ha exatamente sete meses voces conheceram o veiculo que veio para substituir o freelander 2 o discovery sport com a mesma plataforma lr ms que estrutura o evoque motor 2 0 turbo ecoboost a gasolina 240 cv a 5 500 rpm 34 6 mkgf de torque entre 1 750 e 4 000 rpm mais transmissao automatica zf 9hp de nove marchas e sistema de traçao nas quatro rodas regulavel terrain response agora e hora de conhecermos o mais novo lançamento da familia a versao a diesel do discovery sport sob o capo o ingenium 2 2 com bloco e cabeçote de aluminio camisas de aço injeçao direta common rail operando a 1 800 bar eixos balanceadores para reduzir vibraçoes alguem ai se lembra dos h22 e h23 do honda prelude circuitos de arrefecimento independentes do bloco e cabeçote jatos de oleo para arrefecimento da cabeça dos pistoes por baixo taxa de 15 8 1 duplo comando roletado variavel nas valvulas de escape e sistema de recirculaçao e arrefecimento dos gases de escape para a turbina veja o video abaixo [youtube id= vvw 1ud8dlq width= 620 height= 349 ] na pratica o paragrafo acima se traduz na patada de 42 8 mkgf de torque a 1 750 rpm 8 2 mkgf ou 23 6% extras que a versao a gasolina mas 40 cv a menos 20 8% de diferença que o ecoboost resultando em 190 cv a 3 500 rpm la fora ha uma versao de 150 cv deste motor mas ela nao sera importada para o brasil o zero a 100 km/h subiu sensivelmente de 8 2 para 8 9 segundos e o peso subiu em cerca de 10 kg variando entre 1 755 e 1 863 kg dependendo da versao como voces leram na nossa avaliaçao do discovery sport a gasolina esta e uma baita porta de entrada para o mundo dos land rover um pouco menos luxuoso que o range rover evoque mas mais espaçoso confortavel e versatil para uso misto resolveu de vez a carencia do design envelhecido do freelander 2 mas sera que a torcuda versao a diesel e uma opçao melhor que o mais potente ecoboost a gasolina e como o veiculo se comporta num fora de estrada de leve para moderado e o que veremos hoje discovery sport diesel preços versoes e equipamentos aproximadamente r$ 20 mil separam as versoes gasolina si4 e diesel sd4 do discovery sport que ate o momento seguem importados da fabrica de halewood inglaterra a produçao na planta de itatiaia deve começar no segundo semestre de 2016 todos os sd4 vem equipados com o mesmo motor 2 2 de 190 cv cambio automatico de nove marchas zf 9hp e transmissao nas quatro rodas regulavel terrain response o pacote com a terceira fileira de bancos que inclui sistemas de rebatimento saidas de ar condicionado e estepe reduzido e opcional de aproximadamente r$ 6 mil em todas as versoes a garantia e de tres anos ou de 100 00 km o que vencer primeiro land rover discovery sport sd4 se r$ 218 100 ar condicionado dual zone sete air bags sistema multimidia com tela touchscreen de 8″ e navegador por gps entradas usb ipod auxiliar e bluetooth sensores de chuva e crepuscular rodas de liga leve aro 18 bancos em couro e tecido controle de velocidade de cruzeiro sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com camera de re sistema de audio de 80w com seis alto falantes assistente de estabilidade de trailer assistentes para descida de rampas hdc controles de traçao e de estabilidade estepe full size lavadores de farois saida de ar condicionado para os passageiros da segunda fileira land rover discovery sport sd4 hse r$ 242 700 acrescenta ao conjunto teto solar panoramico farois de xenonio com assinatura em leds rodas de liga leve de 19″ bancos em couro com ajustes eletricos sistema de audio de 250w com 10 alto falantes mais subwoofer acabamentos prateados nos para choques land rover discovery sport sd4 hse luxury r$ 270 700 todos os equipamentos acima mais rodas aro 19″ de design diferenciado carpetes premium bancos em couro premium windsor com memoria nos ajustes dianteiros com climatizaçao apoio de cabeça central atras iluminaçao interna personalizavel sistema de audio meridian de 825w com 16 alto falantes mais subwoofer vidros atenuadores de raios solares cores disponiveis branco fuji solido branco yulong metalico prata indus cinza corris vermelho firenze verde aintree azul loire preto santorini opçoes de cores das forraçoes preto ebony todos branco cirrus se/hse creme almond hse e marrom hse luxury apenas substituto do freelander 2 com um toque de evoque a grade tipo colmeia e a coluna c que merge da linha de cintura e se avança para a frente em direçao ao teto sao dois dos unicos resquicios do legado da familia freelander/discovery em quase todos os traços da carroceria com monobloco de aço e alguns componentes como capo teto e porta malas de aluminio e de seus elementos oticos fica bem evidente a influencia do evoque o crossover que mudou a historia da land rover em todo o mundo o discovery sport traz proporçoes menos conceituais que o evoque com janelas grandes e pilares mais solidos o que tambem o deixou com uma cabine mais arejada e iluminada ao abrir a porta voce e recebido pelo perfume adocicado do couro windsor somente versao hse luxury muito proximo ao oxford dos range rover a combinaçao de couro claro com o teto solar panoramico da unidade fotografada resulta em uma ambientaçao espaçosa e arejada nesta versao o ajuste eletrico dos bancos aqueciveis e com ventilaçao e dos espelhos retrovisores possuem quatro memorias a ergonomia de direçao e bastante apropriada para um suv assento alto boa amplitude de ajuste da coluna de direçao acionamentos macios sem serem molengas o acabamento e de altissimo nivel e mesmo elementos de plastico como a parte superior dos paineis de porta possuem boa espessura e grao agradavel aos olhos e ao toque a simplicidade em relaçao aos range rover aparece mais no console central que dispensa as coberturas de aluminio e na parte central do painel onde os botoes plasticos pequenos dos seletores de terreno e do sistema multimidia mereciam um pouco mais de carinho mas ainda assim e uma cabine bastante sofisticada com oito centimetros a mais de entre eixos e uma linha de teto muito mais afastada era de se esperar que o espaço atras fosse melhor que no evoque quatro portas note o angulo do encosto traseiro bem reclinado o que e bastante confortavel para viagens mais longas da pra levar cinco adultos de 1 80 m com tranquilidade ainda que o passageiro central nao fique com as costas tao bem apoiadas devido ao console central o opcional da terceira fileira de bancos e interessante para familias grandes mas nao espere o mesmo nivel de conforto ainda que haja controle de ventilaçao independente instalado na altura do assoalho do porta malas os joelhos ficam mais altos e os bancos sao mais finos deixando o mais recomendavel para crianças ate pela dificuldade de acesso o porta malas oferece 454 litros de capacidade expansivel para ate 981 litros com os bancos rebatidos com os bancos levantados o volume de bagagem e praticamente inexistente expediçao no parque nacional do itatiaia partimos numa abafada manha de quinta feira do hotel sao paulo airport marriott localizado bem proximo ao aeroporto de guarulhos sp de la ate o parque nacional do itatiaia sao cerca de 280 km de asfalto começando pelas rodovias ayrton senna/carvalho pinto e presidente dutra seguido de um verdadeiro hillclimb de velocidade na sinuosa montanhosa e espetacular rj 163 rod rubens tramujas mader que sai de resende e vai ate visconde de maua ja no pe do parque nacional onde percorremos mais cerca de 100 km de off road totalizando algo na casa das seis horas de viagem contando as pausas note como a reserva fica dividida entre o rio de janeiro e minas gerais colado na fronteira com sao paulo detalhe nos nao entramos no parque diretamente seguimos pela rj 151 alguns quilometros atravessamos o rio preto que acompanha a rodovia mais a direita no mapa e contornamos por cima a reserva acessando a pelo nordeste o trecho inicial seria absolutamente tranquilo nao fosse um detalhe por uma pequena distraçao segui a ordem do gps e peguei a dutra muito antes da hora para nao me perder do comboio pois havia algumas paradas obrigatorias no caminho procurei retornar ao plano original de seguir pela carvalho pinto mas acabei ficando preso num congestionamento local de quase 20 minutos tive de recuperar este tempo a moda vanishing point felizmente deu tudo certo consegui reintegrar aos outros discovery sport pouco antes de sairmos da dutra esta pernada combinada de congestionamento e de velocidade acabou servindo como uma forma pouco ortodoxa de estudar a pegada do turbodiesel 2 2 como disse no inicio do texto ele apresenta 20 8% a menos de potencia e 23 6% a mais de torque 190 cv a 3 500 rpm e 42 8 mkgf a 1 750 rpm numero bem proximo aos 46 9 mkgf do v6 supercharger do jaguar f type e do range rover sport a comparaçao e interessante pelos dois lados o pico de torque do diesel e do gasolina ocorre na mesma rotaçao um indicio inegavel da evoluçao dos motores downsized leia mais aqui ao mesmo tempo o funcionamento suave e progressivo do turbodiesel denota a evoluçao e o refinamento destes motores e de tudo o que esta em sua volta coxins com perfeita capacidade de isolamento nada de vibraçoes programaçao sem trancos secos no acelerador ou tocada quadrada e folego para velocidades mais altas graças ao cambio automatico de nove marchas zf 9hp; muito bem programado e de trocas rapidas e suaves ele cai como uma luva neste discovery sport pois como o motor diesel gira menos neste caso 4 750 rpm ter muitas marchas contrabalanceia esta limitaçao e permite que o veiculo desenvolva velocidade de cruzeiro de estrada sem barulho ou vibraçoes e com espaçamento minimo nas relaçoes de cada marcha antigamente com poucas marchas no cardapio os motores diesel precisavam de um escalonamento wide relaçoes espaçadas resultando em uma experiencia desconfortavel com esticadas barulhentas e reduçoes de marcha com desaceleraçoes incomodas na pratica o discovery sport diesel se comporta literalmente como uma versao bem mais torcuda do a gasolina muito mais apropriado para os 1 863 kg da versao topo de linha tanto para saidas de semaforo quanto para ultrapassagens ao menos no caso deste veiculo o ganho de torque compensa muito a queda de potencia que se torna bem pouco perceptivel somando isso aos beneficios do diesel em termos de custos de rodagem e autonomia declarada na casa dos 900 km e a discriçao de funcionamento do powertrain sd4 com poucos quilometros ficou bastante claro pra mim que o investimento compensa depois de alguns quilometros em trecho mais plano e aberto aos poucos a rj 163 que sai da dutra na regiao entre resende e itatiaia rj vai ficando cada vez mais sinuosa alta e com mata fechada se voce gosta da subida do pico do jaragua fica aqui a dica esta e uma das estradas mais divertidas que guiei nos ultimos anos comparavel diretamente a estrada dos romeiros se e verdade que com quase duas toneladas na balança 1 72 m de altura e entre eixos de 2 74 m o discovery sport nao foi exatamente projetado para este tipo de tocada e que o diesel deixa as entradas de curva mais enjoadas na seleçao ideal de marcha afinal o motor gira menos devo dizer tambem que ele fez bonito frente as suas proporçoes a foto acima da uma pequena letra veja como as bitolas e os pneus continental crosscontact lx sport 235/55 r19 sao relativamente largos mesmo com toda a proporçao de um suv o veiculo e bem assentado contendo bem a transferencia lateral de peso claro o sub esterço esta sempre ali a rolagem de carroceria e maior que no evoque por outro lado o conforto na buraqueira da cidade e off road nao se compara e a comunicabilidade no limite de aderencia e apenas suficiente mas a velocidade no passo de curva chegou a surpreender para um suv deste porte o torque vectoring veja como este sistema funciona aqui produzido pelo controle de estabilidade esta bem amadurecido na jaguar land rover e da uma boa ajuda para deixa lo com uma atitude mais decidida nas entradas de curva fizemos uma breve pausa para almoço e briefing do trecho off road na pousada maua brasil que portanto marcou o fim do trecho de asfalto desta expediçao algum tempo depois voltamos para a rj 151 seguimos por alguns quilometros e cruzamos o rio preto pela ponte dos cachorros começando nossa expediçao rumo ao parque nacional do itatiaia sendo o discovery sport um suv de uso misto a rota off road planejada nao era exatamente algo feito para jipeiros sim havia lama travessia de riachos obstaculos cruzados e pedras a rodo mas nada que um bom 4x2 com carroceria elevada nao pudesse fazer de acordo com a land rover a proposta desta expediçao era justamente oferecer uma tipica condiçao de uso do veiculo entao na pratica nao houve nenhum momento com risco real de atolamento mas com amor e capricho tudo e possivel na foto abaixo temos um discovery sport que encalhou pouco antes de um riacho ao decidir passar sobre um tronco de arvore que acabou rompendo e prendendo o veiculo por baixo mesmo com um vao livre respeitavel de 21 2 cm outros dados capacidade de submersao de 60 cm angulo de ataque de 25º central de 21º e de saida de 31º sao bons numeros mas em boa parte inferiores aos do antecessor freelander 2 ataque 31º central 23º e saida 31º submersao 50 cm e vao livre igual 21 2 cm a urbanizaçao dos veiculos da land rover tem muito a ver com o perfil luxury que a marca cada vez mais assume depois de algum trabalho o obstaculo foi removido do assoalho e o veiculo continuou a expediçao normalmente este empecilho nao desmerece as qualidades do discovery sport no off road leve e moderado o curso de suspensao e bastante generoso para um veiculo monobloco de proposta mista e os amortecedores fazem um otimo trabalho ao filtrar a carroceria de pancadas desconfortaveis em obstaculos assimetricos como dissemos la em cima a trilha ate poderia ser superada por um veiculo como um ecosport mas seguramente a metade da velocidade em que seguiamos com o land rover nao era necessario ter do bastava traçar a rota e seguir numa tocada constante a suspensao cuidava do resto e o monobloco segurava a onda sem um unico barulho de torçao trechos cheio de barro praticamente sem aderencia e com potencial de atolamento razoavel eram bastante comuns como no jeep renegade trailhawk sua primeira marcha tem relaçao curtissima e faz o papel de reduzida quando solicitado no off road em asfalto seco e direçao civilizada o veiculo traciona apenas nas rodas dianteiras e quase sempre sai de segunda um sistema de acoplamento viscoso envia ate 50% do torque para as rodas traseiras conforme a ecu detecta escorregamento dos pneus mas dependendo da programaçao escolhida areia neve lama asfalto a transmissao ja fica permanentemente integral este trabalho de distribuiçao de torque pode ser acompanhado por uma funçao especifica no sistema multimidia nao ha bloqueio mecanico nos diferenciais mas ha bloqueio ativado pelo abs ele freia a roda em destracionamento o que automaticamente transfere torque para a roda do lado oposto ha assistente para descida em rampas algo particularmente util em ladeiras ingremes cobertas de lama situaçao na qual um veiculo sem este recurso pode deslizar na diagonal perdendo o controle direcional a partir de leituras nas rodas sistema de direçao e um acelerometro ele opera os freios de forma independente fazendo com que o veiculo mantenha sempre a sua trajetoria alem disso ha assistente de estabilidade para rebocar trailers e os ja esperados controles de estabilidade e de traçao para um veiculo deste tipo lavadores de farois nao sao luxo sao necessidade os ultimos vestigios de animais criados pelo homem dali em diante entrariamos no parque nacional do itatiaia habitada por indios puris ate o fim do seculo xviii e que so começou a ser desvendada por brasileiros a partir do seculo xix em 1937 o entao presidente getulio vargas criou a reserva com uma area de 12 mil hectares com muitas nascentes cachoeiras morros e montanhas o ponto de altitude maxima tem 2 791 m o local e um classico dos praticantes do montanhismo de caminhadas de diferentes niveis e de aventureiros em geral neste trecho ja nos encontravamos a quase 2 000 metros de altitude um veiculo de motor aspirado ja enfrentaria perda severa de força devido ao ar mais rarefeito dificuldade que e quase totalmente suprimida em um motor turbinado de aspiraçao forçada neste momento minha preocupaçao com o combustivel ficou mais extremada o congestionamento somado a necessidade de compensar com o pe direito na rodovia e a empolgaçao no hillclimb da rj 163 me fez ficar com menos da metade do diesel no tanque que os demais do grupo desliguei o ar condicionado acionei a programaçao eco altera o mapeamento do acelerador e do cambio alem de moderar o funcionamento dos perifericos como o ar condicionado e ja estava lembrando dos antigos dias do meu primeiro dodge um charger r/t 1977 cujo medidor de combustivel nao funcionava o que me fez ficar a pe em algumas ocasioes para voces terem uma ideia apos pouco mais de seis horas de viagem cheguei no ponto final da expediçao com 10 km de autonomia ou seja pouco mais de um litro eu quebrei praticamente pela metade a autonomia declarada de 900 km com um tanque de diesel mas as condiçoes as quais submeti o veiculo foram bem exageradas o que me chamou a atençao foi o fato de ter completado o percurso cansado mas sem nenhuma dor lombar ou nas pernas eu fui o unico jornalista a fazer esta expediçao sozinho os demais dividiram o percurso dois por veiculo pois a contagem era impar o que serviu como um bom teste de ergonomia sair do discovery sport mentalmente desgastado mas fisicamente inteiro foi um bom sinal este e realmente um veiculo na medida para viagens longas e a opçao a diesel acaba sendo a cereja do bolo que faltava na versao a gasolina e por esta razao que a marca aposta que as vendas do turbodiesel representem 60% do share do modelo ficha tecnica land rover discovery sport 2 2 sd4 turbo diesel hse luxury motor quatro cilindros em linha transversal 2 179 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel no escape injeçao direta tipo common rail diesel turbo bloco e cabeçote de aluminio potencia 190 cv a 3 500 rpm torque 42 8 mkgf a 1 750 rpm transmissao automatica de nove marchas traçao nas quatro rodas suspensao dianteira do tipo mcpherson e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente 325 mm e solidos atras 300 mm pneus continental cross contact lx sport 235/55 r19 dimensoes 4 59 m de comprimento 2 06 m de largura 1 72 m de altura e 2 74 m de entre eixos peso 1 863 kg itens de serie ar condicionado dual zone sete air bags sistema multimidia com tela touchscreen de 8″ entradas usb ipod auxiliar e bluetooth sensores de chuva e crepuscular controle de velocidade de cruzeiro sensores de estacionamento dianteiro e traseiro com camera de re assistente de estabilidade de trailer assistentes para descida de rampas hdc controles de traçao e de estabilidade estepe full size teto solar panoramico farois de xenonio com assinatura em leds rodas de liga leve de 19″ bancos em couro com ajustes eletricos e memoria dianteiros climatizados entradas usb e saida de ar condicionado para os passageiros de tras acabamentos prateados nos para choques sistema de audio meridian de 825w com 16 alto falantes mais subwoofer vidros atenuadores de raios solares preço r$ 270 700 novembro de 2015
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