no inicio dos anos 2000 o campeonato mundial de rali havia mudado em 1997 a competiçao adotou um novo regulamento o que trouxe novas equipes ao topo se ate entao as japonesas toyota subaru e mitsubishi dominavam a competiçao agora era a vez das europeias peugeot e citroen ja iam bem e a ford tambem queria um pedaço do bolo o novo regulamento que trocava os bolidos do grupo a pelos chamados world rally cars ja usava desde 1995 uma serie de medidas para nivelar a performance dos carros uma delas eram restritores nos turbos que limitavam a passagem do ar frio pressurizado por um duto de 34 mm em todos os carros a regra era clara todo ar da induçao forçada deveria passar pelo restritor sem exceçao com isso assegurava se que todos os carros teriam desempenho mais proximo e nao havia meio de driblar esta medida quer dizer e claro que havia a toyota foi a primeira a mostrar isso com uma das trapaças mais discretas e sutis da historia feita ainda na temporada de 1995 https //flatout com br/como a toyota fez a maior trapaca da historia do automobilismo/ a trapaça acabou descoberta e embora tenha sido elogiada por sua engenhosidade rendeu a toyota puniçoes severas para a temporada seguinte quem ousaria tentar driblar o regulamento novamente depois disso bem a ford mas nao com uma trapaça e sim com uma exploraçao de brechas no regulamento das mais engenhosas ja vistas em toda a historia do automobilismo o surge tank usado pelo ford focus em 2003 ha exatos 20 anos o que ele fazia estocava vento ou melhor ar pressurizado para ser mais exato naquela temporada o focus usava um quatro cilindros de dois litros com turbo e aproximadamente 300 cv — um numero relativamente conservador para um motor turbo de dois litros feito para competiçoes nao era o bendito restritor um dos grandes problemas dos carros turbo do wrc era o threshold e o lag enquanto o rotor da turbina nao atingisse sua velocidade ideal para gerar a pressao maxima de trabalho o rendimento do motor ficava comprometido sistemas anti lag entao começaram a ser desenvolvidos um dos mais rudimentares consistia em um sensor eletronico que atrasava o ponto de igniçao do motor em baixas rotaçoes e deixava os corpos de borboleta parcialmente abertos o tempo todo tornando mais rica a mistura ar combustivel que chegava as camaras de combustao mais rica como resultado combustivel nao queimado chegava ao coletor de escape explodia com o calor e mantinha a velocidade da turbina mesmo com o motor girando baixo minimizando o tempo de enchimento a ford aproveitou a onda para desenvolver seu proprio sistema porem com um jeitinho de produzir um pouco mais de pressao efetivamente burlando os restritores ainda que tecnicamente estivesse 100% dentro das regras compare o focus wrc que competiu entre 1999 e 2002 na foto superior ao focus wrc que correu em 2003 na foto inferior os para choques traseiros sao maiores no modelo mais novo sao os mesmos para choques usados no modelo norte americano o que era no minimo estranho mas nao gerou questionamentos nem levantou suspeitas apesar de o carro de rali ser feito com base no focus europeu as equipes tinham liberdade para modificar a aerodinamica dos carros e na epoca a ford provavelmente disse que os para choques do focus vendido nos eua eram melhores nesse aspecto alem disso sendo um carro de competiçao o focus wrc 2003 nao ficou ruim com uma dose extra de agressividade acontece que o para choque queixudo servia para esconder o segredo da ford o surge tank tanque pressurizado em uma traduçao livre o tanque de 45 litros era feito de titanio com paredes de 2 mm de espessura e era ligado ao coletor de admissao por quatro metros de tubulaçao tambem de titanio com 30 mm de diametro o sistema pesava cerca de 20 kg e era conectado ao motor por uma valvula de controle de marcha lenta um nome bastante vago para uma peça que executava uma funçao bem especifica qual era esta funçao abrir para deixar que o ar desperdiçado pelo turbo em situaçoes de baixa e media aceleraçao fosse armazenado e pressurizado no tanque de titanio a ford dizia que esse era seu sistema de anti lag algo perfeitamente legal de acordo com o regulamento do wrc na epoca acontece que em altas rotaçoes essa valvula se abria e deixava que o ar frio pressurizado do tanque de titanio fosse devolvido para o coletor de admissao quando o piloto pisava fundo na pratica devolvendo ao motor todo o boost perdido por causa do restritor no turbo o resultado era potencia extra cerca de 5% a mais pode parecer pouco mas fazia uma grande diferença nos trechos de alta velocidade especialmente nos estagios de asfalto e como todo o ar que estava armazenado no tanque ja havia passado pelo restritor no turbo tecnicamente o aparato estava dentro do regulamento e poderia ser usado sem problemas no entanto assim que a artimanha foi descoberta pelos fiscais do wrc a organizaçao do evento tratou de bani la evitando que outras equipes desenvolvessem aparatos semelhantes o sistema so foi usado pela ford em tres eventos da temporada antes de ser proibido naquele ano de qualquer forma quem venceu o titulo de construtores do wrc foi a citroen enquanto o titulo dos pilotos ficou com petter solberg da subaru o ford focus so conseguiu vencer seu primeiro campeonato em 2006 ja em uma nova geraçao e sem qualquer tipo de trapaça se e que da para chamar o engenhoso surge tank de trapaça com a atual padronizaçao de conjuntos mecanicos em nome da competitividade e improvavel que vejamos algo do tipo sendo colocado em pratica no wrc novamente esta materia e uma amostra do nosso conteudo diario exclusivo para assinantes e foi publicada sem restriçoes de acesso a carater de degustaçao a sua assinatura e fundamental para continuarmos produzindo tanto aqui no site quanto no youtube nas redes sociais e podcasts escolha seu plano abaixo e torne se um assinante alem das materias exclusivas voce tambem ganha um convite para o grupo secreto exclusivo do plano flatouter onde podera interagir 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