o ar nao ferve o argumento da volkswagen para justificar a ausencia de um sistema de arrefecimento liquido no fusca e nos outros modelos da familia nunca deixou de ser verdadeiro de qualquer forma a volks nao foi a unica fabricante na historia do automovel a dispensar o radiador e o fluido na hora de resfriar o motor sendo assim pouco depois de falar sobre os carros com motor traseiro que nao sao volkswagen ou porsche chegou a hora de falar sobre os carros com motor arrefecido a ar que nao sao volkswagen ou porsche porque lembre se o motor dos primeiros porsche era derivado do projeto da vw era tudo em familia mas antes de começar precisamos explicar como funciona um motor arrefecido a ar [youtube id= ojtcn2dfbk0 width= 620 height= 350 ] em um motor de arrefecimento liquido o responsavel por resfriar o motor e o fluido que circula pelos dutos de arrefecimento do bloco e do cabeçote do motor recebendo o calor dos componentes e o dissipando no radiador que transfere o calor para a atmosfera nos motores com arrefecimento a ar o processo e bem mais simples o ar circula diretamente sobre os componentes quentes do motor extraindo o calor deles e o despejando diretamente na atmosfera por isso muitos motores arrefecidos a ar trazem aletas de metal chamadas dissipadores de calor a ideia e aumentar a superficie sobre a qual o ar atua e consequentemente a eficiencia do arrefecimento no caso do boxer arrefecido a ar da vw o ar e admitido para dentro da capela onde uma ventoinha faz o papel de circular o ar e resfriar o motor um radiador de oleo tambem fica la pois o lubrificante tambem absorve o calor dos componentes e auxilia no processo ao abandonar o sistema de arrefecimento liquido o motor ganha em simplicidade e perde peso razao principal para que a volkswagen optasse pelo arrefecimento a ar no motor do fusca e e por isto que por exemplo as motos mais baratas ainda contam com motores arrefecidos a ar eles sao mais leves mais simples e mais baratos entao vamos dar uma olhada em outros carros que tiveram motores arrefecidos a ar fora os oferecidos pela volkswagen e pela porsche tatra a fabricante tcheca tatra fundada em 1850 começou a produzir automoveis em 1897 e por muito tempo apostou nos motores arrefecidos a ar saca so o tatra 11 de 1923 era um carro pequeno e barato que usava um flat 2 de 1 1 litro o tatra 603 por sua vez foi um carro de luxo com motor na traseira e visual bastante peculiar movido por um v8 de 3 5 litros e 99 cv ja os tatra projetados por hans ledwinka na decada de 1930 guardavam muita semelhança com o que viria a se tornar o volkswagen fusca no visual e na concepçao mecanica que consistia em um motor boxer na traseira todos estes eram arrefecidos a ar bem como aquele que foi o ultimo carro de passeio fabricado pela tatra o 700 que foi produzido entre 1996 e 1999 e tambem tinha um v8 de 3 5 litros na traseira arrefecido a ar trabant o trabant carro que se tornou simbolo da queda do muro de berlim tambem usou um motor arrefecido a ar durante boa parte de sua vida quando o carro foi lançado em 1957 o motor era um dois tempos de dois cilindros em linha que deslocava 500 cm³ para entregar 18 cv e simples ao extremo tinha apenas cinco partes moveis mais tarde em 1962 o deslocamento aumentou para 600 cm³ e a potencia para 23 cv [youtube id= 8ysum8weivs width= 620 height= 350 ] foi so em 1991 que o trabant adotou o arrefecimento liquido quando sua fabricante a veb sachsenring fez um acordo com a volkswagen para que a companhia fornecesse motores mais modernos com quatro cilindros e 1 1 litro de deslocamento iguais aos usados no polo da epoca zaz zaporozhets os zaz zaporozhets forma uma serie de veiculos urbanos produzidos na ucrania entre 1960 e 1994 e ao longo destes 34 anos sempre foram movidos por motores arrefecidos a ar que ficavam na traseira a primeira geraçao lançada em 1960 e batizada de 965 era um projeto feito com base no fiat 600 e lembrava bastante o italiano em suas formas um detalhe crucial porem era que o fiat 600 usava um motor arrefecido a agua nem todos sabem disso enquanto o zaporozhets tinha um motor v4 arrefecido a ar de 746 cm³ e 23 cv [youtube id= myxwbs8wuoi width= 620 height= 350 ] o zaporozhets 965 foi produzido ate 1969 e conviveu por alguns anos com seu sucessor o 966 introduzido em 1966 embora a plataforma fosse a mesma o zaporozhets 966 tinha um visual completamente diferente com carroceria de tres volumes e carroceria que lembrava uma versao em escala do chevrolet corvair o motor tambem era maior agora deslocando 1 2 litro o motor v4 entregava 40 cv isto garantiu ao zaporozhets relativa longevidade ele so deixou de ser produzido em 1994 fiat 500 e 126 lançado em 1957 o fiat 500 classico era o fusca italiano carroceria com linhas para la de simpaticas quatro lugares preço baixo e um motor arrefecido a ar na traseira um dois cilindros de 479 499 ou 594 cm³ a receita acertou na veia e o 500 foi um dos carros mais populares de seu tempo na italia mesmo com apenas 13 cv na versao de 479 cm³ na real a pouca potencia nao era um problema tao grande caso voce fizesse mesmo questao de acelerar com uma ajudinha da preparadora austriaca abarth que logo se tornou a preparadora de fabrica da fiat o 500 se transformava em um carro de corrida bastante competente os carros preparados por carlo abarth tinham motor com deslocamento ampliado para 595 ou 695 cm³ alcançando pouco menos de 40 cv claro ainda e pouco mas e quase o triplo da força original ja o fiat 126 lançado em 1972 nao foi tao popular assim na italia ele era em essencia um fiat 500 com uma carroceria mais quadrada cujas formas lembravam uma versao em escala do 127 este o hatchback que deu origem a nosso conhecido fiat 147 o que nao significa que ele vendeu pouco na europa ate 1977 o 126 teve mais de 1 3 milhao de unidades vendidas se contarmos a produçao polonesa que durou ate o ano 2000 pela divisao polski fiat este numero salta para 4 6 milhoes de unidades chevrolet corvair o corvair pode ser considerado o fusca da chevrolet e nao apenas porque seu objetivo era combater os carros importados que ja começavam a invadir o territorio americano na decada de 1960 o que incluia o fusca mas por sua propria concepçao mecanica tal como o besouro o chevrolet corvair tinha um motor boxer refrigerado a ar na traseira — porem com seis cilindros como o porsche 911 de 1963 e assim como a familia a ar da volks o chevrolet teve diversas opçoes de carroceria cupe seda conversivel perua furgao e picape estao entre elas o visual era discreto para a epoca porem carismatico e o motor super turbo air de 2 3 litros tinha 80 cv ou 95 cv e garantia desempenho mais do que aceitavel para um modelo de entrada apesar do nome nenhum deles era equipado com turbocompressor citroen 2cv e gs/gsa o citroen 2cv era conhecido como guarda chuva sobre rodas dada a simplicidade extrema de seu projeto a carroceria usava chapas planas de metal corrugado para as laterais e portas e havia diversos componentes que eram encaixados e nao parafusados [youtube id= yk1ls4fihpk width= 620 height= 350 ] suas linhas arredondadas eram bastante peculiares e o motor na dianteira era arrefecido a ar um flat 2 que podia deslocar entre 375 cm³ e 602 cm³ com potencia entre 9 cv e 29 cv a traçao tambem era dianteira e a força era levada as rodas atraves de uma caixa manual de quatro marchas o outro citroen com motor arrefecido a ar foi o gs o compacto foi fabricado entre 1970 e 1986 ao longo de uma unica geraçao ainda que uma reestilizaçao tenha sido promovida em 1979 quando o carro passou a se chamar gsa e aproveitando conceitos introduzidos anos antes com o citroen ds tornou se referencia de modernidade no segmento de entrada europeu ele ficava entre o 2cv e o ds e tinha um flat 4 arrefecido a ar que era em essencia composto por dois motores de 2cv um atras do outro [youtube id= gs5jqyxancc width= 620 height= 350 ] o motor podia deslocar entre um litro e 1 3 litro e entregava algo entre 55 cv e 61 cv a carroceria poderia ser seda de quatro portas hatchback de quatro portas perua de quatro portas ou furao van de duas portas sempre de dois volumes honda 1300 produzido entre entre 1969 e 1973 o honda 1300 era um seda de motor dianteiro que foi concebido desde o inicio para ter um motor arrefecido a ar o sr soichiro honda era bem claro quanto ao que pensava ja que nos motores arrefecidos a agua e o ar quem resfria o fluido por que nao descomplicar as coisas e fazer com que o ar arrefeça o motor desde o inicio o motor de 1 3 litro podia ter apenas um carburador e 99 cv ou quatro carburadores e 115 cv era diferente da maioria dos motores com arrefecimento a ar porque em vez de contar apenas com a ventilaçao natural promovida pelo carro em movimento tinha um sistema com ventoinhas que ajudava a admitir o ar fresco para dentro do cofre e expulsar o ar aquecido que era usado para aquecer o habitaculo [youtube id= w1onf6mmsnm width= 620 height= 350 ] em 1970 a honda adicionou uma carroceria cupe de duas portas e aspecto mais esportivo tres anos depois em 1973 o carro deu lugar ao honda 145 que tinha um motor arrefecido a agua de 1 45 litro e injeçao de combustivel o mercado nao recebeu o modelo muito bem e o 145 deixou de ser fabricado em 1974 pouco antes do lançamento do primeiro honda civic
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