o salao de detroit 2015 começa daqui a pouco mais de duas semanas sim o flatout fara uma passagem relampago por la o que significa que faz quase um ano que a quinta geraçao do mercedes benz classe c a w205 foi lançada ela desembarcou no brasil em agosto nas seguintes versoes c180 avantgarde r$ 139 mil 1 6 turbo de 156 cv c180 exclusive r$ 139 mil 1 6 turbo de 156 cv c200 avantgarde r$ 155 mil 2 0 turbo de 184 cv e c250 sport r$ 190 mil 2 0 turbo de 211 cv nunca e demais lembrar o novo classe c sera fabricado em 2016 na nova fabrica de iracemapolis sp nos estivemos na apresentaçao oficial na epoca do lançamento mas a experiencia ao volante tinha sido um pouco limitada pelo excesso de estradas em linha reta no percurso do evento para fazer justiça a um lançamento desta importancia pegamos novamente o c250 sport mas desta vez nos definimos o roteiro assim experimentamos o classe c na famosa estrada dos romeiros o que nos permitiu transformar a reportagem de lançamento em algo completo aqui voces irao conferir a avaliaçao do modelo com direito a video onboard comentado alem da ficha tecnica preços detalhes e equipamentos vamos la novas entranhas mais musculos menos gordura aumentar as dimensoes reduzir o peso e usar plataformas modulares que atendam a diferentes tipos de carrocerias e uma tendencia da industria e o w205 nao e exceçao ele e o primeiro veiculo da mercedes benz a estrear a plataforma mra modular rear architecture voltada a automoveis familiares de traçao traseira o uso abundante de aços de alta e de altissima resistencia nas colunas longarinas e em reforços localizados permite o uso de chapas mais finas sem perdas de resistencia estrutural ainda mais com a tecnologia de espessura variavel nos perfis tailor rolled blank empregada nas colunas e no tunel de transmissao nao bastando o uso destes aços quase todos os componentes externos da lataria sao feitos de aluminio capo para lamas dianteiros teto as quatro portas e a tampa do porta malas o metal cujo uso saltou em quase 40% em relaçao a geraçao anterior tambem esta presente em varios elementos da suspensao e compoe a carcaça do diferencial o bloco do motor e seu cabeçote graças a todas estas mudanças o veiculo perdeu cerca de 60 kg dependendo da versao pode chegar a 100 kg de alivio o c180 avantgarde por exemplo pesa 1 425 kg o c250 sport avaliado marca 1 480 kg na balança nos testes de impacto do euro n cap o w205 recebeu a nota maxima cinco estrelas apesar da reduçao de peso o novo classe c esta maior ganhou 80 mm no entre eixos agora 2 840 mm ficou 95 mm mais longo 4 686 mm e esta 40 mm mais largo 1 810 mm tudo com o objetivo de aumentar o espaço interno o porta malas tem 480 litros de capacidade os motores disponiveis ja sao conhecidos na gama da marca mas receberam algumas atualizaçoes de programaçao e fluxo por enquanto o mercado brasileiro tera apenas os motores quatro cilindros turbinados o c180 desloca 1 595 cm³ gera 156 cv a 5 300 rpm 25 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 rpm e empurra o carro aos 100 km/h em 8 5 s com maxima de 223 km/h o c200 desloca 1 991 cm³ rende 184 cv a 5 500 rpm 30 5 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 rpm e leva o mercedes aos 100 km/h em 7 3 s maxima de 235 km/h o c250 tem os mesmos 1 991 cm³ mas rende 211 cv a 5 500 rpm 35 6 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 rpm e e capaz de levar o modelo aos 100 km/h em 6 6 s maxima de 250 km/h como voce pode ver a faixa de rotaçao de potencia e de torque do c200 e do c250 sao exatamente iguais o que nos leva a pensar que se trata mais de uma diferença de programaçao de ecu o que inclui portanto a pressao do turbo do que de geometria de comando de valvulas ou outros componentes mecanicos nao devera demorar muito para surgirem carros remapeados por ai a transmissao e a automatica 7g tronic plus uma evoluçao que ja estava presente nos modelos topo de linha da marca como o classe s cls e e ela possui novos circuitos hidraulicos e conversor de torque com o objetivo de manter a suavidade mas ganhar agilidade o lock up mecanico ocorre muito cedo especialmente na programaçao sport o cambio tambem ganhou o recurso de desengrenar a transmissao quando os acelerometros detectam declive suave e nenhuma açao nos pedais os componentes internos foram retrabalhados para reduzir as perdas por fricçao mesmo motivo pelo qual a marca desenvolveu um novo fluido de transmissao e a central eletronica foi reprogramada na suspensao a nova geraçao do classe c disse adeus ao tradicional sistema mcpherson e incorporou o sistema double wishbone braços em duplo a sobrepostos soluçao que ja era utilizado na versao esportiva c63 amg e que traz como principal vantagem em relaçao ao mcpherson a estabilidade de geometria em curvas e maior ajustabilidade na traseira ha um complexo sistema multilink neste primeiro momento nao ha disponivel o sistema a ar de carga e altura variavel airmatic por fim duas mudanças ja esperadas a assistencia de direçao mudou do sistema hidraulico para o eletrico e foi incorporado o sistema de torque vectoring na central eletronica do abs nas saidas de curva velozes a pinça de freio traseira onde esta a traçao do lado interno a curva e acionada de leve para transferir torque a roda externa e causar um torque de rotaçao no veiculo auxiliando o a prevenir o sub esterço preservando a dinamica neutra com isso o torque vectoring tambem e um importante aliado em manobras de emergencia era dos extremos [gallery columns= 4 link= file ids= 32749 32748 32747 32746 ] a mercedes benz afirma que o design da nova carroceria e influenciada pelos sofisticados classe s e classe e; mas fica impossivel nao pensarmos no arrojado seda compacto cla que inclusive definiu muitas das diretrizes de design do topo de linha classe s como os vincos laterais curvos e a silhueta bem mais fluida se aproximando a de um cupe em nossa opiniao o novo classe c combina os dois extremos do portfolio de sedas o cla e o s deste ultimo especialmente a traseira os vincos provocativos da lateral sao a principal assinatura da nova carroceria note como o vinco da linha de cintura nasce no farol dianteiro e nao acompanha a linha das janelas ja o vinco lateral inferior se projeta ate a lanterna traseira os elementos oticos ficaram mais amendoados e a assinatura de leds ficou mais ousada especialmente nas lanternas de forma geral o novo classe c deixa escancarada a sua intençao de rejuvenescer o perfil do produto e com isso queremos dizer que a mercedes esta de olho nos compradores mais jovens direcionamento que foi assumido abertamente desde o lançamento do cls em 2004 murro na cara com luva de pelica a plataforma e a mecanica estao mais sofisticadas o design externo ficou arrojado mas e na cabine que voce vai perder a concentraçao e seu lado racional vai desandar a arquitetura do painel o isolamento acustico a solidez dos botoes e os materiais e acabamentos dao uma impressao de refinamento impressionante para a sua categoria o interior mantem a proposta da carroceria de direcionar o classe c para um lado mais jovem e esportivo note a forma como a linha que contorna todo o painel revestido de couro sintetico com costura dupla tem continuidade nas portas na parte inferior do painel ha efeito similar causado pelo enorme console central que divide o habitaculo ao meio de fora a fora e isola seus ocupantes como em um corvette o tradicional freio de mao acionado pelo pe disse adeus e deu lugar ao sistema eletrico a tela suspensa do sistema multimidia e ergonomicamente mais eficaz mas tende a dividir opinioes por quebrar a fluidez da cabine [gallery columns= 4 link= file ids= 32729 32730 32731 32733 ] a grande novidade em termos de uso esta no novo comando da central multimidia este elemento em forma de taco de golfe no console ele nao se mexe voce o opera deslizando o dedo pela superficie touch como em um smartphone ao usar o gps voce pode dispensar a busca letra por letra e simplesmente rabiscar com o dedo os caracteres de forma similar o mmi touch da audi sua grande vantagem e que voce nao precisa sequer olhar para a tela para escrever um endereço completo contudo a curva de aprendizado para transitar entre os menus e um pouco maior do que o habitual cluster cheio de copos frisos detalhes e tela tft a mercedes nao quis saber de economia na cabine algo curioso embora a cabine tenha rejuvenescido a operaçao basica do cambio ainda e feita pela tradicional alavanquinha na coluna de direçao nela voce seleciona as posiçoes d r n ou aperta a tecla p para estacionar o veiculo mas nao se preocupe o carro tem as aletas de aluminio atras do volante para trocas manuais a posiçao de dirigir e classica dos mercedes classe c possui amplitude suficiente para agradar tanto quem gosta de uma ergonomia esportiva assento baixo coluna de direçao recuada quanto quem prefere uma posiçao mais altinha sempre com todos os comandos a mao e com acionamentos solidos o volante tem pegada excelente para direçao esportiva graças ao ganho no entre eixos o novo classe c se tornou o carro mais espaçoso da categoria da para levar cinco passageiros de 1 84 m tranquilamente os passageiros de tras contam com saidas de ventilaçao preços versoes e equipamentos de r$ 138 900 a r$ 189 900 as versoes trazidas para o brasil possuem a estrela incorporada na grade arranjo mais esportivo nao temos a opçao mais classuda da estrela no topo do capo farois e lanternas em led sistema multimidia touchpad com tela de 7 e navegador bancos revestidos de couro sintetico artico ar condicionado digital de duas zonas rodas de liga leve de 17 com pneus tipo runflat 225/50 r17 aviso de perda de pressao dos pneus sensores de chuva e crepuscular freio de mao de acionamento eletrico sistema start stop e sete air bags dois de cortina dois frontais dois laterais e um de joelhos para o motorista para um carro desta classe e porte faz falta a camera de re de serie todos os modelos possuem as programaçoes dinamicas comfort eco sport sport+ e individual customizavel que alteram o mapeamento do acelerador e do cambio alteram a programaçao do esp e a carga de direçao e mudam o funcionamento de alguns perifericos como o ar condicionado e o start stop c180 avantgarde r$ 138 900 1 6 turbo 156 cv a 5 300 rpm 25 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 100 km/h em 8 5 s maxima de 223 km/h opçoes de cores no interior preto cinza ou bege sempre com painel e carpetes pretos e acabamentos de aluminio escovado c180 exclusive r$ 138 900 1 6 turbo 156 cv a 5 300 rpm 25 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 100 km/h em 8 5 s maxima de 223 km/h opçoes de cores no interior bege com marrom cinza claro com azul marinho e preto o painel e os carpetes acompanham as cores secundarias e acabamentos de madeira esta versao possui o relogio analogico no console central c200 avantgarde r$ 154 900 2 0 turbo 184 cv a 5 500 rpm 30 5 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 100 km/h em 7 3 s maxima de 235 km/h opçoes de cores no interior preto cinza ou bege sempre com painel e carpetes pretos e acabamentos de aluminio escovado esta versao acrescenta teto solar sistema de estacionamento automatico active parking espelhos com sinalizadores ajustes totalmente eletricos no banco do motorista nas c180 o ajuste de distancia e manual mas o de altura e de encosto sao eletricos com tres posiçoes de memoria c250 sport r$ 189 900 2 0 turbo 211 cv a 5 500 rpm 35 6 mkgf de torque entre 1 200 e 4 000 rpm 100 km/h em 6 6 s maxima de 250 km/h opçoes de cores no interior preto vermelho ou cinza sempre com painel e carpetes pretos e acabamentos de madeira negra black ash esta versao tem teto solar tela do sistema multimidia de 8 4 sistema de estacionamento automatico active parking espelhos com sinalizadores ajustes totalmente eletricos nos bancos esportivos dianteiros forrados em couro legitimo com tres posiçoes de memoria farois de led com sistema ativo anti ofuscamento kit amg para choques saias rodas aro 18 com pneus 225/45 suspensao rebaixada em 10 mm freios redimensionados impressoes dinamicas na estrada dos romeiros ja que nos nos reencontramos especialmente com o fim de avaliar a sua dinamica por que nao leva lo a estrada dos romeiros na regiao de santana do parnaiba sp misturando asfalto bom e ruim curvas trancadas e de media em descida e subida esta e uma das minhas rotas favoritas para começar a criar intimidade com carros novos liguei a camera afivelei o cinto e soltei o verbo enquanto acelerei o c250 sem exagerar na dose confira as impressoes no video abaixo e os comentarios adicionais na sequencia [youtube id= oge5rodsaxe width= 620 height= 349 ] com o ganho de torque em baixa corte de peso e reprogramaçao do cambio a sensaçao de massa e de uma reduçao maior do que os 60 kg a menos declarados mesmo nesta versao esportiva com pneus michelin primacy 3 de perfil baixo carga de suspensao um pouco mais rigida e rebaixado em 10 mm o classe c esta confortavel no rodar absorvendo bem ondulaçoes no solo sua limitaçao surge em falhas mais recortadas como buracos ou degraus agudos nestas condiçoes mais limitrofes amortecedores de carga variavel absorveriam melhor os impactos e os pneus de perfil 45 do tipo runflat que possuem carcaça mais rigida dificultam um pouco mais o cenario bottom line elegancia me parece ser a formula da dinamica deste mercedes benz apesar do poder de fogo ele nao fica te incitando a experimentar o 0 a 100 km/h em 6 6 s muito pelo contrario a tendencia e de voce se deslocar com certa velocidade mas sem excessos neste sentido ele consegue resolver bem o velho antagonismo que e o grande desafio da marca atrair os jovens sem afastar o publico tradicional da marca o slogan o classico ganhou um toque de rebeldia usado nas campanhas nacionais da mercedes assume abertamente esta questao a sofisticaçao da cabine e a modernizaçao do design externo tambem parecem apontar para o mesmo caminho e este caminho tem apenas uma direçao bater de frente com o bmw 328i pois e o quase hofmeister kink da coluna c nao esta la a toa especialmente enquanto o novo audi a4 ainda nao da as caras no caso a briga e com o 328i sport gp cerca de r$ 14 mil mais caro com 245 cv entre 5 000 e 6 500 rpm e 35 7 mkgf de torque entre 1 250 e 6 500 rpm em relaçao ao c250 sport seu zero a 100 km/h declarado e 0 3 s mais rapido nisso ajuda o cambio de oito marchas da zf e ele tem uma dinamica mais agressiva e com dianteira ainda mais precisa com a vantagem de contar com amortecedores de carga variavel para o classe c o sistema airmatic nao esta disponivel no brasil ainda tornando o mais amigavel no nosso asfalto lunar por outro lado sua cabine e substancialmente mais discreta impessoal e menos refinada em termos de materiais e acabamentos essas diferenças sempre estiveram presentes entre os classe c e os serie 3 os primeiros mais sofisticados os ultimos mais esportivos esta fronteira ainda existe e permanece claramente definida mas a margem estreitou o suficiente para misturar alguns membros das torcidas se voce e um cara que esta na duvida entre os dois va por mim sim compare preços e fichas tecnicas mas deixe o test drive e as sensaçoes a bordo nao so dinamicas mas tambem de bem estar e de empatia te levarem esta decisao ja foi mais facil ficha tecnica mercedes benz c250 sport 2015 motor quatro cilindros em linha longitudinal 1 991 cm³ 16v cabeçote com duplo comando de valvulas variavel injeçao direta gasolina turbo potencia 211 cv a 5 500 rpm torque 35 6 mkgf entre 1 200 e 4 000 rpm transmissao automatica sete marchas traçao traseira suspensao dianteira do tipo duplo a e traseira do tipo multibraços freios discos ventilados na frente e atras pneus michelin primacy 3 225/45 r18 dimensoes 4 68 m de comprimento 1 81 m de largura 1 44 m de altura e 2 84 m de entre eixos porta malas com 480 litros de capacidade peso 1 480 kg itens de serie farois de led com sistema anti ofuscamento teto solar lanternas e iluminaçao interna de led volante multifuncional ar condicionado digital de duas zonas e saidas traseiras bancos com regulagens eletricas de distancia e altura revestimentos de couro sete airbags freios abs com ebd controles eletronicos de estabilidade e de traçao sistema multimidia com tela de 8 4″ e gps sistema automatico de estacionamento active parking sistema start stop sistema auxiliar de partida em rampa sensor crepuscular e de chuva direçao com assistencia eletrica preço r$ 189 900
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