na semana passada encostei meu carro de uso diario para uma merecida revisao de 150 000 km ele ira ganhar preventivamente novos rolamentos no cambio as engrenagens estao perfeitas depois desse tempo todo embreagem e atuador novos novas juntas retentores de valvulas caixa de direçao e aproveitando que o motor foi removido uma nova corrente de comando nao e facil imitar irv gordon mas no fim vale a pena como voce deve imaginar tudo isso nao e uma troca de oleo que se faz em uma hora na manha de domingo e por isso neste exato momento meu carro esta pendurado no elevador protegendo o subchassi dianteiro quase vazio apoiado em quatro cavaletes infelizmente a vida nao espera o carro ficar pronto para continuar e por isso descolei um outro carro para a rotina diaria de rodovia academia escola supermercado e afins um fusca itamar 1995 usar um fusca como carro diario em 2015 nao e exatamente uma excentricidade muita gente faz isso por opçao ou falta de mas se voce pensar por um instante estamos falando de um carro idealizado no fim dos anos 1930 ha praticamente 80 anos e que permaneceu essencialmente o mesmo durante todo o tempo em que foi produzido por aqui ainda que este seja um modelo de apenas 20 anos o fusca era algo anacronico em 1995 — era muito mais resultado de uma mistura de lobby da fabricante com a admiraçao pelo modelo por parte do presidente itamar franco do que uma alternativa real para carro popular cara esse negocio ficou legal demais quem tem mais de 30 anos lembra claramente em 1993 durante um periodo de instabilidade na industria automotiva brasileira o presidente itamar franco assinou a reduçao do ipi para simbolicos 0 1% para carros compactos com motor de ate 999 cm³ mas havia uma brecha feita sob medida para o fusca e a kombi que permitia a isençao do imposto para motores de maior cilindrada se eles fossem arrefecidos a ar e foi assim a que a volkswagen voltou a produzir o fusca entre 1993 e 1996 bbs antes da moda #choraboy obviamente o retorno do fusca foi polemico os fas do modelo comemoraram a volta de um carro simples e barato de manter mas aqueles que esperavam ver a industria brasileira modernizada e carros mais tecnologicos e seguros foram criticos ardorosos do modelo na epoca bob sharp hoje editor do site auto entusiastas e notorio admirador do modelo escreveu uma materia na revista quatro rodas intitulada 10 motivos para voce nao comprar um fusca fazia todo sentido em 1993 o brasil começava a receber os carros mais modernos do planeta graças a chegada dos importados muitos dos quais acabariam instalando fabricas por aqui ter o fusca de volta e exatamente como ele era em 1974 ano de lançamento do 1600s com carburaçao dupla era simplesmente um retrocesso [gallery columns= 5 link= file ids= 41320 41322 41323 41325 41324 ] hoje apos a febre dos classicos o fusca e quase sempre um carro para curtir uma tarde ensolarada de domingo um encontro com os amigos no clube ou no posto ou mesmo uma simples mudança de ares durante a semana pouca gente usa o velho besouro como unico carro da familia em todos os 365 dias do ano mas isso nao significa que seja impossivel e apenas peculiar por isso decidi compartilhar com os leitores minha experiencia de sete dias seguidos com o itamar 95 23 354 km e nenhum dos problemas que voce acha que todo fusca tem no primeiro dia foi preciso pegar o jeito para a partida a ultima vez que usei um carro carburado no dia a dia foi ha quase 10 anos era uma dupla autolatina formada por uma pampa l 1993 e um voyage gl 1990 dois carros de concepçao bem mais moderna que o fusca e por isso tambem mais faceis de lidar pe apoiado de leve no acelerador bato a chave e o ronco rasgado do 1600 de carburaçao dupla começa a ecoar pela garagem tres aceleradas suaves e progressivas foram suficientes para estabilizar a lenta na hora de iniciar a marcha a re procuro o retrovisor direito e entao lembro que em 1995 eles nao eram obrigatorios o jeito e esticar o pescoço a manobra para apontar o carro na direçao da rua ocupa bem mais espaço do que estou acostumado meu a160 tem 3 49 m de comprimento e diametro de giro de 10 metros o fusca precisa de um metro a mais — parece pouco mas e o mesmo do jetta tsi na saida da garagem ainda sobre o piso de pedra britada lembrei que o fusca pode ser divertido ou arisco se voce afundar o acelerador em marcha baixa a traseira desliza para o lado sem esforço mas isso tambem pode ser um inconveniente debaixo de chuva e sobre o asfalto molhado para quebrar o gelo com os outros dois terços da minha familia no primeiro dia comecei contando a historia do fusca que ele foi encomendado por um cara nao muito legal e precisava viajar a 100 km/h ter espaço para bagagem e transportar dois adultos e tres crianças com algum conforto assim peguei a estrada e mantive 80 km/h e uma boa distancia dos carros da frente nota se voce gesticula enquanto conversa com o passageiro eu faço isso prepare se para muitas dedadas no para brisa ele nao fica a mais de 10 cm do topo do volante e esta a apenas 40 cm do seu precioso nariz se voce nunca dirigiu um carro antigo sugiro que faça o seguinte digite seu nome no teclado do seu notebook e depois tente fazer o mesmo em uma maquina de escrever parece a mesma coisa mas nao e o fusca em especial usa direçao com setor e rosca sem fim que nao e exatamente precisa — para desviar de um buraco e preciso virar bem mais o volante do que na direçao hidraulica do seu moderninho os freios nao tem servo assistencia — a força deles e a força da sua perna e para piorar alguem teve a ideia nao muito brilhante de colocar discos na dianteira leve e manter os tambores na traseira pesada como resultado voce nao consegue modular a frenagem com precisao e em caso de emergencia voce fatalmente ira arrastar os pneus dianteiros para nao matar o cachorrinho que cruzou a sua frente em um segundo o carro nao esta parando no segundo seguinte as rodas estao travadas mas so as dianteiras nem mesmo a transferencia de peso para a frente alivia as rodas de tras a turma da ferrugem ja esta acostumada com cambios de quatro marchas mas quem so tem experiencia em carros modernos tera que reaprender a usar as marchas lembra que voce debochava dos americanos nao saberem usar cambio manual prepare se para o choque de realidade voce tambem pode nao saber no fusca a quarta marcha e bem longa e voce acaba usando somente segunda e terceira na cidade aquelas reduçoes que voce faz instintivamente no seu carro moderno de cinco marchas nao vao funcionar aqui outra impressao que voce tera somente a bordo de um carro antigo como o fusca e o desespero que os demais motoristas tem ao avistar a possibilidade de ficar atras do besouro eles farao o possivel e o impossivel para entrar na sua frente mesmo que voce seja mais rapido que eles mesmo que voce ja esteja razoavelmente rapido esta no subconsciente dos motoristas fuscas sao lentos e atrapalham o transito faça o possivel para nao ficar atras de um voltando ao uso diario no meio da semana foi preciso ir ao supermercado como o carro nao era meu e conhecendo o historico de roubos de fuscas na cidade achei melhor ficar esperando dentro do carro nao e dificil roubar um fusca voce quebra o vidro do quebra vento abre a porta arranca os fios da igniçao fecha o circuito e vai embora por outro lado o quebra vento talvez tenha sido a maior perda na evoluçao dos carros o vento que entra no carro capturado pelo vidro cruzado e uma das melhores sensaçoes que se tem ao volante — alem claro do fator nostalgico uma pena que isso nao exista mais dizem que onde tem um sempre tem outro nao e na hora de guardar as compras elas ficam bem acomodadas no porta malas dianteiro chegar ao chiqueirinho e um pouco dificil especialmente se voce tem 1 85 m de altura e nao ha muito espaço la tudo bem se voce levar somente dois passageiros mas com o banco traseiro todo ocupado voltar para casa com as compras vai exigir a colaboraçao de todos embora seja um motor antigo consegui rodar cerca de 9 5 km/l em percurso misto com carburadores modificados e minha tocada de carro injetado com jeito voce consegue economizar mais acelerando somente o necessario e quando necessario afinal nao ha um computador para variar a quantidade de combustivel injetado e a economia depende apenas do seu pe no fim a experiencia de usar o fusca durante a semana foi muito mais interessante do que eu imaginava em um carro mais apertado mais antigo e mais lento e sem gadgets para te distrair voce acaba prestando muito mais atençao na maquina e naquele filme projetado nas janelas alem disso a simpatia que as pessoas tem pelo besouro e ainda mais notada quando voce esta no banco do motorista as crianças sorriem alguns adolescentes acham muito loco mano e os mais velhos conseguem expressar suas lembranças do carro com um simples olhar ninguem faz cara feia para quem chega de fusca
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