a verdade e que a alpine chegou a morrer acabou foi esquecida terminou muito tempo depois como ja contamos aqui um ceo entusiasmado pelos a110 empurrou para frente a velha ideia de reviver a marca o resultado um novo a110 moderno e sensacional consegui reviver o defunto tanto que hoje ja esta a caminho de se tornar feito porsche e tantas outras uma marca de suv e veiculos eletricos de alto desempenho https //flatout com br/o que faz o alpine a110 unico e genial/ muito provavelmente quando o atual a110 morrer a marca sera so isso mais uma marca nada do que a fez famosa restara vai continuar viva fruto principalmente da fixaçao do homem moderno nas grifes famosas e especiais mas nao sera mais a mesma nao e a toa que o a110 original foi o motor do esforço para ressuscitar o presunto o carrinho e realmente o motivo da fama e o centro da historia da empresa como a industria como um todo desistiu de fazer coisa nova faz tempo carros esporte ou de luxo novos normalmente sao reediçoes de coisas do passado; de lamborghinis countach reinventados inumeras vezes a porsche 911 e ferraris com v12 dianteiro assim e o a110 uma reediçao do passado [caption id= attachment_342937 align= aligncenter width= 999 ] a110 o alpine mais conhecido[/caption] neste caso somente em estilo e espirito o motor e central e transversal e nao pendurado atras do eixo longitudinal a estrutura e de aluminio e nao de aço e fibra de vidro mas o tamanho reduzido peso reduzido e o fato de transformar o motor de um renault mundano em base para desempenho de carro esporte de primeira linha nos fazem esquecer isso o espirito esta mantido mas existiu um alpine diferente menos conhecido mas nao menos interessante um que evoluiu para ser algo diferente do a110 mas nao menos interessante sabe o a110 original era na verdade um carro de corrida era o a108 nosso willys interlagos com o motor maior do renault 9 e suspensoes e bitolas alargadas para competiçao um carro tao pequeno assim e tao baixo e largo foi um sucesso imenso e virou a alma da empresa este o gta/a610 era algo diferente era um dos unicos competidores de verdade que o porsche 911 teve em toda sua historia um 2+2 com v6 ao redor de 3 litros em versao aspirada ou turbo traseiro em um carro bem luxuoso e moderno era uma opçao interessante para os carros entao de motor refrigerado a ar de stuttgart na verdade muita gente o considerava bem melhor que o 911 ha base tecnica para essa avaliaçao subjetiva tambem; veremos elas mais adiante o que impediu o sucesso dele e uma serie de coisas entre elas claro a qualidade de construçao e confiabilidade mas talvez a maior delas tem a ver com o cachet da marca por algum motivo os alemaes conseguiram rapidamente uma imagem para si de excelencia de engenharia que fez a marca conhecida e reconhecida por todo mundo todo mundo sabe o que e um porsche mas menos pessoas sabem o que e um alpine algo que pode nao fazer muita diferença para voce e para mim mas e uma grande diferença para quem quer vender carros na maior quantidade possivel o a310 a historia do 911 da alpine começa com o a310 outro carro pouco conhecido da marca durante os anos 1960 o a110 foi suficiente para a empresa vendia bem e ganhava ralis para todo lado consolidando sua fama e prestigio que ecoam ate hoje [caption id= attachment_342933 align= aligncenter width= 999 ] a 310 um novo alpine[/caption] durante os anos 1960 tambem a empresa vendeu licenças para fabricaçao deles em outros paises como o renault gordini era feito aqui pela willys ela comprou licença para fazer o a108 por aqui que usava peças do gordini/dauphini no mexico foi fabricado o a110 com o nome dinalpin e na bulgaria como bulgaralpine foi fabricado tambem na espanha sob licença e sim ate ali a alpine era independente tinha um acordo com a renault para comprar peças e de volta a estatal dava garantia e concessionarias para os alpine eram alpine renault mas tudo mudaria em breve no anos 1970 com o crescimento do custo de homologaçao e complicadas legislaçoes de crash e emissoes pipocando por todo lado a empresa pequena nao tinha mais condiçoes de progredir; sua ligaçao se tornou cada vez maior com a renault em 1975 a renault virou a dona socia majoritaria o esforço de competiçao da marca antes todo administrado na alpine passou a nova renault sport e a marca acabaria ate fabricando os renault 5 turbo e meio a isso o a110 na verdade uma evoluçao do a108 ja estava fazendo aniversarios demais o a108 apareceu em 1957 algo tinha que ser feito e este algo foi o ultimo projeto todo alpine o a310 o objetivo era um 911 alpine mas o principal problema era que inicialmente o carro era quatro cilindros apenas o primeiro a310 de 1971 ate 1976 era um carro com motor de quatro cilindros e uma frente doida de seis farois sendo maior mais pesado e nao mais potente que o a110 que continuou em produçao o carro foi uma decepçao considerado fraco e caro mas toda base do que seria o seu sucessor estava la era um 2+2 e bem mais luxuoso e sofisticado que o francamente espartano a110 as suspensoes eram por duplo a sobreposto sofisticadas e de curso longo como convem a um alpine e o carro era leve relativamente so 840 kg se voce se perguntou o a110 nao passava muito de 700 kg o motor era o do renault 17ts um quatro em linha ohv hemi de 1605 cm³ com dois weber 45 dcoe depois injeçao bosch que dava 124 cv e o resultado era um desempenho ainda assim empolgante mas longe dos porsche 911 entao ja com seis cilindros e algo em torno de 200 cv a renault quando comprou a empresa em 1975 mostrou o problema futuro de falta de entendimento deste mercado achou que a soluçao estava em baixar o preço e criou uma versao mais barata de 95 cv tambem era um problema a estrutura um backbone de aço com carroceria toda em fibra era rigida o suficiente mas o barulho e nvh do chassi e a carroceria mexendo sempre foi um problema para a imagem do carro [caption id= attachment_342941 align= aligncenter width= 999 ] a310 v6 1977[/caption] em 1977 ficava disponivel o v6 de aluminio sohc hemi a 90° do consorcio peugeot renault volvo o prv v6 melhorou bastante o a310 com 2664 cm³ e 150 cv; mas aumentou tambem o peso do carro para 980 kg e como era um carro projetado para motor pequeno nunca foi bem visto apenas os problemas do carro anterior exacerbados a maioria dos criticos prefere o 4 cilindros https //flatout com br/motores lendarios prv o v6 bastardo/ renault gta no inicio dos anos 1980 porem as vendas baixas do a310 nao pareciam um problema existia o renault 5 turbo sendo feito nas instalaçoes da alpine em dieppe e este mais os a310 mantinham a planta bem ocupada obrigado [caption id= attachment_342897 align= aligncenter width= 999 ] renault alpine gta 1985[/caption] a renault porem era muito mais planejadora que a antiga alpine independente ve logo que conforme o a310 ia ficando velho vendia cada vez menos; e a natureza do r5 turbo de motor central traseiro era uma de tempo limitado inerentemente quando ele acabasse no meio dos anos 1980 a alpine precisava de algo mais moderno portanto e iniciado entao o projeto do novo e o que seria o ultimo alpine diretamente ligado a genetica da empresa a ideia de se criar um 911 permaneceu para o sucessor mas agora seria uma tentativa mais profissional de derrotar os malditos alemaes algo que para franceses e uma pedra no sapato o projeto era iniciado para o que seria o a610; o nome sempre existiu mas ele inicialmente seria chamado de renault alpine gta os motivos disso eram diversos e centrados na situaçao da renault na epoca na inglaterra o nome alpine tinha outro dono um problema; nos eua a renault era dona da amc e tentava crescer ali e queria que o seu carro esporte fosse um renault para o cachet de alguma forma aderisse aos horriveis le car que vendia la uma versao do r5 alpine era uma marca desconhecida no mundo todo temia e a chevrolet afinal de contas tinha nenhum problema em vender chevette e corvette sim alpine estava virando modelo e nao marca parentese o novo alpine a110 o atual e tao bom que fez da alpine uma marca conhecida e admirada mundialmente tanto que esta virando marca de suv esse povo que e pago para criar carros hoje em dia entende patavinas de como realmente fazer uma marca produto bom de verdade com apelo universal faz marca fim do parentese de volta ao renault gta o primeiro a crescer foi o entre eixos o a310 crescera apenas marginalmente em relaçao ao a110 aos 2270 mm de entre eixos para um comprimento de 4180 mm o gta teria 2340 mm em um comprimento de 4330 mm para melhor espaço interno sim mas tambem para melhorar a dinamica num carro com motor la atras a estrutura tambem tinha que ser melhorada e foi era na verdade um monobloco de aço estampado soldado a ponto como um carro normal feito na heuliez todas as peças externas porem eram de plastico para maior leveza assim rigidez e solidez melhor nvh e um carro leve ainda as peças da carroceria eram na maioria fibra de vidro prensada no processo smc que da peças tecnicas rigidas e tolerancia quase zero mas os paralamas e o capo dianteiro para serem flexiveis e resistir a pequenos impactos o smc e duro e fragil era em pu expandido o pu rim o carro assim ficou ainda leve apesar de maior pesava de 1150 a 1230 kg dependendo da versao bem na casa do 911 e o alpine era maior com mais espaço interno tambem tinha suspensoes bem mais sofisticadas que as do 911 quatro independentes por duplo a sobreposto e direçao por pinhao e cremalheira sem assistencia claro mecanica direta e leve pelo motor la atras lembre se que nessa epoca 911 era braço arrastado traseiro e mcpherson dianteiro com barra de torçao o motor era o leve e moderno v6 prv mas ainda mais potente aspirado com 2849 cm³ e 160 cv e turbo com 2458 cm³ e 200 cv o desempenho do turbo era realmente interessante para a epoca 0 100 km/h em 6 segundos cravados e 245 km/h de final e melhor a preço de 944 nao 911 que era mais caro o carro era moderno e com um interior bem mais interessante e uma posiçao de dirigir mais esportiva do que o 911 e sua ascendencia fusquistica e sua suspensao era menos dura um carro frances com curso de suspensao nao uma pedra alema com batentes progressivos parecia realmente no papel um 911 melhor o que deu errado entao fora a falta do nome famoso e a famosa qualidade francesa bem algumas coisas a porsche aprendera vendendo carros esporte de motor traseiro por 40 anos nos anos 1980 um 911 era ja ligeiramente menos violento em suas reaçoes parte do processo que traria eventualmente aos dias de hoje em que nem se percebe quase o seu motor traseiro a alpine acreditava que essas reaçoes violentas eram o que faziam o carro de motor traseiro algo legal e divertido disse a autocar inglesa cometemos o erro de tratar o gta v6 turbo como um carro de motor central em pista entrando nas curvas rapidamente e tirando o pe momentaneamente para apertar uma linha de curva o resultado dessa manobra foi muito interessante terminando em uma espetacular rodada em mais de uma ocasiao pois o acentuado vies do peso traseiro iniciou um efeito de pendulo que nem mesmo uma correçao massiva da direçao conseguiu conter o carro tinha apenas 37% do seu peso na frente mas a revista eventualmente aprendeu a manter o carro em sobresterço controlado; mas disse que nao e para qualquer um o carro era para ser vendido nos eua; uma versao americana turbo de 180cv e farois escamoteaveis foi desenvolvida e quase entrou em produçao; a venda da amc para a chrysler em 1987 e a saida da renault dos eua em seguida nao permitiu isso [caption id= attachment_342911 align= aligncenter width= 999 ] a versao americana[/caption] mas apareceu em testes de revista na motor trend o engenheiro americano do carro disse sobre este comportamento imprevisivel no final do dia voce tem que decidir se quer fazer o carro bom para as pessoas que sabem e podem se divertir com o carro ou se apenas quer um carro a prova de idiotas famous last words fazer carro a prova de idiota da mais vendas [caption id= attachment_342929 align= aligncenter width= 999 ] gta le mans ultima evoluçao do renault alpine [/caption] a610 em 1990 aparece o gta le mans com paralamas alargados e 210 cv mas as vendas do carro continuam baixas em 1991 finalmente a renault entende que o nome renault nao faz nada para ajudar o carro prepara uma ultima versao renovada chamada simplesmente de alpine a610 [caption id= attachment_342928 align= aligncenter width= 999 ] gta le mans paralamas alargados e 210 cv[/caption] o carro tem uma serie de alteraçoes a mais obvia uma nova frente com farois retrateis como a natimorta versao americana o motor cresceu de novo e ganhou 4 valvulas por cilindro ainda sohc hemi para 2975 cm³ agora com injeçao renix bendix siemens eletronica e ainda com somente um turbocompressor garrett airesearch t3 soprando um maximo de 11 0 psi dava nada menos que 250 cv a 5750 rpm e 35 7 mkgf a 2750 rpm [caption id= attachment_342895 align= aligncenter width= 999 ] o a610[/caption] o a610 era um carro realmente veloz fazendo 0 100 km/h em 5 5 segundos e chegando a quase 270 km/h o cx baixo de 0 30 ajudava bastante assim como o baixo peso nas aceleraçoes um 911 melhor provavelmente sim mas ser melhor nao diz muito; em 1995 as vendas eram tao baixas que ninguem mais parecia se importar era o fim da alpine que nao viveu para ver o ano de 1996 [gallery ids= 342903 342905 342906 342909 342910 342907 ] o 911 frances morreu ali tambem quando a marca ressuscitou foi voltando a algo menor mais barato e mais leve um novo a110 sera que ninguem consegue bater o 911
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