o maior motor monocilindrico do mundo em termos absolutos se chama otto 175 e um motor estacionario a gas natural um verdadeiro mamute criado para mover bombas d agua de cidades pequenas com 170 litros de deslocamento e como seu nome diz 175 cv diametro e curso nada menos que 53 34 cm e 76 2 cm respectivamente como e de se esperar de um motor que pesa 25 toneladas ele nao gira muito os 175 cv aparecem a 180 rpm rotaçao na qual o otto entrega mais de 700 kgfm de torque fizeram apenas cinco deles na decada de 1920 e acredite ha uma dedicada base de fas de motores estacionarios que considera o motor otto 175 como um dos mais incriveis ja feitos com certa razao diga se https //www youtube com/watch v=thfqtcpxg9q mas talvez um motor estacionario nao ofereça açao suficiente para voce mas ele serve como uma boa introduçao para o assunto dos monocilindricos grandoes como o motor da suzuki dr800 moto dual sport que ficou famosa em seu tempo justamente por ter o maior motor monocilindrico colocado em uma motocicleta produzida em serie la na decada de 1990 e ela veio para o brasil voce deve lembrar da materia sobre a suzuki katana que publiquei recentemente nem faz tanto tempo assim oras nela falo sobre o quanto a katana de 1981 foi influente no design das motos que vieram depois ela foi uma das primeiras se nao a primeira a colocar alguma identidade visual em carenagens e elementos plasticos ate entao boa parte das diferenças entre as motocicletas estava no formato do tanque e no emblema colado nele https //flatout com br/suzuki katana a lendaria moto do futuro completa 40 anos/ com bico alto e curto bolha na dianteira farol quadrado e tanque musculoso a dr800 lembrava bastante a katana mas era uma moto de proposta completamente distinta inclusive na mecanica e sua inspiraçao filosofica era outra na decada de 80 uma moda recorrente entre as fabricantes de motos eram os modelos aventureiros fortemente influenciados pelas maquinas que disputavam rally raids como o paris dakar suspensao alta de curso longo tanque de grande capacidade rodas raiadas e construçao robusta tudo arrematado com um motor grande e torcudo e comum que se diga que a yamaha foi a pioneira nesse tipo de moto com sua mais que emblematica xt600z tenere de 1983 e e mesmo dificil contestar essa afirmaçao porque praticamente todas as motos dual sport que vieram depois traziam alguma influencia da tenere mas foi a suzuki que em 1988 deixou todo mundo de boca aberta com sua primeira dr de nome completo dr 750s big a moto foi lançada em 1988 e ja tinha o maior monocilindrico usado em uma motocicleta com 727 cm³ tinha comando simples no cabeçote arrefecimento misto ar e oleo diametro × curso eram de 105x84 mm e a alimentaçao ficava por conta de dois carburadores mikuni bst ss de corpo duplo e 33 mm com isso o motor entregava 50 cv a 6 800 rpm com 5 6 kgfm de torque a 5 600 rpm https //www youtube com/watch v=10m08yzxy6y eram numeros condizentes com um carro popular da epoca exceto que em vez de um hatchback de 700 cv essa força toda era aproveitada por uma moto de pouco menos de 200 kg com relaçao de marchas pensada para aproveitar todo o torque em baixa a dr750 era uma moto arisca logo que se engatava a primeira marcha do tipo que podia derrubar um motociclista desprevenido ou confiante demais nos primeiros metros em rodovias asfaltadas dava para ir trocando as marchas em sequencia ate a ultima delas e seguir a 130 km/h nas 3 000 rpm sem problemas com um ronco grave e borbulhante soando ao fundo como que flutuando para mitigar vibraçoes principal empecilho para os monocilindricos de grande deslocamento dois contrapesos foram adotados e faziam bem o seu trabalho na pratica a dr750 era uma versao emplacada da moto que a suzuki colocou para competir no dakar a dr z 750 na qual dr possivelmente significava dakar rally o principal piloto da suzuki na competiçao era gaston rahier o belga ja era conhecido por seus titulos no campeonato mundial de motocross em 1975 1976 e 1976 e tambem por suas vitorias no dakar em 1984 e 1985 com a bmw e ele deixou a bmw pela suzuki so porque a fabricante alema recusou se a dar a ele uma moto melhor os bavaros devem ter se arrependido amargamente depois porque apesar de duas ediçoes medianas em 1986 e 1987 rahier colocou uma terceira vitoria em seu resume com a dr z em 1988 sendo assim nao havia melhor hora para apresentar uma versao de rua da moto de rahier o paris dakar estava no auge de sua popularidade e o sucesso de tal modelo era praticamente garantido o nome dr 750s big e provavelmente um dos melhores ja usados por uma moto de rua curto verdadeiro e estupido no melhor sentido possivel e foi levado a serio pelos engenheiros da suzuki ja em 1990 o motor cresceu de 727 cm³ para 779 cm3 era o suficiente para render 52 5 cv e que a moto passasse a se chamar dr 800 como se a suzuki quisesse garantir que nenhuma outra moto tivesse um motor monocilindrico tao grande de fato nao houve um motor monocilindrico de deslocamento superior ao da dr800 entre as motocicletas produzidas em serie a propria suzuki chegou perto com a dr650 tambem lançada em 1990 apenas a dr800 foi vendida no brasil importada entre 1994 e 2001 como rival para a yamaha xt600/660 tenere principalmente outras grandonas notaveis se nao foi superada em deslocamento a dr800 ja ficou para tras em potencia as monocilindricas da sueca husqvarna por exemplo sao as mais potentes do planeta svartpilen 701 e vitpilen 701 motos de nicho com visual de scrambler futurista derivado de um projeto da ktm que e dona da husqvarna desde 2013 o monocilindrico usado pela dupla desloca 692 7 cm³ e entrega 75 cv e o mais potente do mundo titulo que ate pouco tempo atras pertencia a propria ktm com os 70 cv da duke 690r o motor faz uso da mesma soluçao que a suzuki dr800 empregando dois contrapesos para equilibrar o funcionamento do monocilindrico e eliminar vibraçoes incomodas https //www youtube com/watch v=gos4ifth4vo outra monocilindrica digna de nota e a ducati supermono com nome auto explicativo se olhando por cima parece uma superesportiva italiana vermelha como todas as outras dentro do motor esta uma soluçao para la de engenhosa em vez de contrapesos o motor tinha uma biela e um pistao de mentirinha nao havia combustao ali mas o movimento das peças ajudava o motor a se comportar de forma similar a um v twin com 549 cm³ o monocilindrico da supermono foi desenvolvido para otimizar a relaçao peso potencia como toda a moto que tinha estrutura de aluminio e carenagens de fibra de carbono para garantir o peso abaixo dos 120 kg https //www youtube com/watch v=vbv2x5hd57q com 75 cv a relaçao peso potencia era de apenas 1 6 kg/cv so 65 exemplares da supermono foram feitos entre 1993 e 1995 com dois exemplares adicionais entre 1996 e 1997 em ultima instancia ela serviu de laboratorio para o acerto dinamico da iconica ducati 916
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