A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Zero a 300

A nova picape de 927 cv de Ken Block, Lamborghini pode ter novo hipercarro, Hyundai poderá ter novo SUV compacto no Brasil e mais!

Este é o Zero a 300, nossa rica mistura das principais notícias automotivas (ou não) do Brasil e de todo o mundo, caro car lover. Assim, você não fica destracionando por aí atrás do que é importante. Gire a chave, aperte o cinto e acelere com a gente!

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Plano de assinatura com todos os benefícios: acesso livre a todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site, download de materiais exclusivos, participação em sorteios e no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), além de veiculação de até 7 carros no FlatOuters e até 3 anúncios no site GT40, bem como descontos em oficinas e lojas parceiras*!

R$20,00 / mês

*Benefícios sujeitos ao único e exclusivo critério do FlatOut, bem como a eventual disponibilidade do parceiro. Todo e qualquer benefício poderá ser alterado ou extinto, sem que seja necessário qualquer aviso prévio.

CLÁSSICO

Plano de assinatura na medida para quem quer acessar livremente todas as edições da revista digital do FlatOut e demais matérias do site1, além de veiculação de até 3 carros no FlatOuters e um anúncio no site GT402.

De R$14,90

por R$9,90 / mês

1Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em oficinas ou lojas parceiras.
2A quantidade de carros veiculados poderá ser alterada a qualquer momento pelo FlatOut, ao seu único e exclusivo critério.

 

Ken Block apresenta a Hoonitruck, sua nova picape

1504f7dc-1977-ford-f150-hoonitruck-01

 

Já virou praxe: todo ano Ken Block aparece com alguma novidade com tração integral e motor turbo para suas manobras cinematográficas. Depois dos Fiesta, dos Focus, dos Hoonicorn, do Escort RS Cossie e do RS200, Block decidiu criar uma picape, a Hoonitruck.

O modelo é baseado na Ford F-150 dos anos 1970 — a mesma que tivemos aqui no Brasil — e, segundo Block, a escolha tem uma motivação pessoal: seu pai teve uma dessa e foi nela que Ken aprendeu a dirigir, na metade dos anos 1980. Claro, a Hoonitruck é um pouco diferente e um pouco mais potente que a F-150 do Sr. Block.

7371c94a-1977-ford-f150-hoonitruck-04

Começando pela carroceria: em vez do velho aço estampado, a nova carroceria é feita inteira de alumínio de graduação aeronáutica, com para-lamas alargados e uma asa traseira, e o cofre agora hospeda um motor menor, mas com quase cinco vezes mais potência: sai o V8 FE e entra o 3.5 V6 Coyote/EcoBoost com dois turbos, vindo direto do cofre do atual Ford GT — mas não da versão de rua, e sim da versão de pista, o que significa que ele tem 927 cv e 96,8 kgfm, que são enviados para as quatro rodas de 20 polegadas por meio de uma transmissão Sadev de seis marchas.

9dddb6d0-1977-ford-f150-hoonitruck-03

O projeto foi desenvolvido ao longo dos últimos dois anos e se tornou “um dos veículos mais ‘badass'” que Block já viu, segundo suas palavras. O carro irá estrear em Gymkhana Ten, que será exibido pelo Amazon Prime a partir de 7 de dezembro e pelo YouTube a partir de 17 de dezembro.

 

Lamborghini considera hipercarro para competir com Valkyrie e Senna

093790eb-lamborghini-hypercar-2

A Lamborghini mal lançou seu Aventador SVJ — que praticamente iguala o nível de desempenho do Centenario – e já está planejando um modelo ainda mais radical. Algo como um hipercarro com foco na aerodinâmica extrema, na pegada do McLaren Senna e Aston Martin Valkyrie.

É o que diz o chefe da Lamborghini, Stefano Domenicali, à revista britânica Autocar. Domenicali diz que tem interesse em tal veículo, e que ele seria “na veia do Centenario e do Veneno” — o que também significa que ele seria produzido em série limitada e com preço acima do milhão de euros.

Considerando o que a Lamborghini tem atualmente, o modelo poderia adotar o V12 de 6,5 litros da marca, recalibrado para produzir ainda mais potência que os atuais 770 cv do SVJ e do Centenario. É possível até mesmo que ele seja o primeiro híbrido produzido em série pela Lambo, o que facilmente colocaria sua potência na casa dos 1.000 cv — e também permitiria que ele fosse inscrito na nova categoria de hipercarros do WEC (quem sabe?).

Além disso, como a maioria dos hipercarros modernos, o modelo também poderia usar uma variação mais radical da atual geração do ALA, o sistema de aerodinâmica ativa da Lambo, que já se mostrou extremamente eficiente quando se trata de trazer tempos de volta. Por fim, se a Lamborghini já está falando no modelo, é provável que ele acabe produzido daqui a dois anos. Afinal, a Lamborghini nunca teve problemas em vender suas versões especiais.

 

Hyundai terá SUV elétrico inspirado no próximo HB20 no Salão

saga-ev-1

A Hyundai divulgou nesta quarta-feira (24) dois teasers de um SUV elétrico conceitual batizado Saga EV, que levará ao Salão do Automóvel deste ano. À primeira vista um SUV elétrico conceitual não é algo que nos interessa muito, porém este não é apenas um SUV conceitual despretensioso: ele antecipa os detalhes do próximo HB20.

O modelo foi desenvolvido pelo estúdio de design da Hyundai na Califórnia, mas teve parceria com a filial brasileira e deve exibir uma variação estilizada do conjunto óptico que será adotado pela nova geração do hatchback compacto brasileiro. Apesar dos borrões e da falta de luminosidade, é possível ver que faróis e lanternas ganharam linhas retas mais modernas, preparando o visual do carro para a próxima década — uma vez que ele será lançado somente em 2019.

saga-ev-2

Além disso, a Hyundai também mencionou que o segmento dos SUV compactos é um dos mais competitivos do Brasil e que o Saga EV representa a forma que a Hyundai enxerga o futuro da categoria, o que significa que o modelo também pode dar origem a um SUV compacto para ser posicionado abaixo do Creta.

 

Sucessor do smart poderá receber a marca Mercedes

a8f32f15-daimler-may-kill-smart-3

Há 20 anos a Mercedes e a fabricante suíça de relógios Swatch uniram forças para criar um carro urbano com visual descontraído e jovem como seus relógios. O modelo era o smart car, que deu origem à marca smart a uma série de modelos e atualmente está em sua terceira geração — que também poderá ser a última.

Segundo a Automobile Magazine, a Renault, que atualmente mantém parceria com a Mercedes para a produção do minicarro, já manifestou que não pretende mais produzir o modelo quando o atual Twingo deixar de ser produzido. O modelo francês é a base do Smart ForFour e fornece seus motores para o ForTwo. Com o fim da parceria a Mercedes cogita encerrar a marca smart e lançar subcompactos com sua própria marca.

A motivação de ambas provavelmente se deve à eletrificação dos modelos. A Renault já tem uma linha elétrica relativamente forte na Europa com o Twizy e o Zoe, enquanto a Mercedes acaba de lançar sua marca de elétricos, a EQ. Com a necessidade de adotar plataformas modulares para todos os tipos de veículos, é quase certo que a Mercedes irá criar uma nova plataforma compacta que será utilizada também para este novo modelo que irá suceder o smart a partir de 2026, quando encerra o ciclo da atual geração.

 

Porsche Cayman poderá ganhar versão de baixo peso batizada 718 T

s17-2967-fine-1540413658

Lembra do Porsche 911 Carrera T, a versão aliviada do Carrera que a Porsche lançou no ano passado? Pois bem, agora a marca de Stuttgart pode estar preparando uma versão semelhante para o Cayman. Sim: um Cayman GTS ainda mais leve e com a mesma potência dos atuais. Não disse que esta é uma época maravilhosa para ser entusiasta?

Segundo o site britânico Auto Express, a Porsche está planejando dar ao Cayman vidros mais finos, paineis de portas aliviados com a adoção de tiras de tecido no lugar do puxador e das maçanetas, bancos esportivos e até a remoção do sistema de áudio. Somadas, somente estas medidas podem representar uma redução de 20 kg. E o carro pode ficar ainda mais leve com o pacote Sport Chrono e o escape esportivo.

Segundo o Auto Express, o motor será uma versão sutilmente modificada do 2.5 turbo usado pelo Cayman S e GTS, atualmente com 365 cv.

 

Matérias relacionadas

MF Ghost: conheça o novo mangá do criador de “Initial D” – tem até um Toyota 86!

Dalmo Hernandes

Esta rara pick-up Willys “Bicudinha”,sob medida para ser restaurada, está à venda

Dalmo Hernandes

Maverick Super V8: a história e o início da preparação do Project Cars #490

Leonardo Contesini