salve naçao gearhead e com grandessissimo prazer que eu começo a contar aqui a historia do meu primeiro projeto de restauraçao a carcamaninha a minha agrale sxt 16 5 1987 ou melhor ainda a minha cagiva aletta rossa 125 1987 [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] a ideia aqui e compartilhar com voces as emoçoes e dificuldades que um projeto de restauraçao traz a um marinheiro de primeira viagem ainda mais quando esse marinheiro e quem faz tudo a bordo desde a busca por literatura peças ferramentas ate os trabalhos retrabalhos e claro os aprendizados e reconhecimento o inicio pois entao vamos começar do inicio sempre fui uma criança fascinada por carros desde nenem eu ficava admirando o transito paulistano sabia de cor cada um dos modelos da epoca e ficava literalmente horas brincando com carrinhos tipo colocando eles no cegonheiro fazendo garagens com almofadas estacionando e mudando de lugar n vezes as dezenas de modelinhos enfim diz minha mae que antes de falar mamae eu falei bruuum true story fato e que o tempo foi passando e sempre fui cultivando essa admiraçao por automoveis obviamente fiz parte da geraçao velozes e furiosos gran turismo midnight club need for speed e por ai vai e com isso na epoca de ensino medio meu sonho era ter um carro para customizar meter aquele louco de tuning dos anos 2000 rodao cromado carro socado la em baixo sub torando no porta malas aquela coisa hahaha que bom que o tempo passa lembro ate hoje que eu era louco por uma ediçao da revista fullpower que trazia um corsa vermelho totalmente modificado [gallery columns= 4 link= file ids= 186576 186577 186578 186579 ] era tanta informaçao nesse corsinha que hoje em dia voce ate fica confuso quando olha para ele nada faz sentido mas no auge dos meus 12 anos isso era o must mais uma vez o tempo foi passando e a febre da customizaçao inspirada nesses elementos foi ficando para tras com isso uma outra paixao que sempre cultivei foi crescendo automoveis antigos querendo ou nao sempre fui uma pessoa saudosa que fica imaginando como seria a vida em decadas passadas e uma das maneiras de transpor sua imaginaçao ate la e atraves dos objetos tenho varias coisas aleatorias de outras epocas tipo maquina de escrever remington um toca discos aiwa um radio rca victor da decada de 40 objetos decorativos roupas e tals e apesar de nao ter vivido esses anos eu consigo conectar bem com o tempo que passou e viajar na minha imaginaçao com a ajuda desses objetos e engraçado pensar que voce consegue tentar reproduzir a sensaçao de viver os anos 80 por exemplo dirigindo um corcel gt tocando um blitz no radio ou andando com um jaco jeans em cima da sua agrale soltando fumaça nas pessoas o desejo de ter carros antigos sempre existiu e as poucas vezes que tive a oportunidade de andar em algum so me fez aumentar ainda mais a vontade de iniciar uma coleçao e e aqui que de fato começamos a conectar com a historia da agralona a escolha da marca agrale desde meus 18 19 anos acesso com uma certa frequencia sites de classificados para ficar fuçando umas velharias por ai fusca corcel belina ladas de varios modelos cheguei ate a pesquisar uns renaults/citroens antigos na argentina tudo na intençao de achar um antigo para restaurar e começar minha coleçao de carros obviamente naquela epoca eu ainda nao tinha um tostao no bolso e nem noçao de quao dificil seria restaurar um renault 12 ou um citroen 2cv sendo um mero iniciante no brasil e jamais meus pais me dariam dinheiro para comprar uma lata velha qualquer na esperança de um dia colocar para rodar minha saida foi simplesmente ficar imaginando qual seria o carro perfeito para começar meu hobby quando tivesse dinheiro e ficar enrolando diversos anunciantes para poder conhecer os carros fazer um ou outro test drive e conhecer mais de cada modelo acabei testando varios carros mas nenhum agradou seja pela complexidade do projeto seja pelo preço e foi ai que caiu a ficha a melhor forma de iniciar meu hobby de restauraçao seria com outra paixao minha motos essa foi minha primeira grande epifania motos sao infinitamente mais baratas que carros tanto no valor de aquisiçao quanto na compra de peças e a dificuldade tecnica seria potencialmente reduzida foi ai que comecei a pensar qual seria o melhor projeto para começar a primeira moto que me veio na cabeça foi uma tenere 600 uma lenda do rally dakar mas logo descartei pelo preço elevado que essa moto conquistou a segunda moto que me veio na cabeça foi uma dt180 mais barata que a tenere e tao iconica quanto mas logo fui perceber que dentro da categoria dela por algum motivo pegou muito mais preço que as concorrentes e e ai que vem um fato interessante quanto mais eu pesquisava sobre a dt180 e aqui vai uma dica sempre pesquisem muito sobre os modelos que voces tem interesse ter informaçao em qualquer ambito e sempre muito importante e aqui nao e diferente quanto mais voce souber sobre o que esta fazendo mais autonomo voce sera menos enganado voce sera e principalmente mais dinheiro voce vai economizar mais eu acabava entrando em contato com outra fabricante nada a ver com yamaha a agrale as agrales eram frequentemente mencionadas nos textos que eu lia e aos poucos acabei direcionando a pesquisa quase que exclusivamente para elas nao vou entrar muito na historia da empresa ate porque o flatout fez uma otima materia tempos atras sobre isso mas apenas para dar um mini contexto a quem nao sabe a agrale fez uma joint venture com a fabricante italiana cagiva e licenciou a montagem e comercializaçao dos modelos no brasil aqui eles montavam o que na europa sao a aletta rossa 125 aqui vendidas como elefant/sxt 13 5 e 16 5 e as elefant 200 aqui vendidas como elefant/sxt 27 5 e 30 0 a diferença entre os modelos sxt e elefant era apenas o volume do tanque 11l no primeiro e 16 1l no segundo as denominaçoes 13 5 16 5 27 5 e 30 0 correspondem a cavalaria de cada um dos modelos para voces saberem as 13 5 e as 16 5 tinham 125cc enquanto que as 27 5 e 30 0 tinham 200cc para quem nao sabe aletta rossa e asinha vermelha em italiano sao modelos menores derivados das ala rossa asa vermelha em italiano que eram motos maiores ofertadas pela cagiva na europa elas tinham 350cc na epoca na italia tinha ate uma publicidade que brincava com isso o pai e o filho nao precisavam mais brigar porque cada um podia ter a sua de acordo com o tamanho as duas parceiras vieram com uma estrategia de mercado agressiva para tentar desbancar a grande parcela da honda e da yamaha no brasil a agrale oferecia um projeto europeu mais moderno em relaçao aos que tinham naquele momento aqui no mercado nacional com itens de serie pouco usuais na epoca e um motor mais eficiente as motos extraiam a mesma potencia da concorrencia 4t com deslocamento muito menor nao vou entrar no merito da questao mas fato e que a agrale acabou nao tendo o sucesso condizente com o potencial das motos cagiva e nao foi muito bem recebida aqui no brasil dizem que o estoque de peças mal planejado e a falta de preparo das autorizadas e dos mecanicos em geral acabou criando uma ma fama para a marca e as vendas nunca alavancaram tanto o bom disso e que seus preços sao infinitamente menores do que a concorrencia hoje em dia e as tornam projetos bem acessiveis para quem precisa economizar ainda que a questao das peças seja um risco varias pessoas usam as agrales para fazer trilha ainda hoje porque sao projetos acessiveis e que se bem preparadas fazem frente as motos mais modernas como yamaha ttr 125 e honda crf 250 por uma fraçao do preço com essa imersao na historia da agrale finalmente cheguei a segunda grande epifania meu primeiro projeto seria uma agrale seria perfeito buscar um projeto que seria mais barato e que teria um que de do contra querendo de alguma forma mostrar para os outros que essas motos renegadas tem sim o seu valor e que o que aconteceu la atras foi mais uma das teimosias/burrices do nosso eterno atrasado mercado automobilistico brasileiro ate porque sempre tive certa aversao a hypes e apesar de ter nascido em 1993 me pareceu que na decada de 80 as hondas e yamahas eram exatamente isso fas de dts e xlxs por favor nao me levem a mal e nada mais underground do que uma agrale para fazer frente a todo esse contexto um fato interessante que tambem me ajudou a escolher esse projeto foi que em algum momento meu pai teve uma agrale sxt 16 5 ele nunca me deu muitos detalhes da moto nao sei o ano nem quando ele teve so sei que era da mesma cor da minha bom se faltava algum vinculo familiar ou mais emocional com a agralona ai esta ele a compra da minha sxt e incrivel como as coisas sao o ano e 2015 e eu fico dia sim dia nao buscando ofertas de agrale nos sites de anuncio extremamente dificil encontrar modelos de agrales que ainda estao habilitados para andar nas ruas minha intençao sempre foi fazer um projeto para uso urbano com aspecto original e se possivel candidato a placa preta eu diria que 85% das agrales anunciadas no mercado sao para trilha e os outro 15% estao em pessimas condiçoes de uso ou ja foram restauradas sem se encaixar no perfil de projeto que estava buscando a essa altura eu ainda tinha pouquissima informaçao tecnica sobre os modelos mas quando estavamos quase no final do ano de 2015 o flatout me publica uma materia sobre camaras de expansao e motores 2t li a materia como sempre rica em detalhes e fui para os comentarios la eu acabo conhecendo meu primeiro grande amigo dentro desse mundo de agrales jefferson lamb nao lembro muito bem porque começamos a conversar mas na epoca demonstrei meu interesse por entrar no mundo das agrales e ele rapidamente me convidou para fazer parte de tres grupos de agrales e trilhas no whatsapp ainda nem tinha comprado minha mas isso foi essencial para mim nos grupos voce tem acesso a discussoes e informaçoes tecnicas que enriquecem muito sua bagagem fiquei durante quase dois anos acumulando informaçao e conhecendo os integrantes e engraçado que quando voce entra numa comunidade assim consegue perceber rapidamente quem sao as pessoas entendidas prestativas quem sao os aproveitadores e os que nao sabem absolutamente nada com o tempo fui acumulando muita literatura sobre elas catalogos de peças manuais do proprietario manuais de serviço fotos posters etc e aqui vai um protesto/pedido infelizmente aqui no brasil ainda tem muita gente com a cabeça pequena que esconde informaçao e tenta fazer dinheiro com ela quando voce for buscar literatura sobre modelos antigos saiba que voce sempre vai conseguir achar arquivos gratuitos disponiveis em foruns e websites nem que voce tenha que procurar na gringa meu caso por isso nao de dinheiro a toa para essas pessoas e sempre que possivel compartilhe o conhecimento com a comunidade todos ganham com isso [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186589 186590 186591 186600 ] ha manuais de serviço da aletta rossa 125 em quatro linguas diferentes nao importa o modelo do seu projeto faça sua parte e procure ate porque a qualidade do material gringo em resoluçao e nivel de detalhe nao se compara ao nacional fiquei meses lendo e relendo os manuais antes mesmo de ter comprado a minha moto somente no final do verao de 2016 que fui efetivamente me deparar com minha sxt 16 5 acabei encontrando na olx um anuncio de uma agrale sxt 16 5 sem informaçoes de ano e algumas fotos simples que apenas mostravam que a moto estava inteira apesar de judiada pelo tempo que ficou encostada ela ainda estava com placa amarela por coincidencia era exatamente o mesmo modelo e cor da agrale do jeff liguei para o anunciante e marquei de visita la moro perto do centro de sp e fui ate a vila zelina laaa na zona leste para conhecer a moto e la conheço o entao proprietario o senhor hugo ele era um aficionado por antigomobilismo ja tinha alguns projetos em andamento entre carros motos e bicicletas mas nao estava com disposiçao nem dinheiro para continuar a restauraçao dessa agrale aos poucos fui perguntando sobre a moto e a sua historia ele tinha comprado a agrale da sua vizinha d claudia que pegou a moto quando era zero e a usou durante alguns anos ate encosta la mas nao sabia dizer o ano de fabricaçao da moto e nao tinha nem dut nem crlv ate hoje nao sei porque ela fez isso mas fato e que a moto tinha somente 8 600km quando parou e estava 100% original a moto estava inteira mas com as tipicas condiçoes de um automovel enconstado durante anos pneus quadrados borrachas e vedaçoes ressecadas sujeira oleo e gasolina encrostrados realmente a condiçao da moto me animou era o projeto perfeito que eu estava buscando uma moto original relativamente conservada que nao exigiria restauraçoes estruturais e que tinha um bom preço ate as pastilhas e lonas de freio dela eram originais ainda negociamos a venda da moto a essa altura ele ja tinha retirado o anuncio da olx e disse que se eu nao comprasse ele mesmo iria restaurar nao chegamos a um acordo na epoca eu ainda era estagiario nao tinha como bancar o que ele estava pedindo e nem conhecia a d claudia entao acabamos nao fechando negocio naquele momento ainda assim fiz amizade com ele e com uma certa frequencia falavamos por whatsapp ele eventualmente me convidava para tomar uns cafes para falar sobre o andamento do projeto mas infelizmente eles nunca chegaram a acontecer ficamos mais de um ano nessa enrolaçao e somente no final do verao de 2017 que eu fechei negocio com ele o senhor hugo se mudou para a australia e antes disso fez uma queima geral dos seus bens ele me ligou um dia dizendo que ia fazer a mudança e que era eu que tinha que ficar com ela me senti bem lisonjeado de saber que ele pensou em mim como o proximo proprietario dela e como ja era clt nessa epoca nao deixei a oportunidade escapar fui ate a casa dele para conhecer a vizinha d claudia e dar uma ultima olhada na moto antes de comprar tinha passado mais de um ano desde que a vi pela ultima vez nao sabia o que ele poderia ter feito ele nao fez nada na moto em um ano so tirou a pinça de freio dianteira fomos ate a casa da d claudia e ela me passou confiança para comprar a moto e transferir do nome dela quando estivesse pronta eu finalmente iria comprar a agrale preparei um caminhao para buscar a moto e no mesmo dia fui ate a unidade sao bento do detran para levantar as informaçoes sobre ela para quem nao sabe os veiculos com placa amarela nao aparecem no sistema de cadastro das demais unidades eles ficam armazenados no arquivo da unidade sao bento no centro de sp e aqui vao mais protestos/avisos voce sempre e capaz de resolver tudo sozinho no detran infelizmente o nosso sistema burocratico incentiva a presença de despachantes que nada mais sao do que vermes criados por esse mesmo sistema para se alimentar da falta de informaçao da populaçao quando precisar resolver algo no detran entre no site e busque se informar sobre os processos se nao achar o que precisa ligue na central de atendimento nos ultimos anos o serviço deles melhorou bastante eles certamente vao conseguir te orientar juntando as informaçoes do detran com os numeros de fabricaçao do chassis consegui reconstruir boa parte da historia da minha agrale que os dois nao conseguiram me responder pelo chassis eu sei que minha moto foi fabricada em junho de 1987 segundo os registros do detran a d claudia tirou a moto da concessionaria em novembro de 1987 e licenciou pela ultima vez em 1998 desde entao ela tinha ficado parada por 20 anos a essa altura ja me sentia confortavel o suficiente com a historia da moto e peguei confiança na d claudia de que tao logo a moto estivesse pronta ela me ajudaria a passar os documentos para o meu nome foi entao que a agralona finalmente chegou na minha garagem exatamente desse jeito [gallery columns= 2 link= file size= medium ids= 186596 186597 186598 186599 ] as fotos nao retratam exatamente o estado de conservaçao da moto por um lado uma simples lavagem externa ja deixaria ela com um aspecto bem mais agradavel mas por outro as vedaçoes internas o tanque mangueiras e pneus estavam em estado deploravel agradeço a quem chegou ate aqui na historia da minha carcamaninha o primeiro texto ficou longo mas a ideia e justamente contar o passo a passo desse processo todo no proximo post vou detalhar a compra das ferramentas e o processo de restauraçao ate o momento basicamente dividi a restauraçao da moto em quatro partes 1 eletrica chicote iluminaçao igniçao cdi bobina magneto partida etc ; 2 parte do meio para a frente conjunto dianteiro suspensao garfo freio dianteiro aro e pneu conjunto do guidon conjunto da carenagem dianteira radiador e tanque ; 3 parte do meio para tras reservatorios corrente coroa e pinhao amortecedor conjunto das carenagens traseiras aro e pneu ; e por ultimo 4 motor e perifericos bloco cabeçote bomba de oleo bomba de agua carburador etc se alguem tiver alguma duvida ou curiosidade pode usar o espaço dos comentarios que vou ter o prazer de tentar responder valeu galera por mario colonna project cars #484
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