o mercedes benz w123 wagon e conhecido por sua discriçao sua robustez e sua versatilidade — ele pode ser um daily driver fiel por decadas um indestrutivel taxi capaz de rodar centenas de milhares de quilometros pergunte a qualquer um na africa do sul onde os taxi mercedes das antigas ainda sao muito populares e ate uma maquina de andar de lado em competiçoes de dorifuto o motor v12 m120 da mercedes tambem goza de uma bela fama — afinal estamos falando de uma verdadeira obra prima da engenharia alema que esteve no cofre de praticamente todo mercedes benz com motor v12 nos anos 1990 e inicio dos anos 2000 e isto inclui ate mesmo o mercedes benz clk gtr que nasceu para competir nas provas de longa duraçao e ganhou uma versao de rua para homologar o carro de corrida [youtube id= hx4fsd6kl7k width= 620 height= 350 ] e o que acontece quando voce junta os dois basicamente o sonho de qualquer entusiasta — especialmente se o w123 em questao for uma perua e se voce tiver uma quedinha pelos mercedes benz o m120 e um motor v12 com bloco de aluminio e comando duplo nos cabeçotes com quatro valvulas por cilindro 48 valvulas no total de inicio tinha deslocamento de seis litros 5 987 cm³ com diametro x curso de 89x80 2mm e um motor relativamente girador que em sua especificaçao mais mansa entregava cerca de 400 cv — suficientes para levar o seda s600 da geraçao w140 ate os 100 km/h em seis segundos e se isto ja lhe soa muito bem saiba que o m120 ficou ainda maior e mais potente com o passar dos anos em 1999 se voce tivesse grana e paciencia o suficiente podia comprar um mercedes benz sl600 r129 roadster esportivo vendido pela marca na epoca e transforma lo em um verdadeiro monstro originalmente ele vinha com o m120 original de seis litros e 400 cv mas voce podia leva lo para a amg e pedir que eles fizessem sua magica o resultado era o mercedes benz sl73 amg se voce esta acostumado com a nomenclatura classica ja entendeu mais ou menos do que se tratava a amg ampliava o deslocamento do motor para 7 3 litros e reforçava os componentes internos o resultado nada menos que 525 cv e 76 4 mkgf de torque suficientes para chegar ate os 100 km/h em 4 8 segundos com maxima de 300 km/h nada mal para um carro que pesava quase duas toneladas de aço alemao nao e [youtube id= u7k0rl7k518 width= 620 height= 350 ] e nao parou por ai como mencionamos ha pouco o mercedes benz clk gtr criado para ser um rival de peso para o mclaren f1 no fia gt tambem usou o m120 em uma versao de 6 9 litros com pistoes forjados bielas de titanio e 600 cv com ele a mercedes conquistou o titulo de construtores do fia gt de 1997 depois de vencer seis vezes — a primeira delas em nurburgring [youtube id= d4p3ghhfdie width= 620 height= 350 ] sendo assim nao foi a toa que horacio pagani optou pelo m120 ao projetar o supercarro de seus sonhos lançado em 1999 o pagani zonda original usava exatamente o mesmo v12 de seis litros do s600 com cerca de 400 cv acoplado a uma caixa manual de cinco marchas era o bastante para leva lo ate os 100 km/h em 4 2 segundos e aos 160 km/h em 9 2 segundos a cada ano novas atualizaçoes foram promovidas no zonda e em seu motor — sempre com base no m120 no zonda s por exemplo o deslocamento foi ampliado para sete litros enquanto a potencia subiu para 550 cv no insano zonda 760s sao 7 3 litros e 760 cv — sem qualquer tipo de induçao forçada e importante frisar [youtube id= u4fzixd17cg width= 620 height= 350 ] o que finalmente nos traz ao carro que viemos mostrar hoje um mercedes benz w123 wagon equipado com um v12 m120 e obvio que o motor nao foi usado apenas no pagani zonda mas e dificil resistir a tentaçao de dizer que se trata de uma perua classica alema com motor de supercarro nao e mesmo nao precisa se sentir culpado por encarar as coisas desse jeito — nos ao menos nao nos sentimos trata se de um projeto russo de onde mais nao e mesmo o que dificulta bastante o acesso a informaçoes mais especificas o que sabemos e o seguinte o dono deste carro tinha um w123 com um seis em linha m110 de 2 8 litros quando o motor depois de muito uso finalmente entregou os pontos ele decidiu que o proximo coraçao definitivamente seria maior e mais potente mas tem gente que nao sabe brincar o motor ocupa praticamente todo o cofre do carro e certamente exigiu algumas modificaçoes estruturais por causa das novas dimensoes e do peso do v12 trata se de uma versao de 7 3 litros 558 cv e 73 4 mkgf de torque do m120 acoplada a uma caixa automatica de cinco marchas — conjunto que aparentemente veio de um raro mercedes benz s73 amg versao mais estupida do classe s w140 repare como o painel dianteiro foi trucidado e refeito artesanalmente certamente que o sistema de arrefecimento tera que encontrar um posicionamento alternativo para os radiadores o carro ainda nao esta rodando aparentemente a ultima grande atualizaçao foi um video de qualidade bem sofrivel por sinal com o v12 funcionando o ronco e simplesmente absurdo [youtube id= wahzaidrtao width= 620 height= 350 ] o criador do projeto afirma no site drive2 ru que sua ideia e montar um carro de rua com interior completo cinco lugares e todo o conforto do w123 original e nao um monstro de pista claro aparentemente ainda falta bastante para que o projeto seja concluido mas quando alguem coloca um motor de supercarro em uma perua das antigas nao ha como ignorar so desejamos que esta besta fique pronta logo
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!

Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.