ate bem pouco tempo atras se voce quisesse ver como e um motor por dentro seria preciso recorrer a aulas tecnicas no senai a oficina do mecanico da familia ou a algum manual tecnico dificil de encontrar pensando bem as coisas eram dificeis a ponto de nao haver sequer fotos mais detalhadas de carros dos sonhos a primeira vez que eu vi os bancos do mclaren f1 por inteiro foi ha pouco mais de dez anos isso depois de passar metade da decada de 1990 inteira sonhando com o carro [gt40 content search= aircooled widget= 1 title= aircooleds no gt40 ] e por isso que nao consigo deixar passar em branco estes time lapses de reconstruçao de motores que volta e meia aparecem na internet eles parecem banais afinal um time lapse se faz em qualquer celular e a internet esta cheia de fotos de motores abertos fechados inteiros estourados secos e molhados mas sao verdadeiras aulas de como funcionam os carros como sao essas maquinas maravilhosas que ajudam a humanidade a andar mais rapido e mais longe ja vimos por aqui a reconstruçao de um flat 12 da porsche e de um v8 small block da chevrolet agora e a hora de vermos algo mais mundano mais proximo da nossa realidade e certamente conhecido por muitos de voces o flat 4 da volkswagen o bom e velho motor de fusca e produzido no brasil primeiro veja o time lapse depois começamos a ver cada detalhe do boxer [youtube id= s3cmpjjuj2w width= 620 height= 350 ] agora sim começando pelo começo com o motor ainda preso ao chassi nessa imagem acima e possivel ver exatamente o motor pendurado na traseira como se diz por ai e por que ele esta realmente pendurado preso por uns poucos parafusos a essas duas travessas que passam abaixo do cambio de onde saem as semi arvores que giram as rodas e claro ao cambio abaixo o motor ja no suporte por este angulo vemos a tampa de valvulas o coletor de admissao o coletor de escape e o sistema de ar quente essa peça enferrujada por baixo do motor conectada a aranha do escape a desmontagem começou com a remoçao do carburador que abriu espaço para a remoçao da bobina de igniçao em seguida e a vez do distribuidor da correia do dinamo e agora começando a desmontar o coletor de admissao note que ele e dividido em tres partes as curvas que se conectam ao cabeçote e o duto plano com o suporte do carburador em seguida os mecanicos retiram a capelinha que e essa caixa preta atras do motor ela e uma caixa de ventilaçao na qual ha uma ventoinha movida pelo dinamo ou seja sua velocidade varia de acordo com a velocidade do motor que direciona o ar para os cilindros ajudando no arrefecimento ali dentro tambem fica o radiador de oleo que tambem ajuda no arrefecimento do motor que fica exposto depois que a caixa e removida estas capas pretas sobre os cilindros ajudam a direcionar o ar da ventoinha para a parte de cima dos cilindros a parte de baixo fica exposta ao fluxo de ar sob o carro e tambem agua poeira lama a polia do virabrequim do fusca move apenas o dinamo e a ventoinha nele acoplada mas o virabrequim tambem move o comando de valvulas como veremos mais adiante sem ela e sem as capas o motor fica assim na foto acima podemos ver a posiçao das velas os dutos de admissao os dois na parte de cima e o duto de escape do cilindro na parte da frente; o cilindro posterior tem um duto identico na mesma posiçao aqui podemos ver que o motor do fusca tem o bloco dividido em duas partes e que os cilindros nao sao embutidos nele em vez disso eles ficam literalmente prensados entre o bloco e o cabeçote aqui temos os dutos de admissao e as velas e as porcas dos prisioneiros do cabeçote sim a tampa de valvulas e presa por um arco sem ela temos os balancins e as molas de valvula expostos removidos os balancins podemos ver as varetas de acionamento das valvulas uma delas a ultima da direita esta escondida atras de um prisioneiro na imagem abaixo elas sao removidas pelo cabeçote e depois o proprio cabeçote e removido começando a revelar os cilindros e aqui estao eles soltos e com os quatro prisioneiros atravessando suas bordas veja tambem a cabeça plana do pistao praticamente no ponto morto superior sendo um boxer seu cilindro oposto tambem esta nessa posiçao para remover os cilindros basta puxa los agora o outro lado que revela a parte de baixo do motor nestes quatro tubos passam as varetas de acionamento das valvulas o oleo que lubrifica o cabeçote tambem volta para o bloco por ali sem os cilindros os pistoes ficam expostos eles nunca entram no bloco e por isso que em ingles o flat 4 da vw nao tem um block apenas um crankcase algo como capa do virabrequim virando o motor e hora de mexer no sistema de lubrificaçao essa tampa preta com seis porcas e um parafuso central e a tampa da peneira de oleo o parafuso e o bujao ali dentro tambem fica o pescador da bomba de oleo que fica na frente do bloco abaixo dessa tampa preta que aparece na foto acima nos carros com motor em linha ou em v voce remove os pistoes junto com as bielas soltando as bielas do virabrequim pela parte de baixo do motor no boxer da volks nao como o virabrequim fica dentro do bloco e os cilindros sao destacados voce remove primeiro os pistoes das bielas e depois as bielas do virabrequim sim essta escrito brazil no bloco agora com os pistoes removidos e hora de abrir o bloco ele e formado por duas metades quase identicas e simetricas la dentro temos o virabrequim na parte de cima da imagem as bielas ainda presas a ele e o comando de valvulas na parte inferior com a engrenagem maior na ponta e e justamente ele o primeiro a ser removido depois e a vez do virabrequim com as bielas e agora ele ja pode sair do suporte e ir para a bancada onde serao removidos os prisioneiros agora vem a remoçao das bielas e aqui tudo desmontado agora o passo seguinte e retificar os componentes desgastados como os mancais do virabrequim e as sedes das valvulas especificamente neste caso os cilindros nao serao retificados pois a reconstruçao do motor envolveu a troca do bloco e dos cilindros e tambem do escape sai o velho bloco brasileiro entra em cena o bloco de aluminio auto linea/empi as bielas retificadas sao recolocadas no virabrequim retificado e tudo vai para o bloco depois e a vez do comando de valvulas com ele no lugar a outra metade do bloco e preparada para o fechamento os tuchos de valvulas sao colocados no lugar esses discos com um fluido roxo por cima e o mecanico passa uma pasta seladora que serve como junta a metade e assentada e o bloco finalmente e fechado depois os prisioneiros sao recolocados e em seguida os cilindros com pistoes aqui outra peculiaridade do boxer vw o pistao e encaixado parcialmente no cilindro pois ainda precisa ser preso a biela em motores em linha ou em v ele e colocado pelo topo do cilindro porque as bielas se prendem ao virabrequim exposto pelo carter aberto aqui o pistao e colocado no cilindro ate seus aneis entrarem na camisa depois o pino o prende na biela e so entao o cilindro e encaixado com os cilindros no lugar e a vez do cabeçote e das capas dos tuchos/varetas os balancins sao os proximos agora o distribuidor de igniçao a bomba de oleo na mao do mecanico o radiador de oleo a bomba de combustivel o tubo de abastecimento de oleo as capas do sistema de ventilaçao dos cilindros e os coletores de admissao agora a polia do virabrequim volta para o lugar peneira do oleo e tampa do carter sao recolocados note tambem a capa do sistema de ventilaçao dos cilindros o sistema de ar quente e recolocado a ventoinha e recolocada no dinamo e ambos sao afixados a capelinha a admissao e o suporte do carburador sao montados a capelinha vai para seu lugar agora o carburador o sistema novo de escape a bobina de igniçao o filtro de ar e os cabos de igniçao aqui a parte de tras do motor que nao haviamos visto ate agora podemos ver a ventoinha o volante do motor e os dutos do sistema de ventilaçao forçada/aquecimento entao a embreagem e instalada e aqui esta o motor pronto para ser recolocado no fusca [gt40 content rule= 1 widget= 1 ]
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