alexandre garcia e uma pessoa rara apesar de ser bancario de profissao agora aposentado e na verdade um mecanico e um preparador extremamente habil mais que isso e quase um encantador de motores alguem que consegue em minutos abrir um motor e entende lo por completo mesmo sem nunca ter visto este motor antes entao imagine o que ele consegue fazer com motores que conhece profundamente o ag e um preparador entusiasta que faz coisas com as ferramentas que tem e as peças que tem mas querendo sempre um resultado legal do qual possa se orgulhar um hot rodder de estirpe de uma maneira rara aqui no brasil antes de tudo mexe com carros porque e o que ama fazer sim e para ele uma fonte de renda tambem mas tenho certeza que a motivaçao principal dele sempre foi fuçar aprender fazer e andar no resultado depois sempre deixando duas marcas pretas no asfalto para provar que esteve por ali uma pessoa dedicada a sua vocaçao e entusiasmada com o resultado o ag e famoso por muitas coisas quem se envolve com dodges no brasil certamente ja ouviu falar dele no minimo teve contato com ele na maioria das vezes e se esta envolvido com dodges por muito tempo certamente e amigo intimo nesse meio seu conhecimento e respeitado e admirado poucos preparam um motor dodge v8 como o ag aqui em nosso pais talvez ninguem mas outro motivo de fama e o pioneirismo em fazer opala com motor chevrolet v8 de bloco pequeno o opaloito o ag começou a fazer isso quando motores deste tipo eram rarissimos aqui e quem tinha um nao imaginava coloca lo num opala um pioneiro em uma arte hoje relativamente popular mas nao e so isso e um preparador com vasto conhecimento em varios tipos de motores e que nao tem nenhum pudor de explicar em detalhes os seus segredos para todo mundo ag e uma fonte de conhecimento e experiencia mas tambem um cara pronto a ensinar a qualquer um que esteja realmente querendo aprender algo e uma verdadeira enciclopedia viva dos motores americanos e logo se tornara de italianos pelo jeito uma pessoa cujo conhecimento detalhado nao falha em impressionar qualquer um ainda e minha referencia e o procuro sempre que quero falar de motores americanos e nao quero falar besteira sempre esta pronto a ajudar sem pedir nada em troca uma pessoa rara e tambem um poço de historia divertidas um inigualavel acumulador de peças motores e carros inteiros uma pessoa de bem com a vida e que aproveita ela com todas as forças sem medo ou frescuras o ag esta sempre sujo de graxa metido em pilhas de peças ou debaixo de carros em lugares impossivelmente entulhados de coisas legais mas feliz e sorrindo e sempre fazendo algo muito legal um amigo mutuo disse certa vez que o ag deveria ser seguido por uma estenografa permanentemente para que todas as perolas que saem dele como um chuveiro aberto nao fossem perdidas para sempre numa quinta feira liguei para ele na sua casa a mundialmente famosa ogrolandia e por uma hora e pouco fui este estenografo o resultado esta aqui embaixo divirtam se flatout primeira pergunta para responder na lata sem dar detalhe quantos carros voce tem hoje alexandre garcia trinta e poucos voce nao sabe exatamente quantos carros tem veja bem eu sou um cara abnegado eu vivo de fazer meus amigos felizes por exemplo estou eu aqui tranquilo trabalhando e vem um amigo dizendo que precisa de um small block v8 chevrolet senao vai morrer vai ter uma falencia renal e falecer mas nao tem dinheiro para te pagar e queria saber se pode deixar um nova um maverick um opala um dodge como pagamento no seu v8 bravo pronto entrou mais um entao nao fico mais contando esta sempre em constante mutaçao esse numero mesmo porque faz tempo que passou de vinte entao nao tenho mais dedos para contar ok entendido agora conta para a gente como começou sua historia com carro como aprendeu a ser mecanico e preparador seu pai por exemplo gostava de carro tambem meu pai era mecanico mas quando eu nasci ja era funcionario publico civil do ministerio do exercito nao atuava mais como mecanico ainda que soubesse consertar carro etc era um cara bom bem tecnico meu pai formado pelo senai em mecanica mas nao era diversao para ele ele nao gostava era muito habilidoso mas nao era um cara que fazia aquilo por diversao isso claro na decada de 1970 que nao foi uma epoca facil dinheiro era pouco e muito tempo ate ficamos sem carro nenhum [caption id= attachment_261298 align= aligncenter width= 999 ] o chevette v6[/caption] aos 14 anos de idade eu ja sabia que gostava de carro na verdade eu gostava mesmo e de aviao mas como isso era algo totalmente fora da realidade carro era o que podia e gostava tambem claro como eu sempre falo sonho totalmente impossivel nao e sonho e pesadelo e pela minha realidade financeira logo entendi que se eu nao aprendesse mecanica nunca teria carro mesmo se tivesse dinheiro para comprar nao teria para consertar tinha que aprender a fazer isso eu mesmo meu sonho nessa epoca era um opala 250 s um cupe 1975 era o que eu queria algo que nao era novo entao e nao era caro em 1981/82 eu ja tinha economizado uma grana mas ainda nao conseguia comprar nenhum 250 s tive que considerar outras opçoes maverick v8 que era mais barato ou dodge v8 que era mais barato ainda e ninguem queria eu sou um pouco mais novo que voce mas me lembro bem disso nessa epoca esses carros valiam absolutamente nada incrivel nada da segunda crise do petroleo 1979/1980 em diante esquece o povo dava esses carros de graça entao no final de 1982 fiz 18 anos e ai procurando apareceu o carro e que como voce sabe tenho ate hoje um dart cupe 1976 verde quatro marchas dois bancos separados na frente com ar condicionado mas sem direçao hidraulica original de fabrica o ar condicionado claro acabou rodando na epoca a gente tirava tudo que nao fazia o carro andar mais tenho esse carro ate hoje 38 anos depois hoje tem um v8 360 que fiz para ele em 1993 sem a menor vontade de vender ele [caption id= attachment_261266 align= aligncenter width= 999 ] o primeiro carro ainda com o ag [/caption] ele foi uma escola fantastica para mim para aprender a mexer fora que foi o carro que usei para ir a faculdade para namorar com o qual eu comecei a participar de arrancada no autodromo do rj foi com ele que ganhei o campeonato de arrancada de 1984 categoria stock os melhores momentos da minha vida foram dentro ou em torno desse carro conta um pouco sobre esse campeonato voce mesmo mexia no carro exatamente mas meu pai me ajudava tambem era uma categoria que nao permitia modificaçoes nao podia colocar nem um quadrijet mas tudo bem porque naquela epoca isso nem existia risos hoje o pessoal nao entende como era dificil peça de preparaçao nos anos 1980 mas ai em 1984 eu dei uma sorte porque comecei a trabalhar com barcos acabei fazendo a manutençao de praticamente todos os barcos de ski aquatico do rio de janeiro todas as lanchas eu mantinha isso era muito bom porque todas tinham v8 a gasolina importados em 1986 por exemplo consegui dois coletores de quadrijet para dodge eu ja tinha dois carros entao conseguir os carburadores era outra historia mas pelo menos coletor ja tinha dali para frente as coisas ficaram mais faceis para conseguir a materia prima que precisava para minhas imundicies risos depois claro quando abriram as importaçoes em 1990 tudo ficou muito mais facil ainda e na epoca era barato importar hoje em dia ficou facil hoje se transforma ford 302 em 347 318 dodge em 394 sem problema ou stress nenhum ate para opala e so entrar no mercado livre e encontrar peças mole hoje e muito facil nos anos 1980 a gente se virava com absolutamente nada de peças de preparaçao mas pelo menos incentivava a criatividade vamos falar sobre opala v8 voce e um dos pioneiros nisso como voce saiu dos dodge para os opala cara carro e um negocio muito maneiro ponto ai veja bem ficar numa marca so num modelo so e algo que nao me entra na cabeça tem muita coisa legal por ai nao da para se privar de algo legal por causa de marca voce pode nao ser o fa numero um da ferrari mas se cair na sua mao voce nao quer pode nao ser o que voce realmente adora mas e legal tambem po e uma obra de arte mecanica vou ficar falando que so dodge so maverick que presta claro que nao [caption id= attachment_261279 align= aligncenter width= 999 ] a caravan v8 pioneira[/caption] a historia do opaloito e o seguinte o banco me transferiu para sorocaba em 1988 no dia em que fui alugar minha casa eu ouvi uma historia que tinha alguem na cidade que tinha uma empresa de irrigaçao que tinha um opala com motor de corvette testarossa obviamente o sujeito viajou forte no nome claro mas a parte corvette me chamou atençao achei o tal empresario e fui ver o carro na verdade antes disso alguem ja tinha ajudado a ferrar com a minha vida tinham me dito que na alemanha existiu opel com motor chevrolet v8 small block nao o rekord nosso opala mas existiu e com um 327 pedi mais detalhes mas o cara nao soube me dizer da mesma forma que em 1986 alguem me contou que existiu dart big block 383 nos eua eu como cara naquela epoca era impossivel conseguir um 383 aqui mais impossivel ainda era mexer num 383 colocar em dart entao era pior ainda mas nos eua tinha de fabrica eu queria saber como era isso mas claro que ninguem sabia de detalhes assim era a vida nesse tempo bom mas enfim fui conversar com o cara do opaloito de sorocaba na epoca eu tinha um impala ss sport cupe 1963 v8 quando comprei esse impala eu vi que o v8 caberia facil no opala quando eu soube que existia um opala com o v8 desgraçou tudo eu tinha que ver isso o cara me recebeu batemos papo acabou me vendendo um monte de peça de chevrolet v8 coletor carburadores o escambau e ele tinha o carro la um cupe 1982 prata azulado metalico com nao so um v8 small block qualquer mas sim um 350cid furioso em 1988 ele tinha feito o carro em 1985 o motor estava montado alto demais mexeu no tunel capa seca de c10 cambio clark de 4 marchas diferencial de maverick v8 carda grosso era um carro interessante mas faltava um pouco de refinamento e acerto ali entao eu nao fui o primeiro a fazer opaloito mas definitivamente eu fui o primeiro a fazer e contar para todo mundo como e que faz voce foi o primeiro a fazer mais de um popularizou o negocio pois e eu fiz mais de uma duzia de opaloito alem desses fiz tambem um omega de sao caetano do sul uma puma gtb e um chevette com um 350 chevette eu tenho tambem um tubarao preto com v6 de blazer 4 3 litros e estou fazendo um chepala 2 7 para minha filha vendi tambem mais pelo menos 12 kits motor e todas as peças necessarias para fazer um opaloito em casa se eu consegui qualquer um consegue afinal de contas ai tem a historia da minha caravan ela nasceu quatro cilindros mas virou seis ai para financiar a viagem que fiz em 1990 para os eua vendi o motor seis cilindros dela essa viagem foi boa trouxe um monte de material de la eu tinha dois 350 um estava no impala ss troquei o 283 original nesse 350 e outro no chao ai fiz os dois com peças que trouxe juntos o 350 do impala acabou num citroen 11 legere 1949 com traçao traseira que eu fiz o impala acabou ganhando um 307 mas depois acabei vendendo meu sonho era colocar um 409 nele como nunca consegui um acabei vendendo mas fiquei um bom tempo fazendo opaloito para o pessoal era uma obra grande e cara para uma ideia de preço eu dizia para o pessoal fazer um opaloito custava um carro popular novo zero km motor cambio diferencial carda tudo tem que trocar mas valia o resultado e simplesmente impressionante nao tem nada aqui que andava igual nem me fala e algo impressionante o que anda andei em dois carros que voce fez o beterraba e o do enrico o beterraba um seda 4 portas 1974 de um amigo mutuo pintado na cor de beterraba era muito legal porque era um carro tosco era uma tosqueira legal pacas o diferencial era curto pacas e a caixa close ratio empilhava as marchas a gente cronometrou aquele carro em 14 segundos de 0 180 km/h e isso num carro com marcha lenta e que da para andar na boa um temporal na minha opiniao 0 100 km/h era 6 segundos ou menos e acabava a 180 km/h de tao curto [caption id= attachment_261290 align= aligncenter width= 999 ] o opaloito do enrico [/caption] era assustador mas realmente docil andando na boa mas o que impressionava era o que puxava aquilo o quanto era bravo com pe embaixo assusta mesmo ja o do enrico era um carro mais suave mais civilizado mais bem feito sim ambos eram demais sensacionais mas voce tem um opala seis tambem muito legal nao aquele amarelo ainda tem ele sim e um cupe 1973 amarelo impecavel nasceu seis o motor que esta nele e original de fabrica tem pistao do motor a alcool mas zero deck sem a calotinha cabeçote ligeiramente trabalhado com valvulas maiores 2 02’ e 1 60’ e um milimetro a menos na altura e comando crane 280/290 mecanico o coletor de admissao e clifford americano para quadrijet e tem um holley 390 double pumper tamanho certinho para ele o coletor de escape e dimensionado igniçao e hei [caption id= attachment_261280 align= aligncenter width= 999 ] a porta esta aberta ag [/caption] o carro e bacana funciona bem pacas gosto pacas dele uso ele raramente mas e um que gosto muito trato com carinho tambem e um carro barulhento aspero nao da para usar muito aqui em brasilia a fiscalizaçao enche o saco o pessoal nao tem muito senso de humor fora que para mim carro como esse e para dar lenha andar mesmo meter o pe nao e para passeiozinho calmo com a patroa entao piora o caso da fiscalizaçao se nao da para usar assim fica em casa falando em seis em linha chevrolet voce andou se metendo com 261 tambem nao ja fiz 261 sim o seis de veraneio que e geraçao anterior ao seis do opala eu acho ele interessantissimo na verdade deve ter algo de muito errado comigo para ter essa admiraçao infinita por essas imundicies americanas dos anos 1950 a 1970 eu amo essas coisas eu tenho orgasmos mentais quando eu meto a mao num treco velho desses para fazer o primeiro 261 que eu fiz foi para o mahar jose rezende mahar jornalista especializado do rj ja falecido foi o primeiro um aprendizado muito interessante todo original mas foi muito legal refazer o segundo que eu fiz foi para o nasser roberto nasser jornalista advogado e antigomobilista de brasilia tambem ja falecido para o uirapuru dele tinha um monte de lendas sobre os 261 de uirapuru que esse motor tinha comando que tinha isso que tinha aquilo que era preparado descobri que tinha nada totalmente careta mas tinha tres carburadores su de jaguar nao sim tinha mas era so isso mais nada e coletor que coletor usava era algo de epoca eu acho que e algo dos eua talvez relacionado aos blue flame de corvette mas nao tenho certeza nao tinha identificaçao de marca por exemplo nao entrei muito no detalhe ali porque nao gosto de su e nem acho que seja uma boa opçao de performance um lixo ingles que nao funciona basicamente risos mas voltando ao 261 do nasser eu tropecei num manual de preparaçao para stovebolt escrito nos eua na decada de 1960 descobri que a ferramenta essencial para preparar esse motor eram brocas de 38 39 e 40 mm era em polegadas isso e convertido ja; achar broca grande em polegadas aqui e osso coloquei o cabeçote numa furadeira radial o que tem que fazer vai furando o duto fica perfeitamente redondo e tira todas as imperfeiçoes fica liso que nem cano d’agua maravilhoso claro que tem que dar um talento la embaixo perto das valvulas mas e so isso mexi bastante nos angulos de sede de valvula tambem o pistao ficava muito baixo 1 7 mm do plano da junta tiramos conservadoramente 1 5 mm ali a taxa de compressao aumentou pacas conseguimos com a sobe um comando com perfil iskanderian e montamos com tuchos novos a gente tinha tambem um escape dimensionado para ele quando recebi os su de volta refeitos por um especialista em jaguar de sp eu montei o motor e liguei bicho o treco latia com uma furia impressionante ficou muito legal um 261 nao devia ter o direito de fazer um barulho daqueles parecia opala stock car bem violento com certeza faria muito 4100 passar vergonha e ford flat head v8 ja mexeu em algum ja peguei alguns para fazer mas nenhum deles foi ate o fim estavam todos com bloco trincado tambem e um motor que esta muito antigo hoje em dia mas eu ja mexi em simca aquilon e emi sul baseados numa versao menor do v8 flathead ford eu tive essa experiencia a vida e tao legal que as vezes alguem te paga para fazer algo que voce quer fazer [caption id= attachment_261291 align= aligncenter width= 999 ] o v8 no opala[/caption] fiz um emi sul para o nasser um motor que ficou muito bem feito levou quase dois anos para ficar pronto claro que teve um monte de problema principalmente para fazer parar de vazar oleo no fim o carter de aluminio foi montado sem junta com adesivo apenas atras usamos retentor de gm dois litros na frente nao me lembro o que coloquei mas conseguimos fazer parar de vazar o virabrequim foi balanceado dinamicamente fiz trabalho no cabeçote desenvolvi comando com o jorge da sobe tinha otimo relacionamento com ele na epoca tive que fazer um distribuidor para ele usando peças de dodge e tempra existem muito poucas peças para este motor; consegui bronzinas aneis e pistoes mas alem disso nada tive que me virar o simca ficou muito legal tao legal que dava final em quarta no motor no limite de giro dele nunca vi outro simca que faz isso muito melhor que original nao sei quanto deu de potencia e para falar a verdade nao me importo com isso eu sempre achei que muito mais importante que potencia e como o carro se comporta andando como o carro age com a potencia que ele tem e que nem a cadelinha russa sim eu fiz um motor de lada tambem risos eu abri o motor do lada e descobri que ele e extremamente semelhante ao motor sevel o que faz todo sentido por suas origens fiat ai comecei a olhar peguei os pistoes e comecei a procurar coisas semelhantes ai tinha umas bielas de marea aqui que eu estava fazendo motor desses tambem resultado montei o motor com biela do marea 2 0 teve que fazer um trabalhinho no bloco embaixo mas coisa pouca pistao foi o do ap 1 8 com um pouquinho do pistao cortado em cima deu zero deck ficou legal montei ah tive que abrir um pouco a parte de baixo da biela mas de novo pouca coisa o cabeçote era ruim pequei a makita e meti bronca ali tres quatro horas de bancada nao tenho banco de fluxo e no olho mesmo; tira o que parece impedir fluxo abre limpa tudo e que nem um cano d’agua tem que desimpedir o maximo possivel nao tinha coletor nem carburador maior para colocar la ficou com o original mas agora com um pouco mais de 1700 cm³ e o cabeçote preparado coloquei um diferencial hibrido com miolo de opala e eixos de chevette no carro mais longo que o 3 90 original ficou muito bom tinhamos outro lada original aqui e comparando ficou bem mais rapido acelerando mesmo com diferencial mais longo certamente nao foi pouco que ganhou em potencia ja que entramos nessa tangente de lada fala um pouco de fiat eu sei que recentemente voce se meteu de cabeça em fiat e alfa essa historia e o seguinte eu tenho um grande amigo camarada meu que era policial ele estava vindo aqui me visitar mas o motor do marea dele fundiu no caminho piada pronta ne risos bom ele me disse o seguinte achei que esse carro valia uns r$ 20 000 mas vale uns 12 pega para voce conserta ele como se fosse seu o que faltar para 12 me da e o carro e seu ai eu fui ver o carro e levei a joana esposa do ag falei para ela entra ai no carro ela entrou gostou gostei entao parabens acabou de ganhar de presente risos ai fui aprender a mexer em fivetech e acabei descobrindo que nao e um motor ruim gostei bastante na verdade quem fez aquilo nao e nenhum idiota e descobri porque o motor dele deu ruim porque apesar de ser um motor moderno usa um anel de oleo do pistao abandonado pela chrysler em 1960 porque nao era bom o suficiente para o slant six e um anel de uma peça so com uma mola de expansao interna eu descobri que existiam aneis de inox no mercado melhores de tres peças diminui sensivelmente o consumo de oleo ai um dia estava com algum dinheiro e resolvi comprar um carro decente para eu andar no dia a dia comprei o alfa romeo 156 se gostava tanto do marea pensei que nao podia ser ruim e e tao bonito que mesmo que nao ande ja valeu a pena risos mas claro que comprei desbielado baratinho tinha uma biela pendurada para fora do motor tentando escapar a desgraçada risos ai conheci uma turma aqui em brasilia que gosta de fiat e alfa ai desgraçou tudo nao tinha nem começado a refazer o 156 comprei um 145 quadrifoglio por r$ 5 000 ser retardado e lindo risos ai tropecei no bravo fiquei com o marea o 156 o 145 e o bravo comecei a descobrir um monte de coisa legal aprender como mexer neles o que e intercambiavel o que e problema e o que nao o seu bravo e de primeira geraçao o que e raro aqui nao mk1 sim exatamente bravo duas portas irmao do brava quatro portas tem dois carros desses no brasil so um marea duas portas olha que legal cinza azulado bem clarinho originalmente mas quando reformei eu pintei de azul alegro ficou bonito pacas e hgt cinco cilindros dois litros de 147 cv tem um comportamento bem diferente do marea tanto de chao quanto motor o motor e bem mais agudo relaçao de cambio so dele mais longo que marea 2 0 mais curto que 2 4 coletor de admissao nao e variavel bem acertado bem legal o outro que veio para o brasil nasceu 1 4 12v mas como o meu foi registrado primeiro bravo aqui e hgt entao o cara que tem o segundo carro no sul colocou o motor de marea 2 4 depois no caminho eu catei mais uns 155 tambem e agora eu gosto muito de alfa meu totalmente diferente dos fiat e 155 super e diferente da elegance tambem e um treco barato emoçoes baratas eu sempre dizia que figurinha repetida nao enche album mas voce sabe ne idiotice piora com o tempo feito doença estou com tres 155 eu adoro ser retardado risos ag a gente desviou para os fiat e acabou falando pouco do dart big block era impossivel mas voce fez um nao e um seda amarelo 1978 originalmente com teto preto 318 comprei originalmente para usar a maquina de vidro na minha belvedere 1968 eu ia levar para casa de guincho mas o cara falou que andava ai dirigi ele ate em casa e me apaixonei no caminho tudo bem era um carro de 100 dolares mas achei sacanagem cortar ele para pegar maquina de vidro e banco ele tinha uma batida na traseira mas eu fui num mulambo que tinha peça de dodge com uma talhadeira e uma marreta peguei um pedaço de carro e remendei nele risos ai pintei ele de amarelo amarelao mesmo vivo bem legal minha mae viu a tinta e achou horrorosa o carro ate hoje chamamos de dodge horroroso risos [caption id= attachment_261252 align= aligncenter width= 999 ] o dodge horroroso v8 big block 383 bravo [/caption] ai eu meti nele esse motor dodge big block 383 onze e meio de taxa comando 292 meia polegada de levante de valvula holley 950cfm dual plane pensa num treco bravo o carro destraciona lindamente em terceira marcha e animalesco o carro dificil de explicar o mahar dirigiu e disse que tinha medo dele eu disse eu tambem risos esse carro saiu no flatout project car eu gostei tanto dele que estou fazendo outro quando acabei o amarelo eu me prometi nunca mais fazer dart big block porque da um trabalho imenso mas esse vou ter que fazer consegui um 426 wedge vou fazer um motor bem legal com aquela baixaria toda e estou fazendo um seda duas portas para esse motor teve nos eua mas aqui nao entao vou fazer um a ideia e fazer um carro de arrancada dos anos 1960 com tunnel ram fenderwell headers e ate eixo rigido na frente vamos ver se da certo uma pergunta dificil para voce agora ag mopar chevy ou ford tem que escolher um se dinheiro nao contar dodge colocando dinheiro na equaçao chevy e digo mais nao que esses dois sejam melhores ou piores que ford mas o destino o acaso os astros as forças da natureza me fizeram acabar trabalhando mais com esses dois caiu pouco ford na minha mao ultima pergunta para alguem que esta começando a mexer hoje com motores que conselho voce da estuda estuda e aprende calça as sandalias da humildade vai trabalhar como mecanico comum mesmo e aprende o maximo possivel nao so na pratica mas lendo livros tambem teoria e importante vai entender sobre metais metalurgica vai aprender a usinar se enfia dentro de retificas entenda que o cara da retifica e seu melhor amigo e pode te ajudar muito e muitas vezes vai estar disposto a isso e ate te ensinar eu lembro que uma vez eu fui a uma retifica americana para conhecer aprender tinha um cara que tocava o negocio la chamado ron ele no começo estava de pe atras um pouco sem saber quem era esse brasileiro esquisito ou o que queria depois de uma meia hora andando pela retifica e o cara nao se abria acabamos passando por um bloco de motor no chao saquei que era um 348/409 pelo deck em angulo eu disse ah um w motor ele como voce sabe isso expliquei disse que se nao soubesse nem isso nao teria ido ate ali para aprender mais ai ele mudou e me mostrou um monte de coisas que nao sabia eu podia perguntar tudo aprendi um monte porque estava preparado para isso
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