as principais caracteristicas do fusca suspensao traseira estrutura com tubo central barras de torçao motor contraposto refrigerado a ar na traseira aerodinamica nao se originaram na porsche nem a sua ideia geral e nem seu layout basico nao se diz que isso para privar a porsche do credito de ter produzido um dos artefatos mais notaveis da civilizaçao moderna mas sim para dar credito a alguns dos pioneiros cujo trabalho serviu como ponto de partida para essa conquista griffith borgeson [caption id= attachment_264999 align= aligncenter width= 800 ] hans ledwinka e sua obra prima o t87[/caption] e impossivel se falar de hans ledwinka e seus tatra sem falar da sua ligaçao com os vw de ferdinand porsche uma recente onda de revisionismo historico parece ativamente resoluta em tirar o merito de porsche na invençao do carro mais vendido da historia e coloca lo em algum outro lugar os motivos sao claros e dos mais variados primeiro as pessoas hoje em dia presas em um histerico ciclo de certo e errado absoluto parecem nao acreditar que nada de bom pudesse vir de um regime tao nefasto quanto a alemanha de adolf hitler depois o proprio conceito de genio e negado a torto e a direita ninguem quer acreditar que gigantes andam incognitos entre nos preferindo a calma e tranquila mediocridade como realidade para todos depois todo mundo quer descobrir novidades historicas coisa nova e literalmente reescrever historia neste assunto algo muito dificil e claro que nenhum genio existe em isolamento; e sempre fruto de sua epoca e seu ambiente mesmo que extremamente criativo portanto qualquer que seja o merito de porsche e com certeza dividido com outros em varios niveis diferentes mas dai dizer como muitos fazem hoje em dia que porsche nao criou nada que copiou que o inventor do fusca e outro tem uma grande distancia uma coisa e como disse borgeson dar credito a pioneiros outra completamente diferente e desacreditar gente como porsche o que ha de correto e de duvidoso nessas historias hans ledwinka e a tatra sao importantes aqui porque ha dados historicos inegaveis que facilmente colocam os fatos debaixo da luz o dono da tatra no pre guerra processou a vw por infraçao de patentes ledwinka testemunhou no processo inclusive o resultado desse processo e claro e mostra exatamente a realidade sem achismos e opinioes mas estou colocando o carro em frente dos bois aqui; vamos contar esta historia direito começando la do começo hans ledwinka tal e qual ferdinand porsche ledwinka era austriaco nascido em viena em 1878 e tal qual porsche trabalhou a maior parte da vida fora de seu pais natal neste caso em koprivnice uma cidade na moravia uma regiao que teve muitas nacionalidades quando ledwinka se muda para la pela primeira vez em 1897 fazia parte do imperio austro hungaro alemao era a lingua oficial e a cidade se chamava nesseldorf mas depois da guerra se tornou provincia da checoslovaquia comunista e hoje e parte da republica tcheca seu primeiro trabalho e numa fabrica de equipamentos ferroviarios chamada nesseldorfer waggonfabrik logo a empresa resolve se aventurar no nascente campo do automovel uma das primeiras empresas da europa central a seguir o exemplo de daimler e benz ledwinka estava presente no inicio do automovel como parte integrante deste novo mundo logo era o engenheiro chefe da divisao de automoveis e cria uma serie de carros e caminhoes convencionais para a marca mas ledwinka era impaciente e logo procura novidades primeiro volta a viena em 1906 para trabalhar com os carros a vapor do professor richard knoller mas ao perceber que nunca seriam tao eficientes quanto os a gasolina volta para nesseldorf continua fazendo carros bem convencionais para a marca ate 1916 quando ela decide desistir do mercado automobilistico nosso heroi entao se muda para viena novamente onde ajuda a criar o braço automobilistico da steyr originalmente um fabricante de armamentos e na steyr que o talento de ledwinka floresce viena era uma metropole importante e mais ligada ao que acontecia no mundo do automovel de entao o primeiro steyr porem era um carro de luxo de seis cilindros em linha tradicional bem no idioma dos nesseldorfer que fizera ate entao ao fim da primeira guerra nao existia mais o imperio austro hungaro e como consequencia a moravia fazia parte da checoslovaquia nesseldorf vira koprivnice e a nesseldorfer waggonfabrik vira koprivnice vozovka as para simplificar o nome numa marca facil resolve que seus produtos receberiam o nome de uma cadeia de montanhas famosa da regiao tatra a tatra desejava retornar a fabricaçao de automoveis e para tal contrata seu antigo engenheiro chefe de volta ledwinka volta para a moravia em 1921 efetivamente com carta branca para recomeçar a marca de acordo com suas ideias apenas mas para nao deixar a steyr na mao um acordo de consultoria e fechado fazendo com que efetivamente fosse engenheiro chefe das duas empresas este arranjo dura ate 1929 quando suas responsabilidades na tatra eram tao grandes que nao conseguia mais tocar os projetos da steyr aqui uma coisa interessante historicamente para seu antigo lugar na steyr ledwinka indica um velho amigo que acabara de deixar seu cargo na daimler benz ferdinand porsche assume o cargo de ledwinka na steyr no mesmo ano de 1929 genio maduro os tatra de ledwinka quando chega de volta a tatra em 1921 ledwinka estava determinado a usar a liberdade criativa garantida por contrato para fazer algo diferente em seus anos na cosmopolita viena o colocaram em contato com o zeitgeist da epoca e ele clamava por carros populares [caption id= attachment_264983 align= aligncenter width= 545 ] josef ganz demonstra seu tatra t11 a voz de uma geraçao [/caption] mais que isso uma nova forma de carro popular mais avançado tecnicamente mais simples mais economico na alemanha dos anos 1920 entre engenheiros automobilisticos o sentimento principal era de que os fabricantes de automoveis estavam confortaveis vendendo enormes carros de luxo e nao estavam investindo no avanço do estado da arte o maior e mais influente dessas vozes aparece a partir de 1922 na revista motor kritik de josef ganz ele mesmo um engenheiro ganz espalha os conceitos novos de aerodinamica motor traseiro e refrigeraçao a ar que corriam nas mentes de todos entao faz prototipos espalha o gospel influencia todos era extremamente critico da industria a ponto de ser processado por calunia repetidas vezes ate que por ser judeu a gestapo resolve o problema para eles em 1933 e preso depois solto mas foge da alemanha em 1934 [caption id= attachment_264985 align= aligncenter width= 999 ] paul jaray mostra os carros que ajudou a desenhar nos anos 1930 mais a esquerda o tatra t77 [/caption] grande parte destas ideias vinham dos estudos do aerodinamicista paul jaray um dos pioneiros da ciencia jaray vienense como ledwinka trabalhara na zeppelin e usara o tunel de vento da empresa para estudar desenhos aerodinamicos em automoveis seus estudos publicados no inicio dos anos 1920 sao extremamente influentes e ensinam que carros aerodinamicos precisam de menos força para andar outro pioneiro importante edmund rumpler amigo de ledwinka tambem vienense participara da criaçao dos primeiros nesseldorfer em 1897 junto com ledwinka rumpler e o inventor da suspensao independente por braço oscilante e um proponente de motores traseiros e de aerodinamica seu tropfenwagen de 1921 e um carro extremamente influente com praticamente todas as suas inovaçoes incorporadas [caption id= attachment_264984 align= aligncenter width= 999 ] rumpler tropfenwagen[/caption] ledwinka porem e o primeiro a fazer todas essas influencias convergirem atingirem produçao seriada e formarem um conceito coeso em 1921 antes ate da primeira motor kritik chegar as bancas ledwinka ja tomava açao em um projeto que fazia moldaria o futuro da tatra definiria sua particular forma de fazer carros e o tornaria imortal lançado em 1923 seu tatra t11 e um poço de criatividade que inspira todo tatra subsequente e muitos outros [caption id= attachment_264993 align= aligncenter width= 999 ] tatra t11[/caption] era um carro pequeno simples e barato mas avançado tecnicamente para que em desempenho nao devesse nada aos enormes e caros carros convencionais da epoca ledwinka atingiu esta simplicidade fazendo a mecanica do t11 tambem sua estrutura o motor e o cambio dianteiros eram fixados a um enorme tubo por dentro do qual corria o carda la atras semi eixos oscilantes como os de rumpler iam ate as rodas traseiras tracionadas uma mola semi elitica transversal presa ao centro no diferencial e nas pontas as rodas completavam uma simplerrima suspensao independente traseira na frente um eixo rigido dianteiro era preso a esta estrutura o chassi tipo espinha dorsal de ledwinka era simplesmente genial fazendo um carro mais rigido e leve ao mesmo tempo mas outros detalhes mostravam mais genialidade ali o motor por exemplo era um bicilindrico contraposto refrigerado a ar de pouco menos de 1 1 litro e 12 cv com uma grande novidade o volante do motor era tambem um ventilador e todo ele era carenado para direcionar o fluxo de ar sim o primeiro refrigerado a ar por ventilaçao forçada os semi eixos traseiros nao tinham junta universal duas cremalheiras separadas andavam em cima do pinhao fixo simples como mineiro mascando mato mas ao mesmo tempo moderno e eficiente como poucos [caption id= attachment_264988 align= aligncenter width= 999 ] o esquema mecanico do revolucionario t11 [/caption] o t11 evolui para o t57 de 1932 mesma configuraçao basica mas agora eram 4 cilindros contrapostos ohv e 1 2 litro muito parecido com um vw no inicio dos anos 1930 carros de luxo convencionais sao criados tambem mas usando a espinha dorsal estreada no t11 o t70 seis em linha e o t80 v12 [caption id= attachment_264989 align= aligncenter width= 999 ] o esquema mecanico de um caminhao tatra moderno basicamente como em 1923 [/caption] caminhoes com o esquema de espinha dorsa sao um ramo evolutivo interessante eventualmente evoluindo para 4x4 e 6x6 e suspensoes independentes em todas as rodas caminhoes tatra ainda existem com este esquema criado em 1923 bem como enormes v8 turbo diesel refrigerados a ar de 12 7 litros o proximo passo evolutivo e a mudança para motor traseiro em colaboraçao com paul jaray e pagando licença das suas patentes hans ledwinka a este ponto com ajuda de seu filho engenheiro erich ledwinka inverte um t57 para fazer um carro mais aerodinamico com frente baixa ocupantes mais adiante no carro em posiçao mais confortavel ao mesmo tempo cria um novo v8 de 2 9 litros ohv hemi refrigerado a ar para um carro de luxo nos mesmos moldes como se pode imaginar o carro de quatro cilindros e praticamente um vw mas a tatra ja tinha o t57 de grande sucesso e nao acreditava que necessitava troca lo por algo ainda mais avançado; apenas o carro maior foi lançado perto do inicio da segunda guerra o carro de quatro cilindros um pouco maior em tamanho e deslocamento chega aparecer com o nome de t97 mas pouquissimos sao fabricados [caption id= attachment_264994 align= aligncenter width= 800 ] o tatra t97 um fusca antes do fusca [/caption] ja o carro grande e famoso o t77 de 1934 era quase uma astronave quando e colocado a venda um desenho aerodinamico e art deco ao mesmo tempo e um desenho de um futuro que nunca aconteceu mas era veloz silencioso confortavel e economico como nunca se vira ate ali ate hoje um carro que parece ter 30 a menos do que tem ao volante atingia facilmente 160 km/h e mantinha esta velocidade indefinidamente hoje normal em 1935 quase ficçao cientifica [caption id= attachment_264996 align= aligncenter width= 990 ] tatra t77[/caption] o t87 de 1936 era um pouco menor mais leve e ainda mais desenvolvido apenas a suspensao traseira por braço oscilante fazia pela primeira vez varias vitimas fatais dizem que ao se apropriar dos t87 ao invadir a checoslovaquia no inicio da guerra dezenas de oficiais alemaes morreram em acidentes a alta velocidade parece que matou mais inimigos que o exercito tcheco [caption id= attachment_264997 align= aligncenter width= 999 ] tatra t87[/caption] era a primeira vez que carros assim equipados eram velozes de verdade; as pessoas ainda nao sabiam que deviam sempre manter pe embaixo nas curvas nunca se levantar; nas decadas seguintes os vw porsche e mercedes benz os ensinariam os americanos simplesmente baniram o sistema que conheceram aos milhares no corvair de 1959 outro carro que devia muito aos tatra 30 anos depois dele profundamente influente a conexao vw e a guerra porsche copiou o projeto de ledwinka entao claramente o tatra veio antes hitler se sabe bem era fa dos tatra e de ledwinka por algumas vezes se sentou com ele para conversar sobre carros populares teve um t11 que usou por anos antes de subir ao poder com chauffer; hitler gostava do automovel mas nao dirigia o pulha e andava sempre que podia em t87 alguns autores ate dizem que hitler pegou as ideias de ledwinka obtidas em suas conversas com ele e pediu para porsche realizar [caption id= attachment_265001 align= aligncenter width= 999 ] t87[/caption] mas e claro que nao ha copia aqui gente so influencia jaray rumpler motores aeronauticos refrigerados a ar josef ganz e a motor kritik zeitgaist consciente coletivo chame como quiser ledwinka mesmo famosamente disse que olhava por cima do ombro de porsche e porsche olhava por cima do dele quem desenhou o vw foi ferdinand porsche e seus asseclas nao ha duvida disso mas e claro que se inspirou nesse povo todo que veio antes claro obvio e ainda muito mais em seu amigo hans ledwinka impossivel ser diferente mas ha a questao das patentes ledwinka nunca se preocupou com patentes mas a tatra sempre tratou as criaçoes de seu engenheiro com o respeito que merecem pedindo patente ora de patente porsche entendia e sabia que teria que pagar algumas licenças a tatra para fazer seu carro normal ate suspensao mcpherson foi patente ford por anos ate cair em dominio publico refrigeraçao forçada a ar posiçao do motor e cambio eram claramente passiveis de pagar licença para uso a tatra no caso do vw [caption id= attachment_265002 align= aligncenter width= 800 ] o t97 de 4 cilindros vw [/caption] mas ao perguntar sobre isso para seus superiores no governo nazista porsche foi instruido a nao se preocupar com isso e continuar o trabalho que tudo se resolveria a seu tempo e foi mesmo em 1938 a alemanha anexa a checoslovaquia toma posse da tatra e todo esse papo de patente fica sem sentido pos guerra durante a guerra a principal responsabilidade de ledwinka foi supervisionar a engenharia e a produçao de veiculos militares ao fim da guerra o novo e comunista instaurado pela urss governo tchecoslovaco prendeu ledwinka como colaborador nazista ficou preso por nada menos que seis anos ate que foi finalmente libertado em 1951 quando fugiu para viena o carro grande com v8 traseiro da tatra permanece em produçao limitada atras da cortina de ferro ate o fim dela com mudanças apenas na carroceria finalmente desaparece em 1999 [caption id= attachment_265003 align= aligncenter width= 897 ] de cima para baixo t77 t87 t97 4 cilindros t600 t603 [/caption] o filho de hans erich tambem foi preso ao fim da guerra mas recebeu permissao de emigraçao antes em 1950 ao retornar a viena o jovem ledwinka juntou se o antigo empregador de seu pai agora conhecido como steyr daimler puch sdp como engenheiro de teste de motores e chassi a partir de 1952 seu pai tambem volta a sdp como consultor para um ultimo projeto juntos fizeram o incrivel haflinger um pequeno 4x4 militar com um bicilindrico contraposto refrigerado a ar de 700 cm3 traseiro e chassi com espinha dorsal um tatra sem tirar nem por em 1961 a surpresa os herdeiros da tatra do pre guerra processam a vw por infraçao de patentes ledwinka e chamado a depor claro a infraçao de patentes era clara e indiscutivel; ate porsche sempre soube delas o caso e resolvido fora da corte mas ledwinka nao recebe um tostao do que se especula ser um pagamento ao redor de 3 milhoes de dolares apenas a ajuda legal de seu amigo felix wankel consegue de novo fora de tribunais que os ledwinka fossem compensados hans ledwinka falece em munique em 1967 [caption id= attachment_265007 align= aligncenter width= 999 ] o esquema do s d p hafliger tatra de alma [/caption] muita gente usa isso como prova cabal de que porsche copiou ledwinka na verdade deixou de pagar algumas patentes referentes ao motor e sua posiçao no carro e so esse e o fato nao vamos exagerar ne gente
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