hoje dia 18 de fevereiro de 2019 completam se 18 anos de uma das maiores perdas do automobilismo na ediçao de 2001 da daytona 500 a great american race a etapa mais importante do ano um acidente muito forte ainda que nao tao chocante visualmente tirou a vida de um dos maiores pilotos da historia da nascar dale earnhardt embora a nascar nao tenha a mesma popularidade em alcance global quanto o wrc ou a formula 1 existem muitos fas das corridas em ovais fora dos estados unidos e temos certeza de que uma grande parte de nossos leitores esta entre eles assim embora esta seja uma data triste tambem e uma boa oportunidade para relembrar a carreira de dale earnhardt e entender por que sua morte foi tao marcante para o mundo do automobilismo ralph dale earnhardt nasceu em 29 de abril de 1951 filho de martha e ralph earnhardt como outros antes e depois dele dale earnhardt seguiu os passos do pai que era automobilista ralph earnhardt ja corria em ovais de terra em 1949 e tornou se piloto profissional em 1953 antes disto ele trabalhava em um moinho de algodao um emprego duro que pagava pouco e exigia muito ser piloto de corridas nao era apenas um hobby de fim de semana era uma forma de tentar garantir uma vida melhor para sua familia em kannapolis na carolina do norte ja em 1956 ralph earnhardt foi campeao da sportsman series a categoria de base da nascar equivalente a atual xfinity series naquele mesmo ano ralph earnhardt disputou sua primeira corrida na grand national series a categoria principal da nascar na epoca que ja foi chamada de winston cup series e hoje e a monster energy nascar cup series pegando a pole position e terminando em segundo naturalmente o pequeno dale tinha em seu pai um idolo e nao tardou a querer ser como ele mas ralph earnhardt nao gostava da ideia ele queria que o filho estudasse e tivesse um emprego mais estavel e menos perigoso dale earnhardt frequentava os circuitos de corrida acompanhando a seu pai e construiu quase toda a sua vida na beira da pista ele se casou cedo em 1968 aos 17 anos de idade com latane brown um ano depois ele teve seu primeiro filho kerry dale e latane se divorciaram em 1970 e no ano seguinte earnhardt casou se pela segunda vez com brenda gee filha de robert gee que construia carros de corrida para a nascar com gee dale teve uma filha kelley king earnhardt em 1972 e um filho ralph dale earnhardt jr em 1974 kerry e dale jr tambem se tornaram pilotos profissionais e tiveram todo o apoio de dale earnhardt algo que ele mesmo nao teve mas dale earnhardt sempre foi turrao e teimoso contrariando a seu pai ele largou a escola no nono ano para perseguir o sonho de tornar se piloto arrumando varios empregos diferentes antes de sentar se em um carro de corrida pela primeira vez e foi so depois que ralph earnhardt morreu em 1973 aos 45 anos de idade vitima de um ataque cardiaco que dale conseguiu o que queria um belo começo dale earnhardt fez sua estreia como piloto profissional em 1975 ja na winston cup ao volante de um dodge charger da equipe de ed niegre o carro de nº 8 levaria ainda alguns anos para que dale adotasse o famoso nº 3 ele terminou a corrida mais longa do calendario realizada no circuito de charlotte motor speedway na 22ª posiçao a frente de seu futuro chefe de equipe richard childress dale ainda participou de mais oito corridas ate 1979 ano em que conseguiu seu primeiro contrato para uma temporada cheia a primeira equipe de dale earnhardt foi a rod osterlung racing e em seu primeiro ano ja conquistou uma vitoria no epico e caotico oval de bristol no tennessee embora nao tenha vencido outras corridas earnhardt levou quatro pole positions chegou entre os cinco primeiros colocados 11 vezes e entre os dez primeiros 17 vezes terminando a temporada em setimo e ele ainda conseguiu o premio de rookie of the year novato do ano mesmo ficando de fora de quatro corridas por uma fratura na clavicula no ano seguinte dale earnhardt foi ainda mais impressionante com vitorias nas corridas de atlanta bristol nashville martinsville e charlotte ele conquistou seu primeiro titulo na winston cup tornando se o primeiro piloto a ganhar o premio de novato do ano e ser campeao na temporada seguinte um começo de carreira meteorico dale earnhardt correu por duas equipes em 1981 a rod osterlung racing que no meio da temporada foi vendida e tornou se jim stacy racing; e a equipe de richard childress que havia acabado de se aposentar como piloto e passou a dirigente ele terminou a temporada em setimo e depois disto foi contratado pela bud moore engineering onde competiu em 1982 e 1983 terminando em 12º e 8º respectivamente em 1984 earnhardt assinou novamente com richard childress e permaneceu na equipe ate o fim anos de gloria ao todo dale earnhardt foi sete vezes campeao da nascar seis delas com a richard childress racing alem do titulo de 1980 ele tambem venceu em 1986 1987 1990 1991 1993 e 1994 com isto earnhardt igualou se a richard petty em numero de titulos dividindo com ele a posiçao de maior vencedor da historia da nascar ate 2016 quando jimmie johnson conquistou seu setimo titulo foi na temporada de 1987 que ele conquistou um de varios apelidos the intimidator nao precisamos traduzir nao e mesmo earnhardt sempre foi conhecido por sua pilotagem muito rapida mas tambem muito bruta beirando o irresponsavel na the winston all star race realizada em charlotte dale liderava a corrida quando foi empurrado para a grama por um adversario mas conseguiu voltar para a pista sem perder sua posiçao https //www youtube com/watch v=uo4y7mjfeis a manobra ficou conhecida como pass in the grass ultrapassagem na grama em ingles por mais que earnhardt nao tenha de fato ultrapassado ninguem o incidente porem levou um espectador a enviar uma carta a bill france jr entao presidente da nascar ameaçando dale earnhardt de morte ele provavelmente nao queria que o piloto vencesse france precisou pedir ao fbi que fornecesse uma equipe de segurança para earnhardt a escolta o acompanhou por tres eventos e na falta de incidentes foi dispensada mas earnhardt tambem tinha sua parcela de culpa ele mesmo gostava de dar toques nos outros carros para intimida los e conseguir ultrapassar mas tomou uma bronca de bill france jr e se tornou mais sensato nos anos seguintes isto melhorou ate mesmo sua relaçao com outros pilotos um adendo em corridas de turismo e particularmente na nascar toques entre carros sao comuns na nascar eles sao inclusive utilizados para dois carros ganharem velocidade nos ovais o carro de tras facilitado pelo menor arrasto do vacuo empurra fisicamente o da frente que ganha velocidade o carro de tras novamente ganha impulso pela menor resistencia do ar e assim fica se num ciclo vicioso mas digamos que dale usava esta permissividade de toques entre carros de turismo para passar um pouco da medida e nem sempre para os dois carros sairem no lucro dale earnhardt tambem teve outros apelidos ironhead algo como testa de ferro em traduçao livre tambem por sua personalidade forte e sua pilotagem agressiva; the man in black por causa de seu macacao preto; e the count of monte carlo por seus longos anos ao volante de um chevrolet monte carlo os sete titulos foram so um dos recordes de dale earnhardt em 1990 ele foi o primeiro piloto a ganhar mais de us$ 3 milhoes em um ano tornando se o mais bem pago da categoria em 1996 ele foi o terceiro piloto da nascar a largar em 500 corridas seguidas na winston cup mesmo ano em que acumulou us$ 30 milhoes em vencimentos na carreira nunca na historia do automobilismo e nao apenas na nascar um piloto havia ganho tanto dinheiro earnhardt vs daytona aquela altura dale earnhardt so nao tinha conquistado uma coisa uma vitoria na daytona 500 a ja citada corrida mais importante da temporada geralmente ocorria no começo do ano e era praticamente inexplicavel que desde os anos 80 earnhardt jamais tivesse sido o vencedor era uma mare de azar que durava anos como conta o livro 3 the dale earnhardt story publicado pela espn em 2004 e baseado no livro de mesmo nome em 1993 dale earnhardt estava na posiçao perfeita para ultrapassar goff bodine e conqusitar a vitoria quando seu tanque de combustivel secou faltando tres voltas para o final em 1990 ele entrou na curva 3 na ultima volta na liderança em um piscar de olhos seu pneu traseiro direito estourou comprometendo seu chevrolet e entregando a vitoria a derrike cope em 1993 e 1996 earnhardt foi ultrapassado na ultima volta por dale jarrett em 1995 ele conseguiu uma sequencia absurda de ultrapassagens indo de 13º a 2º em 13 voltas para terminar atras de sterling marlin em 1997 o carro nº 3 capotou na saida da curva 2 no total foram 19 tentativas de vencer a daytona 500 e em 17 delas dale earnhardt foi o lider por ao menos uma volta em 14 ediçoes ele terminou entre os dez primeiros em quatro delas subindo ao segundo lugar do podio foi so em 1998 que dale earnhardt conseguiu a almejada vitoria na great american race sua vigesima tentativa aos 47 anos de idade na volta 138 depois de disputar a liderança com jeff gordon por boa parte da corrida earnhardt levou um empurraozinho de mike skinner seu colega de equipe e conseguiu ultrapassar gordon mantendo se na primeira posiçao ate a ultima volta foi quando um acidente no pelotao de tras pos um fim prematuro a corrida e garantiu a vitoria de earnhardt https //www youtube com/watch v=o_f3kyllndg houve uma comoçao gigantesca com earnhardt invadindo o canteiro central e fazendo dois meios zerinhos formando assim um numero 3 no gramado ele havia acabado de criar uma nova tradiçao em daytona mesmo que so tenha vencido aquela corrida em 1998 terminando a temporada na oitava posiçao dale earnhardt pode se dar por satisfeito o tragico fim o destino porem quis que o palco de uma das maiores alegrias de dale earnhardt tambem fosse o ultimo no qual ele pisaria depois de uma temporada mediana em 1999 que começou com um segundo lugar na daytona 500 e terminou com um oitavo lugar no campeonato; e de uma bela temporada em 2000 com uma vitoria em atlanta e o segundo lugar na classificaçao geral dale earnhardt partiu em 18 de fevereiro de 2001 para aquela que seria sua ultima prova ele estava otimista os fas do intimidator acreditavam que ele poderia conquistar mais um titulo que seria seu oitavo o ocorrido ja foi contado com detalhes neste post mas aqui vai um resumo a maior parte da prova de 200 voltas foi tranquila e earnhardt chegou a liderar por 17 voltas com seu filho dale jr tambem entre os primeiros ate que na volta 173 um acidente de proporçoes gigantescas envolvendo dezoito carros porem nenhum piloto ferido forçou uma relargada de tantos destroços que havia na pista esta ocorreu na volta 180 mas dale earnhardt voltou voltar a ponta esta começou a ser disputada entre michael waltrip e dale jr enquanto earnhardt ficou para tras em terceiro dando cobertura e impedindo a passagem de sterling marlin na ultima volta os dois primeiros entraram na curva 3 seguidos de dale earnhardt na faixa do meio sterling marlin na faixa interna e ken schrader na faixa externa logo atras de earnhardt vinha rusty wallace tambem na faixa do meio o acidente aconteceu na curva 4 quando earnhardt tocou o carro de marlin e saiu da pista ao tentar se recuperar earnhardt cruzou a frente de schrader e foi atingido por ele acertando em cheio o muro a mais de 250 km/h https //www youtube com/watch v=lsklxwbmjtc a bandeira amarela e a bandeira quadriculada foram levantadas ao mesmo tempo sinalizando o fim da prova e avisando aos pilotos que um acidente havia ocorrido a principio a batida nao desviou a atençao do fim da prova e nao atrapalhou a comemoraçao de michael waltrip e dale jr foi so quando a equipe de apoio demorou demais para retirar dale earnhardt das ferragens que os presentes notaram que algo errado havia acontecido os carros de schrader e earnhardt estavam parados no canteiro central schrader que havia sofrido apenas ferimentos leves saiu de seu carro e foi ate o carro de earnhardt para verificar sua situaçao e ao ve lo começou a gesticular freneticamente chamado os paramedicos dale jr interrompeu a festa para ir ver seu pai a equipe medica retirou earnhardt do carro e ele foi levado imediatamente para o hospital mais proximo o halifax medical center no caminho o piloto recebeu todos os cuidados possiveis reposiçao sanguinea drenagem de hemorragias massagem cardiaca mas nada adiantou no hospital as 17 16 dale earnhardt foi declarado morto cercado por sua esposa teresa earnhardt com quem havia se casado em 1982 seu filho dale jr e o amigo e dono da equipe richard childress dez anos depois schrader confessou ele soube imediatamente que earnhardt havia morrido mas nao queria ser o portador das mas noticias a causa oficial da morte foi uma fratura basal craniana causada pela força do impacto sobre as vertebras cervicais de earnhardt um trauma que conforme dissemos neste post poderia ter sido evitado caso o piloto estivesse usando o hans protetor cervical preso ao capacete criado justamente para evitar que o pescoço chicoteie violentamente sob aceleraçao extrema mas earnhardt era um dos que se opunham ao uso do equipamento que ate entao era opcional em 2005 o hans passou a ser obrigatorio na nascar
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