Há pouco mais de um mês, a Mercedes começou a vender no Brasil seu novo esportivo de entrada, o A45 AMG. Ele pode até ser o primeiro hatch a levar o sobrenome esportivo como foi anunciado por aí, mas o que poucos sabem, é que ele não foi o primeiro hatch projetado pela Mercedes AMG.
Em 2002, a AMG planejava uma versão esportiva da primeira geração do Classe A (W168) – o mesmo modelo que foi produzido no Brasil. A ideia era fazer o modelo A21 AMG Kompressor para atingir potência próxima à do Golf GTI da época (180 cv). Mas o projeto inicial não pôde ser levado adiante devido à transmissão e embreagem: o alto torque dos motores sobrealimentados tornaria a caixa muito suscetível a quebras. Ao contrário de todos os demais modelos Mercedes, o Classe A era o único com motor transversal, o que o impedia de usar a transmissão da Classe C, por exemplo, e construir uma nova caixa especialmente para um modelo de baixo volume era inviável.
Restou à AMG trabalhar à moda antiga, como nos seus