quantos hatchbacks com motor de seis cilindros voce conhece de cara lembramos de algumas versoes do bmw serie 1 como o belo m140i e seu seis em linha turbo de tres litros e 340 cv e das versoes do golf com motor vr6 utilizado pelo hatch da volks entre a terceira e a quinta geraçoes se formos menos radicais e considerarmos soluçoes pouco ortodoxas para o layout mecanico podemos incluir na conta tambem o renault clio v6 que tinha motor central traseiro sao carros bastante raros e que tal um hot hatch com motor v6 alfa romeo pois ele existiu caso voce nao lembre pouco mais de 5 000 unidades foram fabricadas entre 2002 e 2005 prepare se para sair deste post desejando fortemente uma delas [gt40 content search= salvem as peruas widget= 1 ] o alfa romeo 147 foi o sucessor do 145 o hatchback que a fiat importou para o brasil entre 1995 e 1999 cuja plataforma era compartilhada com o fiat tipo e a mecanica com o seda alfa romeo 155 o estilo ousado do 145 a fama de temperamentais dos alfa romeo e o bom desempenho especialmente na versao quadrifoglio com motor 2 0 16v de 150 cv fizeram dele um carro para connoisseurs que sabem o que procuram e que nao farao concessoes para manter seus hot hatches italianos em boa forma eles sao razoavelmente populares entre os entusiastas nem todo mundo se recorda porem que o 147 tambem foi importado oficialmente para o brasil entre 2003 e 2006 apesar do parentesco da alfa romeo com a fiat o nome do carro estava apenas seguindo a sequencia numerica dos carros da alfa romeo mas nao podia se chamar 146 porque este era o nome da versao de tres volumes do 145 o cara ai embaixo que jamais foi vendido oficialmente por aqui a plataforma utilizada pelo alfa romeo 147 era uma evoluçao da plataforma c1 da fiat que servia de base para modelos como o brava o marea e o malfadado multipla a chamada type two rev 3 tinha entre eixos 6 mm maior de 2 540 para 2 546 mm e incorporava um novo sistema de suspensao braços triangulares sobrepostos na dianteira e mcpherson com braços assimetricos na traseira era um sistema bastante refinado e alem do alfa romeo 147 o seda 156 e o cupe alfa romeo gt tambem o empregaram nao por acaso todos os tres foram muito elogiados por seu comportamento dinamico considerado um dos melhores entre os carros de traçao dianteira na epoca no brasil o alfa romeo 147 foi vendido com apenas uma opçao de motor e cambio o 2 0 16v twin spark de 148 cv a 6 300 rpm e 18 3 mkgf de torque a 3 800 rpm acoplado ao cambio manual eletro hidraulico selespeed de cinco marchas com aletas atras do volante para as trocas era um conjunto inusitado para o mercado brasileiro ha 15 anos mas era suficiente para que o hatch fosse de zero a 100 km/h em 9 3 segundos com maxima de 205 km/h o design do carro assinado por walter de silva no centro stile alfa romeo marcou uma ruptura com as formas exoticas do alfa 145 e trouxe um estilo mais harmonico sobrio e proporcional a esportividade ficava nos detalhes como os farois pequenos a linha de cintura alta e os contorno robusto da traseira walter de silva poucos anos depois seria contratado pelo grupo volkswagen e foi o responsavel pela cara que os carros da audi e da volks tiveram na segunda metade da decada de 2000 incluindo o tt o a3 o r8 o golf o jetta e o passat na europa porem havia uma versao empolgante de verdade o alfa romeo 147 gta quem conhece os alfa romeo sabe que a sigla gta nasceu nos anos 60 como gran turismo alleggerita uma forma de identificar as versoes com peso aliviado de modelos como o giulia sprint nos anos 2000 porem gta foi o sobrenome escolhido pela alfa para designar as versoes mais nervosas de alguns de seus carros fazendo uma analogia um tanto exagerada porem verdadeira o alfa romeo 147 gta era como um shelby cobra feito por italianos 40 anos depois do original o menor carro da alfa com o maior motor disponivel na linha o v6 bussone projetado por giuseppe busso e mundialmente aclamado por seu rendimento e seu ronco que voce confere abaixo torcemos para que tenha fones de ouvido a disposiçao [youtube id= v4xn zpdlso width= 620 height= 350 ] o som rouco e estralado do alfa 147 gta e produzido por um v6 de 3 179 cm³ diametro×curso de 93×7 mm para entregar 250 cv a 6 200 rpm e 30 6 mkgf de torque a 4 800 rpm exatamente o mesmo utilizado pelo alfa romeo 156 gta dois anos antes em 2001 o motor era todo de aluminio tinha comando duplo nos cabeçotes quatro valvulas por cilindro e um coletor de admissao belissimo com dutos externos cromados e a inscriçao gta 3 2 v6 o motor ficava montado na transversal e mal cabia no cofre do carro a grande maioria dos exemplares foi equipada com cambio manual de seis marchas como deve ser mas alguns poucos tinham uma versao de seis marchas do cambio selespeed em todo caso o motor era forte o suficiente para levar o alfa 147 gta de zero a 100 km/h em 6 3 segundos com velocidade maxima de 246 km/h embora o desempenho em linha reta fosse irretocavel de acordo com a imprensa especializada na epoca seu conjunto dinamico poderia ser melhor refinado o sistema de direçao era bastante direto mas tambem era leve e pouco comunicativo e a versao com cambio selespeed ainda sofria com problemas de programaçao que tornavam as trocas de marcha um tanto lentas e ineficientes [youtube id= p9 oe4k4axs width= 620 height= 350 ] as criticas nao impediram a preparadora italiana autodelta especializada em fuçar os alfa romeo desde a decada de 1960 de lançar uma versao ainda mais potente com o motor v6 ampliado para 3 7 litros resultando em um acrescimo na potencia para 328 cv um diferencial de deslizamento limitado para o eixo dianteiro era incluido de serie no pacote assim como barras estabilizadoras mais grossas e amortecedors ajustaveis do tip coilover como opcional era possivel adquirir um supercharger rotrex que elevava a potencia do motor de 3 7 litros para algo entre 400 e 422 cv [youtube id= gk05om58nhy width= 620 height= 350 ] [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o alfa romeo 147 gta e o 156 gta ao qual ja dedicamos um post todo bem aqui acabaram se tornando os ultimos modelos da marca a usar o motor v6 bussone que apesar de evidentemente ainda ter muito potencial em 2005 ja completava 26 anos em produçao a primeira versao com 2 5 litros de deslocamento cabeçotes com duas valvulas por cilindro carburador e 158 cv fora apresentada em 1979 ao menos foi uma bela despedida
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