A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture

O guia de versões especiais do Golf GTI – Parte 3: Mk5 e Mk6

Depois de conhecermos as nove edições especiais das duas primeiras gerações do Golf GTI, e as nove edições especiais da terceira e da quarta geração dos Golf GTI e R, chegou a hora de avançarmos para as duas gerações seguintes, conhecidas popularmente como Golf Mk5 e Golf Mk6 ou simplesmente Golf 5 e Golf 6. Lançada no Salão de Frankfurt de 2003 como modelo 2004, a quinta geração do Golf recebeu não apenas um novo visual e uma nova plataforma, mas também uma reformulação completa em sua linha de motores — do 1.4 aspirado ao 3.2 VR6, todos eles eram motores renovados, com injeção direta no caso dos quatro-cilindros e um novo cabeçote de 24 válvulas para o VR6, que ainda usava injeção de combustível no coletor. O GTI manteve o turbocompressor, mas trocou o 1.8 20 válvulas por um novo 2.0 turbo de 16 válvulas com injeção direta estratificada e 200 cv, batizado comercialmente como 2.0 turbo FSI. Esse motor foi oferecido em todas as versões especiais do GTI Mk5, porém ne

Matérias relacionadas

Rixas automotivas: as maiores rivalidades entre modelos no universo gearhead

Dalmo Hernandes

Ford Ka Cosworth: 350 cv, tração traseira e visual matador

Dalmo Hernandes

Chrysler Crossfire: quando a Mercedes-Benz fez um esportivo americano

Dalmo Hernandes