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Pensatas

A volta dos que não foram: mais uma história de engenheiro

Todo mundo sabe que o Big Mac não tem nada de Big mais. A impressão que passa é que, ao passar dos anos, ele foi ficando progressivamente cada vez menor e mais pobre. Não sei se é minha memória me pregando peças, mas costumava ser, bem, enorme. Big né? Quando era jovem eu e meus amigos inclusive competíamos para descobrir quem conseguia comer um em menos mordidas; quatro mordidas eram necessárias em 1990, mas hoje acho que duas seriam suficientes. Todo mundo sabe o motivo disso. Uma empresa de capital aberto, com acionistas, a cada ano que passa, não apenas tem que dar lucro, mas também tem que crescer. Quem não cresce a cada ano é exemplo de empresa estagnada, ineficiente, supostamente um local triste onde ninguém posta diariamente no Linkedin as maravilhas de se viver no mundo corporativo. E ninguém quer isso! Mas como aumentar todo ano num mercado que cresce pouco, e seu produto, bem, é o mesmo sempre? Um dia, alguém teve a maravilhosa ideia de tirar 0,05 grama de alface do s