FlatOut!
Image default
Car Culture Top

Air is cool: os carros com motor arrefecido a ar que não são Volkswagen nem Porsche

"O ar não ferve". O argumento da Volkswagen para justificar a ausência de um sistema de arrefecimento líquido no Fusca (e nos outros modelos da família) nunca deixou de ser verdadeiro. De qualquer forma, a Volks não foi a única fabricante na história do automóvel a dispensar o radiador e o fluido na hora de resfriar o motor. Sendo assim, pouco depois de falar sobre os carros com motor traseiro que não são Volkswagen ou Porsche, chegou a hora de falar sobre os carros com motor arrefecido a ar que não são Volkswagen ou Porsche – porque, lembre-se, o motor dos primeiros Porsche era derivado do projeto da VW. Era tudo em família. Mas antes de começar, precisamos explicar como funciona um motor arrefecido a ar. Em um motor de arrefecimento líquido, o responsável por resfriar o motor é o fluido que circula pelos dutos de arrefecimento do bloco e do cabeçote do motor, recebendo o calor dos componentes e o dissipando no radiador, que