o mundo de hoje e bem diferente do que se via 60 anos atras mas certas coisas nao mudam peguemos como exemplo as tres grandes de detroit ford general motors e chrysler por mais que suas operaçoes hoje sejam bem diferentes do que se via nas decadas de 1950 ou 1960 vide a chrysler que hoje em dia pertence a fiat uma coisa permanece igual estas tres marcas ainda sao vistas como a base da industria automotiva norte americana tres pilares que ja estao de pe ha mais de um seculo e que mesmo que um dia caiam seus escombros ficarao no mesmo lugar para sempre lembrando ao mundo todo o quao importantes eles eram por mais que a industria automotiva dos estados unidos tenha aflorado no inicio do seculo 20 com dezenas de pequenas fabricantes nascendo e morrendo todos os dias todas elas acabaram falidas ou engolidas pelas tres grandes e o mesmo aconteceu com a amc que acabou devorada pela chrysler no fim dos anos 1980 mas a american motors corporation este era seu nome completo foi a unica que em algum momento conseguiu representar uma ameaça real a triade de detroit como entre outras coisas cobrindo segmentos que eram ignorados ou negligenciados pela ford pela gm e pela chrysler a amc pode nao existir mais ha quase vinte anos mas enquanto esteve viva conseguiu deixar sua marca e construir um legado e e esta a historia que nos vamos começar a contar hoje por sugestao do leitor marlon thiago resente a maior fusao da historia a american motors corporation como muitas companhias modernas foi fruto de uma fusao realizada em 1954 duas companhias cheia de potencial uniram forças para enfrentar o competitivo mercado norte americano da decada de 1950 a nash kelvinator corporation e a hudson motor car company [caption id= attachment_230776 align= aligncenter width= 1024 ] nash rambler 1951[/caption] a primeira e provavelmente a mais desconhecida do publico em geral a nash fundada em 1916 por charles w nash no inicio de sua historia a nash fabricava um dos mais rentaveis carros compactos do mercado o nash rambler e concentrou se nele ate o fim de sua trajetoria em 1937 a nash comprou a fabricante de eletrodomestico kelvinator transformando se na nash kelvinator ja a hudson talvez seja mais famosa especialmente para as geraçoes mais novas graças ao fabuloso hudson hornet o famoso bolido da nascar que competiu na decada de 1950 e inspirou o personagem da franquia carros da disney/pixar a hudson foi fundada em 1909 e nos anos 1930 produzia mais de 300 000 carros por ano incluindo na conta suas fabricas instaladas na belgica e na inglaterra na epoca a hudson era a terceira maior fabricante de automoveis dos eua ficando atras apenas da ford e da general motors [caption id= attachment_230777 align= aligncenter width= 1024 ] hudson hornet 1951[/caption] acontece que quando falamos que as gigantes de detroit dominavam o setor nao estamos exagerando nem um pouco no inicio do seculo as tres começaram a comprar suas rivais menores uma a uma tornando se tres conclomerados na decada de 1930 elas respondiam por 70% das vendas de carros dos estados unidos e fora um ligeiro recuo durante a segunda guerra mundial elas continuaram crescendo pelos anos seguintes a ponto de em meados dos anos 1950 mais de 90% de todos os veiculos vendidos nos eua serem ford gm ou chrysler george w mason queria mudar esta situaçao ele era presidente da nash desde 1937 e acreditava que as fabricantes independentes ou seja as que ainda nao haviam sido compradas deveriam se unir se quisessem ter alguma chance contra aquele oligopolio foi ele o arquiteto daquela que foi a maior fusao da historia da industria automobilistica americana ate aquele momento a conta era simples na verdade na epoca as grandes de detroit eram as unicas com estrutura para oferecer seus produtos a preços competitivos a ponto de ford e gm protagonizarem uma verdadeira guerra de preços baixos entre 1953 e 1954 sozinhas as companhias independentes nao tinham margens de corte tao grandes juntas a situaçao poderia ser diferente a nash entao iniciou o processo de compra da hudson ainda em 1954 — uma simples transferencia de açoes e recursos permitindo que a hudson seguisse com sua linha de produtos e ainda fosse capaz de reduzir em muito seus custos de pesquisa desenvolvimento fabricaçao e mesmo infraestrutura de venda e pos venda traçando um plano a nova empresa foi batizada american motors corporation a fusao concluida no meio do ano envolveu um contrato de us$ 200 milhoes na epoca; porem quase us$ 2 bilhoes em valores atualizados e teve efeito quase imediato unificando os modelos e as linhas de produçao hudson e nash e vendendo uma de suas fabricas a amc teve seu primeiro mes de lucro ja no inicio de 1955 simplificar a linha de produtos uma estrategia que e usada ate hoje inclusive foi o caminho o tradicional e acessivel nash rambler começou a ser vendido tambem como hudson rambler o nash ambassador passou a ser comercializado tambem como hudson hornet e o nash stateman modelo de topo virou o hudson wasp em cima o hudson rambler embaixo o nash rambler eles nao eram quase iguais por acaso por infelicidade ainda em 1954 mason morreu ele proprio nao viu seu plano dar certo seu sucessor porem compartilhava a mesma visao george w romney que na decada de 1940 trabalhou no governo como conselheiro da industria automotiva e belica e no começo dos anos 1950 foi presidente da associaçao de fabricantes de automoveis dos estados unidos ele reconhecia a importancia de combater o oligopolio no setor e era um amigo proximo de mason por isso foi indicado para o cargo [caption id= attachment_230780 align= aligncenter width= 1024 ] nash ambassador[/caption] romney manteve as marcas hudson e nash de forma estrategica elas afinal eram marcas conhecidas e conseguiriam segurar as pontas enquanto uma manobra mais agressiva era preparada a renovaçao completa de suas linhas usando outros nomes seria o primeiro passo para estabelecer a marca amc e começar a criar de fato novos carros a força dos pequenos romney acreditava que nao havia segredo para obter sucesso se as tres grandes estava fabricando carros cada vez maiores e mais caros ele faria de tudo para atender a um nicho que era praticamente ignorado por elas os carros compactos de entrada acessiveis e baratos para isto havia o rambler que a partir de 1958 deixou de ser um modelo nash ou hudson as duas marcas foram continuadas e em seu lugar veio a rambler o nash rambler se tornou rambler american batizado assim para evocar explicitamente o patriotismo no publico sua missao era ser o carro chefe literal e figurativamente da amc atuando no segmento de base acima dele ficavam o rambler rebel e o rambler v8 que usavam o primeiro motor v8 desenvolvido in house pela amc que ate entao compravam motores da packard no topo estava o recem rebatizado rambler ambassador [caption id= attachment_230782 align= aligncenter width= 926 ] rambler rebel[/caption] a estrategia era relativamente simples todos estes carros compartilhavam muitos componentes e diferentemente do que faziam as grandes adversarias a amc nao realizava alteraçoes esteticas todos os anos romney queria convencer os norte americanos de que eles nao precisavam comprar um carro novo enorme todos os anos e oferecer em vez disso automoveis compactos eficientes e confiaveis que durassem muitos anos com o mesmo dono era quase como mudar a forma como os norte americanos dos anos 1950 uma epoca de prosperidade economica e altas expectativas para o futuro motivada pelo pos guerra e pela corrida espacial parecia loucura demais para dar certo mas havia um detalhe importante a amc sabia seu lugar romney no fundo aspirava dominar o mercado e tornar a amc a quarta grande de detroit ele queria que a empresa tivesse seu espaço sua clientela e sua lucratividade entao no fim da decada de 1950 a amc estava confiante em 1969 foi anunciado um investimento de us$ 10 milhoes por volta de us$ 86 milhoes em valores corrigidos na sua fabrica em kenosha no estado do wisconsin aumentando a capacidade de produçao de 300 000 para 440 000 carros anualmente em seguida foi enviado para os acionistas um documento detalhando a estrategia que incluia uma nova gama de compactos para o ano modelo de 1960 e tramava o fim do reinado dos carros grandes nos estados unidos projetava se que as vendas chegariam a tres milhoes de unidades ja em 1963 na pratica o que romney fez foi explorar uma demanda que ninguem mais enxergava o que ele nao sabia era que no processo acabou se adiantando em quase vinte anos inovando na medida do possivel a american motors corporation queria conquistar os clientes nao apenas pelo preço mas tambem por mostrar a ele que um carro que custava pouco tambem podia ser um carro moderno potente e agradavel de dirigir para isto a marca apostou em detalhes simples que nao exigiam grandes investimentos para serem implementados e ainda assim faziam a diferença na percepçao da marca ante ao publico a seguir alguns exemplos em 1962 o rambler classic foi o primeiro na industria norte americana a oferecer um cilindro mestre para os freios evitando que os mesmos falhassem caso houvesse algum problema no sistema seis anos depois as autoridades dos eua passaram a exigir que o equipamento fosse padrao em todos os carros na mesma epoca a amc introduziu o esquema de de marchas no arranjo pnrndl para seu cambio automatico com a marcha neutra entre a re e o modo drive todas as outras fabricantes usavam a sequencia pnrdl mas o sistema da amc tornou se obrigatorio em 1968 por ser considerado mais seguro ja em 1964 o rambler american passou a contar com encostos ajustaveis nos bancos da frente e os modelos classic e ambassador tinham bancos reclinaveis de serie para se ter ideia estes recursos so começaram a ser oferecidos nos carros da ford da gm e da chrysler na virada da decada de 1970 e ainda eram opcionais isto sem falar no design dos carros assinado por richard teague ex gm que nao tinha medo de criar formas ousadas e fazia os carros da amc destacarem se nas ruas eles eram inconfundiveis como resultado a rambler passou a ocupar a terceira posiçao no ranking do mercado em 1960 repetindo o feito em 1961 com o sucesso a amc viu se livre de todas as dividas deixadas por suas precursoras amc uma nova marca [caption id= attachment_230788 align= aligncenter width= 967 ] rambler marlin 1965 rebatizado como amc marlin no ano seguinte[/caption] uma das ultimas acoes de george w romney como presidente da amc veio em agosto de 1961 quando foi assinado um acordo com a uaw united auto workers associaçao de trabalhadores das linhas de produçao automotiva dos estados unidos para definir um plano de carreira participaçao nos lucros aumentos automaticos anuais e bonus generosos ao fim do ano depois disto romney deixou o cargo para concorrer a eleiçao para governador do estado do michigan e foi eleito em seu lugar entrou o executivo chefe de vendas da amc roy abernethy e as coisas começaram a mudar para abernethy nao havia muito sentido em investir para sempre na imagem baixo custo da amc ele achava que a medida em que ficavam mais confortaveis financeiramente os clientes trocariam seus modelos pequenos e baratos por carros mais caros e luxuosos como o rambler ambassador maior modelo da amc que nao tinha muito destaque na linha mais do que isto abernethy tinha certeza de que para mudar a imagem da amc seria preciso deixar de lado a marca rambler tanto por sua idade quanto por sua forte ligaçao com o segmento de entrada em 1966 carros como o ambassador e o recem lançado marlin passaram a ser vendidos como american motors o mesmo aconteceu com o rebel em 1968 por fim abernethy tambem achava que era hora de dar a cada um dos modelos sua propria cara algo que custaria mais dinheiro pois implicaria em menos componentes compartilhados entre cada um dos carros mas para ele a amc estava prosperando e aquele era o caminho natural de certa forma ele queria que a amc atuasse de forma mais parecida com o que faziam suas maiores adversarias era uma proposta praticamente inversa do que a amc propunha pouco mais de dez anos antes quando foi incorporada vamos ver o que aconteceu no proximo post
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