no ultimo salao de toquio que rolou ha algumas semanas a subaru confirmou o que ja era dado como certo o motor ej20 seu lendario motor boxer de dois litros deixara de ser produzido em março de 2020 encerra se uma era que durou exatos 30 anos o primeiro subaru a usar o ej20 foi o legacy de primeira geraçao em 1989 o boxer da subaru de forma geral representa boa parte do apelo que os subies tem junto aos fas e nao e dificil de entender o motivo todo entusiasta aprecia a ideia de ter um carro que foge da norma vigente no caso a configuraçao dos cilindros opostos e horizontais em vez dos quatro cilindros em linha que dominam ou dominavam a industria a subaru sabe disso e faz questao de exaltar as qualidades dos cilindros opostos sempre que tem a oportunidade centro de gravidade mais baixo; menor quantidade de vibraçoes; e claro o ronco caracteristico rouco e borbulhante concedido pela ordem de igniçao dos cilindros 1 3 2 4 para quem nao sabe https //www youtube com/watch v=zcjr51w3ikc o motor ej20 em diferentes variaçoes foi empregado por uma infinidade de modelos da subaru nestas tres decadas em sua primeira configuraçao quando ainda era apenas naturalmente aspirado ele entregava 125 cv na versao com comando simples nos cabeçotes e 150 cv quando dotado de comando duplo ja em 1990 o ej20 demonstrava seu potencial para competiçoes com um turbocompressor ihi rhb52 vf15 operando a 1 6 bar um intercooler agua ar e outras modificaçoes realizadas pela prodrive a preparadora britanica que naquele ano passou a ser a equipe de fabrica da subaru no wrc o motor ej20 passava a nada menos que 300 cv e 40 kgfm de torque em 1993 com a chegada do primeiro impreza o motor ej20 seguiu em uso nos carros de rua e competiçoes estabelecendo se alia receita basica que permearia a trajetoria da subaru no wrc nas decadas seguintes naquele ano ainda com o subaru legacy colin mcrae conquistou a primeira vitoria do ej20 no wrc ficando em primeiro lugar no rali da nova zelandia https //www youtube com/watch v=yvh6qrhr82w com o motor ej20 a subaru conquistou tres titulos de construtores no wrc 1995 1996 e 1997 ; e tres no campeonato dos pilotos com colin mcrae em 1995 richard burns em 2001 e petter solberg em 2003 a subaru competiu com uma equipe de fabrica no wrc ate 2008 quando restriçoes orçamentarias obrigaram a empresa a encerrar o programa e nunca deixou de usar o ej20 no impreza de rali o mesmo motor sempre com 300 cv por exigencia do regulamento foi usado por tres geraçoes do impreza no wrc o motor ej20 foi usado no subaru legacy no outback e no forester alem e claro do impreza e de suas variaçoes wrx e wrx sti no caso deste ultimo restrito apenas ao japao visto que o wrx para outros mercados usava o ej25 de 2 5 litros entao era natural que o ultimo dos impreza com motor ej20 tenha sido feito no japao onde ele ainda sobrevive no wrx sti a subaru anunciou no mesmo salao de toquio o impreza wrx sti ej20 final edition como forma de despedir se do ej de dois litros em grande estilo [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 243052 243048 243051 243050 ] com a famosa combinaçao de pintura azul e rodas bbs douradas o final edition traz uma versao de 304 cv e 43 kgfm do ej20 mais potencia e torque que a versao do wrc nas decadas de 1990 e 2000 acoplado a uma caixa manual de seis marchas a traçao e integral claro com diferencial autoblocante as rodas de 19 polegadas escondem freios brembo e a subaru diz que o motor foi acertado de forma exclusiva para a serie limitada serao feitas 555 unidades em uma referencia obvia ao patrocinio da marca de cigarros state express 555 na decada de 1990 os interessados apenas no japao infelizmente poderao encomendar o seu ate dezembro nossa pequena homenagem vem a seguir uma coletanea de videos matadores com o ej20 godspeed *** https //www youtube com/watch v=2jibf2mgxdw sempre se ve videos de colin mcrae com o subaru impreza afinal foi com ele que o lendario piloto escoces conquistou seu titulo em 1995 mas o legacy rs que estreou o ej20 em competiçoes tambem tinha seu charme embora fosse um carro maior e mais quadrado neste video foram editados alguns dos melhores momentos de mcrae com seu legacy no tour de corse de 1993 que ele terminou na quinta posiçao https //www youtube com/watch v=emdxhv1hsjo aqui temos carlos sainz e colin mcrae no impreza wrc de 1995 ano do primeiro titulo da subaru na competiçao e tambem o primeiro e unico de mcrae voce vai reparar que em algumas cenas o numero 555 do patrocinador e substituido por parenteses pois as restriçoes contra propagandas de cigarros no automobilismo ja começavam a ganhar mais força https //www youtube com/watch v=zxklnggvfma quer um motivo legitimo para sentir inveja dos europeus por la sao comuns eventos onde os donos de carros de rali classicos podem acelerar a vontade como o rally legends em san marino la o youtuber 19bozzy92 teve a chance de filmar de perto o impreza wrc que petter solberg guiou no rali monte carlo de 2002; e o carro que richard burns conduziu no rali sanremo e no tour de corse de 2001 a partir do minuto 1 27 https //www youtube com/watch v=cyvn0cqypqq neste outro video vemos um impreza wrx blob eye segunda fase da segunda geraçao de 2002 a 2005 com um setup de preparaçao bastante direto com pistoes wossner e bielas zrp ambos forjados; turbocompressor operando a 1 4 bar; wastegate externa turbosmart de 38 mm; injetores de 550 cm³ vindos do sti e escape de 76 mm nao e preciso muito mais para fazer um ej20 soar bem muito bem https //www youtube com/watch v=cyk1_g_xrjm este outro projeto e totalmente diferente trata se do impreza com o qual o italiano mauro soretti disputa campeonatos de hillclimb e time attack por toda a europa e ele sabe o que faz conhecido na comunidade subarista como um dos grandes especialistas em preparaçao do motor ej ele extraiu mais de 600 cv do ej20 de seu gc8 https //www youtube com/watch v=inzy015cupa seguindo em direçao a algo completamente diferente temos aqui um toyota mr s a ultima geraçao do lendario mr2 equipado com um motor ej20 seu proprietario keita suzuki decidiu colocar o voxer no carro por conta do centro de gravidade mais baixo em um motor longitudinal originalmente o mr s tem um quatro cilindros em linha transversal com 280 cv de fabrica o ej20 tem exatamente o dobro da potencia do motor 1 8 original do esportivo toyota https //www youtube com/watch v=sqqgszzi6dg falando em toyota e em engine swap voce deve saber que os gemeos subaru brz e toyota 86 usam um boxer de dois litros mas nao o ej20 e sim o fa20 criado especificamente para o toyobaru mas em 2012 para competir na categoria gt300 da super gt a subaru technica international preferiu recorrer ao bom e velho ej20 aproveitando sua longa experiencia com o motor no wrc ate mesmo sua potencia e semelhante 300 cv acompanhados de 45 6 kgfm de torque https //www youtube com/watch v=wxiivbn740k agora se voce quer ver algo diferente mais na linha engineering porn assista a este video trata se da remontagem de um motor ej20 de um subaru xt all stock o barato e que foi usado um microfone estereo de alta definiçao o que proporciona uma experiencia auditiva bem imersiva e relaxante com fones de ouvido https //www youtube com/watch v=1biddl3ozky mas vamos voltar aos extremos aqui temos um ej20 com kit stroker para 2 1 litros turbo precision 60/62 operando a 2 bar de pressao coletor de admissao process west e escape de titanio tomei expeme ti de acordo com a mediçao no dino o carro tem 816 cv nas rodas e o ronco faz jus aos numeros https //www youtube com/watch v=vmhbsppn0lo por fim nao poderiamos deixar de destacar o impreza gc8 de jj o vovo gearhead que apareceu em um episodio de dezembro de 2018 do flatout midnight o carro recebeu todo o conjunto mecanico do impreza wrx spec c de segunda geraçao motor cambio de seis marchas e diferencial https //www youtube com/watch v=5m31buwdtvc o motor recebeu novos injetores novas flautas de combustivel e um turbo maior mas jj nunca aferiu os numeros para ele o comportamento do carro e os pegas que ele ja ganhou falam por si
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