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Car Culture

A vida e a quase-morte do motor V10

A quantidade de cilindros em um motor nunca foi mero acaso. No começo o motor tinha só um cilindro. Depois, para dobrar a capacidade do motor, ele dobrou o número de cilindros. Então os engenheiros descobriram que nem toda vantagem numérica trazia vantagem mecânica, que a disposição dos cilindros, sua posição em relação às manivelas e a distância entre eles modificava seu funcionamento de várias formas. Havia também a questão da durabilidade e suavidade de funcionamento. Foi assim que os padrões dos motores se estabeleceram: foi assim que os motores chegaram aos três, quatro, cinco, seis, oito e doze cilindros. Os dez cilindros, contudo, demoraram mais tempo. Apesar de terem sido desenvolvidos conceitualmente ainda nos anos 1930, eles foram adotados apenas em uns poucos veículos pesados nos anos 1960 em versões diesel, e só chegaram aos automóveis no início dos anos 1990 e agora, cerca de 30 anos desde seu surgimento nos carros, ele pode estar perto do fim. Isso, porque a próxim