o brasil e um dos poucos paises que ja sediaram provas oficiais de todas as principais categorias do automobilismo mundial a formula 1 ja veio ao pais 48 vezes duas delas em provas extra campeonato nos ultimos 47 anos os monopostos americanos da indy/cart vieram outras nove vezes — cinco em jacarepagua quatro no anhembi em 1996 o mundial de endurance correu duas vezes no brasil como bpr global gt e depois mais tres vezes entre 2012 e 2014 ja como wec e claro o mundial de rali tambem levantou a poeira brasileira em duas ocasioes nas temporadas de 1981 e 1982 e um privilegio que poucos tiveram e tambem uma historia em movimento ja que a formula 1 tem contrato com interlagos por mais um ano e o mundial de endurance ira retornar em fevereiro do ano que vem alem disso nao deve demorar para que a formula e finalmente consiga realizar um e prix no brasil algo que ja foi tentado em duas ocasioes mas acabou nao acontecendo com felipe massa felipe nasr lucas di grassi e nelsinho piquet disputando e vencendo a categoria e pouco provavel que o brasil fique fora do calendario por muito mais tempo a historia do automobilismo no brasil contudo começou muito antes embora existam poucos registros da pre historia das corridas de carros no pais e seguro dizer que elas começaram na mesma epoca que os primeiros automoveis desembarcaram por aqui nao dizem que o automobilismo nasceu com o segundo carro pois foi mais ou menos o que ocorreu o primeiro carro do brasil foi trazido por alberto santos dumont em 1893 era um peugeot tipo 3 que entrou pelo porto de santos e rodava em sao paulo quero dizer ele nao rodava muito porque santos dumont tinha interesse mesmo em descobrir o funcionamento de seu motor — um daimler v2 de 3 5 hp consta que o carro de dumont foi o unico da capital paulista ate 1901 quando sylvio alvares penteado desembarcou em santos vindo da frança com um rochet schneider ele havia visitado paris no ano anterior para visitar a lendaria grande exposiçao universal — uma feira de ciencias e tecnologia que roubou a cena naquela virada de seculo ofuscando ate mesmo a segunda ediçao dos jogos olimpicos da era moderna foi quando conheceu e se tornou amigo do entao balonista alberto santos dumont interessando se pela aeronautica e pelos automoveis [caption id= attachment_217670 align= aligncenter width= 640 ] alberto santos dumont no carro a direita com seus amigos automobilistas em algum momento da decada de 1900[/caption] mas nao foi uma disputa entre santos dumont e sylvio penteado a primeira corrida do brasil talvez eles tenham disputado um racha pre historico uma vez que uma das principais diversoes de sylvio era rodar pelas ruas de sao paulo quando nao estava visitando paris a dupla de amigos entra na cena do automobilismo alguns anos mais tarde [caption id= attachment_217671 align= aligncenter width= 999 ] sylvio penteado lendo um jornal ao volante de seu deauville[/caption] a primeira corrida da qual se tem registro — e que muito provavelmente e mesmo a primeira corrida da historia brasileira — aconteceu em um domingo 14 de dezembro de 1902 no hipodromo paulistano do joquei clube da mooca e nem sylvio nem alberto estavam inscritos nela na verdade eles foram os unicos carros a ficar de fora da prova que foi disputada pelos outros tres carros registrados na cidade na epoca [caption id= attachment_217672 align= aligncenter width= 999 ] hipodromo paulistano speedway [/caption] sim sao paulo tinha apenas cinco carros hoje sao cerca de 8 milhoes alem do peugeot de dumont e do rochet schneider de penteado que ficaram fora da corrida ainda havia um de dion bouton de 6 5 cv pertencente ao empresario a morelli um darracq de 12 cv do empresario jose paulino nogueira e um darracq de 9 cv de francisco cunha bueno os tres se inscreveram na prova que foi chamada de pareo de automoveis por fazer parte da programaçao das corridas de cavalos naquela tarde inserida entre as demais como se fosse um pareo de cavalos [caption id= attachment_217675 align= aligncenter width= 944 ] recorte de o estado de s paulo de 14/12/1902[/caption] com quase o dobro de potencia o darracq de jose paulino confirmou o favoritismo sugerido pelo jornal o estado de sao paulo daquele domingo e venceu a prova com uma vantagem de duas voltas sobre os adversarios depois de completar 9 700 metros em 10 minutos uma media de 58 2 km/h — um feito e tanto para um carro de 12 cv em uma pista de areia [caption id= attachment_217673 align= aligncenter width= 999 ] assim era um darracq 12hp de 1900[/caption] na epoca as corridas eram disputadas nos hipodromos uma vez que eram os unicos palcos de corridas esportivas alem dos velodromos apesar de haver tao poucos carros nas ruas a policia ja coibia os excessos daqueles primeiros motoristas visando prevenir os acidentes dai a ideia de correr em ambiente controlado isso tambem significa que a primeira corrida do brasil foi realizada em um circuito oval — e com curvas planas [caption id= attachment_217674 align= aligncenter width= 640 ] fachada do hipodromo paulistano foto sao paulo antiga[/caption] o proximo registro publico sobre um pareo de automoveis e de 1903 uma corrida realizada no mesmo hipodromo paulistano em 4 de outubro daquele ano atraiu seis competidores dentre os quais estavam sylvio penteado agora com um mors de quatro cilindros e 11 cv alem de jose paulino nogueira o vencedor da primeira corrida brasileira novamente com seu darracq de 12 cv e quatro membros da familia prado — martinho com um georges richard de 3 5 cv paulo com um panhard de 7 cv plinio e antonio cada um com um darracq de 9 cv a prova consistiu em tres voltas ao redor da pista totalizando 4 350 metros e o vencedor foi martinho prado com uma velocidade media de 45 8 km/h quatro meses mais tarde ocorreu outro pareo motorizado mencionado na ediçao de 5 de janeiro de 1904 do jornal o paiz na seçao do turf paulistano constam o nome dos inscritos para a abertura da temporada daquele ano prevista para o dia 3 mas adiada para 10 de janeiro os inscritos ate entao eram os mesmos paulo prado antonio prado junior martinho prado sylvio penteado e jose paulino alem do estreante luiz miranda formava se portanto o primeiro cenario do automobilismo brasileiro se voce esta se perguntando onde esta santos dumont nessa historia bem apesar de passar a maior parte de seu tempo em paris projetando baloes dirigiveis e proto avioes ele era um amigo comum de todos estes pilotos a quem recebia para banquetes e festas sempre que voltava ao brasil e muito provavel que santos dumont tenha sido o responsavel por introduzir estes homens ao automovel dado o convivio social do grupo aparentemente este pareo previsto para 10 de janeiro acabou realizado somente duas semanas mais tarde no dia 24 de janeiro uma vez que a ediçao de 20 de janeiro do jornal correio paulistano cita na coluna de turf a possibilidade de haver um pareo de automoveis se o tempo continuar sem chuva e choveu infelizmente os jornais posteriores a corrida adiada novamente para 24/01/04 nao mencionam a realizaçao da prova o que indica que ela pode nao ter ocorrido aparentemente os pilotos pegaram gosto pela coisa que como poderia ser diferente a ediçao de 19 de abril de 1905 do jornal do brasil menciona que a direçao do jockey clube de sao paulo decidiu incluir no programa de sua corrida de domingo proximo um pareo de automoveis que esta despertando muito interesse na capital paulistana o que indica que houve outros pareos de automoveis junto das corridas de cavalos entre aquela primeira prova de 1902 e esta prevista para 23 de abril a corrida segundo o jornal a uniao de 26 de abril de 1905 teve 7 500 metros e foi vencida pelo sr a braga sendo o segundo colocado o sr r flacflain infelizmente nao encontrei registros de pareos automobilisticos entre 1905 e 1908 mas e pouco provavel que eles nao tenham acontecido uma vez que os automoveis se tornavam populares entre os jovens ricaços e a maior diversao que se poderia ter com eles era acelerar em um hipodromo visto que a policia reprimia os hoonigans da belle epoque e as estradas simplesmente nao existiam ao menos nao de forma pratica os primeiros raids foi justamente a ausencia de estradas estruturadas que motivou os primeiros raids do brasil inspirados pela incrivel historia de scipione borghese luigi barzini e ettore guizzardi que atravessaram metade do planeta de carro em uma viagem de pequim a paris em 1907 dois motoristas do rio de janeiro decidiram explorar os caminhos do interior do brasil em seus carros em março de 1908 gastao de almeida partiu em direçao a petropolis subindo a serra fluminense em um trajeto de 64 km a bordo de um dietrich de 16 cv com os amigos braz nova friburgo e pedro queiroz acompanhados do mecanico chocolat enquanto o conde de lesdain partiu do rio a sao paulo para enfrentar os 496 km que separavam as duas cidades em seu brassler richard com os motoristas alberto e gastao cante o mecanico henri trottle e de um garoto de 12 anos cujo nome e desconhecido a viagem de gastao de almeida foi realizada em cerca de 12 horas tendo partido do rio as 11 30 do dia 6 de março de 1908 e chegado em petropolis logo apos a meia noite do dia 7 ja o conde de lesdain teve mais problemas enfrentando chuvas e terrenos pantanosos seu carro enfrentou 200 km de lama na altura dos raios entre a sexta feira 6 de março e a terça feira 10 uma semana depois ele ainda estava na metade do caminho mas os jornais pararam de noticiar a viagem a primeira corrida oficial alberto santos dumont voltou ao cenario automobilista brasileiro em 1907 e quase um ano depois de voar com o 14 bis em paris idealizou e fundou no rio de janeiro o automovel clube do brasil o primeiro clube brasileiro para reunir os motoristas da epoca alem de fornecer instruçao de manejo mecanica licenças de motoristas e auxiliar as autoridades nas disposiçoes sobre o transito o clube foi reconhecido pelo governo federal em 1908 mesmo ano em que o amigo de santo dumont sylvio penteado fundou o automovel clube de sao paulo juntos os clubes organizaram a primeira corrida oficial da historia do brasil em 26 de julho de 1908 e foi assim que os dois primeiros motoristas de sao paulo deram a partida na historia do automobilismo brasileiro a corrida foi batizada com o nome circuito de itapecerica e tinha um percurso de 75 km que partia do parque antartica atual av francisco matarazzo passando pela rua tabor r cardoso de almeida e rua cerqueira cesar atual teodoro sampaio na vila pinheiros atual bairro de pinheiros passavam pelo mercado dos caipiras mercado de pinheiros atravessavam a ponte sobre o rio de mesmo nome chegando a estrada do m boi mirim voltando por itapecerica da serra e santo amaro pela atual av brigadeiro luis antonio e pela avenida paulista pegando a av municipal dr arnaldo de onde retornavam ao parque antartica a corrida tinha o formato dos atuais ralis de velocidade as largadas eram feitas em intervalos de 5 a 7 minutos e o vencedor era quem completasse o percurso em menor tempo foram inscritos 19 competidores porem somente 16 alinharam no parque antartica entre eles estavam sylvio penteado gastao de almeida e o conde lesdain vindos do rio de janeiro e os irmaos antonio prado junior e paulo prado o primeiro a largar foi jorge haentjens a bordo de um lorraine dietrich de 60 cv era o carro mais potente do brasil na epoca [caption id= attachment_217678 align= aligncenter width= 934 ] antonio prado junior e seu delage[/caption] sendo uma entidade oficial houve uma preocupaçao muito grande com a segurança — especialmente por parte do secretario de justiça de sao paulo na epoca washington luis que mais tarde seria o presidente conhecido por governar abrindo estradas as medidas tomadas para prevenir desastres foram a interdiçao do transito durante toda a tarde de 26 de julho alem dos esforços de 450 policiais ao longo dos 75 km cada policial tinha tres bandeiras coloridas — uma vermelha uma amarela e uma verde que tinham basicamente o mesmo significado do atual e foram inspiradas em uma nova prova italiana chamada targa florio [caption id= attachment_217676 align= aligncenter width= 945 ] sylvio penteado[/caption] por incrivel que pareça somente dois competidores nao conseguiram completar a prova ricardo vilela teve uma pane na bomba de oleo de seu brown e fulvio bassi teve um pneu furado seguido de uma quebra da embreagem de seu clement os outros 16 motoristas concluiram o circuito sem grandes problemas o grande vencedor da prova foi sylvio penteado que chegou em primeiro depois que gastao de almeida teve um problema com o carter de seu dietrich lorraine a menos de 10 km da linha de chegada a bordo de um fiat 40 hp sylvio penteado completou a prova em 1 30 05 com uma vantagem de 27 minutos sobre gastao depois desta prova do circuito de itapecerica os clubes ainda organizaram uma prova em sao gonçalo no rio de janeiro em setembro de 1909 a partir dali o automobilismo — e o automovel em si — se tornaram cada vez mais populares com provas de estrada em todo o pais
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