um dos posts mais acessados do ultimo domingo foi uma pergunta que fizemos aos leitores quais sao os melhores carros que nao precisam de numeros impressionantes para divertir e o tipo de questao que da asas a imaginaçao e naturalmente muitas sugestoes bacanas surgiram na caixa de comentarios chegou a hora de escolher as melhores foi uma decisao bem dificil — afinal somos da opiniao de que todo carro pode ser divertido se guiado do jeito certo no entanto e obvio que alguns realmente fazem por merecer a boa reputaçao que tem nossa sugestao por exemplo o mini original de 1959 começou sua vida com um motor de 0 8 litro e 34 cv mas se tornou uma lenda por ser um carro bom de guiar e por vencer o rali de monte carlo tres vezes sendo assim vamos a primeira parte da lista toyota ae86 para começar devemos lembrar que o toyota ae86 e um corolla — sim uma versao de traçao traseira e um motor para la de esperto do corolla de quinta geraçao seu visual classico oitentista o ae86 foi vendido entre 1983 e 1987 e so o cartao de visitas ele tambem tinha freios a disco nas quatro rodas e suspensao com barras estabilizadoras na dianteira e na traseira alem de ser uma bela base para um project car [youtube id= mgygsqgz3gm width= 620 height= 350 ] e com o piloto e as modificaçoes certas dar trabalho para caras muito mais potentes como o skyline gt r e ele nunca foi muito caro ou potente tinha apenas 120 cv e 14 5 mkgf de torque em seu motor 1 6 com comando duplo no cabeçote no entanto sendo relativamente leve menos de 1 000 kg e bem acertado isto nunca foi problema na verdade um motor 1 6 de 120 cv era algo ate impressionante na decada de 1980 nao foi a toa que mesmo anos depois o ae86 tenha se tornado um icone cultural — seja nas maos de keiichi tsuchiya o drift king ou como astro do anime/manga initial d honda civic vti a quinta geraçao do honda civic e considerada uma das melhores por seus fas nao e para menos ele tinha baixo peso motores confiaveis e potentes na medida certa e uma ampla variedade de carrocerias alem de algo muito interessante do ponto de vista entusiasta suspensao independente com braços sobrepostos do tipo duplo a double wishbone nos quatro cantos o resultado era um carro que mesmo nas versoes menos potentes era razoavelmente divertido de dirigir para muitos porem o civic de quinta geraçao que realmente vale a pena e o vti de codigo eg6 a razao seu motor o b16a que era bastante girador o limite de giro era de 8 000 rpm e entregava nada menos que 160 cv a 7 600 rpm e 15 5 mkgf de torque a 7 000 rpm o comando variavel vtec entrava em açao as 5 000 rpm [youtube id= jc6qmtktpdw width= 620 height= 350 ] em numeros absolutos 160 cv nao derrubam o queixo de ninguem mas no civic vti eram suficientes para que o carro acelerasse ate os 100 km/h em 7 3 segundos com maxima de nada menos que 212 km/h nao e a toa que o hatch era um dos favoritos das gangues de corridas de rua do japao — e muitas vezes sofriam apenas modificaçoes na suspensao e nos freios visto que 160 cv eram mais que suficientes suzuki jimny aqui temos uma logica diferente o suzuki jimny nao e o que voce escolheria para encarar uma trilha se fosse analisar somente seus dados de desempenho e seu porte diminuto no entanto ele e na pratica um kei car transformado em veiculo off road e ele faz milagres com seu quatro cilindros de 1 3 litro com comando duplo variavel nas valvulas de admissao que entrega apenas 85 cv a 6 000 rpm e 11 2 mkgf a 4 100 rpm [youtube id= dtwcjp8anxm width= 620 height= 350 ] o segredo como comentamos aqui debaixo daquela carroceria bonitinha com apenas 3 67 m de comprimento ha um jipe de verdade — as chapas do chassi tem a mesma bitola do chassi da l200 traçao seletiva nas quatro rodas com reduzida e suspensao do tipo trilink com eixo rigido na dianteira e traseira so quem ja levou um jimny ao limite em uma trilha sabe do que o pequeno japones que na verdadade e feito desde novembro de 2012 na fabrica da mitsubishi em catalao/go e capaz chevrolet chevette o chevrolet chevette e sem duvida presença obrigatoria em uma lista como esta afinal nos vinte anos em que foi fabricado no brasil de 1973 a 1993 o chevas jamais foi um expoente de potencia seu motor mais potente era um 1 6 litro de 81 cv liquidos movido a alcool lançado em 1987 e mesmo as versoes esportivas eram relativamente fracas o chevette s/r por exemplo tinha que se virar com os 76 cv brutos de seu 1 6 com carburador de corpo duplo [youtube id= o14dvypalau width= 620 height= 350 ] no entanto estamos falando de um dos poucos carros de traçao traseira realmente acessiveis no nosso brasil e um dos que oferecem melhor relaçao custo beneficio diversao e nao estamos falando das diversas possibilidades de preparaçao que todo chevetteiro conhece mesmo um carrinho original e inteiro pode colocar um sorriso no rosto de qualquer entusiasta em um dia de chuva alpine a110 estamos falando daquele que foi o campeao da primeira temporada do wrc o campeonato mundial de rali em 1973 a versao de corrida tinha um quatro cilindros de 1 8 litro e 195 cv o que era bem impressionante para epoca mas nem tanto hoje em dia isto da uma boa ideia da competencia do conjunto a versao de rua era bem menos potente lançada em 1961 era equipada com um quatro cilindros de origem gordini preparadora francesa fundada em 1946 que em 1968 tornou se uma divisao da renault — que deslocava 1 1 litro e entregava saudaveis 95 cv [youtube id= njmckky04fa width= 620 height= 350 ] no inicio da decada de 1970 o carro passou a ser equipado com um 1 6 renault com bloco de aluminio que alimentado por dois carburadores weber 45 rendia 125 cv que eram capazes de leva lo aos 210 km/h nada mau ainda mais para um carro tao atraente chevrolet celta 1 4 antes de torcer o nariz para o celta lembrando que ele foi uma versao atualizada da antiga plataforma do corsa b de 1994 e que ele e um carro bastante antiquado para o mercado atual duas coisas primeiro o chevrolet celta foi um dos carros mais bem votados nos comentarios segundo entre 2003 e 2007 o celtinha teve uma versao com motor de 1 4 litro que fazia qualquer entusiasta esquecer o volante torto e estrutura que nao era a mais resistente do mundo alem dos 85 cv do motor 1 4 que garantiam bem mais folego que os 70 cv da versao 1 0 o carro ganhava discos de freio maiores e ventilados na dianteira alem tambores de freios maiores na traseira o 0 100 km/h de 12 3 segundos e a velocidade maxima de 161 km/h anunciados pela chevrolet complementavam a desenvoltura natural do celtinha que era leve apenas 843 kg baixo e tinha entre eixos curto na medida para fazer curvas quem acelerou sabe subaru brz/toyota gt 86 se ha um automovel que pode ser considerado a sintese dos anti super trunfo este carro e o toyobaru isto porque quando ele foi apresentado em 2012 muito se esperava em parceria toyota e subaru prometeram trazer de volta os esportivos leves e divertidos com um cupe de duas portas traçao traseira e um visual mais do que agradavel — nada muito diferente do que era o ae86 original [youtube id= llnxpbet8ju width= 620 height= 350 ] tudo isto acabou se confirmando o toyota gt 86 assim como seu irmao gemeo o subaru brz e um grande esportivo a moda antiga nos ja o aceleramos e podemos garantir que e verdade ele tem entre eixos na medida certa centro de gravidade baixo traçao traseira ergonomia de pilotagem sublime e e realmente gratificante na hora de afundar o pe direito o porem esta na ficha tecnica seu boxer de dois litros entrega 200 cv a 7 000 rpm e 20 9 mkgf de torque entre 6 400 e 6 600 rpm e os entusiastas mais chatos exigentes acham que isto e pouco claro nao e muito para os padroes atuais mas voce nao vai querer muito mais do que isto a nao ser que seja um cara realmente bom de braço ainda nao se convenceu entao leia a avaliaçao completa do toyobaru aqui caterham seven 160 se existiu neste mundo um cara que realmente entendia de carros incriveis sem numeros absurdos este cara era colin chapman fundador da lotus em 1957 ele criou o lotus seven um esportivo equipado com um motor 1 2 ford side valve de apenas 41 cv e traçao traseira fabricado com chassi tipo spaceframe e carroceria de aluminio o lotus seven nao chegava aos 500 kg em suas primeiras versoes e ele era tao bom que e fabricado ate hoje como caterham 7 a receita e o design basico sao praticamente os mesmos — atendendo os padroes modernos de construçao e usando componentes modernos claro hoje existem diversas versoes — ate mesmo uma com motor ford duratec dois litros que graças a um compressor mecanico entrega nada menos que 314 cv a 7 700 rpm e 30 2 mkgf de torque a 7 350 rpm no entanto se voce quiser ter a verdadeira experiencia de um 7 o modelo que voce quer e o caterham 7 160 ele usa um motor de 0 66 cm³ originario dos kei cars da suzuki sobrealimentado por turbo para produzir modestos 80 cv contudo pesando apenas 500 kg e usando pneus de 175 mm de largura isso e suficiente para fazer o ponteiro beliscar os 100 km/h em 6 5 segundos e leva lo a maxima de 161 km/h o que nao parece muito mas em um carro assim leve e equilibrado e mais do que suficiente para garantir a diversao
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