andar de lado em sobresterço controlado com o pe embaixo pode ter ficado popular com a explosao do drift como um esporte organizado mas e muito mais antiga que ele provavelmente se iniciou na virada do seculo xx nas primeiras e epicas corridas europeias de cidade a cidade percussoras do circuito de grand prix este depois evoluindo para o que chamamos hoje de formula 1 mas onde a manobra realmente ficou conhecida e popular pela primeira vez foi nas provas de subida de montanha nao exclusivamente mas principalmente da inglaterra na ilha e um esporte extremamente tradicional shelsley walsh ainda e realizado todo ano desde 1905 no mesmo morro em worcester o mais antigo evento do mundo ainda realizado no mesmo circuito parou apenas nas duas grandes guerras e talvez agora com uma pandemia nesses eventos realizados em trajetos curtos com muitas curvas fechadas e muito publico andar de lado era a maneira de agir e os espectadores acostumaram se a igualar velocidade com carro atravessado na pista [caption id= attachment_253478 align= aligncenter width= 807 ] shelsley walsh desde 1905 no mesmo lugar[/caption] sabemos que nao e bem assim mas sobresterço controlado por mais ultrapassado que seja voce nao ve f1 derrapando por ai hoje em dia ainda e extremamente popular nao podia ser diferente claro visto de fora e dramatico epico lindo de ver de dentro do carro no banco do motoristas e talvez a manobra mais emocionante que se pode fazer em quatro rodas quando se acerta e quase uma experiencia espiritual o carro perde totalmente a aderencia e voce o equilibra delicadamente no acelerador em contra esterço quando se erra grande possibilidade de um fim horrivel numa grande bola de fogo visivel da estratosfera terrestre como toda aposta grande e emocionante ja pelo que esta em jogo mas feito direito com habilidade e definitivamente algo surreal toda aquela segurança tranquila da aderencia que existia ate ali e trocada por um friozinho na barriga e o tempo desacelera tudo ficando em camera lenta voce parece nao mais rodar em asfalto mas flutuar perto do chao o acelerador comandando barulho imediato mas reaçao dinamica um pouco atrasada o volante leve em sua mao controlando nao a direçao mas apenas a vaga localizaçao da frente do carro um controle descontrolado delicioso epico transcendental como um surfista pegando um tubo perfeito realiza la e conhecer um patamar diferente e estranhamente metafisico de algo que era apenas divertido ate entao nao se consegue esquecer nao e a toa entao que um carro produzido em quantidades pifias de 1925 a 1939 apenas em uma oficinazinha perdida num suburbio de londres tenha ate hoje uma legiao de fas e uma fama totalmente desproporcional ao seu tamanho na grande ordem das coisas afinal de contas os frazer nash sao conhecidos basicamente por serem otimos em fazer uma coisa principalmente curvas de lado sim motores fortes baixo peso equilibrio de massas baixo cg suspensao firme tudo isso ajuda mas o motivo mais marcante e apenas um os frazer nash nao tinham diferencial para explicar o porque e o como disso temos que voltar um pouco atras la para a primeira decada do seculo xx e dois amigos engenheiros que resolvem como tantos outros construir carros godfrey & nash existia na inglaterra de 1900 ate pouco depois de 1922 uma categoria de carros baratos chamados de cyclecars o nome vinha do fato de que na maioria das vezes eram fabricados com componentes de motocicleta eram criaçoes muitas vezes precarias lerdas e malfeitas e como consequencia a fama era das piores mas vendiam relativamente bem pois na realidade ali era a unica opçao que existia para gente com pouco dinheiro que nao queria ou conseguia andar de motocicleta [caption id= attachment_253468 align= aligncenter width= 400 ] archibald frazer nash[/caption] entra em cena entao um jovem que nao podia ser mais ingles com seu bigode bom humor e indefectivel cachimbo sempre no canto da boca archibald archie frazer nash uma daquelas personalidades marcantes do inicio do seculo xx archie frazer nash era piloto engenheiro aviador inventor com seu colega de escola henry ronald godfrey resolvem fazer um cyclecar diferente minimamente bem feito e com desenho quase esportivo inicialmente operando nos estabulos da casa dos frazer nash em 1909 nasce a mais famosa marca desse tipo de veiculo a gn godfrey & nash os gn seguiam a configuraçao basica da epoca usando motor v twin jap de motocicleta e uma simples transmissao por corrente mas com tudo dentro do entre eixos e cuidado na distribuiçao de massas tentavam se aproximar aos carros normais archie frazer nash logo começa a experimentar tambem com a transmissao colocando duas correntes com relaçoes diferentes abaixo do motorista este podia selecionar agora duas velocidades engatando acoplamentos simples chamados dog clutches uma embreagem dentada sem deslizamento com uma alavanca em pouco tempo depois ja eram tres velocidades com tres correntes [caption id= attachment_253469 align= aligncenter width= 999 ] um gn de 1922 ainda em uso esportivo [/caption] este tipo de transmissao e o chassi relativamente parrudo mas pequeno e muito leve logo fizeram aparecer em shelsley walsh um sem fim de specials carros extremamente modificados baseados em gn com um motor grande de um carro maior e suspensao rebaixada os gn se tornavam instantaneamente carros de corrida fantasticos alguns deles iam mais alem e usavam enormes motores de aviao aparentemente sem problemas para as parrudas correntes eram carros leves velozes e como nao tinham diferencial as duas rodas traseiras estavam sempre blocadas o que permitia uma tecnica de direçao baseada em sobresterço [caption id= attachment_253480 align= aligncenter width= 999 ] na largada de shelsley walsh um gn com motor de aviao loucura[/caption] na verdade a falta do diferencial e uma caracteristica bem especial se voce conhece o carro sabe que deve provocar saida de traseira com acelerador nas curvas de proposito pe embaixo cedo se nao fizer isso e por exemplo acelerar progressivamente ao sair da curva vai bater de frente em subesterço terminal curvas rapidas tem que ter derrapagem traseira sempre ou nao da certo separava os homens dos meninos definitivamente mas voltando aos specials eram carros divertidissimos e eficientes frequentemente batendo carros maiores e mais caros a maioria tinha nome de inseto pela natureza digamos assim entomologica dos frageis e leves carros grasshopper gafanhoto thunderbug inseto do trovao spider aranha wasp vespa etc e como andavam claro de lado eram imenso sucesso de publico [embed]https //www youtube com/watch v=qtfysndtgka[/embed] com o lançamento do austin seven em 1922 porem toda esta categoria de veiculo acaba quase da noite para o dia um carro de verdade em miniatura o seven era mais barato que a maioria dos cyclecars e ninguem mais queria aquilo a partir dali ja em 1923 a gn fecha as portas h r godfrey acabaria sendo parte de mais uma famosa empresa inglesa de carros esporte se tornando o g em h r g nash por outro lado alcançaria fama ainda maior com a marca que fundou em seguida frazer nash archie frazer nash ja tinha visualizado um mercado para um novo tipo de carro algo baseado nos gn mas mais caro e bem feito e que pudesse ser usado em competiçao no fim de semana e como transporte durante ela um gn special de fabrica basicamente [caption id= attachment_253470 align= aligncenter width= 999 ] frazer nash 1 1/2 litre fast tourer 1925[/caption] em 1925 aparece com o nome de frazer nash inicialmente oferecido como um roadster de dois lugares super sports ou um tourer de tres lugares apertadissimos fast tourer era um carro esporte no sentido original criado para ser usado em competiçoes uso diario apenas secundario sao hoje chamados coletivamente de frazer nash chain gang por sua transmissao por corrente e para diferencia los dos carros pos guerra com motor bristol comparado aos antigos gn tinha agora motores de carro de verdade um quatro em linha anzani com valvulas laterais e 1 5 litro a transmissao era agora de quatro marchas ou seja quatro correntes mais uma para re com relaçoes diferentes acopladas pelas dog clutches estes acoplamentos simples sem deslizamento exigiam habilidade e dupla debreagem mas eram uma delicia quando se tinha pratica para fazer bem e se algo quebrava o que era comum seu reparo era facilimo e barato os donos adoravam mostrar sua habilidade para trocas super rapidas aparentemente impossiveis para um novato o frazer nash se tornaria amado como poucos carros ja foram apesar ou talvez por causa de suas idiossincrasias e e claro por suas epicas curvas feitas de lado [caption id= attachment_253471 align= aligncenter width= 999 ] a transmissao dos frazer nash[/caption] apesar do sucesso logo archie frazer nash precisa de mais dinheiro para financiar a produçao ainda muito artesanal entram para a sociedade em 1927 os irmaos aldington donos de uma grande revenda de carros esporte em isleworth os irmaos h j bill e don aldington se tornariam a força motor da empresa em pouco tempo archie frazer nash permaneceria acionista mas sem influencia no dia a dia a sede muda se para o falcon works dos aldington em isleworth e la se passam os melhores anos da marca o predio era pequeno e a produçao altamente especializada menos de 400 frazer nash com transmissao por corrente foram fabricados em 15 anos de produçao em pelo menos 10 carrocerias diferentes e com sete motores diferentes praticamente cada um deles e unico encomendado de certa forma por seu dono quase sob medida uma fabricaçao totalmente artesanal carros frequentemente voltavam a fabrica tambem para modificaçoes entao definir o que e original num carro desses e praticamente impossivel [caption id= attachment_253475 align= aligncenter width= 999 ] frazer nash colmore 1932[/caption] mas nada disso importa o frazer nash era mais que um carro apenas era uma irmandade o clube dos donos era extremamente ativo com eventos sociais constantes e grande envolvimento dos aldington tinham grande sucesso em competiçoes em categorias ate 1 500 cm³ fora o espetaculo para a plateia ver um frazer nash numa pista nao falha ate hoje em colocar um sorriso no rosto de qualquer um uma turma altamente divertida se junta ao carro e a seu estilo de vida [embed]https //www youtube com/watch v=9qv0iuq32ci[/embed] mecanicamente era um carro simples mas muito bem acertado para direçao esportiva a suspensao dianteira era um leve eixo rigido tubular apoiado em duas molas quarto de elipse em cada lado e amortecedores a fricçao em balanço no fim do chassi o eixo traseiro tambem tubular e rigido e pivotado no mesmo ponto das correntes para nao dar folga no curso e tambem conta com molas quarto de elipse o carro e extremamente baixo e a suspensao dura e com pouco curso como era praxe entao o chassi era virtualmente parte da suspensao a direçao era extremamente rapida para nao deixar a traseira escapar demais freios a tambor nas quatro rodas e uma carroceria com estrutura de madeira e revestida de aço ou aluminio o motor original o british anzani 11 9 hp era um minusculo quatro em linha de cabeça plana valvulas laterais desenhado por gustave mclure este antes engenheiro da rolls royce dizia que seu pequeno motor era um rolls em miniatura eram 52 cv a 4 200 rpm a partir de um diametro e curso de 69 x 100 mm 1 496 cm³ com um compressor de acionamento mecanico cozette chegava a 85 cv a 4 500 rpm outros motores acabaram no cofre dos frazer nash os meadows de valvulas no cabeçote os mais comuns ainda 4 em linha e com 1 5 litros a frazer nash fez ate um motor proprio baseado no desenho dos meadows um ohc tambem de 1 5 litros conhecido pelo nome do engenheiro que o projetou gough mas claro que nao so esses os motores blackbourne seis em linha de 1 7 ou 1 8 litros com cabeçote de duplo comando tambem eram oferecidos motores bmw seis em linha dois litros e anzani r1 dohc tambem apareceram em carros da marca praticamente tudo que voce quisesse e fosse oferecido comercialmente era possivel [caption id= attachment_253474 align= aligncenter width= 999 ] tt replica 1933[/caption] o mais potente de todos os frazer nash chain gang foi o shelsley de 1932 com um motor frazer nash ohc de 1 5 litro e dois compressores centric dava 125 cv em regulagem de rua mas podia chegar ate 180 cv em competiçao o que num carrinho de 700 kg em ordem de marcha em cima de dois eixos rigidos e freios a tambor francamente chega a dar pavor frazer nash bmw e pos guerra a partir de 1935 a empresa se une a marca bavara e passa a se chamar frazer nash bmw os carros eram praticamente bmw’s com um logotipo diferente a produçao dos tradicionais frazer nash nao para porem; apenas e reduzida em 1939 o ultimo ano apenas um carro e construido uma carroceria falcon e o unico com motor bmw seis em linha ohv de dois litros e 55 cv ao fim da guerra depois de uma tentativa mal sucedida de se juntar com a bristol que contamos em detalhe aqui os aldington contratam fritz fiedler o engenheiro chefe da bmw no pre guerra para projetar um novo carro esporte usando o motor e cambio bristol como sabemos fiedler conhecia bem esta mecanica ele mesmo havia projetado este conjunto na bmw [caption id= attachment_253476 align= aligncenter width= 999 ] le mans replica 1950[/caption] o resultado e outro carro esporte lendario equipado com o seis em linha de dois litros e cabeçote hemisferico da bristol aqui em versao de competiçao com tres carburadores alta taxa e comando mais bravo era tambem bem mais leve que o cupe bristol e portanto bem mais veloz eram 110 cv para apenas 800 kg o carro tinha suspensao traseira baseada nos bristol eixo rigido com triangulo localizador central e dois braços laterais barras de torçao e dianteira por duplo a sobreposto um chassi tubular levissimo estruturava carroceria em aluminio minima e para lamas de moto em cima de cada roda individualmente inicialmente chamado de high speed este roadster passaria a ser chamado de le mans replica depois do terceiro lugar alcançado na prova homonima em 1949 mas a marca duraria pouco apesar de uma serie de modelos e carrocerias diferentes em cima do chassi de fiedler serem tentados em pouco tempo a bristol forneceria motores no mercado e a concorrencia em competiçoes se tornaria enorme em 1954 a frazer nash se torna o importador oficial da marca porsche na inglaterra e cessa a produçao de carros proprios em 1987 a afn ltd e comprada pela porsche e deixa de existir foi uma empresa de grande influencia na vida dos entusiastas da ilha nao apenas por representar a bmw e a porsche por muito tempo mas tambem por seu papel no nascimento da bristol e de seu motor seis em linha que tanto fez pelos carros esporte ingleses no periodo logo depois da segunda guerra e ainda por seus pequenos carros esporte arcaicos dos anos 1920 e 1930 que ate hoje mostram que a maneira mais legal de se fazer uma curva e de uma forma totalmente esquisita como um caranguejo de quatro rodas de lado e em contra esterço completo
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