o topo da cadeia alimentar da jaguar land rover acaba de ganhar novos representantes no brasil jaguar f type r awd de traçao integral e range rover sport svr tambem conhecido como o suv mais veloz do nurburgring nordschleife com a marca de 8 14 com sua chegada nas concessionarias prevista para outubro o cupe f type r awd sera a unica opçao v8 para o ano modelo 2016 do veiculo no mercado brasileiro a dupla e superlativa no desempenho no luxo e claro no preço r$ 687 700 no jag e r$ 595 mil no range rover mais do que o status de serem os veiculos mais velozes potentes e agressivos de suas marcas eles compartilham exatamente o mesmo powertrain v8 5 0 32v com bloco e cabeçotes de aluminio diametro 92 5 mm e curso 93 mm compressor mecanico tipo twin screw eaton tvs r1900 duplo comando variavel injeçao direta de gasolina capaz de gerar 550 cv a 6 500 rpm e 63 7 mkgf a 2 500 rpm casado ao cambio automatico zf 8hp de oito marchas experimenta los no mesmo dia e circuito foi uma experiencia dinamicamente interessante os dois veiculos tambem usam os mesmos processos de fabricaçao de monobloco todo composto de folhas de aluminio estampadas rebitadas e unidas por cola industrial processo que distribui melhor as tensoes estruturais o material tambem se mostra presente nos braços de suspensao reduzindo a massa nao suspensa e permitindo que os pneus copiem as irregularidades do asfalto com maior fidelidade quando recebi o convite para acelerar esta dupla no autodromo velo citta algumas perguntas surgiram instantaneamente na minha cabeça como sera a diferença de comportamento entre estes dois carros com o mesmo powertrain sera que o sistema de traçao integral do f type r v8 nao ira tirar agilidade dinamica em troca do poder de tracionamento aprimorado sera que conseguirei ter contato suficiente com os dois carros em pista pra responder isso aos nossos leitores começando pelo fim o contato foi absolutamente efemero pude fechar apenas uma volta completa com cada um dos veiculos eram dezenas de jornalistas no mesmo dia poucos carros disponiveis muita preocupaçao com desgaste de pneus freios e riscos enfim estes eventos relampago estao se tornando moda no brasil como voces viram no lançamento dos mercedes benz amg gt e c63 s e dos audi rs6 e rs7 grupos menores espalhados ao longo de dois ou tres dias permitiriam um contato maior com o produto e menor stress dos automoveis apesar disso creio que consigo responder boa parte das perguntas que eu mesmo fiz mas antes de entrarmos nos detalhes de cada modelo sacie a curiosidade com os nossos registros on board aumente o volume pra valer e se delicie com o zunido do supercharger [youtube id= 9e1jmahmt58 width= 620 height= 349 ] jaguar f type r v8 traçao integral trouxe a força para o asfalto atras do teclado ou naquele animado papo de posto da av europa para quem nao e de sp este e um dos points bacanas onde entusiastas de antigos esportivos e superesportivos se encontram mais potencia e mais torque e sempre melhor e ponto final quanto mais o carro tentar te matar nas saidas de curva maior a satisfaçao porque voce e o melhor piloto de live for speed da historia e vai tirar de letra o sobre esterço por destracionamento fazendo um powerslide que deixaria chris harris bordo e tiff needell rosa e ambos procurariam emprego em revistas de arquitetura a partir de entao no fundo real as coisas sao um pouco diferentes powerslides sao divertidos quando voce quer faze los quando voce quer sair de uma curva de baixa ou de media com o maximo de velocidade possivel mas e obrigado a manter a pressao do pedal do acelerador em 30% ate que o carro esteja 100% alinhado e mesmo assim tera de esmaga lo com a velocidade da gravidade lunar para nao ser punido com uma quebra de aderencia sutil como uma cotovelada na boca as coisas nao ficam tao divertidas assim em vez da busca do limite a pilotagem passa a ser um jogo de controle emocional com o pedal da direita a todo tempo era assim que era pilotar o jaguar f type v8 r de traçao traseira um carro emocionante sem duvida mas que deixava muito claro que a entrega dos quase 70 mkgf de torque para os pneus pirelli pzero nao fechava a conta porque seu papel nunca foi brigar com os porsche gt2 e dodge viper carros traiçoeiros mas que executavam com rigor a sua missao entregar tempos de volta fenomenais para quem souber doma los pilotar o f type v8 r tinha um certo sabor de shelby cobra faça um vertice na curva para poder acelerar o mais reto possivel e e por isso que chegamos a conclusao de que o v6 s 3 0 supercharger de 381 cv a 6 500 rpm e 46 9 mkgf a 3 500 rpm era o conjunto perfeito leia nossa avaliaçao completa do modelo aqui a chegada do f type r v8 awd mudou bastante essa historia ja falaremos sobre sua dinamica antes vamos as novidades com r$ 687 700 na etiqueta ele e r$ 25 700 mais caro que o nao mais disponivel no brasil v8 r de traçao traseira mas alem de traçao integral ele ja traz os freios de carbono ceramica de serie com rotores de 398 mm na dianteira e 380 mm na traseira que eram um opcional de r$ 40 mil no modelo anterior que vinha com discos de aço carbono de 380 mm e 376 mm 21 kg mais pesado para acomodar o diferencial dianteiro e suas semi arvores o carter foi redesenhado e o motor subiu alguns milimetros resultando em um capo redesenhado 10 mm mais alto e com novas entradas de ar a suspensao dianteira ganhou molas e buchas 10% mais rigidas e a carga de todos os amortecedores foi revista mas sem intençao de mudança de proposta e apenas para adequar o veiculo a nova dinamica trazida pela traçao integral outras novidades na versao 2016 o sistema de direçao hidraulica foi substituido por um eletrico o sistema multimidia com navegador por gps e o cluster foram atualizados ha novas rodas aro 20 calçadas com pneus pirelli pzero 255/35 e 295/30 e ha a opçao de interior em couro vermelho que ja era disponivel la fora continuam fazendo parte dos equipamentos de serie os amortecedores adaptativos e o escape com valvulas ativas para aumentar a intensidade do ronco o teto de fibra de carbono e opcional r$ 8 000 e como e pilotar o jaguar f type r awd se ele ganhou 80 kg e passou a pesar quase o mesmo que um nissan gt r 1 730 kg suas saidas de curva ficaram muito mais velozes e controlaveis que antes sim ele ira assumir angulos de ataque menos dramaticos mas a emoçao esta toda la pois o sistema de traçao integral permite transferir ate 100% do torque para as rodas de tras e ate 50% para as dianteiras e o diferencial traseiro de bloqueio variavel eletronicamente o frontal e aberto continua interpretando muito bem as intençoes do piloto o f type r awd nao tem diferencial central como no range rover ele apresenta uma caixa de transferencia embutida na saida do cambio zf 8hp o que exigiu um novo tunel de transmissao com um sistema eletroidraulico de discos de fricçao que divide a entrega de torque para os cardas dianteiro e traseiro conforme a necessidade no topo disso o jaguar apresenta o sistema de torque vectoring leia nossa materia tecnica aqui que faz uso das pinças de freio de forma independente nas entradas e passo de curva para causar um torque de rotaçao no veiculo reduzindo o sub esterço ou moderando o sobre esterço conforme a necessidade a unica pena para a minha experiencia na pista e que o controle de estabilidade e extremamente conservador amarrando completamente o motor nas saidas de curva na verdade essa e uma caracteristica bacana para dias de chuva e uso nas ruas mas acabou limitando minha experiencia dinamica por uma razao simples com a força limitada na saida das curvas nao pude aproveitar o torque vectoring ao seu maximo ele faz o carro rotacionar em seu proprio eixo pouco antes do ponto de tangencia e permite que voce acelere mais nas saidas de curva onde ele combinado a distribuiçao de torque da traçao integral faz o carro assumir um angulo neutro na curva portanto o potencial do carro esta acima do que voces veem no video abaixo e eu posso dizer ele ja estava com otimo ritmo de pista eu nao tenho duvidas de que ele faz tempos um pouco mais baixos que o v8 r de traçao traseira mesmo na pista seca e quanto mais curvas de baixa e media maior sera essa diferença [youtube id= 9e1jmahmt58 width= 620 height= 349 ] contudo e importante lembrar que este nao e um superesportivo not a track day hero seu ambiente ideal sao as estradas seja as sinuosas de montanha seja as longas retas a chegada da traçao integral trouxe balanço sem comprometer a adrenalina deste gran turismo por excelencia os freios de carbono ceramica desaceleram o veiculo com excelencia mas o pedal e um pouco macio como nos mercedes amg o motor superaquece apos algumas voltas no autodromo em ritmo puxado a caixa de direçao eletrica nao perdeu nada em comunicabilidade para o sistema hidraulico anterior mas ele nao chega a ser preciso e comunicativo como a direçao da porsche a carga de suspensao e surpreendentemente confortavel para o uso nas ruas mas na pista voce vai sentir alguma movimentaçao de carroceria especialmente se partir para um upgrade de pneus talvez a primeira coisa que eu faria neste carro em resumo no universo do super trunfo o f type seja qual for a versao figura como coadjuvante mas e uma das melhores opçoes do mundo real f type v6 coupe r$ 427 000 340 cv a 6 500 rpm 45 8 mkgf a 3 500 rpm 1 577 kg rodas aro 18 zero a 100 km/h em 5 3 s maxima de 260 km/h discos de freio 354 mm e 325 mm traçao traseira sistema de diferencial aberto f type v6 s r$ 497 700 coupe r$ 509 000 conversivel 381 cv a 6 500 rpm 46 9 mkgf a 3 500 rpm 1 594 kg 1 614 kg no conversivel rodas aro 19 zero a 100 km/h em 4 9 s maxima de 275 km/h discos de freio 380 mm e 325 mm traçao traseira sistema de diferencial autoblocante mecanico f type v8 r awd r$ 687 700 550 cv a 6 500 rpm 69 3 mkgf a 2 500 rpm 1 730 kg rodas aro 20 zero a 100 km/h em 4 1 s maxima de 300 km/h discos de freio carbono ceramica 398 mm e 380 mm traçao integral sistema de diferencial de bloqueio ativado eletronicamente range rover sport svr dando nos na fisica e em nurburgring voce andou em qual me pergunta o colega e apresentador lipe paiga do programa oficina motor aponto para o svr azul perolizado e digo no predio risadas a parte a piada era injusta apesar de ser um mastodonte de 1 78 m de altura 2 335 kg e entre eixos de 2 92 m o range rover sport svr e um esportivo serio sao os mesmos 550 cv e 69 3 mkgf de torque do f type r awd que o fazem chegar aos 100 km/h em 4 7 s com maxima limitada eletronicamente a 260 km/h e o mais intrigante de acordo com o fabricante apesar de ele ser o suv mais veloz do nurburgring nordschleife mantem quase todas as suas capacidades off road pneus mistos pirelli scorpion verde all season 275/45 r21 259 mm de curso de suspensao na dianteira 272 mm na traseira limite de travessia de alagamentos de 850 mm e seis opçoes de programaçao para terrenos geral dinamico grama/cascalho/neve lama areia e pedra e automatico o range rover sport v8 hse dynamic que avaliamos ha exatamente um ano ja era um suv de luxo assustadoramente veloz e dinamicamente surpreendente graças a montanha de tecnologias incorporadas a força bruta do v8 com compressor mecanico como o torque vectoring e o sistema de suspensao ativo de carga e altura variaveis dinamicamente com 500 leituras por segundo a versao svr leva isso ainda adiante sao 40 cv e 5 6 mkgf a mais freios de carbono ceramica com pinças da brembo discos de 380 mm na frente e 365 mm atras sistema de escape com valvulas ativas para dar opçao de ronco mais agressivo pela primeira vez num range rover rodas aro 21 em vez de 20 reestilizaçao interna e externa e reprogramaçao dinamica completa começando pela transmissao a caixa de transferencia central de duas velocidades tem a capacidade de jogar 100% do torque para qualquer um dos eixos no svr ele joga mais força para tras mas nao temos a diferença de proporçao em relaçao ao sport o cambio zf 8 hp ganhou nova programaçao que atua especialmente no modo esportivo nele as trocas ficaram 50% mais rapidas que no sport tradicional e houve um remapeamento completo baseado nas forças de aceleraçao lateral frenagem e comando no pedal do acelerador mudando os momentos de atuaçao das trocas e deixando o motor mais cheio os controles de estabilidade e o proprio funcionamento do torque vectoring foram redesenhados aumentando o efeito de guinada yaw deixando as entradas de curva mais agressivas sem surpresas a atuaçao do bloqueio do diferencial traseiro tambem foi reprogramada deixando o mais agressivo em condiçoes esportivas como falamos la em cima o estilo do suv tambem sofreu mudanças os para lamas dianteiros e para choques foram redesenhados recebendo entradas laterais ainda maiores para refrigerar os intercoolers do compressor e elementos aerodinamicos atras e na frente que pode ser removido para o off road os bancos tradicionais foram substituidos por peças ao estilo concha com apoios laterais mais generosos os elementos prateados como a nova grade emblemas e frisos externos passaram a ser negros e a traseira ganhou um aerofolio no topo e duplas saidas de escape pilotar o range rover sport svr 605 kg mais pesado quase meio metro mais alto 48 cm e com entre eixos 30 cm mais longo que o f type requer adaptaçoes especialmente no primeiro instante da tomada da curva o famoso turn in neste momento a inercia fala mais alto para o svr entrar na curva em alta velocidade voce precisa esterçar com um pouco mais de decisao que no jaguar calçando aderencia na dianteira e fazendo a traseira acompanhar a partir dali o torque vectoring tem a ardua missao de conter a dianteira e fazer a traseira deslizar com sutileza para que o passo de curva se mantenha neutro como a missao aqui envolve muito mais massa e inercia a açao do torque vectoring fica claramente perceptivel para quem tem um pouco mais de sensibilidade dinamica e nas saidas das curvas a magica voce controla o angulo de guinada do suv com o pedal da direita mas para isso acontecer voce precisa desligar o primeiro estagio do controle de estabilidade e ai fica a dica so faça isso se tiver experiencia com carros de traçao traseira realmente violentos porque o remapeamento do svr deixa a traseira bem solta ja neste estagio note as duas ultimas curvas do video on board [youtube id= 9e1jmahmt58 width= 620 height= 349 ] devido ao torque vectoring lutar tanto para combater o sub esterço inercial em conjunto com os diferenciais a curva de aprendizado no svr e mais longa que no f type o que tambem e natural para veiculos mais pesados o pedal de freio bastante macio e com muito curso nao ajuda muito na comunicabilidade e a caixa de direçao eletrica nao e das mais comunicativas que ja experimentamos contudo uma vez que voce compreende a tocada deste range rover e começa a explorar os seus limites e impossivel nao ficar de queixo caido se voce quer uma referencia do que estamos falando sua melhor passagem em nurburgring 8 14 e apenas um segundo mais lenta que o mercedes benz c63 amg de geraçao anterior tudo isso mantendo uma bela qualidade de rodagem graças a enorme amplitude de variaçao de carga da suspensao a ar no autodromo nas ruas e no off road leve o svr como o sport tradicional apresenta uma polivalencia particularmente versatil apenas 30 unidades serao comercializadas no brasil do range rover sport svr sob encomenda ao valor de r$ 595 mil serviço test drive & afins jaguar f type configurador cadastro para receber noticias e comunicados da jaguar concessionarias range rover sport svr agende um test drive configurador cadastro para receber noticias e comunicados da land rover concessionarias
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