os preparativos para a estreia de fernando alonso na indy 500 começaram na manha desta quarta feira 3 com o primeiro desafio a ser enfrentado por todo e qualquer estreante na prova — ate mesmo se ele for um bicampeao mundial de formula 1 o rookie orientation diferentemente da formula 1 onde basta ter uma superlicença e fazer uns poucos treinos para alinhar a indy 500 exige uma sessao de treinos para certificar que o piloto e apto a pilotar no ritmo exigido pela prova o rookie orientation e exatamente isso embora o cronograma e os requisitos do treino sejam diferentes todos os anos ele envolve sempre tres niveis de desempenho que o estreante precisa completar para seguir adiante em sua preparaçao para as 500 milhas neste ano os estreantes como alonso precisam completar 10 voltas com velocidade media entre 205 e 210 mph 330 e 338 km/h depois outras 15 voltas com media entre 210 e 215 mph 338 e 346 km/h e por ultimo mais 15 voltas com media superior a 215 mph 346 km/h — ou seja e preciso completar um minimo de 45 voltas em velocidades pre estabelecidas para poder participar dos treinos e eventualmente da prova mais importante contudo e a adaptaçao ao carro e ao circuito no oval o acerto e o controle do carro sao substancialmente diferentes do acerto de um monoposto da formula 1 o ajuste ideal e levemente sub esterçante devido as altas velocidades combinadas a configuraçao aerodinamica de arrasto minimo alem disso ha outros elementos estranhos aos pilotos europeus como o tire staggering que e a adoçao de pneus de diametro maior no lado do carro que fica externo as curvas; e o uso de weight jackers um sistema hidraulico que altera a transferencia de peso diagonal entre os eixos para que o piloto possa controlar a tendencia sub esterçante do carro por meio de um controle no volante por ultimo nas corridas em ovais os carros adotam angulos de convergencia e cambagem extremamente assimetricos para otimizar a dinamica do carro a inclinaçao da pista e tambem a necessidade de rotaçao do carro nas curvas em alguns casos a cambagem do lado esquerdo chega a ser positiva o primeiro a entrar no carro contudo foi marco andretti que fez um shakedown de duas voltas do mclaren andretti com os primeiros acertos dinamicos basicos para alonso em seguida alonso assumiu o controle e iniciou sua escalada no teste dos novatos em seis voltas ele chegou a media de 209 84 mph 337 7 km/h e fez uma parada antes do stint de dez voltas da primeira etapa que foi concluida sem problemas here it is @alo_oficial s first ever lap at @ims #alonsorunsindy #indy500 #indycar @mclarenindy @mclarenf1 pic twitter com/m33g4zgvav — andretti autosport @followandretti 3 de maio de 2017 o unico inconveniente do teste um passaro cruzou o seu caminho depois alonso fez mais 15 voltas com medias de velocidade variando entre 211 e 213 mph 339 6 e 342 8 km/h conseguindo 213 852 mph 344 16 km/h como melhor media nessa segunda fase em seguida veio a ultima etapa 15 voltas acima de 215 mph 346 km/h foi ai que alonso realmente sentiu o desafio da indy pela primeira vez como ele mesmo explicou mais tarde na entrevista coletiva nas primeiras voltas [ao chegar na curva] voce alivia retoma a aceleraçao vai sentindo o carro a aderencia no fim consegui chegar a meta de velocidade a certa altura me disseram ok agora nao temos mais limites voce precisa fazer 15 voltas acima de 215 entao sinta se a vontade para correr eu sabia que marco estava flatouting a curva 1 [com aceleraçao total] entao pensei vou com aceleraçao total na curva 1 porque o carro e capaz de fazer isso cheguei a curva 1 eu estava 100% convicto de que estava flat out mas meu pe nao estava no fundo ele tinha vida propria nao estava conectado com a minha cabeça naquele momento na segunda volta eu consegui fazer flat out mas na primeira foi uma sensaçao curiosa mesmo com o pe direito desconectado de sua cabeça nesta primeira volta alonso conseguiu uma media de 219 495 mph 353 243 km/h na segunda com aceleraçao total na curva 1 a media melhorou subindo para 219 503 mph 353 256 km/h nas 13 voltas restantes alonso se manteve sempre acima das 219 mph conseguindo 222 548 mph 358 156 km/h em sua melhor volta mario andretti cumprimenta alonso na pit lane indy vs formula 1 a participaçao de alonso na indy se transformou no grande evento automobilistico deste semestre nao apenas por ser um bicampeao da f1 participando da lendaria prova americana mas tambem porque pela primeira vez desde os anos 1970 um piloto de formula 1 em atividade foi liberado para participar da outra grande categoria de monopostos do planeta isso porque durante o reinado de bernie ecclestone o dirigente britanico fez o possivel e o impossivel para impedir qualquer tipo de comparaçao entre as categorias — incluindo clausulas contratuais que proibiam um circuito de receber a indy no mesmo traçado usado pela f1 com a saida de bernie ecclestone e a chegada dos americanos da liberty media a participaçao de alonso foi facilitada e ele pode ate mesmo ficar a vontade para estabelecer paralelos entre as categorias na coletiva de imprensa desta tarde [youtube id= uxh9uxthfnk width= 620 height= 350 ] o treino começa a partir de 1 15 00 a entrevista começa em 3 35 00 respondendo as varias perguntas sobre as semelhanças e diferenças entre as categorias alonso chegou a soar sutilmente provocativo a formula 1 sao mundos muito diferentes em termos de conduçao o carro esta preparado para rodar apenas em ovais com pouca carga aerodinamica com muito pouca resistencia ao ar andando sempre em grupos aproveitando sempre os cones de ar do trafego para melhorar seu tempo e sua posiçao a formula 1 e uma luta contra o cronometro uma luta consigo mesmo para buscar os limites do carro e do motor em condiçoes perfeitas nao havendo nada que afete essa perfeiçao sao as maiores diferenças depois questionado sobre a curva mais rapida da f1 e as diferenças de sensaçoes entre ela e as curvas de indianapolis alonso novamente pareceu tecer uma critica a f1 desta vez de forma menos sutil provavelmente e a 130r de suzuka que se faz a uns 320 330 km/h nao sei quanto e isso em milhas e diferente na formula 1 com a direçao assistida e todos os auxilios parece mais facil tambem tem o nivel de downforce e a sofisticaçao do formula 1 que te dao mais aderencia um carro mais previsivel aqui tem mais rolagem mais corrida mesmo e definitivamente mais rapido e diferente mas no fim das contas todos nos começamos nos karts e acabamos sentido falta dessa sensaçao na formula 1 temos tudo sob controle cada milimetro cada decimo de segundo aqui tudo depende mais do piloto nesse momento alonso certamente deve ter lembrado dos ventos laterais que encontrou em determinado ponto do treino diferentemente da formula 1 por ter menos influencia aerodinamica e velocidades de curva mais altas os carros da indy sao mais afetados pelos ventos em espaços abertos como em indianapolis como ele mesmo disse sao mundos diferentes e considerando que alonso voltou a sorrir ao sair de um carro ele parece ter gostado muito desse novo mundo
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