mais um dia mais um post a respeito da tesla cybertruck seria isto exatamente o que elon musk quer que um site brasileiros para entusiastas de bastante espaço para uma picape eletrica bem provavelmente nao mas ele conseguiu de fato a imprensa automobilistica ainda esta tentando compreender o que musk pretende com o design radical de sua primeira picape e e por isso que hoje faremos uma analise mais profunda baseada no que se vem falando a seu respeito o aspecto numero um que se nota na cybertruck nao e apenas o design em si que a esta altura ja foi destrinchado por meio mundo mas tambem a forma como este design foi recebido ame ou odeie e uma frase feita ja batida mas descreve perfeitamente o impacto da tesla cybertruck depois de sua apresentaçao os acionistas nao parecem ter gostado muito visto que as açoes da tesla cairam em pelo menos 4% desde que a picape foi apresentada o que alguns economistas acreditam ter sido motivado pela gafe dos vidros inquebraveis que se quebraram durante uma demonstraçao de resistencia https //www youtube com/watch v=udxr5rbq_vg o publico porem parece ter sido receptivo musk afirmou no twitter que mais de 146 000 encomendas foram feitas mediante depositos reembolsaveis de us$ 100 nos dois dias seguintes a apresentaçao hoje este numero ja passou dos 200 000 a grande quantidade de pessoas interessadas porem tem jeito de histeria early adopter muita gente deve ter aproveitado o valor baixo e a possibilidade de reave lo simplesmente para entrar na onda ainda que nao duvidemos da seriedade destas pessoas afinal a verdade e que elon musk conseguiu a façanha de apresentar a cybertruck dar diversas informaçoes chave e ainda deixar muita coisa nao esclarecida por enquanto a enorme duvida que fica e afinal a tesla cybertruck e tao insana quanto parece ou ela e genial e quem critica nao entendeu ate que faz sentido embora seja dificil de acreditar parece que existem de fato algumas vantagens praticas na forma como a tesla cybertruck foi concebida ainda que boa parte do que se fala a seu respeito seja fruto de analises externas dada a pequena quantidade de dados concretos que a tesla divulgou ate agora existem algumas noçoes na industria automobilistica que sao imutaveis uma delas e a de que quanto mais simples e desprovido de detalhes complexos e um design mais barato ele e de produzir com a picape da tesla e evidente que este conceito foi levado ao extremo como ja comentamos antes alias utilitarios como o jeep willys mb o land rover defender classico e o mercedes benz classe c ainda que tivessem publicos e preços diferentes eram bons exemplos desta maxima o que a cybertruck faz e levar este conceito a outro nivel todas as chapas pelo que se ve sao totalmente planas sem quaisquer dobras ou linhas de carater restando apenas o aspecto geral da picape para causar uma impressao em quem a ve uma impressao forte diga se farois e lanternas que se limitam a barras horizontais nas arestas dianteira e traseira reforçam esta linguagem de design utilitaria ao extremo mas ao mesmo tempo futurista e conceitual de acordo com a analise do site clean technica voltado exclusivamente aos carros eletricos a silhueta em forma de triangulo tambem tem outras funçoes uma delas e aumentar a rigidez estrutural mesma razao pela qual as chapas de aço da cybetruck sao tao epessas com 3 mm cada uma quando geralmente a espessura usada na industria fica abaixo de 0 9 mm segundo a tesla elas sao iguais as que serao utilizadas na espaçonave starship que sera construida pela spacex a companhia aeroespacial de elon musk o empresario alias disse que as chapas sao tao resistentes que quebrariam uma prensa hidraulica normalmente usada pela industria para o clean technica com o perfil em forma de triangulo os ocupantes sao empurrados mais para o centro do veiculo o que os protege de impactos frontais e traseiros o centro de massa da picape tambem fica mais centralizado o que se traduz em estabilidade e menor risco de tombamento aerodinamica outra questao crucial a ser levantada sobre o design da cybertruck e sua aerodinamica por um lado a carroceria desprovida de curvas causa uma pessima primeira impressao neste aspecto em especial pela area frontal gigantesca e elevada por outro lado a silhueta em forma de cunha na dianteira e na traseira tem seus lados positivos o engenheiro aeroespacial justin martin publicou em suas redes sociais uma simulaçao aerodinamica computadorizada feita com uma renderizaçao em 3d da tesla cybertruck algo como um teste em tunel de vento virtual martin deixou bem claro que o modelo tridimensional foi construido com base em videos e fotografias de multiplos angulos usando calculos e alguma adivinhaçao para tentar reproduzir as formas da picape da forma mais fiel possivel ele tambem esclareceu que deixou de fora propositalmente o coeficiente de arrasto cx pois o formato dos para lamas rodas e pneus que afeta bastante esta medida nao e preciso o bastante o resultado do estudo porem e surpreendente a aerodinamica da cybertruck parece muito melhor do que seu pefil quadradao sugere a 100 km/h a superficie enorme e lisa da dianteira mantem o fluxo aerodinamico sobre a picape muito suave sem turbulencias ha certa precipitaçao depois do vinco superior onde acaba o para brisa e começa a inclinaçao da caçamba mas esta precipitaçao parece ser causada pelas colunas a sao as linhas amarelas ao lado e acima da picape mas note como elas sao desviadas para cima acompanhando a linha traseira a uma distancia consideravel enquanto um fluxo mais suave em verde segue rente a cobertura traseira da caçamba que alias e tao ampla que pode acomodar uma placa de energia solar algo que ja esta em consideraçao pela fabricante embora sejam dados promissores justin lembra que eles tambem sao especulativos e sujeitos a variaçoes em relaçao aos testes que imaginamos foram realizados pela propria tesla os contrapontos da mesma forma que alguns enxergam pontos positivos no design ha quem tambem veja algumas desvantagens uma das pessoas e o designer luis veiga famoso por seus projetos na volkswagen falando sobre o design em si ele teceu ponderaçoes interessantes em suas redes sociais embora tenha elogiado os aspectos positivos ele ressaltou que a profusao de superficies planas em chapa de aço sem pintura fazem com que certas areas da picape reflitam como espelhos alem disso nao ha elementos que nao podem faltar em um carro bem desenhado como superficies pega luz dobras e vincos e isto mata qualquer traço de personalidade obrigando o desenho a valer se do exotismo e da ousadia sem muita profundidade por ultimo as superficies planas causam vibraçoes intensas o que tambem explica a espessura das chapas tecnicamente ainda ha algumas inconsistencias na aparente estrategia empregada pelos engenheiros um elemento interessante que ajudaria a garantir rigidez e tornaria o design da tesla cybertruck menos 32 bits seria o uso de chapas corrugadas soluçao muito bem conhecida pela citroen nas decadas de 1950 e 1960 chapas corrugadas poderiam ser bem menos espessas e leves e evitam outro problema citado por veiga vibraçoes em excesso se as formas retilineas reduzem o custo de fabricaçao teoricamente esta economia e afetada pelo uso de mais materia prima por conta das chapas mais espessas necessarias para manter a rigidez em superficies lisas tao amplas entao resta imaginar que o design retilineo ao limite e proposital e parte do conceito se elon musk quer vender ao mundo uma picape ousada como a cybertruck simplesmente porque curte o visual ele pode mas nesse caso a pergunta e outra a tesla cybertruck vai ser assim mesmo o site americano the verge foi quem levantou esta bola seria a tesla cybertruck uma sofisticada manobra publicitaria sera mesmo que ela vai ser produzida assim embora seja uma especulaçao baseada na persona de elon musk em cima de um palco o palpite do the verge nao e tao absurdo assim para eles houve uma disparidade muito grande entre a revelaçao da tesla cybertruck em comparaçao aos outros eventos de lançamento eles dizem que musk nao explicou a picape dizendo apenas informaçoes numericas que a colocam inicialmente em uma posiçao favoravel para enfrentar as outas full size vendidas nos eua como a ford super duty e a chevrolet silverado na verdade sua capacidade para rebocar mais de 6 300 kg na versao mais potente a coloca em vantagem imediata ate mesmo um preço bem razoavel a partir de us$ 39 000 foi dado nada foi dito porem sobre como a tesla cybertruck ira entregar quanta força nada de numeros de potencia ou torque apenas a autonomia de ate 800 km na versao mais cara mas sem dizer a capacidade das baterias o peso do veiculo o posicionamento dos motores nada e quase como se as metas ja estivessem sido estabelecidas mas os meios de alcança las nao especialmente considerando as chapas mais espessas e pesadas que certamente causarao prejuizos a suposta autonomia os dados divulgados foram suficientes porem para convencer milhares e milhares de pessoas a depositar us$ 100 para a tesla e caso elas mudem de ideia quando mais detalhes forem divulgados o dinheiro sera devolvido e uma estrategia de marketing brilhante boa para acumular numeros bonitos e relativamente segura agora se voce e relativamente familiarizado com a internet deve saber sobre o futuro filme live action do sonic e sobre como o primeiro design considerado estranho e humanoide demais ao ser apresentado meses atras foi trocado por algo mais parecido com o que se via nos games e provavel que a pressao dos fas pela rede tenha sido responsavel mas teoricos da conspiraçao ja falaram que na verdade o plano era este desde o inicio causar um choque inicial e gerar buzz e depois ouvir o clamor popular e entregar o que todo mundo diz querer https //www youtube com/watch v=3ls5g6bsnxo e se a tesla cybertruck for o sonic live action das picapes eletricas mudando na versao final para ficar mais palatavel os teoricos da conspiraçao certamente dirao a mesma coisa e nao seria tao surpreendente assim vindo de elon musk
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.