uma critica recorrente por parte de uma parcela de entusiastas em relaçao ao porsche 911 diz respeito a suas dimensoes de 1963 ate hoje absolutamente todos os carros cresceram mas alguns acreditam que o nine eleven poderia ter se mantido bem mais esbelto em suas quase seis decadas de vida ja falamos sobre este assunto em um post de 2016 hoje vamos nos aprofundar nesta questao ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] a foto abaixo e uma das imagens mais utilizadas quando o assunto e a evoluçao do porsche 911 um classico de 1963 e um exemplar da geraçao passada a 991 lado a lado ambos na mesma cor ela mostra que sim definitivamente o porsche 911 se manteve fiel a receita original na medida do possivel ao mesmo tempo em que incorporava novos recursos e caracteristicas para acompanhar a evoluçao do automovel e se manter competitivo de cara repare que a altura dos carros e praticamente identica e o time de engenheiros da porsche merece credito por isto mesmo com as limitaçoes inerentes ao layout de motor traseiro que prejudica o equilibrio dinamico natural do carro comparado a um arranjo central traseiro o 911 segue como o benchmark para esportivos de diferentes faixas de preço do carrera ao turbo s passando pelos insanos gt2 e gt3 e obvio que o porsche 911 cresceu bastante em 56 anos o que e perfeitamente compreensivel como ja dissemos isto aconteceu com todos os carros no caso do 911 muito do ganho de dimensoes tem a ver com o aumento no desempenho de cara os pneus cada vez mais largos e aderentes exigiram bitolas cada vez mais generosas o que automaticamente tornou a carroceria mais larga depois o aumento de potencia levou a necessidade de um entre eixos mais longo a fim de manter o carro controlavel em velocidades mais altas a partir da decada de 1980 outro fator entrou em jogo a preferencia do publico por carros mais confortaveis e equipados levou o 911 a crescer para ganhar espaço interno e conforto alem disso a partir da decada de 1990 as exigencias cada vez mais rigidas para absorçao de impacto em caso de colisao ou atropelamentos tambem fizeram seu papel os engenheiros precisaram levar em consideraçao zonas de deformaçao programada e outros recursos que tambem ocupam espaço e levam ao aumento de dimensoes mas afinal quanto o 911 cresceu ao longo de suas oito geraçoes e o que decidimos responder neste post para isto catalogamos as dimensoes e peso de todas as geraçoes incluindo as diferentes fases dentro de cada uma delas usamos como referencia o 911 basico e comparamos cada uma das geraçoes com a imediatamente anterior e com a primeira nesta ordem o formato da tabela e o seguinte dimensao x xxx un + xx un | + xx un parece complicado mas nao e o primeiro numero e corresponde a dimensao de cada geraçao comprimento altura largura e entre eixos em milimetros e peso em kg os numeros entre parenteses representam em ordem o aumento em relaçao a geraçao anterior e em relaçao as dimensoes originais primeira geraçao em todas as geraçoes tomamos como referencia a versao mais basica cupe com traçao traseira e cambio manual e nao consideramos versoes especiais de alta performance como os ja citados gt2 e gt3 que podem ter dimensoes diferentes por questoes tecnicas reduçao de peso e componentes aerodinamicos por exemplo entao sem mais delongas vamos aos fatos e numeros porsche 911 classic a porsche considera parte da geraçao classica do 911 os carros fabricados entre 1963 e 1973 foi o carro que estabeleceu a formula original com um flat six arrefecido a ar pendurado na traseira e inaugurou a silhueta basica que o nine eleven conserva ate hoje a versao basica usava um motor de dois litros e 130 cv no ano do lançamento as dimensoes dos primeiros modelos sao as seguintes comprimento 4 291 mm largura 1 700 mm altura 1 300 mm entre eixos 2 211 mm peso 1 080 kg porsche 911 classic fase 2 e g series 1969 1988 em 1969 a porsche realizou as primeiras modificaçoes no projeto alem de adotar um motor maior de 2 2 litros 2 195 cm³ com potencia entre 125 cv e 180 cv dependendo da versao o entre eixos foi ligeiramente aumentado para melhorar a estabilidade do carro em alta velocidade deslocando o eixo traseiro para tras em alguns milimetros sem aumentar as demais dimensoes entre 1972 e 1973 o 911 classic passou a usar um motor de 2 4 litros na verdade 2 341 cm³ arredondados para cima com potencia entre 130 cv e 190 cv em 1973 foram adotados os novos para choques de impacto obrigatorios em todos os carros novos vendidos nos eua a partir daquele ano e o 911 entrou na chamada g series a porsche conseguiu integrar muito bem as novas peças ao visual original do 911 incorporando um mecanismo retratil que ficava oculto sob coifas nas extremidades dos para choque notavelmente quase todas as dimensoes do carro incluindo o peso da versao basica se mantiveram constantes ate 1988 quando foi lançada a geraçao 964 exceto pelo ja citado aumento no entre eixos comprimento 4 291 mm largura 1 700 mm altura 1 300 mm entre eixos 2 268 mm + 57 mm peso 1 080 kg porsche 911 964 1988 1993 a verdadeira segunda geraçao do porsche 911 foi lançada em 1988 como modelo 1989 o chamado 964 manteve o monobloco original assim como grande parte dos componentes da carroceria segundo a porsche 85% dos componentes do 964 eram diferentes da geraçao anterior esteticamente porem a maior diferença eram os para choques mais arredondados e melhor integrados a carroceria curiosamente o 964 ficou cerca de 50 mm mais estreito na versao basica as versoes mais potentes como o 911 turbo ficaram mais largas e tambem perdeu alguns milimetros no comprimento graças aos novos para choques ja o aumento no peso foi substancial com as ja citadas modificaçoes estruturais para garantir mais segurança aos ocupantes e pedestres em caso de acidente o motor do modelo basico tinha 3 6 litros e entregava pelo menos 250 cv comprimento 4 250 mm 41 mm | 41 mm largura 1 651 mm 49 mm | 49 mm altura 1 318 mm + 18 mm | +18 mm entre eixos 2 272 mm + 4 mm | + 61 mm peso 1 375 kg + 295 kg | + 295 kg porsche 993 1994 1998 a geraçao 993 e o auge do 911 arrefecido a ar e foi a ultima a manter o monobloco original ainda que com alteraçoes significativas no design em especial na dianteira o carrera basico adotou um motor 3 6 de 272 cv que pela primeira vez vinha de serie com cambio manual de seis marchas ja a suspensao traseira ganhou um novo arranjo multilink com componentes de aluminio e subchassi o que tornou a traseira mais controlavel e ajudou a reduzir o peso do carro em 5 kg comprimento 4 260 mm +10 mm | 31 mm largura 1 735 mm + 84 mm | + 35 mm altura 1 311 mm 7 mm | + 11 mm entre eixos 2 272 mm 0 mm | + 61 mm peso 1 370 kg 5 kg | + 290 kg porsche 996 1997 2004 a geraçao 996 trouxe a mudança mais radical na historia do 911 a adoçao de um novo motor arrefecido a agua o motor aircooled era algo quase anacronico na segunda metade da decada de 1990 e sem a adoçao de radiadores seria impossivel na epoca ao menos aumentar sua potencia de forma a nao comprometer sua durabilidade ao mesmo tempo a porsche promoveu uma mudança sensivel na identidade visual do carro trocando os iconicos farois redondos com peças de formato irregular inicialmente emprestadas do porsche boxster medida tomada por questoes de custo que nao foi bem recebida pelos donos no entanto atualmente o porsche 996 vem caindo no gosto dos entusiastas e colecionadores por oferecer desempenho consistente a um preço mais acessivel que as outras geraçoes o 996 tambem foi o primeiro a usar um monobloco completamente novo a adoçao do sistema de arrefecimento liquido inevitavelmente adicionou alguns quilos ao 911 mas o uso de materiais mais leves ajudou o peso do carro a diminuir em vez de aumentar por outro lado os carros fabricados entre 2002 e 2004 eram ligeiramente mais largos para acomodar bitolas maiores o 911 carrera 996 basico tinha um motor de 3 6 litros com 320 cv sendo capaz de ir de zero a 100 km/h em 4 9 segundos e com maxima de 286 km/h comprimento 4 320 mm +60 mm | + 29 mm largura de 1998 a 2001 1 765 mm + 30 mm | + 65 mm / de 2002 a 2004 1 770 mm + 35 mm | + 70 mm altura 1 306 mm 5 mm | + 6 mm entre eixos 2 352 mm + 80 mm | + 141 mm peso 1 317 kg 53 kg | + 237 kg porsche 997 2005 2011 para a sexta geraçao do 911 a porsche aperfeiçoou a receita do anterior e devolveu a ele os farois redondos classicos o 997 foi o ultimo dos 911 com motor projetado por hans mezger engenheiro responsavel por todas as geraçoes do flat six ate entao ele traz a peculiaridade de ter dois entre eixos diferentes dependendo da versao o modelo basico que e o que estamos considerando neste guia tinha 2 360 mm algumas versoes porem com o o carrera s o carrera 4 e o turbo tinham 10 mm a menos no entre eixos ou seja 2 350 mm embora seja uma diferença pequena as versoes de entre eixos mais curto sofriam menos com o momento polar de inercia na pratica mudavam de direçao mais rapido nas curvas o novo motor de 3 6 litros tinha 325 cv e era capaz de levar o carrera 997 de zero a 100 km/h em 4 8 segundos com maxima de 290 km/h comprimento 4 425 mm + 105 mm | + 134 mm largura 1 808 mm + 38 mm | + 108 mm altura 1 300 mm 6 mm | 0 mm entre eixos 2 360 mm + 8 mm | + 149 mm peso 1 395 kg + 78 kg | + 315 kg porsche 991 2012 2018 ainda fresca na nossa memoria a geraçao 991 do 911 trouxe um novo aumento no entre eixos substanciais 90 mm o aumento se deveu a um novo transeixo com encaixes reposicionados para os semi eixos possibilitando que as rodas fossem recuadas em 76 mm em relaçao ao motor e melhorando a distribuiçao de peso ate 2015 o carrera 991 utilizava um motor naturalmente aspirado de 3 4 litros com 350 cv capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 4 8 segundos na segunda fase a 991 2 fabricada a partir de 2016 foi adotado um novo flat six biturbo de tres litros e 370 cv baixando o 0 100 km/h para 4 6 segundos comprimento 4 491 mm + 66 mm | + 200 mm largura 1 808 mm 0 mm | + 108 mm altura 1 303 mm +3 mm | + 3 mm entre eixos 2 450 mm + 90 mm | + 239 mm peso 1 435 kg + 40 kg | + 355 kg porsche 992 2019 e chegamos ao presente o porsche 911 992 que visualmente ficou mais parecido com os classicos mas trouxe novidades como o painel digital e a carroceria alargada em todas as versoes nao apenas nos modelos de traçao integral com isto algumas dimensoes externas aumentaram bem como o peso do carro no entanto vale lembrar que o porsche 992 basico ainda nao foi apresentado apenas as versoes s e 4s mais potentes e disponiveis apenas com transmissao pdk atualizaremos este post com os numeros do carrera basico assim que o carro for lançado comprimento 4 519 mm + 28 mm | + 228 mm largura 1 852 mm + 44 mm | + 152 mm altura 1 300 mm 3 mm | 0 mm entre eixos 2 450 mm 0 mm | + 239 mm peso 1 515 kg + 80 kg | + 435 kg carrera s
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