ha quatro anos no salao de genebra de 2011 a alfa romeo deixou todo mundo maluco ao apresentar o conceito 4c seu retorno ao mundo da traçao traseira com um pequeno e leve esportivo de motor central traseiro dois anos depois em 2013 a versao de produçao chegava as ruas e provava que a alfa romeo de antigamente estava mesmo de volta e melhor do que nunca agora em 2015 o 4c perdeu o teto e foi para detroit mostrar que a alfa voltou mesmo contudo ao mercado americano — e com seu velho espirito entusiasta que conquistou o mundo no passado depois de aparecer em março do ano passado ainda como conceito no salao de genebra finalmente a versao de produçao do alfa romeo 4c spider foi apresentada no salao de detroit as primeiras imagens do conversivel apareceram na internet pouco antes do feriado de natal assim como os boatos de que ele seria apresentado no primeiro grande evento da industria automotiva no ano como aconteceu com a versao conceito do cupe quase todos os elementos foram levados a versao de produçao e os dois carros quase se confundem — o que convenhamos nao e problema algum pois o 4c tem linhas belissimas que nao foram prejudicadas em absolutamente nada pela perda do teto alias o cupe tambem estava no salao e levou um companheiro pra la de ilustre o alfa romeo 33 stradale de 1967 que foi uma das maiores inspiraçoes para os designers do 4c ao comparar a silhueta dos dois nao restam duvidas de que isso nao e papo do pessoal de marketing na verdade a chegada da versao conversivel ja era dada como certa desde o inicio visto que o 4c foi projetado com isto em mente sendo assim a ausencia do teto nao afeta o visual do cupe como tambem quase nao foi preciso realizar adaptaçoes para dar aos ocupantes do pequeno roadster a possibilidade de viajar a ceu aberto as mudanças foram bem poucas alem obviamente do mecanismo de fixaçao do teto foi adotada uma estrutura a parte para o para brisa que e feita de fibra de carbono colada e parafusada ao monobloco alem disso foi instalada uma barra de aluminio sob o arco do teto que tambem pode ser de fibra de carbono e uma barra estrutural no compartimento do motor o resultado um carro que e so 10 kg mais pesado que sua versao cupe — uma marca que tambem foi obtida com a adoçao de vidros mais finos e carroceria de composito o motor e o mesmo quatro cilindros turbo de 1 75 litro que entrega 240 cv a 6 000 rpm e 35 7 mkgf de torque a 4 250 rpm enquanto produz aquele ronco maravilhoso com 16 valvulas e comando duplo variavel no escape e na admissao o motor tem força o bastante para lever o alfa 4c spider aos 100 km/h em 4 1 segundos — exatamente o mesmo tempo de seu irmao com teto fixo segundo a alfa romeo o teto de tecido e homologado para ate 257 km/h e um teto de fibra de carbono sera disponibilizado como opcional a transmissao sera a mesma do cupe — a tct de dupla embreagem e seis marchas acionada por borboletas atras do pequeno volante de base chata na verdade o interior e todo identico ao do cupe incluindo o painel digital colorido e a central multimidia com som alpine os bancos sao forrados de couro preto vermelho ou tabaco com costuras combinando com a carroceria [gallery columns= 4 link= file ids= 34213 34214 34211 34209 ] os detalhes esteticos incluem rodas de desenho exclusivo de 17 polegadas na dianteira e 18 polegadas na traseira ou um jogo opcional com rodas de 18 polegadas na frente e 19 polegadas atras pintadas de cinza metalico ou prata alem da inedita cor amarela quer dizer giallo na carroceria que tambem ganhou novos farois de desenho mais tradicional na traseira as saidas de escape duplas no centro deram lugar a uma saida simples em cada extremidade — isto de serie pois o escapamento central da akrapovic sera opcional com o alfa romeo 4c a alfa romeo pretende firmar ainda mais sua missao de reconquistar o mercado americano com o 4c spider que chega as concessionarias norte americanas no inicio do segundo semestre a missao fica clara tentar conquistar alguns dos interessados no mazda mx 5 miata cuja nova geraçao mais moderna do que nunca foi apresentada no salao de paris em setembro passado talvez a presença de monopostos classicos da epoca de ouro da alfa romeo nos grandes premios ensine aos americanos algumas coisinhas mas como assim brigar com o miata o novo mx 5 miata geraçao nd foi apresentado ha alguns meses e nao e exatamente novidade mas isto nao impediu a mazda de leva lo ao salao de detroit — nem de nos levar a comparar os dois porque apesar de serem conceitualmente diferentes e pertencerem a faixas distintas do mercado tanto o 4c spider quanto o miata tem a mesma proposta resgatar os roadsters compactos leves e divertidos ao volante alem disso o miata esta por ai desde 1989 e apesar das mudanças esteticas e tecnicas ao longo destes mais de 25 anos sobre as quais voce pode saber tudo aqui nao perdeu a essencia um roadster leve divertido barato e de concepçao classica com motor atras do eixo dianteiro traçao traseira e o maximo de conexao homem maquina recapitulando o mx 5 miata de quarta geraçao com uma nova plataforma do tipo espinha dorsal como nos antigos lotus e uso extensivo de aluminio na estrutura o novo miata pesa 100 kg a menos que a geraçao anterior que ja era razoavelmente leve pesando 1 190 kg os motores como manda o figurino nao sao usinas de potencia astronomica dois quatro cilindros de 1 5 litro e 130 cv e de dois litros e 160 cv [gallery columns= 4 link= file ids= 34223 34220 34218 34217 ] a produçao do miata começa neste ano como modelo 2016 e o preço nao devera ser diferente daquele praticado com os modelos ate 2015 algo entre us$ 25 mil e us$ 30 mil ou r$ 65 80 mil ja o 4c cupe custa mais que o dobro e assim podemos estimar que o 4c spider va custar entre us$ 55 e us$ 70 mil ou r$ 145 190 a mazda tambem levou um prototipo daytona para o salao o skyactiv d que usa um quatro cilindros biturbo de 2 2 litros a diesel agora que voce ja conhece os dois roadsters mais legais do salao de detroit diz ai se tivesse a grana na mao voce compraria um alfa romeo 4c ou economizaria metade e levaria um miata para casa
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.