o alfa romeo 156 e um dos carros mais bonitos do mundo e isto e fato se eu nao soubesse que beleza e algo subjetivo diria que o alfa 156 e o carro mais bonito do mundo ponto ao menos e o que eu acho neste momento enquanto encaro pela tela do computador aquela que provavelmente e a versao mais extrema do alfa romeo 156 ja feita o coloni s1 ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] quando se fala de versoes de turismo dos carros da alfa romeo e provavel que o primeiro nome a pipocar no seu cerebro seja o do alfa romeo 155 e com razao o 155 v6 ti que como o nome indicava tinha um motor v6 de 2 5 litros e pelo menos 500 cv a 11 000 rpm foi o vencedor do campeonato alemao de turismo o dtm em 1993 superando um batalhao de alemaes e ele roncava como um carro de formula 1 mas o alfa romeo 156 lançado em 1996 tambem teve suas glorias nas corridas de turismo entre 2000 e 2003 o alfa 156 gta venceu quatro vezes em sequencia o campeonato europeu de turismo com os pilotos italianos fabrizio giovanardi e gabriele tarquini tal qual o 155 v6 ti o 156 gta usava o monobloco original mas em vez de um seis cilindros tinha uma versao de ate 275 cv do motor 2 0 16v twin spark o alfa romeo 156 gta podia nao ter o mesmo impeto do 155 v6 ti mas era inegavel que ele tinha seu charme agora com alfa romeo 156 coloni s1 a coisa era bem mais radical ele era na pratica uma reediçao do alfa romeo 164 que foi criado para substituir o bmw m1 na procar em 1988 mas jamais competiu esse cara aqui embora parecesse um alfa romeo 164 por baixo da carroceria o carro tinha construçao do tipo spaceframe com o motor um v10 de 3 5 litros e 620 cv a mais de 13 000 rpm como componente estrutural ele deveria ser usado na categoria de apoio da formula 1 no fim dos anos 80 mas so fez uma apariçao publica antes do gp de monza de 1988 mas o alfa romeo 164 procar nao deixa de ser incrivel por ser uma bolha e o mesmo vale para o alfa romeo 156 coloni criado 12 anos depois em 2000 o carro foi construido pela scuderia coloni equipe fundada em 1982 por enzo coloni e que conseguiu fama por ter tentado se classificar 82 vezes para a formula 1 entre 1987 e 1991 mas so conseguido participar de 14 grand prix e mais foi a coloni que em 1990 usou o fracassado motor flat 12 da subaru o melhor resultado da equipe foi um oitavo lugar no gp do canada de 1988 com gabriele tarquini ao volante depois de seu fracasso na formula 1 a coloni apostou em categorias menores como a formula 3000 a formula 3 e a gp2 com resultados apenas razoaveis a historia do alfa romeo 156 coloni s1 e bastante obscura e e dificil obter informaçoes o que se sabe no fim dos anos 1990 começou a ser organizado por uma companhia espanhola chamada rpm um campeonato nos moldes da stock car o campeonato maxiturismo a rpm contratou a coloni para projetar um chassi a ser usado por todos os carros sobre o qual as equipes poderiam instalar o motor e a carroceria que quisessem [gallery type= grid columns= 4 link= file size= medium ids= 218416 218424 218438 218445 ] a coloni se inspirou pelo alfa romeo 164 procar para criar o 156 coloni s1 com uma bolha que reproduzia as formas do seda de rua porem feita de fibra de carbono e com apenas duas portas a suspensao usava braços triangulares sobrepostos e amortecedores eibach na dianteira e na traseira e o motor ficava em posiçao central traseira um v6 alfa romeo de tres litros e 380 cv acoplado a uma transmissao sequencial hewland de seis marchas as rodas eram um jogo de oz racing de 18x9 5 polegadas na dianteira e 18x11 5 polegadas na traseira e abrigavam freios brembo com discos de carbono ceramica o piloto ia sentado no meio como e um monoposto sem duvida era um conjunto impressionante e o espetaculo audiovisual proporcionado por ele tambem ha alguns videos antigos do alfa romeo 156 coloni s1 no youtube que evidenciam isto https //www youtube com/watch v=urje_zsg198 https //www youtube com/watch v=hs wyqbi8 a mas havia um probema o preço um carro custava o equivalente a us$ 300 000 na epoca sem levar em conta a infraestrutura de pista o 156 coloni s1 ao que parece foi construido pela scuderia coloni para convencer equipes e fabricantes a entrar para o campeonato maxiturismo aparentemente ninguem estava interessado em investir em uma categoria recem criada na espanha nem mesmo a alfa romeo na epoca os organizadores da competiçao chegaram a dizer que caso nao houvesse adesao de equipes todo o trabalho de desenvolvimento seria em vao e o prototipo acabaria em um museu e foi exatamente o que aconteceu o alfa romeo 156 coloni s1 chegou a participar de alguns eventos de exibiçao e track days mas jamais disputou uma corrida de fato no momento ele esta em uma loja holandesa chamada classic cars for sale que so revela o preço a quem entrar em contato e estiver realmente interessado ao que parece o carro esta em condiçoes de correr e pilota lo deve ser uma bela experiencia
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.