voce provavelmente ja viu a foto acima e certamente ja ficou louco com as coletaneas de backfires disponiveis no youtube se nao viu nenhuma delas provavelmente lembra dos carros turbo da formula 1 nos anos 1980 cuspindo fogo nas reduçoes de marcha as chamas disparadas pelo escape sao um dos efeitos mais admirados pelos entusiastas — quem consegue resistir a um carro que cospe fogo pelo escape e a materializaçao visual da sensaçao de potencia e velocidade — um carro que cospe fogo como os foguetes que chegam ao espaço — e tambem uma representaçao simbolica muito forte do poder que experimentamos diante de um carro potente e veloz mas o simbolismo do fogo tem dois lados ao mesmo tempo em que representa poder ele tambem significa destruiçao o que diferencia este significado o controle do fogo chamas expelidas por tubos parecem controladas diferentemente do fogo que se alastra quando a mangueira da direçao hidraulica se rompe sobre o coletor de escape o controle do fogo levou a especie humana a um novo patamar de evoluçao pelo poder que nos conferiu com ele passamos a enxergar no escuro a nos esquentar no inverno a nos proteger de predadores com mais eficiencia de uma forma analoga o controle do fogo em um motor — o backfire — tambem nos levou a um novo patamar pelo poder conferido para entender essa filosofia barata de garagem vamos explicar o que e o backfire e sua versao oposta o afterfire o que e afterfire afterfire e o que chamamos popularmente de backfire e quando parte a mistura ar combustivel nao e queimada na camara de combustao e acaba chegando ao sistema de escape gerando aquelas chamas que tanto nos fascinam mas como isso acontece a eficiencia do motor de combustao depende da proporçao ideal entre combustivel e comburente esta razao entre ambos e conhecida como estequiometria no caso da gasolina por exemplo a razao ideal e 14 partes de ar comburente para cada parte de gasolina combustivel ou 14 1 caso a proporçao de ar seja maior que a ideal teremos uma mistura pobre se a proporçao de ar for menor que a ideal — normalmente pelo excesso de combustivel — a mistura sera rica esse conceito e fundamental para entender como ocorre o afterfire ou afterburn em situaçoes nas quais a mistura ar combustivel esta muito rica a queima acontece de forma incompleta resultando em combustivel residual este combustivel residual e expelido da camara de combustao junto com os gases resultantes da queima e acaba chegando ao coletor de escape como a temperatura do escape e superior a 500ºc ou 800ºc em carros de corrida esse combustivel acaba queimado ali mesmo resultando em pequenos estouros ou ate mesmo nas admiradas chamas expelidas pelo escape [youtube id= fvanlgow54 width= 620 height= 350 ] o afterfire pode acontecer ocasionalmente quando o motorista alivia o acelerador fechando subitamente a borboleta de admissao e interrompendo o fluxo de ar que faria a mistura com o combustivel injetado/dosado pelo sistema de combustivel com isso a mistura fica momentaneamente rica e o combustivel queima no escape mas o afterfire pode ser provocado propositalmente por algumas razoes a mais conhecida delas e para minimizar o lag do turbo — algo que foi muito utilizado pelos carros do wrc e da formula 1 nos anos 1980 como voce deve saber se nao sabe leia aqui o turbocompressor depende dos gases de escape para acionar uma turbina que transfere seu movimento a um compressor que ira pressurizar o ar a ser admitido pelo motor em uma corrida quando o piloto esta com o pe embaixo os gases de escape passam quase continuamente pela turbina produzindo a pressao de trabalho do turbo mas quando o piloto alivia o pe o fluxo de gases e reduzido drasticamente fazendo a turbina girar mais devagar e consequentemente produzindo menos compressao do ar admitido ao retomar a aceleraçao os gases de escape voltam a fluir rapidamente pela turbina mas ela precisa de alguns instantes ate voltar a sua velocidade ideal na qual o compressor ira pressurizar o ar admitido esses instantes entre a retomada da aceleraçao da turbina/compressor e a pressurizaçao do ar admitido e o que chamamos de turbo lag para minimizar ou eliminar o turbo lag e preciso manter a turbina/compressor girando em sua velocidade ideal ou proximo dela os carros de f1 modernos fazem isso com eletricidade ao aliviar o acelerador a turbina continua girando pois seu eixo esta conectado a um motor eletrico mas nos anos 1980 a soluçao para manter a turbina girando nas frenagens e desaceleraçoes foi justamente usando o afterfire os carros que ja usavam injeçao eletronica adotavam um mapeamento que enriquecia a mistura propositalmente para que parte do combustivel chegasse nao queimada ao escape assim quando o acelerador era aliviado nas frenagens e/ou trocas de marcha o combustivel chegava ao coletor de escape onde era queimado pela altissima temperatura os gases dessa queima no escape afterfire assim mantinham a velocidade da turbina em situaçoes nas quais ela normalmente perderia velocidade nos carros modernos de rua o afterfire tambem e um efeito colateral de um sistema de proteçao do motor como a maioria dos motores injetados dos carros de passeio funcionam em rotaçoes baixas e medias — entre 1 200 e 3 500 rpm — o mapeamento de injeçao mantem a mistura ar combustivel em sua relaçao ideal para otimizar o consumo de combustivel ha um sensor de posiçao de borboleta conectado a ecu do motor para que a unidade de controle saiba a intençao do motorista se a borboleta esta parcialmente aberta em posiçao constante a ecu adota este mapeamento de economia de combustivel que normalmente usa a leitura de um outro sensor posicionado no escape para saber se a mistura esta rica ou pobre e o sensor de oxigenio ou sonda lambda com base na leitura deste sensor a ecu consegue saber pela quantidade de oxigenio nos gases de escape se e preciso injetar mais ou menos combustivel mas quando voce afunda o acelerador para ganhar velocidade/potencia a ecu recebe o sinal do pedal que e eletronico e adota um outro mapeamento que ignora a leitura da sonda lambda/sensor de oxigenio inicialmente isso e necessario porque embora a leitura da sonda seja instantanea ela so acontece apos a queima do combustivel entao ha um intervalo de tempo consideravel entre a injeçao de combustivel e a leitura da sonda se a injeçao de combustivel for insuficiente para o ar admitido pela borboleta totalmente aberta o motor ira trabalhar com a mistura pobre isso e extremamente perigoso para os componentes internos do motor em altas rotaçoes pois a mistura pobre pode detonar antes da igniçao o que pode superaquecer os pistoes alem disso a mistura pobre tambem aumenta a temperatura da camara de combustao pois o combustivel injetado ajuda a resfriar a camara antes da igniçao [youtube id= s7hplwvbplg width= 620 height= 350 ] por essa razao o mapeamento adotado em situaçao de borboleta aberta preve um excesso de combustivel na mistura — uma mistura rica portanto — para impedir o risco de quebra do motor pelo superaquecimento como consequencia este combustivel acaba indo parar no coletor de escape onde estoura e resulta naqueles pipocos que ouvimos durante as trocas de marcha isso e especialmente notado nos motores turbo de injeçao direta que trabalham com alta compressao e misturas pauperrimas em velocidades constantes e o backfire backfire e uma expressao surgida antes dos motores de combustao mais precisamente quando surgiram as primeiras armas de fogo quando o disparo sai pela parte de tras da arma em vez de sair pelo cano fala se que houve backfire uma expressao correspondente em portugues e sair pela culatra sendo culatra a parte posterior do cano da arma [youtube id= l21dji4qchs width= 620 height= 350 ] se voce considerar que tiro que saiu pela culatra e um disparo que aconteceu na direçao errada ja entendeu o que e o backfire do motor quando a combustao acontece no coletor de admissao em vez da camara de combustao ou coletor de escape como isso pode acontecer por duas razoes principalmente se o ajuste do ponto de igniçao estiver errado a centelha pode ser disparada com a valvula de admissao aberta enquanto a mistura e admitida ocasionando a combustao no coletor por essa razao o backfire e mais comum nos carros carburados os sistemas eletronicos usam sensores para determinar quando a centelha e disparada permitindo ate mesmo a interrupçao da igniçao em caso de falha do cilindro o backfire contudo pode acontecer em motores com gerenciamento eletronico se voce conectar os cabos de vela na ordem errada por exemplo a sincronia da igniçao sera alterada e a centelha sera disparada no momento errado a outra razao e por falha mecanica uma valvula torta ou uma sede de valvula desgastada pode fazer a combustao escapar para o coletor de admissao diferentemente do afterfire o backfire e tao indesejado quanto um tiro que saiu pela culatra nos carros carburados o backfire pode derreter o filtro de ar ou queimar a parte interna do capo nos injetados existe o risco de danificar os componentes da admissao como valvulas injetoras juntas e vedaçoes
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