diferentemente de muitos por ai eu nao venho de uma familia onde exista um fascinio por carros e quando criança o mais perto que cheguei de um opala foi o seis canecos que um tio meio louco tinha e olha apenas isso foi o suficiente pra deixar a força e o ronco daquele motor guardados na minha mente meu nome e charles santos e sempre fui apaixonado por carros no começo pelos modelos de rali e mais tarde pelos muscle cars em boa parte pela influencia de velozes e furiosos que saiu nos cinemas quando tinha uns dez anos de idade passados alguns anos comecei a pesquisar sobre carros antigos no brasil isso la por volta de 2008 e 2009 meu fascinio pela trindade opala maverick e charger logo se revelou e entre todos era o opala que sempre me chamava mais a atençao talvez pelas memorias da silhueta do opala do meu tio ou pelo berro do seis cilindros que me soava familiar dai pra frente o gosto por opalas e a vontade de ter um so cresceu eu sei que o opala nao se encaixa exatamente na categoria muscle sua origem europeia ele e derivado do opel rekord c foto acima a falta de uma versao v8 no mercado brasileiro as dimensoes reduzidas mas o que isso importa eu o considero muscle e o que cada um sente e o que importa no fim das contas sou louco pelas suas linhas laterais e a forma como elas recebem o caimento fastback do teto a falta da coluna b o desenho da traseira os vincos as lanternas sou realmente apaixonado por este modelo devo dizer que quando comprei este carro eu nao sabia exatamente nada sobre mecanica automotiva e o pouco que sei hoje aprendi apanhando durante o processo de restauraçao eu tinha 19 anos tinha acabado de conseguir meu primeiro trabalho e insanamente ja parti para comprar um opala mesmo sem ter carteira de motorista naquela epoca e assim sem mais nem menos começou a caçada eu queria um modelo cupe de entre 1974 e 1979 aqui no ceara e muito dificil de se encontrar opalas destes mais antigos o que mais se ve sao os de 1985 ate 1992 quase todos sedas procurei no mercado livre olx bom negocio e terminei por achar um anuncio sem foto no ja esquecido orkut entrei em contato com o proprietario marquei um encontro e la fui eu e mais um amigo entendido de carros adriano para ver qual que era a desse opala na minha visao inexperiente o carro estava perfeito logo eu descobriria o quao imperfeito ele estava fomos para o teste quero dizer meu amigo foi para o teste pois nem carteira de motorista eu tinha mesmo tendo começado a dirigir aos 12 anos olhamos andamos perguntamos o preço que estava bem salgado fizemos uma oferta o sujeito negou e voltamos para casa de maos abanando voltei para as pesquisas diarias nos classificados alguns dias depois o dono me liga oferecendo o carro por quase a metade do que havia pedido no dia do test drive nao fechei negocio na hora liguei para o adriano e negociamos mais um pouco ate fecharmos um valor que achei digno mais uma vez e preciso lembrar que eu nao tinha a menor ideia do que eu estava fazendo todo mundo no cartorio assina aqui transfere ali e pronto eu era o dono de um opala cupe 1979 amarelo com motor quatro cilindros o ex dono morava em um bairro mais afastado e ja era por volta das cinco da tarde nesse horario aqui no ceara ja fica escuro o adriano acionou o botao pra acender os farois e nada nao demorou muito para a realidade da situaçao deploravel do carro bater na minha porta logo vimos que o chevrolet nao tinha freios os farois nao acendiam cintos de segurança era opcionais o radiador estava furado e a unica noticia boa vinha do medidor de temperatura no painel quero dizer a boa noticia trouxe uma ma noticia por estar funcionando logo descobrimos que o motor estava para ferver se voce olhar a imagem de destaque do post vai perceber a agua do radiador vazando no chao tirei aquela foto no dia em que fui ve lo mas so percebi isso anos depois quando reencontrei esta foto no celular bem la estavamos eu e o adriano no meio de um engarrafamento sacal tentando chegar em casa antes do motor ferver quando olhamos para o lado direito e vimos uma rua meio escura bem asfaltada e sem nenhum carro era um convite o desgraçado nao pensou duas vezes engatou a primeira e entramos de lado naquela rua deserta todos os problemas foram esquecidos pelo menos naquela hora na metade do caminho o carro vazou tudo o que tinha no radiador paramos em um posto enchemos o sistema de arrefecimento voltamos pro opala e seguimos para casa ao menos o quatro cilindros estava saudavel e segurou a onda a unica vez que o dirigi antes de começar a restauraçao foi para coloca lo na garagem nunca esquecerei a sensaçao de sentar no banco do motorista ligar o carro olhar pra frente e ver aquele capo imenso olhar para o lado e sentir a liberdade de um automovel sem coluna entre vidros chegamos em casa e meus pais adoraram o carro meu pai chegou a dar algumas voltas com ele a familia se perguntava como eu ia dirigir um automovel sem ter habilitaçao mas nao importava o que importava e que eu tinha a chave daquele opala cupe surrado e que estacionado aqui na frente de casa eu ja conseguia imaginar como seria inaugura lo em uma viagem para qualquer lugar um sonho real olhando assim de relance ate que esta bonito mas tem muita coisa para ser feita quando pensei em restaura lo confesso que em um primeiro instante nao sabia bem o que queria fazer claro sabia que queria colocar um seis cilindros no cofre e deixa lo novo e confiavel para viagens mas nao sabia com que cara deixa lo ou mesmo a sequencia dos procedimentos acho que esse foi um erro pelo qual paguei caro e essencial ter objetivos definidos quando se começa uma restauraçao e hoje sei disso com exatidao depois de ver e rever muitas fotografias simpatizei com o visual do ss de 1975 como o ss4 da fotografia abaixo e decidi por essa caracterizaçao no proximo capitulo contarei mais sobre isso e sobre as desventuras que rolaram no caminho por charles santos project cars #20
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.