omundo nao teria tanta graça sem os malucos que querem fazer tudo diferente os nao conformistas que se recusam a pensar como as outras pessoas a aceitar o obvio os corajosos destemidos que nao tem medo do fracasso na melhor das hipoteses se tudo der certo eles entram para a posteridade como visionarios inspiraçao para todos nos na pior das hipoteses ao menos o entretenimento e garantido com uma boa historia para contar a historia da vez tem a ver com a alfa romeo possivelmente uma das marcas mais cheias de carater do planeta tanto carater na verdade que a maior parte dos entusiastas perdoa quaisquer problemas que os alfa tradicionalmente apresentam ja virou tradiçao na verdade estranho seria se o alfa romeo giulia alem de um dos melhores carros para se dirigir da atualidade tambem fosse um dos mais confiaveis e nao desse problemas o que definitivamente nao e o caso ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] o mais curioso e que apesar desta fama a alfa romeo nunca foi fa de soluçoes tradicionais e consagradas a estrada mais rapida e segura muitas vezes passa longe de ser a mais divertida e a alfa sabe disto o que ajuda a explicar porque na decada de 1970 aqueles italianos malucos decidiram fazer um carro de dois motores para disputar ralis de longa duraçao o alfa romeo alfasud ti bimotore 4x4 de 1977 quem conhece um pouco da historia da alfa romeo sabe que eles ja haviam feito um carro de dois motores antes o 16c bimotore um monoposto da decada de 1930 que foi o primeiro carro de corrida projetado por enzo ferrari como o nosso colega milton rubinho contou aqui o precedente portanto ja existia https //flatout com br/dois motores nenhum juizo alfa romeo 16c bimotore ou o primeiro ferrari projetado por enzo/ diferentemente do 16c porem o alfasud bimotore nao chegou a competir a serio de forma oficial embora tivesse o apoio da fabricante o carro na verdade foi um projeto quase independente de gianfranco mantovani fundador e dono da wainer oficina de preparaçao especializada nos alfa romeo que ocasionalmente embarcava em projetos com a ajuda da propria fabricante e tambem da autodelta possivelmente os maiores especialistas em alfa romeo do planeta alem da propria alfa romeo entre os alfisti o nome de mantovani e mais ligado aos monopostos em 1958 ele ja os construia sempre com mecanica alfa e os monopostos foram sua principal ocupaçao ate o fim da decada de 1980 apesar de ser um cara insistente e que fazia bons carros os resultados de seus esforços nunca foram muito expressivos e o problema era quase sempre o mesmo falta de confiabilidade e quebras mecanicas o alfasud ti bimotore foi entao um ponto fora da curva em sua carreira tudo começou com um alfasud 1974 por si so o alfasud era um carro interessantissimo lançado em 1971 ele foi concebido como o modelo de entrada da marca apostando em uma carroceria compacta e um projeto simples porem com o dna da alfa romeo ou seja devia ser acima de tudo empolgante na hora de guiar mesmo custando pouco a alfa ate criou uma nova empresa so para cuidar de sua fabricaçao outro aspecto notavel era o motor boxer um quatro cilindros criado especificamente para o alfasud que injetava bastante personalidade no carro por si so alem do ronco diferenciado ele ajudava a manter o centro de gravidade mais baixo e tinha ate sistema de carter seco a ideia de mantovani era transformar o alfasud em um carro capaz de encarar sem problemas provas de rally raid como o safari rally ou o rally dakar sua logica fazia certo sentido com dois motores um na frente e um atras obtinha se instantaneamente traçao nas quatro rodas alem de uma especie de backup caso um dos motores tivesse problemas durante a prova o carro poderia continuar rodando com o outro mesmo que com metade da potencia era como um nobreak mas para o carro o alfasud ti vinha equipado com um boxer de 1 2 litro e 79 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas que levava a força para as rodas dianteiras para muitos o grande pecado do carro visto que ate entao nao existiam outros alfa com traçao nas rodas da frente mantovani entao aproveitou seus contatos oficiais para conseguir outro conjunto de motor e cambio para montar na parte de tras do carro o banco traseiro foi removido para acomodar o segundo powertrain a igniçao dos dois motores era acionada separadamente por uma chave de partida ou seja era possivel escolher entre traçao dianteira traçao traseira ou 4x4 antes de sair dirigindo os dois cambios eram ligados ao mesmo trambulador e o pedal da esquerda operava as duas embreagens simultaneamente o segundo motor obviamente recebeu um sistema de escape dedicado e como tomou o lugar do tanque de combustivel um novo reservatorio de 80 litros foi instalado no porta malas [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 279826 279836 ] olhando por fora a unica mudança aparente foi a adoçao de dois scoops para admissao de ar frio nos para lamas traseiros complementado por dois radiadores com ventoinha eletrica e um terceiro radiador para o oleo era uma modificaçao importantissima pois a ideia era colocar o carro para disputar provas de longa duraçao em desertos apesar disto porem sua dinamica foi testada na neve o que resultou em belos registros fotograficos [gallery type= grid columns= 2 link= file size= large ids= 279839 279822 ] com quase 160 cv em um veiculo de pouco mais de 900 kg o resultado era um foguetinho capaz de ir de zero a 100 km/h em 8 1 segundos com maxima de 215 km/h numeros dignos de hot hatches lançados 20 anos depois mas nao era o suficiente os motivos para o cancelamento do projeto nunca foram muito claros mas o fato e que o alfasud bimotore de gianfranco mantovani nunca passou da fase de prototipo certamente problemas mecanicos resultantes da complexidade excessiva e da propria natureza do carro contribuiram para isto talvez por desilusao mantovani deixou o carro para la e voltou a concentrar se nos seus fracassados monopostos nao se sabe o que foi feito do alfasud bimotore apos o cancelamento do projeto que ocorreu em algum momento entre 1978 e 1979 o que se sabe porem e que ele foi preservado possivelmente por pessoas proximas ao proprio mantovani e que atualmente esta igualzinho ao que era quando foi montado incluindo a pintura vermelha a rm sotheby s vai leiloa lo em fevereiro durante um evento em paris e diz que o alfa nunca foi registrado para rodar nas ruas seu destino provavelmente sera uma coleçao particular mas gostariamos de ter a certeza de que o proximo dono ao menos vai dirigir de vez em quando um dos alfa romeo mais bizarramente interessantes ja feitos
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