A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

A Tatra de Hans Ledwinka, e a real origem do Volkswagen

“As principais características do Fusca – suspensão traseira, estrutura com tubo central, barras de torção, motor contraposto refrigerado a ar na traseira, aerodinâmica - não se originaram na Porsche, nem a sua ideia geral, e nem seu layout básico. Não se diz que isso para privar a Porsche do crédito de ter produzido um dos artefatos mais notáveis da civilização moderna, mas sim para dar crédito a alguns dos pioneiros cujo trabalho serviu como ponto de partida para essa conquista.” – Griffith Borgeson. É impossível se falar de Hans Ledwinka e seus Tatra sem falar da sua ligação com os VW de Ferdinand Porsche. Uma recente onda de revisionismo histórico parece ativamente resoluta em tirar o mérito de Porsche na invenção do carro mais vendido da história, e colocá-lo em algum outro lugar. Os motivos são claros, e dos mais variados. Primeiro, as pessoas hoje em dia

Matérias relacionadas

Do Knobbly ao Storm: a história da Lister Motors

Dalmo Hernandes

#10yearChallenge sobre rodas: comparando 10 carros em 2009 com suas versões de 2019

Leonardo Contesini

356 SL Gmünd Coupe: este é o primeiro carro de corrida da história da Porsche

Dalmo Hernandes