o quadro flatout classics se dedica ao antigomobilismo e aos neocolecionaveis youngtimers estrangeiros e nacionais dos anos 20 ao começo dos anos 2000 carros originais ou preparados ao estilo da epoca sao materias especiais feitas para serem saboreadas como as das classicas revistas que amamos clique aqui para acessar o indice com todas as materias do quadro o ano de 1982 foi um ano agitado e o ano do primeiro compact disc o cd e da ultima apresentaçao do abba; o que certamente indica um mundo em mudança da guerra nas ilhas malvinas a morte de gilles villeneuve e da princesa grace de monaco ambos em acidentes em carros nao faltavam noticias incriveis durante todo o ano mas pelo menos as noticias vinham de jornais que todos confiavamos e nao existia uma enxurrada de paranoias diversas chegando por todo lado o mundo era complexo inesperado e em mudança constante como sempre foi mas pelo menos nao era esquizofrenico o que ajudava muito; era mais simples de entender aqui no nosso brasil ainda isolado e insular continuavamos um pais de poucas mas interessantes opçoes automobilisticas os carros grandes americanos algo de grande sucesso por aqui nos anos 1950 e 1960 estavam desaparecendo completamente os dodge eram agora parte da vw e morreriam naquele ano em seu lugar nascendo a vw caminhoes os galaxie/landau tambem estavam no fim de sua vida no mercado o maverick ja tinha morrido de morte morrida em 1979 sobrava no mercado de luxo o alfa romeo 2300 agora feito em poucas unidades e a preços estratosfericos e destinado a acabar em 1986 e o ultimo real sucesso nesta categoria o chevrolet opala este começava uma vida nova nesta epoca o segundo capitulo de uma historia que começou em 1968 mas ao inves de acabar como todos seus concorrentes pareciam destinados a fazer toma novo impulso o ano de 1982 marcava o decimo quarto ano de produçao do opala mas ele parecia ainda um carro excepcional que todos queriam e gostavam em 1980 recebeu um face lift extenso com suspensoes redesenhadas para usar pneus radiais; em 1981 um novo e moderno painel de instrumentos estava pronto para continuar em produçao por mais dez anos o fusca continuava em produçao e a brasilia saia de linha para dar espaço ao passat gol e derivados o gol por sinal tinha motor refrigerado a ar em 1982 o que deve dar uma ideia a voces de quanto tempo atras falamos aqui a fiat ainda oferecia apenas o 147 e seus derivados apesar de secretamente estivesse projetando um carro que mudaria sua historia no brasil o uno a grande novidade de 1982 por aqui era o lançamento do chevrolet monza um carro moderno no mesmo nivel do que era lançado nos eua e europa no mesmo ano ainda era um hatchback com motor de 1 6 litros concorrente do vw passat e do ford corcel ii mas o mais importante para nossa historia de hoje e o lançamento no final de 1981 de um inesperado rival para o opala o ford del rey o del rey era uma ideia original perfeita para o seu tempo todo carro de luxo morria entao pelo alto consumo de combustivel que atingia preços altissimos nesta epoca o opala sobrevivia por causa de sua versao de 4 cilindros que apesar de um desempenho muito baixo pelo menos carregava o carro grande para a epoca; hoje pequeno com um consumo razoavel o del rey pegava o medio corcel e apenas o tornava mais luxuoso alem do acabamento de primeira tinha equipamentos ineditos e/ou raros por aqui vidros travas e retrovisores eletricos ar condicionado relogio digital no teto direçao hidraulica hoje tudo isso existe ate em kwid mas na epoca opala nao tinha vidro eletrico nem opcional no diplomata juntando isso com uma economia de combustivel maior um conforto de marcha e silencio de operaçao de primeira e um preço atrativo e o del rey foi um imediato sucesso nao importa que fosse lerdo e que oferecesse nada mais que subesterço terminal em qualquer forçada maior de velocidade a partir de 1986 ajustes o tornariam bem melhor em curvas eliminando o chato subesterço exagerado era o carro certo para o publico da epoca o opala estava praticamente sem concorrentes entao foi o carrasco na morte de duas geraçoes inteiras de carros primeiro matou aero willys e simca v8 depois matou dodge galaxie maverick em breve mataria o alfa romeo 2300 mas agora se ve em frente ao mais dificil de todos os rivais de sua historia de repente o del rey o fato de que era apenas um corcel de luxo era uma ironia que nao escapou a ninguem em 1982 entao algo precisava ser feito para manter o opala moderno ainda que fosse so em aparencia dentro da gm um projeto tocado a toque de caixa traria o nivel de acabamento do monza e do opala para o nivel do del rey em 1985 inclusive com a introduçao do infame trio eletrico mas enquanto isso algo precisava ser feito para gerar algum interesse no subitamente envelhecido opala uma das grandes vantagens do opala e uma que hoje nao e muito lembrada e que sempre teve um preço atrativo os diplomata eram carissimos sim mas abaixo dele e do intermediario comodoro existiu sempre o opala basico um carro grande que podia ser comprado a preço de carro bem menor taxistas compravam sedas opalas 4 cil basicos assim como a policia e outros orgaos do governo gente normal tambem meu pai em 1982 comprou um seda basico de tudo mas com motor 250 s e cambio manual de quatro marchas no assoalho certamente o carro nacional mas veloz da epoca a preço de corcel ii basico enquanto existiu opala basico meu pai os teve embora depois desse tenha trocado o motor seis cilindros por um ar condicionado num carro de quatro cilindros o ultimo que comprou com seu dinheiro lembro bem foi um seda basico verde com a/c em 1988; lembro que era preço de um escort por isso a gm resolveu temporariamente brigar com o del rey em preço com ajuda do seu departamento de estilo criou uma combinaçao de cores e acabamentos que com pouquissimo investimento deu uma cara nova ao opala partindo do opala basico essa combinaçao de cores e acabamento diferente recebia alguns equipamentos de graça e pronto uma serie especial que ajudaria a alavancar o volume de vendas da linha nascia o opala silverstar a primeira serie especial do opala silvestar mil novecentos e oitenta e dois marcava tambem os 25 anos da industria automobilistica de grande serie segundo a anfavea desta forma era o jubileu de prata; o opala silverstar era uma comemoraçao deste evento uma industria ainda nascente mas ja estabelecida e com grandes esperanças futuras o silverstar partia de um carro basico com motor 151 s o 2500 de quatro cilindros e carburador duplo a alcool ou a gasolina e com cambio de quatro marchas era oferecido na versao cupe duas portas e perua caravan; nao existiu silverstar seda de quatro portas foi um sucesso tao grande que apareceu de novo na linha 1983 e quase virou de serie normal uma versao em 1983 o cambio passava a ser de cinco marchas novidade daquele ano quem tem idade para lembrar se lembra em 1983 a propaganda de lançamento tinha a participaçao de juarez machado um famoso mimico brasileiro sim um mimico tempos mais inocentes sem a maldade e o sarcasmo de hoje permitiam isso a propaganda nao chamou muito atençao mas o carro nas ruas sim modificaçoes apenas de detalhes mas que realmente fizeram um carro estranhamente bem mais bonito e com aura moderna nas ruas causava sensaçao uma serie especial lembrada com carinho por todo mundo que viveu esta epoca [embed]https //www youtube com/watch v=dw8k_vvg3fa[/embed] as modificaçoes eram poucas mas decisivas primeiro nao tinha nenhum friso cromado lateral ou emoldurando farois e grade duas cores apenas o prata azulado e o verde claro silverstar as rodas de aço repolho eram pintadas na cor do carro algo que chamava a atençao a grade dianteira era em aluminio sem pintura no volante vinha o logotipo ediçao especial silverstar em 1983 e um logotipo silverstar na traseira identificava o modelo o interior em tecido claro tambem era uma cor exclusiva do modelo as caravan ganhavam limpador no vidro traseiro e tanto ela quanto o cupe desembaçador eletrico no vidro traseiro relogio no painel ar quente com desembaçador vidros verdes pneus radiais hodometro parcial e radio am/fm estavam em todos os silverstar bem como o retrovisor do lado direito algo que pode parecer normal hoje mas na epoca nao era equipamento basico do opala em 1983 logotipos silverstar de grafia diferente apareciam tambem na lateral alem da traseira com o tempo poucos deles sobreviveram menos ainda caracterizados um exemplo pessoal em 1988 comprei quatro rodas verde silverstar baratas para colocar no meu comodoro 1980 originais de aluminio todas tortas ; pintadas de preto ficaram discretas nele mas algum silverstar foi descaracterizado por isso foi o destino da maioria dos dois mil carros fabricados nessa versao um ainda em configuraçao original e rarissimo hoje em dia um deles e o carro desta reportagem que pertence ao alexandre mesquita que ja apareceu aqui no flatout com seu incrivel mustang mach 1 e um sobrevivente incrivel um carro que conseguiu passar quase 40 anos intacto alexandre o comprou recentemente do primeiro dono um senhor portugues tio de um amigo um dos raros casos de uma pessoa que por algum motivo nunca vendeu o carro que comprou zero em 1982 [gallery ids= 297796 297797 297799 297800 297802 297801 297795 297794 297793 297792 297790 297789 297788 297787 297777 297779 297780 297782 297784 297774 297771 297770 297769 297767 297763 ] o estado do carro e inimitavel esta exatamente como em 1982 sem ser restaurado um sobrevivente uma verdadeira maquina do tempo que nos transporta diretamente ao ano de 1982 tanto tempo atras um tempo de mercado fechado de opala e del rey de fusca e de fiat 147 mas tambem de atari e patins de quatro rodas da guerra das malvinas e do nosso time de sonho na copa do mundo da espanha um tempo que parece longinquo mas que dentro desse belissimo opala silverstar parece voltar como um tapa na nuca imediatamente e claramente tem algumas coisas que so um carro antigo faz com a gente; voltar literalmente no tempo e apenas uma delas
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