ja dissemos duas ou tres vezes mas vamos repetir o alpine a110 foi um dos lançamentos mais bacanas de 2017 sua carroceria retro nos agradou muito; sua dinamica pelo que andamos vendo por ai e espetacular; e sua concepçao mecanica com motor quatro cilindros turbo cambio de dupla embreagem traçao traseira e contemporanea e eficiente sem numeros superlativos e sem perfumarias desnecessarias e uma pena que a alpine nao atue no brasil [gt40 content search= renault widget= 1 title= renault no gt40 ] agora ao lembrar da alpine os carros mais lembrados sao justamente o a108 e o a110 classicos dos anos 60 e 70 que se tornaram os maiores icones da marca o a108 foi produzido no brasil sob licença como willys interlagos o a110 seu sucessor foi o carro que venceu a primeira ediçao do wrc o campeonato mundial de rali em 1973 mas a historia da alpine e muito mais rica do que isto a companhia foi fundada em 1955 e fabricou automoveis ate meados da decada de 90 por mais que o a110 seja um carro incrivel e injusto lembrar apenas do classico que o inspirou por isso decidimos falar dos outros carros que a alpine fez e pode apostar eles era tao legais quanto o a108 e o a110 a historia da alpine e relativamente recente em comparaçao a outras fabricantes europeias famosas a marca foi fundada em 1954 e sua relaçao com a renault começou quando o fundador da alpine jean redele começou a fazer sucesso em competiçoes com seu renault 4cv preparado o 4cv foi fabricado pela renault entre 1947 e 1961 e foi vendido no brasil por aqui por causa de seu motor na traseira ficou conhecido como rabo quente redele dono de uma oficina mecanica em dieppe no litoral norte da frança começou a disputar ralis em 1950 ele escolheu o renault 4cv em parte por falta de opçao pois ao lado do extremamente frugal 2cv ele era um dos poucos carros franceses que ainda eram fabricados depois da segunda guerra mundial mas justiça seja feita sendo um carro leve com traçao traseira e dotado de suspensao robusta o 4cv era de fato a melhor escolha para os ralis na visao de redele e ele tambem tinha as manhas de preparar o quatro cilindros em linha de 0 7 litro o mecanico piloto e entusiasta modificava suspensao e freios aumentava a potencia do motor e trocava o cambio original de tres marchas por uma caixa de cinco marchas entre outras melhorias foi o suficiente para conseguir resultados expressivos em competiçoes como a mille miglia famosa corrida de longa duraçao disputada em estradas italianas e a coupe des alpes copa dos alpes que era parecida com a mille migla porem realizada em estradas dos alpes franceses a106 o primeiro alpine a cereja do bolo veio pouco depois ainda no inicio dos anos 50 para ficar mais competitivo redele decidiu dar ao 4cv uma nova carroceria de aluminio mais leve e aerodinamica ao ver que o carro chamava a atençao por onde passada e sempre questionado sobre a possibilidade de fabricar mais carrocerias sob encomenda o jovem frances decidiu investir na ideia por suas participaçoes na coupe des alpes internacionalmente conhecida como alpine rally redele batizou sua marca como alpine o chamado alpine a106 seu primeiro modelo era o resultado dos experimentos com carrocerias de aluminio sobre a mecanica do renault 4cv seu nome tambem era inspirado pela renault os numeros de homologaçao do 4cv pelas autoridades de transito francesas eram 1060 1062 e 1063 ja o perfil da carroceria cupe lembrava a versao fechada do porsche 356 ainda que com proporçoes um pouco mais verticais havia contudo uma diferença em vez de aluminio a carroceria do a106 era de fibra de vidro o cupe foi apresentado em 1955 ao ceo da renault pierre dreyfus no patio da fabrica da marca francesa nos arredores de paris na verdade eram tres carros um vermelho um branco e um azul as cores da bandeira da frança redele buscava apoio da renault para competir com os carros e assim aumentar o interesse do publico ao mesmo tempo em que demonstrava a capacidade da mecanica renault por sorte redele ja era um cara bem relacionado no meio os cupes foram fabricados pela chappe et gessalin carrozzeria que foi uma das primeiras a trabalhar com fibra de vidro na frança e financiados pelo sogro de redele charles escoffier que era dono de uma grande concessionaria renault isto facilitou as coisas para a alpine em seus primeiros anos e para ajudar o a106 teve uma campanha de lançamento bastante eficaz se dar bem nas competiçoes com participaçoes em provas de longa duraçao e ralis regionais incluindo um podio na mille miglia de 1956 o a106 gerou buzz entre os entusiastas e ainda deu a alpine a chance de aperfeiçoar o projeto assim quando o a106 finalmente começou a ser vendido ao publico em 1957 ja havia a disponibilidade de equipamentos opcionais vindos direto do automobilismo como a suspensao traseira mille miles com quatro amortecedores [youtube id= nt0wagl7yga width= 620 height= 350 ] apresentado ao publico no salao de paris daquele ano o alpine a106 tinha o mesmo motor quatro cilindros de 747 cm³ do renault 4cv com versoes de 21 cv 30 cv ou 43 cv dependia do tipo de carburador e da taxa de compressao apesar da potencia baixa o a106 era um carro muito leve com apenas 540 kg e bastante agil com isto o carro foi relativamente bem nas vendas considerando que era produzido sob encomenda 630 exemplares foram fabricados entre 1957 e 1961 quando o a106 saiu de linha alpine a108 e a110 os icones o desenvolvimento do alpine a108 começou pouco depois da apresentaçao do a106 ao presidente da renault e os dois foram lançados juntos no salao de paris de 1957 o a108 era um carro maior e mais potente feito com componentes do renault dauphine que tambem foi vendido no brasil e usava os mesmos motores de 845 e 904 cm³ com potencia de 37 cv e 53 cv respectivamente o desenho do carro era muito mais maduro e cheio de personalidade graças ao trabalho do projetista giovanni michelotti da carrozzeria michelotti que tambem trabalhou com ferrari maserati e lancia o alpine a108 era um cupe de dois lugares com motor traseiro e tinha como trunfo a suspensao independente com molas helicoidais nas quatro rodas o que tornava sua dinamica ainda mais afiada ainda mais pelo curto entre eixos de apenas 2 100 mm o chassi era do tipo espinha dorsal com subchassis dianteiro e traseiro para acomodar motor e suspensao [youtube id= woumepiz3j8 width= 620 height= 350 ] em 1960 foram lançadas duas novas versoes de carroceria um conversivel e um cupe 2+2 com entre eixos 60 mm mais longo chamado gt4 do qual menos de 100 exemplares foram feitos em 1962 a108 começou a ser fabricado no brasil sob licença pela willys overland o famoso willys interlagos cujo maior rival era o vw karmann ghia o alpine a108 continuou em linha ate 1965 convivendo com seu sucessor o a110 que foi lançado em 1961 seu sucesso foi determinante para que a alpine adquirisse certa autonomia mas a relaçao com a renault continuava importantissima para suas atividades embora o estilo de ambos fosse semelhante o a110 tinha linhas mais marcadas e era um carro maior pois o motor era maior e precisava de mais espaço no começo era um quatro cilindros de 1 1 litro e 95 cv mas ao longo dos anos diversas versoes com motor 1 1 1 3 1 5 e 1 6 foram utilizadas esta ultima era o motor cleon da renault que foi aproveitado pela ford no projeto do motor cht usado no corcel e no escort [youtube id= md5laqe4nzm width= 620 height= 350 ] e foi com o motor 1 6 alimentado por dois carburadores weber para entregar 125 cv que o a110 ficou como titulo da primeira ediçao do campeonato mundial de rali o wrc em 1973 novamente com versoes cupe 2+2 e conversivel o a110 foi fabricado ate 1977 sendo um dos modelos mais longevos da alpine voce pode ler mais sobre o a108 o a110 e o willys interlagos aqui a310 a nova cara da alpine ja em 1971 a alpine apresentou o salao de genebra o a310 sucessor do a110 o carro mostrava preocupaçao em seguir as tendencias esteticas que vinham com a nova decada era um carro mais baixo com formas mais retilineas capo em forma de cunha e tres farois de cada lado abrigados por lentes de acrilico escurecido a traseira fastback era dominada por um enorme vigia e as lanternas ficavam logo abaixo do para choque era um estilo bastante moderno tanto quanto o lamborghini countach por exemplo cujo primeiro conceito foi apresentado no mesmo ano o motor era o mesmo quatro cilindros de 1 6 com dois carburadores weber 45 usado pelas ultimas versoes do a110 mas o a310 era um carro mais pesado que por isso era considerado fraco foi so em 1976 com a adoçao do motor v6 prv o mesmo que anos mais tarde seria usado no delorean de 2 7 litros e 150 cv que o alpine a310 ganhou desempenho satisfatorio a traseira ganhou um spoiler de borracha na base do vigia ajudando a melhorar a estabilidade na traseira com a maior parte do peso localizada sobre o eixo traseiro e potencia no mesmo nivel do porsche 911 o esportivo frances era frequentemente comparado ao icone alemao em termos de dinamica e desempenho bruto [youtube id= v3neq3acuvy width= 620 height= 350 ] em 1983 o motor v6 teve o deslocamento ampliado para 2 9 litros e com a adoçao de tres carburadores weber chegava aos 193 cv no ano seguinte a alpine lançou seu sucessor [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] gta/a610 o ultimo alpine o ultimo modelo da alpine antes do novo a110 foi lançado no fim de 1984 e marcava o inicio de uma nova e breve era a renault decidiu comprar a alpine e ajudou no desenvolvimento do novo carro apesar de nao dividir paineis da carroceria com o a310 o estilo do renault alpine gta de grand tourisme alpine era uma atualizaçao dele com os mesmos elementos esteticos dianteira inclinada perfil fastback um amplo vigia traseiro e spoilers nas duas extremidade o chassi seguia com o arranjo em espinha dorsal como era desde o a108 e os motores ainda eram duas versoes do v6 prv porem diferentes naturalmente aspirado de 2 8 litros e 160 cv ou turbo de 2 5 litros e 200 cv sim downsizing em plenos anos 80 com o gta pela primeira vez um carroceria moldada em varias partes que depois eram unidas e nao em uma unica peça com isto a produçao artesanal deu lugar a montagem em larga escala exigindo a troca de quase todo o ferramental da fabrica da alpine por outro lado o tempo e o custo de fabricaçao foram reduzidos consideravelmente a alpine estava bastante otimista com o desempenho projetado nas vendas previa se que com dez exemplares fabricados por dia seria possivel suprir a demanda pelo carro no entanto talvez por falta de prestigio em relaçao a outras fabricantes de esportivos a alpine jamais precisou construir dez carros por dia em pouco mais de seis anos de produçao de novembro de 1984 a fevereiro de 1991 foram feitos cerca de 1 000 exemplares por ano ou pouco mais de tres por dia com isto decidiu se mudar o nome do carro a partir do ano modelo de 1992 quando foi realizada sua primeira grande atualizaçao o carro ganhou farois escamoteaveis e carroceria totalmente nova dividindo com o gta apenas os vidros so havia uma opçao de motor o v6 prv com deslocamento ampliado para tres litros e um turbo garrett t3 operando a 0 76 bar suficiente para entregar 250 cv a 5 750 rpm e 37 5 mkgf de torque a 2 900 rpm alimentado por um sistema de injeçao eletronica [youtube id= lwgchdsjaa0 width= 620 height= 350 ] o carro foi bem avaliado pela imprensa mas seguiu vendendo pouco e por isso foi descontinuado em 1995 no total apenas 898 exemplares foram fabricados em quatro anos o que acabou levando a alpine a encerrar suas atividades por falta de dinheiro a fabrica em dieppe continuou sendo usada pela renault que anunciou em 2007 os planos de reviver a marca alpine
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