picapes com carroceria monobloco derivadas de automoveis nao sao novidade para o brasileiro que ja e bastante intimo de fiorino saveiro montana hoggar courier pampa 147 pick up chevy 500 e claro daqueles opala e dodge dart serrados no fundo de quintal quando estavam desvalorizados a ponto de serem trocados por fogoes e bicicletas na decada de 1980 contudo diferentemente dos australianos e de suas musculosas utes v8 e dos japoneses e americanos com os honda ridgeline e subaru baja nos nao estamos acostumados a ver picapes monobloco do tamanho da duster oroch ela tem 4 69 m de comprimento o que a deixa 22 cm mais longa que a strada de tres portas e 65 cm mais curta que a chevrolet s10 cabine dupla lideres de suas categorias a oroch cria um novo segmento intermediario que sera trilhado sozinho ate a chegada da fiat toro que deve ser lançada em fevereiro do ano que vem mas pra que serve uma picape monobloco deste tamanho da mesma forma que as utes elas sao feitas para quem precisa de uma caçamba ou seja transportar itens volumosos pesados ou sujos e de alguma capacidade para o fora de estrada mas que nao gostaria de abrir mao da praticidade de um automovel com centro de gravidade mais baixo peso menor e suspensao com bom comportamento no asfalto e justamente a proposta das picapes compactas de cabine dupla ou estendida mas a da renault busca se diferenciar pelo porte e pela habitabilidade alem de oferecer uma caçamba maior so ela tem real capacidade para levar adultos no banco traseiro com conforto ajudada tambem pela suspensao traseira independente do tipo multibraços que strada e saveiro nao possuem e que faz bastante diferença em pisos irregulares outros diferenciais surgirao no futuro quando virao as versoes de traçao nas quatro rodas e com cambio automatico com carroceria do tipo monobloco traçao dianteira altura livre do solo de 206 mm capacidade de carga de 650 kg e peso pouco acima dos 1 300 kg a pegada da duster oroch portanto esta bem mais para as compactas do que para as medias que possuem chassi capacidade mais proxima a uma tonelada e massa na casa das duas toneladas por isso tambem suas dimensoes estao mais para a strada do que para a s10 nao e um veiculo heavy duty ainda que ofereça capacidade para pegar no batente e que seu comprimento seja dois centimetros maior que a nossa primeira ford ranger de cabine simples de 1995 teoria do conceito explicada como fica na pratica sera que ela consegue sustentar essa tese nos aceleramos a oroch no evento de lançamento realizado no rio de janeiro e contamos para voces a partir de agora mas antes vamos relembrar seus preços versoes e motores duster oroch preços versoes motores e cores a renault duster oroch chega com duas opçoes de motor ambas flex e ja presentes no duster casadas ao cambio manual de cinco 1 6 ou seis marchas 2 0 foto abaixo e por enquanto apenas traçao 4×2 dianteira cambio automatico e traçao nas quatro rodas serao lançados no futuro a primeira opçao de motor e a 1 6 com 110/115 cv gasolina/etanol e 15 1/15 9 mkgf de torque a 3 750 rpm capaz de levar a picape aos 100 km/h em 13 2 s com etanol s e a maxima de 164 km/h a segunda opçao e o 2 0 com 143/148 cv e 20 2/20 9 mkgf a 4 000 rpm com 0 a 100 km/h em 9 7 s s etanol e maxima de 186 km/h pesos 1 292 kg na 1 6 expression e 1 346 kg na dynamique 2 0 renault duster oroch expression 1 6 r$ 62 290 ar condicionado analogico direçao hidraulica vidros e travas eletricas ambos nas quatro portas sistema de som cd/mp3/usb/bluetooth e quatro alto falantes volante multifuncional rodas de liga leve aro 16 alarme protetor de caçamba duplo air bag freios abs indicador de trocas de marcha gsi renault duster oroch dynamique 1 6 r$ 66 790 acrescenta sensores de estacionamento central multimidia media nav evolution 2 0 com tela de 7 e gps integrado controle de velocidade de cruzeiro piloto automatico computador de bordo indicador de temperatura externa farois de neblina volante revestido de couro sintetico pneus de uso misto e rodas de liga leve aro 16 com acabamento em cinza escuro duas tomadas 12v porta luvas iluminado espelho de cortesia no para sol do motorista funçoes um toque e antiesmagamento ao vidro do motorista renault duster oroch dynamique 2 0 r$ 70 790 os mesmos equipamentos da 1 6 opcionais para expression pacote pack plus retrovisores eletricos e farois de neblina para dynamique bancos de couro sintetico e pacote pack outsider protetores de para lamas extensao no para choque dianteiro com farois integrados persiana no vidro traseiro e capota maritima ha tambem uma linha de acessorios extensor de caçamba que a aumenta em 603 mm sobre os 1 350 mm originais 306 litros extras permitindo que cargas de ate dois metros sejam carregadas na diagonal ele tambem pode ser esticado e travado servindo como rampa suporte de bicicleta para caçamba rack de teto estribos apoio de braço central caixa multibox para caçamba cooler 12v dvd portatil e camera de re cores a unica opçao solida e a branco neige as demais sao metalicas verde esmeralda vermelho fogo preto nacre prata etoile cinza acier nao exatamente um puxadinho descoberto mesmo para uma plataforma relativamente superdimensionada como a b0 da dacia converter o duster para uma picape e uma tarefa bem mais complexa do que serrar o teto e botar barras decorativas as dimensoes sao bastante diferentes a oroch e 36 4 cm mais longa 4 69 m e seu entre eixos e 15 5 cm maior 2 82 m mas mais do que isso o fato de ela ser uma picape resulta em tensoes e necessidades estruturais muito diferentes das de um suv ou crossover o esforço estrutural adicional nao trata apenas da maior capacidade de carga 650 kg contra 493 kg do duster mas sim de o fato de esta carga ficar mais distante do eixo traseiro note que a marca o deslocou para tras o quanto possivel e de ela poder ficar concentrada em poucos apoios como no caso do transporte de uma moto embora a plataforma seja do duster tudo do monobloco da coluna b para tras e exclusivo da oroch incluindo o assoalho se pensarmos na realidade quase deixa de ser um monobloco porque ha o monobloco da cabine na porçao dianteira mas atras temos uma estrutura integrada bastante especifica para suportar o trabalho de carga na parte traseira usamos chapas mais espessas no assoalho nas longarinas e travessas variando entre 1 e 1 5 mm a mais de parede n e a tabela abaixo mostra os valores totais mas alem disso o desenho delas e bastante diferente para distribuir melhor as tensoes e suportar o esforço assim conseguimos ganhar bastante resistencia sem penalizar o veiculo com excesso de massa adolfo felippa diretor do projeto do duster e da duster oroch como o veiculo e bem mais longo que o duster e o peso da carga pode ficar mais na extremidade a oroch apresenta a dianteira 0 4 cm mais baixa que o crossover resultando em um angulo de ataque com diferença pouco superior a 4 graus angulo de entrada 26º de saida 19 9º 206 mm de altura livre desta forma com carga maxima a picape permanece nivelada mas nao pense que isso se traduz em uma suspensao dianteira rebaixada para preservar o curso as molas e amortecedores frontais foram redesenhados as cargas tambem sao diferentes um efeito colateral interessante deste stance da oroch e que a area de superficie frontal multiplicada pelo coeficiente aerodinamico cx da picape melhorou em relaçao ao duster passando de 1 035 m² para 1 025 m² na traseira o desenho do sistema multibraços e do duster 4x4 mas os componentes sao mais reforçados tanto os dois braços longitudinais quanto o transversal ganharam paredes mais grossas o diametro externo e o mesmo alem de cargas reprojetadas nas molas e amortecedores para suportar o ganho de carga concentrada no eixo nao tivemos acessos aos dados das alteraçoes de carga mas sabemos que o objetivo era preservar o maximo possivel do conforto de rodagem do duster seja sem bagagem ou carregado com quase 40 centimetros a mais de comprimento e tantos reforços era de se esperar que houvesse um ganho de massa comparando o duster e a oroch temos um ganho de 92 kg de 1 202 kg para 1 292 kg na versao expression 1 6 e 70 kg na dynamique 2 0 de 1 276 kg para 1 346 kg para compensar este ganho de massa somado a maior capacidade de carga a renault encurtou a relaçao da quarta e da quinta marcha na versao 1 6 em 4% e 8% respectivamente e na 2 0 encurtou a relaçao do diferencial em 7% passando de 4 13 1 para 4 44 1 por fora e por dentro os para lamas abaulados e pronunciados do duster cairam como uma luva na oroch que explorou esta caracteristica ao longo de toda a sua caçamba a sacada de design da renault esta no conjunto de barras e molduras negras e prateadas que contornam o teto a coluna c e que se conectam a caçamba suavizando o recorte do compartimento traseiro e passando a mensagem aventureira que o segmento das picapes compactas tanto preza por outro lado isso cria uma certa dependencia estilistica do pacote pack outsider molduras de para lama e do para choque dianteiro par extra de farois auxiliares barras no vidro traseiro e capota maritima sem ele o veiculo parece um pouco nu da linha de cintura para baixo falando em molduras plasticas sem os contornos negros do conceito apresentado ha exatamente um ano as lanternas traseiras parecem um pouco grandes ao entrar na oroch a sensaçao e de total familiaridade com o duster e tudo igual painel volante manopla de cambio a unica diferença e o acabamento dos bancos pois ate mesmo sua estrutura e o ponto h altura da junçao do assento com o encosto dos dianteiros e igual ao do crossover em certo sentido uma pena pois o irmao de plataforma sandero ganhou recentemente um painel reestilizado de conceito mais moderno como o modelo 2016 do duster a oroch trouxe algumas mudanças como o cluster com tres instrumentos conta giros velocimetro e mostrador digital de combustivel e computador de bordo black piano no acabamento do console central e nos apoios de braço e novos bancos e tecidos do duster ele tambem herdou tres vicios de ergonomia o ajuste dos espelhos externos escondido sob a alavanca do freio de mao tela do sistema multimidia um tanto quanto baixa e uma posiçao de direçao meio italiana com braços mais esticados e pernas dobradas para quem e mais alto fez falta o ajuste telescopico da coluna de direçao o ponto h mais baixo e uma inclinaçao mais feliz do assento deixaram o sandero rs sem esta questao que afeta mais as pessoas altas fora este detalhe tudo e bastante natural nos comandos de direçao pedais com acionamentos adequados para a proposta manopla de cambio precisa ainda que nao agil por conta do novo assoalho reforçado e da caçamba o banco traseiro ficou um pouco mais alto e o encosto ficou cinco graus mais ereto em relaçao ao duster mas por outro lado agora ha tres cintos de tres pontos la atras o espaço traseiro e bom para tres adultos de 1 75 m ou dois de pouco mais de 1 80 m apesar de mais estreito lateralmente o espaço longitudinal para os joelhos e vertical e bastante parecido com o de picapes medias como a s10 e a amarok e sem duvida este e o grande diferencial da renault nisso a carroceria monobloco apresenta uma boa vantagem pois geralmente os passageiros de tras ficam com os joelhos um pouco altos devido a presença do chassi ali embaixo a caçamba ja traz proteçao de plastico de serie apresenta 1 175 mm de largura e 1 350 mm de profundidade possui oito aneis de fixaçao rebativeis cada um suportando 50 kg e sua tampa apresenta fecho com chave e suporta ate 80 kg um acessorio util para transporte de motos e o extensor de caçamba mostrado mais acima que a aumenta em 603 mm sobre os 1 350 mm originais 306 litros extras e que ainda pode ser esticado para servir como rampa o estepe fica sob o assoalho traseiro e para libera lo e necessario usar a chave do veiculo e deixar a tampa aberta ao volante a base do evento de lançamento da oroch estava sediada na cidade das artes na barra da tijuca rj de la partimos para a pista de testes da marinha localizado na restinga do marambaia passando antes por uma bela estrada litoranea formada pela avenida estado da guanabara e pela estrada do grumari a primeira parte do trajeto foi boa para avaliar o comportamento na cidade e em curvas mais dinamicas no trecho proximo a prainha e a pista de testes um oval com reta de dois quilometros raio de curva de 500 metros e superficie bastante ondulada serviu para analisarmos o comportamento da picape em alta a batida de portas abafada denota um bom isolamento acustico para o ambiente que se comprovou nos primeiros quilometros percorridos na cidade nesta condiçao de uso civilizado fora a posiçao mais elevada a oroch se comporta totalmente como um hatch medio com a diferença de que voce pode passar mais relaxado sobre lombadas e piso judiado sem medo de raspar alguma coisa ou de dar nos batentes o perfil alto dos pneus michelin ltx force 215/65 r16 tambem ajuda bastante na absorçao de falhas recortadas como buracos e tartarugas a suspensao traseira independente se mostra um diferencial entre as picapes evitando oscilaçoes laterais em irregularidades assimetricas no chao especialmente em curvas apesar do bom isolamento tanto o 1 6 quanto o 2 0 apresentam reverberaçao de ondas estacionarias entre pouco mais de 4 500 e 6 500 rpm resultando numa invasao de frequencias medio graves do motor nesta faixa de rotaçoes voce acaba lidando um pouco mais com isso na 1 6 pois precisa usar o motor mais cheio para manter o ritmo torcudo em baixa o 2 0 permite que voce use marchas mais longas e rotaçoes mais relaxadas o que curiosamente resultou em uma media de consumo misto similar entre ambos na casa dos 8 km/l com gasolina no tanque sao numeros razoaveis considerando o fato de ser uma picape essa media foi obtida com cerca de 30 minutos de congestionamentos e mais 40 minutos de direçao na cidade fora a sessao de 10 minutos na pista de testes de pe embaixo o consumo misto declarado com gasolina e de 10 25 km/l na 1 6 e de 10 km/l na 2 0 a 100 km/h em quinta e ultima marcha o 1 6 ronca a 3 100 rpm e a 120 km/h a 3 800 rpm com o 2 0 em sexta e ultima marcha a 100 km/h estamos a 2 600 rpm e a 120 km/h a 3 200 rpm rotaçoes que a deixam mais silenciosa e economica na estrada entre as curvas da estrada da prainha e o chao acidentado de terra batida proximo a pista de testes da marinha a oroch transparece o foco de sua proposta com enorme entre eixos de 2 82 m pneus mistos altos e carga macia de suspensao ainda que nao molenga e natural que a frente arraste bastante no limite nao espere pela mesma agilidade dinamica da saveiro por outro lado nao existe aquela sensaçao marejada e de grande inercia de picape com chassis como a s10 de cabine dupla que pesa cerca de 500 quilos a mais que a renault os pneus mistos michelin ltx force 215/65 r16 se mostraram perfeitamente adequados para a proposta no asfalto se mostraram silenciosos e com limite de aderencia adequado e comunicavel eles apresentam uma tecnologia chamada compact tread que sao pequenas conexoes presentes entre os blocos da banda de rodagem necessariamente mais altos nos mistos para reduzir a torçao dos mesmos resultando em uma tendencia a angulos de deriva menores e a maior estabilidade transversal para o uso fora de estrada eles apresentam reforços estruturais nas laterais e banda de rodagem com desenho inspirado nas unidades da michelin usadas no rali dakar o chao de terra batida acidentado foi uma boa oportunidade para testar o curso e o trabalho de suspensao e estrutura sem surpresas nenhum pio no monobloco ou topada seca de batentes logicamente voce deve transpor com algum cuidado pois ela nao e uma hilux ou uma amarok tanto pelo fato de sua estrutura ser do tipo monobloco quanto pela altura livre do solo de 206 mm ser entre 16 e 34 mm mais baixa que as grandalhonas citadas e claro surfistas e aventureiros nao coloquem ela na areia fofa e nao tentem subir barrancos muito ingremes com lama os pneus mistos sao bons mas a falta de traçao nas quatro rodas precisa ser respeitada o oval acabou sendo quase uma experiencia de entretenimento com a 2 0 pude ultrapassar os 160 km/h em asfalto bastante ondulado condiçao que a forçou para fora de seu projeto nesta velocidade e naquele piso a absorçao dos amortecedores ficou lenta deixando a carroceria flutuar bastante por outro lado pude testar frenagens de emergencia bastante extremas o entre eixos longo somado aos freios corretamente dimensionados na dianteira discos de 269 mm e na traseira tambores com 229 mm resultou em estancadas completamente retilineas e com poder de desaceleraçao bastante seguro freios a disco atras contudo cairiam bem ao menos no 2 0 dynamique bottom line ao contrario do purista e passional sandero rs lançado no começo do mes a oroch nasceu por um estudo do mercado no ano passado foram 300 mil picapes vendidas entre compactas e medias o que da aproximadamente 13% do mercado entre 2010 e 2014 este segmento cresceu 60% com o detalhe de que no fechamento de 2014 as cabines duplas cresceram 50% em vendas enquanto as de cabine simples sofreram sutil queda a renault chega a este segmento nao apenas com um produto novo mas com uma categoria nova ela acabara deixando bastante dura a vida de strada e saveiro de cabine dupla e estendida pois executa bem na pratica aquilo que as compactas com banco traseiro apenas sugerem a ideia de poder transportar adultos la atras e de fazer viagens com a galera contudo sua cabine relativamente curta e a falta neste primeiro momento da traçao 4x4 e do cambio automatico se revelam fatores limitantes para o uso de serviço para alguns compradores e se estes dois ultimos ja estao confirmados por outro lado nao ha planos oficiais da renault de fazer uma oroch de cabine simples ainda que flagras anteriores tenham revelado mulas com esta configuraçao e tambem importante frisar que embora seja bem mais corpulenta que a strada a fiat de cabine dupla e valente apresentando apenas 20 kg a menos de capacidade de carga que a oroch suas grandes desvantagens estao no banco traseiro bem mais apertado e no tamanho da caçamba que tem 1 082 mm de comprimento 26 8 cm a menos que a renault ambas possuem extensor de caçamba de dimensoes similares ampliando por volta de 300 litros a capacidade volumetrica com r$ 8 500 separando a 1 6 expression da 2 0 dynamique aconselho que voce esprema um pouco mais o porquinho e que leve a topo de linha alem de levar varios equipamentos a mais como sensores de estacionamento central multimidia com tela de 7 e gps integrado e piloto automatico fica muito claro que o motor 2 0 que ainda traz cambio de seis marchas e o mais adequado para a massa e a capacidade de carga da picape dimensionamento comprovado inclusive pelo consumo similar das duas a 1 6 e uma opçao bastante limitrofe bem mais sensivel ao relevo e a presença de passageiros e carga a duster oroch pode pecar em alguns quesitos e nao ser um veiculo entusiasta mas certamente e um veiculo que servira entusiastas da pra levar karts quadriciclos motos motores tudo sem precisar deixar seus amigos e familia para tras ou em outro automovel por um valor ao menos r$ 20 mil menor do que uma picape media cabine dupla de entrada sao estas vantagens que tambem a colocam como potencial queridinha de surfistas e aventureiros de forma geral este segmento intermediario tem potencial mesmo com as limitaçoes de carga maxima traçao dianteira e falta de estrutura tipo chassi a razao e que fora o valor de etiqueta maior a maior parte das picapes de serviço fica ultradimensionada para o uso de boa parte de seus compradores e nao sao tao praticas em uso urbano neste sentido a oroch acabou causando uma boa impressao ela faz bem o que se propoe a fazer por um preço competitivo serviço links oficiais renault hotsite renault oroch receba informaçoes sobre test drive e lançamento nas concessionarias ficha tecnica motor quatro cilindros em linha bloco de ferro fundido cabeçote de aluminio transversal 1 598 cm³ 1 6 /1 998 cm³ 2 0 16v cabeçote com duplo comando de valvulas flex potencia 110 cv etanol ou 115 cv gasolina a 5 750 rpm no 1 6; 150 cv etanol ou 145 cv gasolina a 5 750 rpm no 2 0 torque 15 1 mkgf gasolina ou 15 9 mkgf etanol a 3 750 no 1 6; 20 9 mkgf etanol ou 20 2 mkgf gasolina a 4 000 rpm no 2 0 transmissao manual de cinco marchas com o motor 1 6 ou manual de seis marchas no 2 0 ambos com traçao dianteira suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira multilink e macpherson freios discos ventilados na frente e tambor na traseira com abs e ebd pneus michelin ltx force 215/65 r16 dimensoes 4 69 m de comprimento 1 82 m de largura 1 69 m de altura e 2 82 m de entre eixos capacidade da caçamba 683 litros e 650 kg peso 1 292 kg 1 6 e 1 346 2 0 itens de serie expression ar condicionado analogico direçao hidraulica vidros e travas eletricas ambos nas quatro portas sistema de som cd/mp3/usb/bluetooth e quatro alto falantes volante multifuncional rodas de liga leve aro 16 alarme protetor de caçamba duplo air bag freios abs indicador de trocas de marcha gsi dynamique ar condicionado analogico direçao hidraulica vidros e travas eletricas ambos nas quatro portas sistema de som cd/mp3/usb/bluetooth e quatro alto falantes volante multifuncional alarme protetor de caçamba duplo air bag freios abs indicador de trocas de marcha gsi sensores de estacionamento central multimidia media nav evolution 2 0 com tela de 7 e gps integrado controle de velocidade de cruzeiro piloto automatico computador de bordo indicador de temperatura externa farois de neblina volante revestido de couro sintetico pneus de uso misto e rodas de liga leve aro 16 com acabamento em cinza escuro duas tomadas 12v porta luvas iluminado espelho de cortesia no para sol do motorista funçoes um toque e antiesmagamento ao vidro do motorista preço r$ 62 290 expression 1 6 / r$ 70 790 dynamique 2 0
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