a quantidade de cilindros em um motor nunca foi mero acaso no começo o motor tinha so um cilindro depois para dobrar a capacidade do motor ele dobrou o numero de cilindros entao os engenheiros descobriram que nem toda vantagem numerica trazia vantagem mecanica que a disposiçao dos cilindros sua posiçao em relaçao as manivelas e a distancia entre eles modificava seu funcionamento de varias formas havia tambem a questao da durabilidade e suavidade de funcionamento foi assim que os padroes dos motores se estabeleceram foi assim que os motores chegaram aos tres quatro cinco seis oito e doze cilindros os dez cilindros contudo demoraram mais tempo apesar de terem sido desenvolvidos conceitualmente ainda nos anos 1930 eles foram adotados apenas em uns poucos veiculos pesados nos anos 1960 em versoes diesel e so chegaram aos automoveis no inicio dos anos 1990 e agora cerca de 30 anos desde seu surgimento nos carros ele pode estar perto do fim isso porque a proxima geraçao do audi r8 podera trocar o v10 aspirado por um v8 biturbo o audi ao lado do lamborghini huracan sao os ultimos modelos v10 em produçao por isso o fim do v10 em um deles significa a morte do motor v10 como o huracan compartilha o v10 com o r8 ele ou seu sucessor tambem perderia o dez cilindros os motores de 10 cilindros nunca foram amplamente adotados como os motores v8 ou v12 eles foram concebidos como uma soluçao intermediaria uma forma de combinar a potencia dos v12 a um packaging mais compacto pouca coisa maior que um v8 mas isso em um tempo no qual nao se pensava em turbocompressores ou sistemas hibridos com os v8 mais modernos rendendo mais potencia que os v10 enquanto entregam menor consumo e acima de tudo infelizmente atendendo os limites de emissoes cada vez mais rigidos nao ha mais razao tecnica para se manter um v10 em produçao especialmente um v10 aspirado e claro que um esportivo nao e feito apenas de razoes tecnicas a chrysler poderia ter usado um v8 ou um v6 turbo no viper em 1989 mas decidiu criar um dos motores mais singulares de todos os tempos e graças a ele fez um dos esportivos mais marcantes da historia e foi graças a ele que a ideia de se usar um v10 deixou de soar ousada e se tornou aceitavel curiosamente esta historia começa com a lamborghini talvez a marca mais associada aos motores v10 depois de produzir mais de 10 000 gallardo e huracan foi ela que no fim da decada de 1980 ajudou a chrysler a desenvolver o motor v10 para o viper na epoca a chrysler era a proprietaria da lamborghini e os italianos ja haviam desenvolvido um prototipo com motor v10 o lamborghini p140 de 1987 que fora planejado como um modelo de entrada para ser posicionado abaixo do countach ou de seu sucessor partindo da familia de motores v8 magnum a lamborghini ficou encarregada de desenvolver o bloco todo de aluminio com dois cilindros a mais a primeira versao do motor deslocava oito litros e entregava 405 cv a 4 600 rpm com 63 9 kgfm de torque a 3 600 rpm o bastante para que o primeiro viper lançado em 1992 chegasse aos 100 km/h em 4 5 segundos com maxima de 290 km/h hoje em dia isto nao impressiona tanto mas na epoca beirava o inacreditavel com o passar dos anos o v10 viper como foi chamado passou por algumas atualizaçoes ate chegar ao seu auge na decada passada com 8 4 litros e 654 cv ao longo de toda a decada de 1990 o viper foi o unico carro do mercado com este motor embora a ford tivesse um v10 para sua linha de utilitarios mas as coisas começaram a mudar na virada dos anos 1990 para os anos 2000 quando os motores v10 se tornaram o padrao da formula 1 e o desenvolvimento destes motores resultou em alguns esportivos com motores v10 derivados dos projetos de formula 1 v10 da formula 1 para as ruas um deles e o motor 908/1 do porsche carrera gt seu desenvolvimento começou no final dos anos 1990 quando a fia e o aco mudaram as regras da categoria lmp1 98 para a temporada de 1999 o que tornava o 911 gt1 nao qualificado para homologaçao assim a porsche começou a desenvolver um novo prototipo para 1999 originalmente o carro usaria um flat 6 turbo mas acabou reprojetado para usar um novo v10 o que atrasou a conclusao do seu desenvolvimento para 2000 o motor v10 era um projeto feito originalmente para equipar os carros da footwork na f1 em 1992 que acabou engavetado e trazido de volta para o projeto do prototipo de le mans lmp o deslocamento original de 3 5 litros foi modificado para 5 7 litros o motor foi fabricado e instalado nas costas do novo prototipo de corridas o desenvolvimento de um carro e algo que exige milhoes de dolares em investimentos e este era um dinheiro que a porsche nao poderia simplesmente engavetar como mais um projeto frustrado assim o povo da estugarda como dizem em portugal enfiou o v10 na traseira de um conceito e o levou ao salao de paris de 2000 sem grandes pretensoes apenas para atrair o publico para seu estande ao menos como publicidade ele serviria nao era um carro que a porsche conseguiria desenvolver naqueles tempos de recuperaçao financeira muito menos enquanto um inedito suv estava sendo gestado e consumindo recursos tecnicos e financeiros e vejam so como o destino as vezes conspira a favor o cayenne foi lançado foi um sucesso estrondoso encheu os cofres da porsche e com essa grana foi possivel desenvolver e produzir aquele conceito despretensioso de paris e foi assim que em 2004 a porsche começou a produzir o carrera gt com seu v10 de 5 7 litros 40 valvulas 611 cv a 8 000 rpm e 60 kgfm a 5 750 rpm conectado ao cambio manual de seis marchas com embreagem de ceramica o carrera gt era capaz de ir de zero a 100 km/h em 3 6 segundos zero a 200 km/h em 9 25 segundos e seguia ate os 334 km/h tudo isso sem controle de traçao ou estabilidade outro v10 derivado desta era da formula 1 e o bmw s85 em 2003 a bmw fornecia motores para a f1 e desta empreitada surgiu o bmw p83 um motor de 940 cv e 19 000 rpm usado nos bolidos de frank williams sim 19 000 rpm https //youtu be/pkozog429jg a williams nao conseguiu nenhum titulo com os motores bmw mas ralf schumacher juan pablo montoya mark webber e nick heidfeld mostraram se bastante competitivos para a bmw foi o suficiente especialmente por que em 2005 seu ultimo ano fornecendo motores para a williams a fabricante usou o know how da f1 para colocar no novo m5 e60 um motor v10 completamente novo era um monstro de cinco litros com comando duplo nos cabeçotes sistema variavel vanos na admissao e no escape taxa de compressao de 12 1 e linha vermelha do conta giros a 8 250 rpm o carro usava dois radiadores cada um dedicado a uma das bancadas de cilindros e o sistema de admissao usava corpos de borboleta individuais o resultado eram 514 cv a 7 750 rpm e 53 mkgf de torque a 6 100 rpm o que significa que ele e um dos raros motores aspirados com mais de 100 cv/litro a era v10 da formula 1 ainda inspirou a criaçao do motor toyota 1lr gue tambem conhecido como o v10 do lexus lfa ele nao e derivado dos motores usados pela toyota em sua incursao na formula 1 mas ele foi concebido para estabelecer uma relaçao direta com os carros de f1 da toyota https //www youtube com/watch v=d9qycujrrys o problema e que o desenvolvimento do lexus lfa foi tao demorado que quando o carro ficou pronto a toyota ja havia deixado a f1 e a f1 ja havia adotado os motores v8 mesmo assim o 1lr gue chegou ao mercado nas 500 unidades do lfa feitas entre 2011 e 2013 destas 500 unidades 436 sao versoes regulares com 560 cv a 8 500 rpm as outras 60 sao as nurburgring package com 571 cv os outros v10 alem do viper v10 e dos tres super v10 mencionados acima a volkswagen e a ford tambem tiveram seus motores v10 nesses 30 anos a volkswagen teve dois na verdade o primeiro foi o motor v10 desenvolvido para o lamborghini gallardo e o audi r8 originalmente o taurino italiano usava um motor v10 proprio de 5 litros desenvolvido pela lamborghini mas em 2008 quando a audi lançou seu r8 com um v10 ele passou a compartilhar um novo v10 desenvolvido para o audi r8 https //www youtube com/watch v=wmm 635rr6o o outro v10 da volkswagen foi um v10 diesel tdi desenvolvido para o touareg e para o phaeton o motor ficou famoso pelas açoes de midia que envolviam o rebocamento de arvores gigantes e avioes afinal ele tinha nada menos que 313 cv e 76 4 kgfm a meros 2 000 rpm ja o motor da ford tem uma origem mais parecida com o viper v10 batizado v10 triton ele e derivado da familia v8 modular a mesma usada pelo mustang entre 1991 e 2014 e um v10 com alma de muscle car com comando simples nos cabeçotes e duas ou tres valvulas por cilindro dependendo do modelo ele surgiu em 1997 para equipar picapes suvs furgoes e caminhoes e deixou de ser fabricado neste ano https //www youtube com/watch v=4cdqwgeqwik a versao mais potente utilizada pela ford ate 2019 tinha 320 cv e 63 3 kgfm de torque sendo utilizada nos caminhoes f 650 e f 750 super duty no entanto ha uma versao ainda mais potente que foi utilizada em um onibus escolar chamado blue bird vision ate poucos meses atras o blue bird vision e um daqueles tradicionais onibus escolares amarelos que sempre vemos nos filmes produzido desde 2010 ele usava uma versao de 367 cv e 63 2 mkgf de torque o fim ha cerca de duas semanas soubemos pela revista auto bild que a nova geraçao do audi r8 ja esta em desenvolvimento e que ela ira usar o motor v8 biturbo 4 0 ja adotado em outros modelos da audi sport e tambem no lamborghini urus isso significa que concretizado o fim do v10 no audi r8 nao ha razao alguma muito menos viabilidade para mante lo em produçao no sucessor do lamborghini huracan visto que o v10 e compartilhado entre os dois modelos por uma questao de viabilidade financeira com o r8 compartilhando o motor 4 0 com o lamborghini urus e evidente que o sucessor do huracan sera equipado com o mesmo v8 quando isso acontecer sera o fim do v10 o fim de uma era de 30 anos de esportivos com motores de dez cilindros em v https //www youtube com/watch v=prymx30eriu a razao pela qual os v10 nunca se popularizaram e atualmente correm o risco de desaparecer e justamente sua contagem de cilindros com as fabricantes adotando a modularidade motores de tres cilindros dao origem a motores v6 tal como os quatro em linha dao origem aos v8 e os seis em linha dao origem aos v12 ja a modularidade dos v10 depende de um cinco em linha e aqui mora o problema os motores cinco em linha sao naturalmente desbalanceados exigindo sistemas de balanceamento para reduzir vibraçoes eles tambem nao costumam ter uma boa relaçao de consumo e desempenho especialmente comparado aos motores de quatro e seis cilindros turbo com injeçao direta
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