FlatOut!
Image default
Guia de Compra

Guia de compra: tudo o que você precisa saber sobre os Ford Ka XR e Ka Sport

No início de 2001 a Ford estava iniciando seu quinto ano sem um esportivo no mercado brasileiro. O Escort XR3 havia saído de linha em 1995 e, depois dele, tivemos apenas os indiferentes Escort Racer e Escort RS. De esportivos, só tinham o nome mesmo. Mas ainda na primeira metade daquele ano, a Ford lançou um de seus melhores — se não o melhor — esportivos brasileiros, e ainda trouxe de volta uma das siglas mais icônicas de sua história: o Ka XR. Foi o tipo de projeto que os americanos chamam de "skunkworks", um projeto extra-oficial, tocado por iniciativa dos próprios engenheiros, sem as formalidades de um projeto comum. Os engenheiros da Ford no campo de provas de Tatuí decidiram fazer um esportivo sobre o Ka e o resto é história, como dizem. A ideia, aparentemente, surgiu em 2000, depois que a Ford colocou o novo Zetec Rocam no Ford Ka, substituindo o obsoleto Endura-E. Se o cofre comportava um Rocam 1.0, ele evidentemente comportaria um Rocam 1.6. E foi assim que o pessoal da engenh