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Adeus, EJ20: uma coletânea matadora do boxer de dois litros da Subaru

No último Salão de Tóquio, que rolou há algumas semanas, a Subaru confirmou o que já era dado como certo: o motor EJ20, seu lendário motor boxer de dois litros, deixará de ser produzido em março de 2020. Encerra-se uma era que durou exatos 30 anos – o primeiro Subaru a usar o EJ20 foi o Legacy de primeira geração, em 1989. O boxer da Subaru, de forma geral, representa boa parte do apelo que os Subies têm junto aos fãs, e não é difícil de entender o motivo. Todo entusiasta aprecia a ideia de ter um carro que foge da norma vigente – no caso, a configuração dos cilindros, opostos e horizontais, em vez dos quatro-cilindros em linha que dominam (ou dominavam?) a indústria. A Subaru sabe disso, e faz questão de exaltar as qualidades dos cilindros opostos sempre que tem a oportunidade – centro de gravidade mais baixo; menor quantidade de vibrações; e, claro, o ronco característico, rouco e borbulhante, concedido pela ordem de ignição dos cilindros – 1-3-2-4, para quem não sabe.