ha alguns dias noticiamos aqui no flatout o lançamento do renault logan stepway geralmente sao hatchbacks e peruas que recebem o tratamento aventureiro que conhecemos muito bem aqui no brasil com suspensao elevada para choques total ou parcialmente sem pintura e pneus de perfil mais alto na russia porem agora existe a possibilidade de comprar um logan com a mesma receita que se mostrou bastante popular por estas bandas quando aplicada no sandero [gt40 content search= suv widget= 1 ] analisando friamente o logan stepway e um carro desnecessario ora se quer um dacia barato com suspensao elevada e adereços em plastico sem pintura compre um sandero stepway agora se a renault prestou se a criar uma versao altinha para o seu seda popular na russia e porque ha demanda tente enxergar a situaçao pelos olhos dos reponsaveis pelo planejamento da linha na divisao russa da marca provavelmente os caras sequer precisaram tomar seus shots de vodka para ter esta ideia primeiro porque nao e uma tendencia tao nova assim na europa como voce deve lembrar existem versoes allroad dos audi desde 1999 quando foi lançada a perua a6 avant com molduras nos para lamas suspensao mais alta e traçao integral e em 2000 a volvo lançou o v70 xc mais tarde rebatizado xc70 em 2004 a vw apresentou o polo fun com jeito de mini suv e traçao dianteira que foi a inspiraçao para o lançamento do vw crossfox por aqui no ano seguinte e em 2010 veio o passat alltrack interpretaçao da volks para o conceito do audi allroad mais recentemente em 2014 a volvo apresentou a perua v60 cross country tambem com suspensao elevada traçao nas quatro rodas e molduras nos para lamas no ano seguinte o modelo ganhou a companhia do s60 cross country que e um seda aventureiro claro um carro mais sofisticado que o logan stepway e tambem munido de traçao 4x4 isto sem falar em carros de nicho como o vw golf country ediçao limitada do golf mk2 que a volks fez em 1989 e 1991 com 7 735 exemplares produzidos com traçao nas quatro rodas vao livre do solo 21 cm mais alto curso de suspensao extra longo e acessorios fora de estrada como barra de proteçao frontal e skid plates dianteira e traseira enfim nao e exatamente algo novo [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] o que chamamos atualmente de crossovers sao uma evoluçao deste conceito menos carro e muito mais suv criados para satisfazer o desejo do grande publico de ter algo que se pareça com um suv e tenha a mesma posiçao de dirigir elevada porem com porte e usabilidade de um carro eles dominam o mercado de massa atualmente e como ja comentamos em inumeros posts aqui no flatout e este o caminho que os automoveis de passeio estao seguindo mas quem começou talvez voce tenha deduzido nesta hora que os crossovers devem ter evoluido dos compactos aventureiros europeus talvez o golf country ou o curiosissimo fiat panda 4x4 lançado na italia em 1983 e equipado com um sistema de traçao 4x4 parecidissimo como vw visto que ambos foram desenvolvidos em parceria com a companhia austriaca steyr puch mas nao a historia e bem mais exotica do que isto os crossovers da norte americana amc nao sao exatamente desconhecidos a amc e uma marca lado b e verdade mas conseguiu uma base de fas relativamente extensa e muito fiel dentro dos estados unidos fundada em 1954 a partir da fusao de duas fabricantes a nash e a hudson a amc enfrentou as tres gigantes em detroit oferecendo carros de visual ousado com preço competitivo e que preenchessem nichos nao atendidos por ford general motors e chrysler o amc gremlin por exemplo era um hatchback compacto com traçao traseira e motor v8 que custava pouco mas era muito bem construido e tinha opcionais geralmente encontrados em carros muito mais caros ele foi muito popular ao longo dos nove anos em que foi produzido entre 1970 e 1978 a fase de ouro da amc quando alem dos carros de passeio a marca tambem fabricava modelos da jeep como o wrangler e o wagoneer um fruto da compra da kaiser jeep pela amc ja em 1970 alias foi atraves quando comprou a amc que a chrysler obteve a marca jeep sua ate hoje pois bem sendo uma companhia dedicada a encontrar segmentos nao atendidos pelas grandes rivais a amc decidiu no fim dos anos 70 que criaria um novo tipo de automovel um carro que fosse espaçoso confortavel e pratico que pudesse ser usado na cidade e em viagens mas que tambem oferecesse traçao integral e suspensao elevada para enfrentar trilhas leves e trafegar por piso molhado com mais segurança nao por acaso o criador deste conceito foi roy lunn que era engenheiro chefe da jeep para dar forma ao conceito em fevereiro de 1977 a amc contratou a britanica ff developments companhia considerada pioneira no desenvolvimento de sistemas de traçao 4x4 para automoveis de passeio a encomenda foi um prototipo feito com base no compacto amc hornet que ganhou um sistema de traçao integral com diferencial central e distribuiçao de torque em 33% para o eixo dianteiro e 66% para o eixo traseiro foi durante os testes iniciais que a equipe de engenharia percebeu que seria possivel fazer um veiculo com maior vao livre do solo rodas maiores e distribuiçao do torque mais proxima de 50/50 entre os dois eixos para a versao de produçao que chegou ao mercado em agosto de 1979 a amc usou como base as versoes cupe seda e perua do concord que tecnicamente era uma reestilizaçao do amc hornet ja que este havia saido de linha em 1978 o nome escolhido foi amc eagle e o timing parecia perfeito naquele ano uma segunda crise do petroleo abateu o eua e as vendas dos jeep produzidos pela amc estavam caindo em parte por conta de sua baixa eficiencia energetica em tempos de combustiveis caros seu preço ficava no meio termo entre os modelos de passeio mais baratos da amc e os 4x4 dedicados como o jeep wagoneer e o custo de desenvolvimento e fabricaçao era mais baixo reaproveitando uma plataforma bem estabelecida em vez de criar um novo veiculo do zero nao e como se nao existissem carros de passeio com traçao 4x4 no eua em 1979 naquele ano foi lançado o subaru leone de segunda geraçao que oferecia um sistema de traçao integral mas nao tinha suspensao elevada de curso mais longo e era um carro popular de entrada do amc eagle e o subaru era um carro importado o eagle era o unico carro de passeio com traçao 4x4 fabricado nos eua e isto fazia a diferença para muita gente o amc eagle nunca teve motor v8 porem no primeiro ano 1979 ja como modelo 1980 o seis em linha desenvolvido pela propria amc tambem usado no jeep de 4 2 litros 258 cm³ com 110 cv era acoplado a uma caixa automatica de tres marchas e a uma caixa de transferencia com acoplamento vicoso esta permitia que o sistema de traçao nas quatro rodas operasse em piso seco ou umido sem comprometer a dinamica do veiculo em nenhuma das situaçoes e sem desgaste excessivo da transmissao havia como opcional a preparaçao para rebocar trailers de ate 1 600 kg que incluia bateria de maior capacidade amortecedores auto nivelantes a gas relaçao final de diferencial de 3 54 1 radiador auxiliar par a transmissao e engate com isto da para sacar a proposta do amc eagle ser uma especie de faz tudo juntando caracteristicas dos automoveis com recursos dos utilitarios [youtube id= xc3v9 s0m5a width= 620 height= 350 ] em 1981 a amc começou a oferecer sob licença o motor quatro cilindros iron duke um parente do motor 2 5 do chevrolet opala no eagle acoplado a uma caixa manual de quatro marchas tambem foram lançadas novas versoes de carroceria o amc eagle kammback feito com base no na versao hatchback do compacto spirit; e o eagle sx/4 que tinha carroceria fastback o primeiro era a versao economica do eagle enquanto a segunda era vendida como o esportivo da linha claro que nao passava de marketing e se voce acha absurdo chamar o amc eagle de esportivo e porque voce ainda nao viu o conversivel sundancer versao limitada que permitia fazer trilhas leves encarar terrenos dificeis e rebocar trailer a ceu aberto era so abaixar a capota os carros eram feitos sob encomenda da amc por uma companhia da florida chamada the griffith company que cortava o teto do amc eagle cupe reforçava a estrutura com um santo antonio no lugar das colunas b em um trabalho que custava us$ 3 000 quase o valor de outro carro visto que o amc eagle custava us$ 3 750 na epoca em valores atualizados estamos falando de cerca de us$ 9 000 e us$ 11 500 respectivamente talvez por isso o sundancer so tenha sido vendido em 1981 e 1982 em cada um dos tres primeiros anos de mercado as variaçoes somadas do amc eagle venderam mais de 40 000 unidades e ajudaram a produçao total da fabricante a subir 18% a partir de 1983 porem o numero de exemplares emplacados caiu sensivelmente ao final daquele ano pouco menos de 18 000 carros foram vendidos e em 1986 pela primeira vez as vendas do eagle chegaram a menos de 10 000 unidades desde o lançamento a culpa nao era exatamente do eagle mas da amc como um todo a fabricante previa que o mercado norte americano continuaria galgado nos carros mais compactos e economicos mas a partir da segunda metade dos anos 80 o preço da gasolina voltou a cair e consequentemente a procura por carros maiores e mais potentes tornou a aumentar afinal estamos falando dos estados unidos a amc nao estava preparada para esta reviravolta pelo contrario investiu em uma parceria com a renault para vender sob licença o compacto renault 5 rebatizado como amc le car foi uma parceria turbulenta e perdendo dinheiro rapidamente a companhia foi comprada pela chrysler em 1987 a gigante de detroit estava interessada mesmo na marca jeep mas precisou se virar com uma reserva de modelos da amc que vieram junto com a compra como resultado o amc eagle continou sendo fabricado ate 1988 com cerca de 2 100 exemplares vendidos todos peruas caso a amc tivesse melhores condiçoes financeiras talvez tivesse sobrevivido e continuado com o eagle hoje em dia os carros com suspensao elevada e traçao 4x4 sao considerados modelos a frente de seu tempo em pelo menos uma decada e cultivaram milhares de admiradores pelos eua por la e comum encontrar oficinas especializadas na manutençao e fabricaçao de componentes novos para os proto crossovers da amc que felizmente tambem dividem muitos componentes em comum com os carros normais da marca e tambem com os jeeps e nao sao poucos os que os modificam para encarar trilhas de verdade [youtube id= ecxc5iuodfk width= 620 height= 350 ] dizer que o amc eagle e o culpado pela existencia dos crossovers chega a ser quase cruel
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