na semana passada começamos a contar aqui no flatout a historia da american motors corporation a companhia que tentou ser a quarta grande de detroit mas acabou devorada por uma de suas rivais a chrysler mais precisamente a amc nunca foi realmente grande como ford general motors e chrysler ela teve uma atuaçao muito timida fora dos eua mas em casa a amc conseguiu fazer relativo sucesso ao explorar segmentos que suas concorrentes meio que ignoravam e podemos dizer que foi justamente esta abordagem que no fim das contas trouxe o fim da companhia na primeira parte deste especial chegamos ate o inicio dos anos 1960 quando o recem nomeado presidente da amc roy abernethy decidiu mudar o foco da fabricante em vez de criar diferentes modelos usando a mesma base carros baratos que compartilhavam diversos componentes e atendiam quem estivesse procurando um meio de transporte confiavel e duravel e nao muito mais do que isto ele acreditava que a amc poderia atender quem estava trocando de carro e queria uma alternativa de verdade as marcas mainstream esta mudança de direcionamento marcou o inicio dos altos e baixos da amc que ate entao tinha sido bem sucedida em sua proposta de cobrir os nichos que as rivais nao cobriam brigando com os muscle cars os modelos desta nova era começaram a ser vendidos em 1965 com grande alarde na imprensa especializada a amc investiu em uma campanha de marketing agressiva com anuncios impressos em 2 400 jornais diferentes avisando sobre os novos automoveis o primeiro deles foi o rambler marlin mais tarde amc marlin cupe cujo grande rival era o dodge charger muito embora alguns criticos acusassem uma semelhança mais do que passageira entre os dois carros aquele era o primeiro sinal de que a amc pretendia atingir um patamar superior do mercado e alinhar se as recem adotadas tendencias do mercado isto tambem valia para os recem introduzidos muscle cars e pony cars que tiveram no pontiac gto e no ford mustang seus primeiros representantes para enfrenta los a amc tambem renovou o ambassador que ganhou formas mais retilineas e harmonicas pelas maos do designer richard teague com certa inspiraçao no gto e verdade embora plataforma e mecanica permanecessem as mesmas o novo ambassador agradou e foi bem nas vendas mas nem tudo eram flores do outro lado da linha o rambler american dava prejuizo seu desenho era considerado datado pelo publico e vendendo pouco ele praticamente anulava o sucesso do ambassador e o proprio ambassador apesar do sucesso entre o publico tambem tinha seus problemas a amc no fundo ainda nao estava preparada para alavancar um segmento superior do mercado e isto ficava aparente a consumer reports nao falava muito bem do carro e isto acabava refletindo negativamente na reputaçao da marca possivelmente por conta disto ray abernethy foi dispensado do cargode presidente da companhia em janeiro de 1967 sendo substituido por roy d chapin jr filho do fundador da hudson roy d chapin chapin tinha uma visao diferente ele percebeu que o plano de seu xara nao tinha dado muito certo a soluçao nao estava em atender a faixa superior do mercado e sim oferecer opçoes a quem queria gastar pouco e comprar um carro tao estiloso veloz e bem acabado quanto um ford mustang chevrolet camaro ou dodge dart o challenger so seria lançado em 1970 sempre contando com a caneta criativa de richard teague a amc começou a trabalhar em novos modelos voltadas ao publico mais jovem aproveitando a onda dos muscle cars [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 231284 231285 ] as novidades começaram a ser mostradas no ano seguinte 1968 e era visivel que a amc estava se esforçando o amc amx de american motors xperimental era um cupe com traseira fastback apenas dois lugares e pegada grand tourer sendo classificado como pony car a amc exaltava o entre eixos curto de apenas 2 464 mm e a onipresença dos motores v8 na linha o mais fraco deles tinha 4 8 litros de deslocamento e 228 cv enquanto o mais forte deslocava 6 4 litros e com a ajuda de dois carburadores de corpo quadruplo chegava aos 345 cv ele foi fabricado ate 1970 [gallery type= grid columns= 2 link= file size= medium ids= 231288 231287 ] ja o amc javelin era maior e mais agressivo com quase cinco metros de comprimento 2 8 metros de entre eixos e quatro lugares ele podia ser considerado um muscle car quando equipado com motor v8 mas o javelin tambem era mais versatil incluindo nas ofertas um motor seis em linha de 147 cv ou 157 cv com carburaçao dupla alem dos obrigatorios ve oito https //www youtube com/watch v=5p5rkq9vbze parte da campanha de marketing dos dois modelos envolvia obviamente o automobilismo com o amc amx a fabricante quebrou alguns recordes de velocidade de velocidade na pista de testes da goodyear ja com o javelin a companhia apostou nas corridas de arrancada e na trans am series esta ultima rendeu frutos em 1971 e 1972 o javelin rendeu a amc o titulo de construtores na categoria acima de 2 5 litros vamos abordar este assunto em detalhes em um post completo nos proximos dias a invasao dos compactos embora jamais tivesse estrutura para encarar de frente as rivais a amc comeu pelas beiradas e conseguiu um publico cativo na virada da decada de 1970 como sabemos porem o reinado dos muscle cars acabou em 1973 com a crise do petroleo os esportivos quintessencialmente americanos eram grandes e bebiam demais e o publico dos eua começou a prestar mais atençao nos compactos os imports do japao que chegaram timidos anos antes para concorrer com o bem sucedido vw beetle acabaram sendo adotados em massa e meio a contragosto e preciso lembrar pelo grande publico a amc como de costume decidiu aproveitar a oportunidade na verdade ja em 1970 a fabricante começou a desenvolver uma nova linha de automoveis menores e mais baratos moldados especialmente para quem fazia questao do bom e velho american steel mesmo naquele periodo de vacas magras [caption id= attachment_231290 align= aligncenter width= 1024 ] amc hornet[/caption] foi neste cenario que surgiram os carros pelos quais a amc seria mais lembrada decadas depois o hornet revivendo o nome usado pela hudson na decada de 1950 e o gremlin o hornet era um carro compacto para os padroes americanos sempre e bom lembrar tradicional voltado para familias que queriam economizar e por isso mesmo oferecia uma boa variedade de carrocerias seda cupe hatchback e perua ja o gremlin era o primeiro subcompacto totalmente projetado e construido nos eua e a amc apostou em uma soluçao curiosa usando a plataforma do hornet a companhia manteve a dianteira e com ela a mecanica de um carro americano tradicional a parte posterior porem era truncada e curta quase como uma traseira kamm isto dava ao gremlin proporçoes inusitadas com uma silhueta quase comica um hatchback compacto porem com capo longo o bastante para acomodar um seis em linha ou um v8 o gremlin tornou se o principal player da amc nos anos que se seguiram entre 1970 e 1978 mais de 670 000 exemplares foram vendidos uma media de mais de 74 000 por ano mas novamente nem tudo ia tao bem assim com o sucesso do gremlin a amc se empolgou e começou a desenvolver novos modelos em 1971 o medio matador substituiu o antiquado rebel ja em 1975 foi lançado o amc pacer que originalmente usaria um motor wankel mas acabou recebendo um seis em lina da propria amc que estava preocupada com o consumo excessivo de combustivel do motor rotativo o amc pacer era um carro curto e largo criado para oferecer o conforto e o espaço interno de um modelo grande em um automovel pequeno o problema tanto o pacer quanto o matador foram carros desnecessarios que dividiam pouquissimos componentes com os outros amc e consequentemente custavam muito para serem fabricados um dinheiro que poderia ser melhor empregado aperfeiçoando o gremlin e o hornet tendo trocado os pes pelas maos a amc mergulhou em uma crise no fim da decada de 1970 [caption id= attachment_231293 align= aligncenter width= 946 ] amc spirit[/caption] para tentar resolver este problema a amc decidiu renovar completamente sua linha o gremlin e o pacer deram lugar ao amc spirit um carro maior com desenho um pouco mais tradicional o matador deu lugar a um amc hornet repaginado com mais requinte chamado concord e tambem foi feito um acordo com a renault que contamos em detalhes neste post para fabricar o compacto r5 sob licença a partir de 1982 rebatizado como amc renault lecar interludio os 4x4 paralelamente a sua investida nos compactos em 1970 a amc havia comprado a jeep a quem fornecia motores desde 1965 a ideia era simplesmente atuar em novas frentes e na verdade a amc foi responsavel por boa parte do sucesso do jeep naquele periodo e eles tambem foram responsaveis pelo primeiro de todos os cherokee versao de duas portas e carroceria mais curta do wagoneer em 1974 leia mais sobre esta historia aqui com o passar dos anos os jeep começou a se revelar os mais rentaveis dos amc percebendo isto em 1979 a companhia apresentou aquele que seria seu produto mais criativo inusitado e influente o eagle https //www youtube com/watch v=xcdrvwfwb1i como contamos neste post o amc eagle era na verdade uma linha de carros de passeio com suspensao elevada e traçao nas quatro rodas baseados no concord e no spirit eles foram os precursores dos crossovers compactos nos estados unidos e fizeram relativo sucesso nos primeiros anos especialmente em areas onde nevava muito durante o inverno a compra pela renault voltando a renault o acordo da amc com a fabricante francesa iniciado como uma parceria simples em 1978 foi o que garantiu a sobrevivencia da amc que venceu 22 5% de suas açoes para a renault com isto em 1979 a amc conseguiu o feito de ser a unica fabricante norte americana lucrativa em um periodo complicado para a industria local foi porem um alivio passageiro no ano seguinte o suporte dos franceses nao foi suficiente para conter a queda nos lucros o amc eagle e os modelos jeep seguravam as pontas mas nao garantiam bons resultados para tentar manter as finanças da amc relativamente estaveis a fatia da empresa que pertencia a renault ficava cada vez maior ate chegar aos 49% em 1983 depois disto tecnicamente a amc deixou de ser uma companhia puramente norte americana na pratica porem foi neste periodo que a amc colocou no mercado o modelo que em ultima instancia selaria seu fim o cherokee de segunda geraçao codigo xj nao que ele fosse um carro ruim ou nao vendesse muito na verdade foi o contrario com uma carroceria quadradona e elegante mecanica consagrada e um robusto sistema de traçao 4x4 o cherokee xj foi definitivamente o modelo que carregou a amc nas costas apos a compra pela renault trocando de maos pela ultima vez mas as coisas nao iam bem assim embora fosse lucrativa a jeep nao garantia que a amc pudesse sobreviver por conta propria a industria automotiva norte americana começou a se recuperar e os carros de passeio que a amc fabricava modelos novos de origem renault o alliance o encore e o gta que eram competentes porem nao venderam bem ante as ofertas locais das tres grandes de detroit uma delas começou a crescer os olhos sobre a amc a chrysler cujo executivo chefe lee iacocca via muito potencial na jeep mais especificamente no cherokee e em seu irmao maior o grand cherokee que estava em fase inicial de desenvolvimento aproveitando que a renault estava a fim de vender a amc a chrysler fez uma oferta em 1987 e abocanhou a totalidade da amc nao era um tiro no escuro a chrysler ja usava mao de obra e motores amc havia alguns anos e sabia onde estava colocando seu dinheiro em 1988 a amc passou a se chamar jeep eagle corporation sendo totalmente absorvida pela chrysler em 1990 foi um fim melancolico na surdina quase como uma represalia por tentar enfrentar as maiores fabricantes de detroit decadas antes
SEJA UM MEMBRO DA
FAMÍLIA FLATOUT!
Ao ser um assinante, você ganha acesso irrestrito a um conteúdo verdadeiro e aprofundado. Nada de jornalismo genérico e sensacionalista. Vale a pena? Clique aqui e confira os testemunhos dos assinantes, amostras livres e os benefícios extras que você poderá desfrutar ao ser um FlatOuter!
PARA LER MAIS, CADASTRE-SE OU ASSINE O FLATOUT E TENHA ACESSO LIVRE A TODO CONTEÚDO DO SITE!
JÁ POSSUI CADASTRO OU É ASSINANTE DO FLATOUT?
Este é um conteúdo restrito: pode ser uma matéria só para assinantes, pode ser porque você já atingiu o limite de matérias gratuitas neste mês.