ele esta entre nos apenas quatro meses apos sua apresentaçao mundial no salao de los angeles a nova geraçao 992 do porsche 911 começa a ser vendida no brasil com as primeiras entregas previstas para julho os modelos 911 carrera s por r$ 679 mil e o 911 carrera 4s traçao integral por r$ 719 mil as opçoes cabriolet dos dois modelos ja estao disponiveis para encomenda por r$ 50 mil extras em media houve um acrescimo de 2% em relaçao aos modelos da safra 991 2 um bom negocio considerando os avanços tecnicos e tecnologicos que voces verao neste texto prepare um cafe quentinho e se recline na poltrona hoje voces irao conhecer aqui no flatout todos os detalhes tecnicos do 911 carrera s que pudemos acelerar no evento de lançamento realizado no autodromo velo citta em mogi guaçu sp duas observaçoes as fotos do 911 amarelo sao do carrera 4s mas nosso foco e a avaliaçao do modelo de traçao traseira e os modelos deste evento possuem placas europeias porque fazem parte de uma turne mundial que esta migrando sequencialmente para quase todos os continentes como aperitivo o resumo da opera nova plataforma mais leve e carroceria widebody antes exclusiva ao 4s e gts com quase todos os paineis em aluminio novo cambio pdk 2 de oito marchas com trocas mais rapidas motor 30 cv mais forte mais freios mais aderencia lateral uma cabine reimagina ao modelo classico e muito mais recursos tecnologicos ao motorista e claro mais veloz a porsche ja declarou que o tempo deste carro aqui e por volta de 5s mais rapido em nurburgring nordschleife de 7 30 o tempo despencou para 7 25 o que o torna sete segundos mais rapido do que o porsche carrera gt tempo de 2008 com marc basseng ao volante nova plataforma design retro com o tempo de nurburgring nordschleife batido outra vez recentemente em novembro do ano passado com o 911 gt2 mr 6 40 3 e uma segunda fase que introduziu os motores turbinados e um belo facelift em 2016 a sensaçao geral e de que a geraçao 991 foi substituida ainda tendo muito caldo para dar se e fato que ela ja tinha oito anos nas costas outro fato e que a base foi tao bem executada que a 992 representa muito mais uma evoluçao da 991 2 do que uma ruptura mais ou menos como aconteceu com a transiçao da 996 para a 997 por baixo dessa pele quase toda de aluminio reside a nova plataforma mmb modular mid engine que sera utilizada pela familia 718 e por um carro surpresa ainda nao revelado cujo palpite nosso e de um rival para o mclaren 720s e ferrari 488 na pratica ela e uma evoluçao da base do 991 mas introduzindo uma porcentagem muito maior de aluminio a porcentagem de aço na carroceria inteira caiu de 63% para 30% na 992 resultando em 11 7 kg a menos de elementos fabricados por extrusao e uma serie de avanços nos processos de soldagem colagem industrial e grafagem por roletes no processo de manufatura do monobloco resultando em 5% a mais de rigidez a torçao parece pouco mas a questao e que o 911 991 ja apresentava uma estrutura muito rigida na ordem de 40 000 nm/grau [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 222142 222143 ] em termos de dimensoes temos um cenario curioso em nome da dinamica e da inercia polar o entre eixos permanece nos curtos 2 45 m do 991 bem como a sua altura de 1 30 m mas para aumentar a aderencia lateral o carro ganhou eixos mais largos as bitolas cresceram 4 5 cm maior na frente e 3 8 cm atras essa assimetria com ganho maior na dianteira resulta numa tendencia de comportamento dinamico menos dianteiro ou mais neutro pela reduçao de transferencia lateral de peso no eixo frontal a consequencia imediata do ganho de bitolas e que a carroceria tambem ficou mais musculosa os para lamas cresceram 4 5 cm e os para lamas traseiros wide body 44 mm mais largos que antes eram exclusividade do 4s e do gts e agora estao presentes desde o 911 carrera mas em aluminio nao mais em aço por fim o para choque dianteiro acrescentou 2 cm ao balanço dianteiro por regulamentaçoes de proteçao aos pedestres em impactos o comprimento total do 911 992 passou para 4 51 m com tudo isso e mais a adoçao de varios recursos de tecnologia mesmo com monobloco mais leve o carro ganhou 45 kg apresentando massa total de 1 515 kg o design do 992 sofreu mudanças sutis e ao mesmo tempo impactantes salvo pela linha de caimento de teto um pouco mais arredondada pelos para lamas mais largos e pelo para choque dianteiro 2 cm mais comprido a silhueta do veiculo e basicamente a mesma as maiores diferenças externas estao nos arranjos da dianteira e especialmente da traseira em ambos os casos a pauta foi uma maior horizontalizaçao das linhas começando por tras a grande novidade sao as lanternas traseiras bem mais esguias e conectadas por um filete otico inteiriço homenagem aos 911 g series de 1973 a 1989 e que tambem atende a uma certa tendencia de design vide o bugatti chiron os emblemas tambem apresentam nova fonte retro a porçao inferior do para choque se tornou um bloco inteiriço que agrega as saidas de ar quente dos intercoolers os olhos de gato placa e saidas de escape [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 222404 222405 ] a asa traseira ganhou uma area efetiva 45% maior formando um arco bem mais largo ele apresenta funçao de air brake tambem aumentando o arrasto durante a frenagem e permitindo maior atuaçao dos freios traseiros outro elemento retro esta na grelha de arrefecimento com barras paralelas longitudinais fazendo uma leve mençao aos modelos da decada de 60 na dianteira temos a mesma filosofia da traseira os farois ficaram um pouco mais saltados nos para lamas buscando homenagear a era air cooled mas trazem uma tecnologia de matriz de leds 84 deles apresentando as luzes diurnas dentro do mesmo conjunto em forma de x lembrando de leve as fitas isolantes usadas nos carros de competiçao de antigamente o capo resgatou os angulos retos na junçao com o para choque e os vincos paralelos bem demarcados assinaturas visuais que marcaram os 35 primeiros anos de historia do 911 e a porçao inferior do para choque concentrou as persianas de arrefecimento ativas para reduçao do arrasto como no 991 2 radar e sensores e a placa de forma geral a dianteira ficou um pouco mais classica e menos agressiva ainda que tenha ficado mais muscular com os para lamas dianteiros visivelmente mais largos [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 222408 222409 ] na lateral a maior alteraçao foram as maçanetas que passam a ser embutidas e se projetam para fora no momento do acionamento como no jaguar f type aprimorando o escoamento aerodinamico e deixando a lateral mais limpa os espelhos retrovisores tambem estao mais esticados com suportes mais longilineos o teto traz uma silhueta um pouco mais arredondada com maior caimento e as rodas alem do novo desenho inspirado nas bbs e88 dos gt3 rsr de competiçao da decada de 90 sao as rodas do modelo azul abaixo ha outros modelos como opcionais agora sao assimetricas em diametro o classico arranjo staggered 20x8 5 na dianteira com pneus 245/35 e 21x11 5 pneus 305/30 na traseira o diametro maior atras ajuda a controlar a temperatura dos pneus tende a reduzir o sub esterço e aumenta a estabilidade direcional no passo de curva minha opiniao sobre o design externo confesso a voces que na apresentaçao do 911 992 em novembro do ano passado tinha ficado em duvida mas agora vendo o carro pessoalmente tenho a total certeza de que foi um senhor acerto ainda que vale a critica se tornou um carro mais dificil de se acertar a fotogenia a dianteira mais sobria e a traseira mais conceitual e ao mesmo tempo retro cairam como uma luva nesta nova geraçao e o interior entao ja falaremos dele motor traseiro cada vez mais para a frente a ideia de que o 992 e uma evoluçao do 991 2 esta bem presente em todo o conjunto mecanico vamos começar pelo motor que parte da mesma familia preservando bloco cabeçotes valvulas e sistema de lubrificaçao mas apresenta uma serie de modificaçoes importantes numeros 450 cv a 6 500 rpm 30 cv a mais e 54 kgfm entre 2 150 e 5 000 rpm zero a 100 km/h em 3 7 s 0 2 s mais rapido que o 991 2 e maxima de 308 km/h as turbinas agora apresentam simetria perfeita com o novo sistema de escape pois sao duas peças diferentes fabricadas de maneira espelhada na 991 2 usava se o mesmo part number rotacionado no lado do motorista os rotores do compressor e da turbina tambem cresceram o que deixou o pico de potencia 400 rpm mais tardio e ha uma nova wastegate eletrica ela segue operando com pressao maxima na casa de 1 2 bar e os intercoolers mudaram de posiçao nao ficam mais atras das rodas traseiras sendo reposicionados acima do motor veja fotos abaixo para receber o fluxo de ar vindo da tampa traseira ganhando 14% de eficacia na troca de calor [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 222132 222133 ] alem disso foram adotados bicos injetores piezoeletricos no lugar dos mecanicos apresentando maior responsividade e controle de fluxo com ate cinco injeçoes por ciclo de combustao; as valvulas de admissao apresentam abertura assimetrica para aumentar o efeito de tumble um vortice turbulento que resulta numa queima mais homogenea e eficaz no fluxo da mistura e ha novos pistoes que aumentaram sensivelmente a taxa de compressao de 10 1 para 10 2 1 por fim uma das mudanças mais importantes a nova posiçao dos coxins deslocados 16 8 cm para a frente antes havia uma travessa metalica instalada atras do motor na qual os coxins eram instalados nas laterais na imagem abaixo em amarelo agora os coxins do motor sao instalados nos cabeçotes resultando numa conexao muito mais curta e rigida com as longarinas por fim o novo cambio pdk 2 a caixa ficou bem mais compacta apresentando um novo arranjo distribuido em quatro arvores em vez de duas liberando o espaço para a integraçao com o motor eletrico do futuro 911 hibrido a transmissao passa a ser de oito marchas com a primeira marcha mais curta o que ajuda no zero a 100 km/h mais rapido mas com a nova oitava marcha reduzindo os degraus entre a sexta e a setima ou seja sem alongar o overdrive a turma dos remaps via cobb e afins ira gostar de saber da especificaçao de 800 nm de torque algo ja pensado para a entrada do motor eletrico por fim o pdk 2 traz uma integraçao tecnologica com o sistema de navegaçao permitindo que o cambio reduza sozinho com a aproximaçao de ladeiras ou curvas sem precisar ser reativo a açao dos freios manual de sete marchas la fora ja foi ventilado que vira respirem aliviados entusiastas da velha guarda conjunto dinamico evoluçao nos detalhes da mesma forma que o motor o projeto basico de suspensao e direçao do 992 e uma evoluçao e refinamento do 991 2 começando pela caixa de direçao que ganhou relaçao 11% mais agil 6% quando equipado com o opcional de eixo traseiro esterçante e foi recalibrada para filtrar menos e transmitir mais feedback do asfalto o carrera s ja vem equipado com os amortecedores porsche active suspension management pasm mas a novidade e que agora os amortecedores bilstein tdx apresentam cargas continuamente variaveis em vez de trabalhar com estagios especificos as molas que acompanham o pasm sao 10 mm mais baixas e ganharam 18% de carga na dianteira e 28% atras essa assimetria de maior carga na traseira reforça o caminho seguido pelo ganho assimetrico de bitolas 4 5 cm na frente e 3 8 cm atras buscar um balanço dinamico mais neutro e menos sub esterçante no passo de curva para quem busca uma tocada ainda mais refinada considere os opcionais de eixo traseiro esterçante e pdcc ja presentes na geraçao anterior no primeiro nascido originalmente nos modelos turbo e rs as rodas traseiras esterçam na direçao oposta dos pneus dianteiros em velocidades abaixo de 50 km/h ajudando em esquinas e manobras lentas e para o mesmo lado acima de 80 km/h gerando aceleraçao lateral ao mesmo tempo dos pneus dianteiros fazendo o carro apontar com mais decisao e de forma mais integrada na entrada de curva e bastante util para curvas tipicas de autodromo de media e media alta entre 50 e 80 km/h a direçao dos pneus traseiros ira variar de acordo com a interpretaçao da ecu com os dados colhidos dos sensores de direçao abs e acelerometros o outro opcional dinamico e o sistema de carga variavel das barras estabilizadoras o porsche dynamic chassis control pdcc que se resume a atuadores eletroidraulicos que substituem as bieletas tradicionais variando sua rigidez tanto na compressao quanto no retorno conforme a demanda no modo normal eles trabalham de forma relaxada liberando a movimentaçao da suspensao em direçao ou programaçao esportiva sua carga aumenta exponencialmente e de forma variavel o objetivo e conter ao maximo a rolagem de carroceria preservando a geometria de suspensao estavel especialmente a cambagem e ainda auxiliar no balanço dinamico entre sub e sobre esterço atuando de forma ativa uma novidade no 911 desta geraçao 992 e o wet mode uma programaçao dinamica especifica para tempestades ela inclusive e sugerida ao motorista quando sensores acusticos nas caixas de roda detectam a situaçao de chuva o wet mode altera completamente os parametros de sensibilidade de pedal de acelerador controle de estabilidade e reduz o bloqueio do diferencial no caso do 4s reprograma o diferencial central para transferir mais torque para as rodas dianteiras a grande diferença do wet mode para o modo normal com todas as assistencias ligadas e que no wet o volante e o rei se voce esterçar mais a ecu vai matar a potencia e operar as pinças de freio de forma independente para rotacionar o carro o resultado e uma sensaçao muito mais nos trilhos e com atuaçao dos assistentes mais ativa menos reativa nos freios temos algumas novidades graças a maior pressao aerodinamica da nova asa que incorporou a funçao de freio aerodinamico como nos classicos mercedes benz 300 slr da decada de 50 os discos traseiros puderam crescer 20 mm para 350 mm o mesmo diametro dos discos dianteiros sem duvida a distribuiçao de forças nas frenagens e um dos grandes trunfos dos 911 frente aos outros esportivos as pinças seguem as mesmas apresentando seis pistoes na dianteira e quatro na traseira vale ficar atento a uma opçao que ira surgir la fora em breve o pscb porsche surface coated brakes discos que apresentam uma camada de carbeto de tungstenio material extremamente duro que ainda tem como beneficio nao sofrer corrosao muito recomendado para a turma dos track days com a vantagem de custar uma fraçao dos sistemas de carbono ceramica a servoassistencia dos freios pela primeira vez e controlada eletronicamente nos 911 o objetivo desta mudança e ter uma melhor sensibilidade de pedal no futuro modelo hibrido pois sistemas de recuperaçao de energia cinetica sao conhecidos por deixar o pedal meio esquisito sensaçao on/off com atraso mas ja nos carros a combustao houve vantagem a porsche reduziu o curso do pedal melhorando sua sensibilidade isso tambem foi ajudado pelo novo pedal com estrutura 41% mais leve que buscou as tecnologias empregadas no 918 spyder o componente mistura aço fibra de carbono e plastico interior o conceito da cabine seguiu a mesma filosofia do design externo conceito horizontalizado e toques historicos o painel da geraçao anterior era verticalizado o console central onde fica a alavanca de cambio se projetava por cima do painel incorporando o sistema multimidia e as saidas de ventilaçao no novo design eles buscaram um painel plano e horizontal inspirado nas linhas do 911 g series 1973 a 1989 menos corvette divisao da cabine em dois cockpits e mais porsche classico o console central foi separado num elemento a parte que se projeta em direçao ao painel mas nao se sobrepoe ou se conecta fisicamente a ele o resultado e algo mais refinado e maduro o cluster de instrumentos sofreu grandes mudanças o conta giros agora e o unico instrumento analogico ganhando um copo mais raso e grafismo vintage reinterpretando as linhas dos modelos da primeira fase do 911 os demais instrumentos estao dispostos no mesmo arranjo tradicional cinco mostradores mas agora sao exibidos em duas telas de tft de 7 polegadas inclinadas em direçao ao motorista formando uma especie de bumerangue esse mix de analogico e digital alem de poder incorporar muito mais funcionalidades deu um toque de sofisticaçao quase conceitual ao painel outro ponto de enorme avanço foi o console central finalmente foi embora aquele arranjo com vinte e cinco mil botoes do mesmo tipo condensados entre a alavanca de cambio e o sistema de infotaiment os botoes estao divididos com clareza funçoes relacionadas a direçao em teclas suspensas estilo race car controles de ventilaçao a frente do seletor de cambio controles de climatizaçao do banco e do teto atras do seletor essa limpeza combinada ao painel de silhueta mais classica trouxe ao 992 um pouco do sabor da cabine da era air cooled reimaginada obviamente por fim o sistema de infotaiment com tela de 10 9 inverteu de posiçao com as saidas de ar ficando muito mais integrado a linha de carater do painel e sua usabilidade melhorou um universo [gallery type= grid link= file columns= 2 size= medium ids= 222467 222468 222469 222470 ] o seletor de marchas nos carros com cambio pdk com desenho similar a um barbeador braun foi estranhado por muita gente mas no momento em que comecei a usar o motivo para a mudança foi obvio por qual raio de motivo voce quer uma manopla de cambio com alavanca apenas para escolher entre p r n e d nao faz sentido e um peso morto desnecessario forma seguir a funçao e o ditado principal da porsche os bancos parecem os mesmos componentes de antes mas foram reprojetados perderam 3 kg no total estao 5 mm mais baixos e a porsche afirma que os apoios laterais foram reforçados contudo eu senti que o ganho de aceleraçao lateral do 992 me fez sentir falta de mais apoio lateral em algumas curvas do velo citta como e a tocada do 911 carrera s 992 uma das coisas que mais admiro e saboreio nos 911 e a caracteristica de ele precisar ate hoje de participaçao ativa do piloto para performar bem nao que seja um carro dificil de ser guiado pelo contrario mas quando voce esta proximo ao seu limite dinamico ele pede sim os seus caprichos e sempre foi assim ha mais de 50 anos os nine eleven requerem o uso de trail braking nas entradas de curva carregando uma leve pressao no pedal de freio no momento de aponta lo para dentro assim voce adiciona carga e consequentemente aderencia nos pneus dianteiros e a inercia do motor traseiro faz a sua parte presenteando o motorista com uma entrada de curva precisa e agil muito por conta tambem do entre eixos curto essa caracteristica segue presente no 911 992 use e abuse da tecnica nas duas primeiras curvas do velo citta mas a grande melhoria desta nova geraçao e que a dianteira esta mais decidida do que nunca graças ao ganho de bitola proporcionalmente maior na dianteira as molas proporcionalmente mais firmes atras ao motor deslocado mais para a dianteira e a caixa de direçao mais direta notou como e muita coisa trabalhada todas na mesma direçao assim se voce vir proximo ao limite ele vira nas quatro e se os pneus traseiros estiverem um pouco mais quentes ou seja com pressao mais alta a traseira pode vir querer se engraçar de leve pedindo um sutil contra esterço o complemento perfeito desta atitude nas entradas de curva e justamente outra caracteristica dinamica dos 911 controlar a atitude de guinada do carro com o acelerador na saida em nossa experiencia no velo citta nao foi permitido sequer ativar a programaçao esportiva do controle de estabilidade entao este pedaço da experiencia ficou faltando pois com o psm porsche stability management como eles chamam o controle de estabilidade no modo normal o 911 amarra bem o torque do motor nas saidas de curva e o cupe pedia mais motor nas saidas nao so para impulsiona lo com mais velocidade mas tambem para ajudar a traseira a abrir um sutil leque isso era fundamental especialmente nas saidas de curvas lentas e proximo ao ponto de tangencia de curvas de media como a curva da mata com carroceria e bitolas largas e uma dianteira mais decidida o balanço dinamico melhorou ainda mais ficando mais neutro em termos de performance esta claro que o carrera s e tao ou mais rapido que o gts 991 2 que ja era capaz de fazer tempos de volta similares ao gt3 em interlagos apenas com um bom remap escape admissao e pneus similares imagine o que esta por vir nos gts gt3 e gt2 da geraçao 992 por outro lado confesso que nao senti um ganho de empuxo significativo a melhoria de performance esta nas curvas nao nas retas a sensibilidade nos freios ja era algo extremamente elogiavel nos 911 e ficou ainda melhor com um pedal de curso mais curto e melhor de ser modulado com gentileza algo que me deixa embasbacado toda vez que piloto um 911 e a capacidade de frenagem como o motor esta la atras e com um centro de gravidade colado no chao os freios traseiros podem atuar com muito mais presença que o normal a pancada no freio e seca e a força de desaceleraçao e massiva o freio aerodinamico deve ajudar o carro a ficar ainda mais estavel em freadas extremamente velozes como a aproximaçao do s do senna em interlagos bottom line como dissemos la no começo a geraçao 991 2 ainda tinha muito suco para dar de forma que o 992 em termos de dinamica e recursos mecanicos se apresenta quase como um 991 3 uma continuidade evolutiva melhorando os indices de performance e neutralizando ainda mais o balanço dinamico como cereja do bolo um cambio ainda mais rapido e mais robusto como apresentaçao de produto o 992 traz um que mais retro e classico que pode nao ser unanimidade a dianteira mais sobria a traseira mais conceitual e a cabine mais madura e minimalista muito me agradou no contato olho a olho mas sabemos que alguns fas preferem o estilo mais arrojado e conservador do 991 2 ainda que muitas dessas opinioes foram fundamentadas em fotos ver os dois carros lado a lado nao me deixa margem para tentar defender a geraçao aposentada especialmente ao entrar na cabine do 992 e voltar para a do 991 2 mesmo com as telas de tft rodeando o conta giros o 992 passa muito mais uma atmosfera atemporal de porsche 993 para tras que o 991 que carrega os temperos da fase começada na geraçao 996 quando a base e boa evoluçao sem ruptura e tudo aquilo que voce poderia esperar a conclusao felizmente e obvia e previsivel o 911 992 e um solido passo adiante de um produto que ja era referencia faixa bonus todas as geraçoes do 911 neste evento de lançamento do 911 992 a porsche reuniu exemplares de coleçao de todas as geraçoes como nos ficamos ate o fim do dia tivemos a sorte de ve los nao apenas expostos mas indo para um ensaio fotografico na pista com alguns minutos antes da saida pude registrar estas imagens abaixo saboreiem sem moderaçao e fica a dica clique aqui e confira nossa materia mostrando em detalhes o crescimento dimensional do porsche 911 a cada nova geraçao abaixo porsche 911t da primeira safra modelo 1968 abaixo porsche 911 turbo o famoso 930 da fase g model abaixo porsche 911 turbo da geraçao 964 abaixo porsche 911 turbo geraçao 993 a ultima com motor arrefecida a ar abaixo porsche 911 turbo s geraçao 996 abaixo porsche 911 turbo s edition 918 spyder geraçao 997 abaixo porsche 911 50 jahre edition geraçao 991 1 e na sequencia o novo 911 carrera 4s geraçao 992
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