carcaça do vw a ar isso tambem vai ajudar a nao ovalizar as camisas tao cedo os pistoes utilizados sao do fiat sevel 1 6 optei por pistoes originais e nao forjados por causa da dilataçao das camisas e dos pistoes forjados pistoes forjados precisam de folgas maiores e com isso o motor acaba fumando um pouco e batendo saia quando esta frio com os pistoes originais poderei manter uma folga menor o que vai facilitar em nao contaminar o oleo com combustivel nao carbonizar oleo na camara de combustao e com menor folga tambem se perde menos compressao os pistoes do sevel utilizam a mesma medida de pino do vw 22 mm porem tem uma altura de compressao mais baixa o que vai compensar a biela mais longa lembra estes pistoes tambem tem o anel mais fino que o do vw ar aneis mais finos resultam em menos atrito logo menor geraçao de calor que e um grande problema nesses motores e tambem ha menos perda de energia por fricçao outro fato interessante os pistoes do sevel tem o pino muito mais deslocado que os do vw com isso eu vou poder trabalhar a posiçao do pistao e utilizar a biela mais longa mantendo uma boa angulaçao da biela com o virabrequim na hora da explosao a alimentaçao sera feita por uma injeçao eletronica pandoo efi 4 com sistema de roda fonica para eliminar o distribuidor e deixar o visual do cofre o mais clean possivel a bobina utilizada sera as delphi que equipam corsa celta astra vectra com custo bem acessivel ficara escondida atras da capela de refrigeraçao as tbis sao um caso a parte um amigo esta montando um chevette aspirado e comprou um jogo de tbi da cbr 1000rr para utilizar no carro dele porem seu motor e 1 4 e as tbis eram grandes demais para ele 47 5 mm que decidiu ir atras das da kawasaki 600 menores e assim acabei comprando com o jogo de bicos dele o bom e que as tbis quadruplas sao parafusadas no meio e na verdade sao duas duplas ficariam perfeitas no fusca e ainda teriam aquele belo visual das weber so que sem babar combustivel quer coisa melhor que isso o sistema de lubrificaçao e importantissimo no fusca pois alem de lubrificar ele refrigera o motor por isso este motor sera equipado com um sistema de carter seco radiador com ventoinha e jet coolers os jet coolers sao originalmente feitos para os ap 2000 sao valvulas com bicos que jogam oleo na saia dos pistoes porem estou estudando a sua viabilidade nos motores a ar esta semana comprei um jogo de jet coolers e estou estudando as galerias de oleo para ver se sera possivel instala los neste motor visualmente meu carro mantera a cor original verde guaruja e nao tera muitas modificaçoes externas exceto pela retirada dos piscas que ficavam sobre os para lamas os vidros serao substituidos por folhas de policarbonato buscando o alivio de peso na mesma linha pretendo trocar as portas tampas para lamas e para choques por peças de fibra mas nao conheço ninguem que tenha tais peças prontas a venda ou as fabrique portanto peço aqui a ajuda de voces para quem souber ou conhecer indicar quem tenha essas partes ou as fabrique se possivel na regiao de campinas ou de sao paulo o interior sera simples porem bem acabado tera rollcage que esta em fase de construçao dois bancos conchas meia coluna interior acarpetado painel e forraçao de porta em jacaranda volante de tres raios e uma alavanca de cambio de engate curto produzida em casa esta alavanca e um dos destaques deste projeto gastei muitas horas para produzi la e ficou simplesmente sensacional do ponto de vista funcional o engate ficou extremamente curto e preciso tem uma pegada perfeita e fica proxima ao volante portanto nao tenho que ficar me arqueando para alcança la como acontece com a maioria das alavancas existentes no mercado as rodas ainda nao sei quais serao montadas porem sei que a furaçao sera 4 x 100 pois vou usar discos ventilados da linha gm nas quatro rodas; que podem ser encontrados facilmente em qualquer autopeças por um preço acessivel falarei disso em um capitulo especifico toda a linha de freio foi substituida por tubos de cobre e ha um regulador de fluxo hidraulico para o freio traseiro que me permite regular o balanço do freio o cambio sera mantido original no inicio diante de o fato de o motor nao desenvolver tanto torque em baixa rpm nem de ter uma linha de torque com uma curva abrupta o conceito basico esta formulado mas claro como todo projeto ele tambem sofre alteraçoes no meio do caminho como eu nao estou limitado ao que o mecanico pode fazer por mim algumas coisas podem mudar ainda no decorrer do projeto abraços e ate a proxima por felipe bariani project cars #84
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