quantas vezes a gente ja elogiou aqui o ronco dos motores v6 alfa romeo ate perdemos a conta no entanto hoje e dia de fazer isto de novo — mas desta vez com um modelo que a gente nao costuma ver com frequencia aqui no flatout e hora de corrigir isto e o alfa romeo alfetta gtv6 a gente tem quase certeza de que ele so nao aparece por aqui por uma infeliz questao de idade enquanto ficamos idolatrando os classicos alfa de traçao traseira dos anos 1960 e 1970 e relembrando os belissimos sedas e hatchbacks que a fabricante do cuore sportivo fez nos anos 1990 e 2000 sem falar e claro do novo giulia cuja chegada agora e questao de tempo os classicos da decada de 1980 ficam meio esquecidos o motivo talvez eles so nao estejam velhos o bastante para serem considerados classicos mas e so um palpite e de qualquer forma com o revival da cultura oitentista nao vai demorar para que os alfa da melhor/pior decada da historia tambem recebam o amor que merecem ate la façamos nossa parte vamos falar um pouco do alfetta gtv6 quer saber tivemos uma ideia melhor vamos deixar que ele fale primeiro voce ja sabe o que fazer coloque fones de ouvido aumente o som e aproveite [youtube id= _eiqpkleupc width= 620 height= 350 ] sim o video começa com eros ramazzoti tocando ao fundo mas a trilha sonora fica boa de verdade quando o v6 de 2 5 litros entra em cena trata se de de um motor com comando simples nos cabeçotes e injeçao eletronica multiponto bosch l jetronic sao 160 cv a 5 600 rpm e 21 7 mkgf de torque a 4 000 rpm suficientes para levar os 1 210 kg do carro ate os 100 km/h em 8 2 segundos com maxima de 218 km/h nada mau mesmo e o suficiente para nao perder muito feio para digamos o porsche 911 carrera 3 2 da epoca que tinha 210 cv em seu flat six e era capaz de atingir os 100 km/h em 6 3 segundos e a gente jura que por volta dos 2 15 de video o som produzido pelo escape lembra a microfonia de um amplificador de guitarra serio o ronco e tao bonito que na epoca do lançamento a revista alema auto motor und sport disse que parecia que um engenheiro acustico havia trabalhado por meses no projeto so para aperfeiçoar o som do motor o alfetta gtv mais tarde so gtv era derivado do seda alfetta lançado em 1972 se voce olhar a foto acima vai notar certa semelhança com o nosso alfa romeo 2300 e nao e por acaso — o alfetta foi a maior inspiraçao da alfa para criar o 2300 aqui no brasil la fora o nosso alfa foi batizado como alfa rio o que nao e defeito algum visto que se trata de um carrinho bem simpatico no entanto legal de verdade e o gtv esportivo idealizado depois do sucesso do alfetta na europa para transforma lo em um fastback de apelo mais nervosinho a alfa chamou ninguem menos que giorgetto giugiaro do estudio italdesign a gente prefere imaginar que a beleza do hatch nao surpreendeu ninguem — afinal giugiaro e giugiaro tambem achamos que o visual classico do alfetta gtv como apresentado em 1974 e o mais bonito tambem era um carro bom de guiar fosse na versao gt 1 6 com um quatro cilindros de 130 cv; gt 1 8 de 122 cv; ou gtv de veloce 2000 cujo 2 0 entregava 130 cv no entanto foi em 1980 que a alfa criou a versao gtv6 e provou do que o hatchback era capaz e do que ele era capaz vamos deixar que o italiano davide cironi entusiasta italiano cujo canal no youtube e uma verdadeira coleçao de belos reviews em video nos mostre [youtube id= vchzuceojgo width= 620 height= 350 ] o video tem legendas em ingles que podem ser traduzidas automaticamente para começar bem e um alfa romeo com motor v6 e traçao traseira no entanto a suspensao — que usava barras de torçao longitudinais e braços inferiores na dianteira e um eixo dedion na traseira — era muito bem acertada e garantia um carro bastante equilibrado ainda que sair de traseira como davide demonstra varias vezes ao longo do video nao fosse dificil a direçao tinha o peso correto e era muito bem calibrada e a agilidade do carro ao mudar de direçao impressiona para uma maquina com mais de tres decada de vida o unico defeito era o cambio cujos engates imprecisos chegavam a assustar — davide ate diz que os alfa mais antigos como o giulia eram melhores e pareciam ate mais modernos neste quesito mas que carro italiano nao tem suas particularidades nao e [youtube id= i7m7pfybjbe width= 620 height= 350 ] como se nao bastasse o gtv6 ainda tem uma bela historia nas pistas entre 1982 e 1985 os carros preparados pela autodelta a equipe de fabrica da alfa romeo fizeram bonito no campeonato europeu de turismo etcc ficando com o titulo por quatro anos consecutivos juntando se aos dezessete titulos do etcc que os italianos conquistaram no total o alfa romeo gtv6 foi produzido entre 1980 e 1987 e teve 22 380 exemplares fabricados considerando que a grande maioria deles portanto ja passou dos 30 anos de idade fica a sugestao para quem quiser trazer um exemplar la de fora — ainda que este nao seja o melhor momento para tal empreitada vamos repetir as palavras de davide e te desafiar a nao sair procurando o gtv6 em sites de classificados gringos depois de ver estes videos [youtube id= 40aoyd hot8 width= 620 height= 350 ]
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.