foto de destaque thiago thierry em janeiro de 2001 a mitsubishi revelou a setima geraçao do lancer evolution que chegou as ruas com duas grandes novidades em relaçao ao seu antecessor a primeira e que pela primeira vez o evolution ganharia um visual 100% proprio distanciando se definitivamente da versao comportada do lancer a outra era a plataforma ct9a mais rigida e que acompanharia o evo nas duas geraçoes seguintes por essas duas razoes o lancer evo vii o evo viii e o evo ix acabaram muito parecidos entre si — tanto visualmente quanto tecnicamente ainda que trouxessem uma evoluçao notavel as mudanças de uma geraçao para a outra foram muito sutis por isso decidimos criar este guia de referencia explicando exatamente o que mudou como identifica los e quais as diferenças tecnicas por fora para identificar qual dos tres evo gemeos logo de cara de uma olhada na grade dianteira no evo vii ela e retangular com padrao colmeia no evo viii ela e dividida em duas partes por um elemento triangular com o logotipo da mitsubishi; e no evo ix ela nao tem a divisao e seu formato e trapezoidal os para choques tambem sao diferentes no evo vii ele tem uma tomada central retangular para o intercooler e duas tomadas menores laterais em forma de paralelogramo [caption id= attachment_223156 align= aligncenter width= 999 ] lancer evolution vii[/caption] no evo viii o para choques tem a tomada central em forma de trapezio invertido com os vertices arredondados as tomadas de ar menores laterais tem linha superior em queda acentuada formando um arco convexo sobre as tres tomadas [caption id= attachment_223155 align= aligncenter width= 999 ] lancer evolution viii[/caption] ja no evo ix o para choques tem as tres tomadas retangulares e outras duas elipticas entre a tomada central e cada uma das laterais [caption id= attachment_223154 align= aligncenter width= 999 ] lancer evolution ix[/caption] outra diferença e o capo no evo vii ha dois respiros centralizados e um duto naca no lado esquerdo no evo viii e no evo ix ha apenas um respiro do capo quase com a mesma largura da grade [gallery type= grid link= file size= large ids= 223157 223158 223159 ] se o carro estiver estacionado de re ou a sua frente o evo ix se destaca por ter um difusor no para choques algo que os outros dois nao tem para diferenciar o evo vii do vii por este angulo olhe para a lanterna o evo vii tem piscas transparentes os do evo viii sao ambar/laranja [gallery type= grid size= large link= file ids= 223162 223160 223161 ] fora isso ainda ha o letreiro com o nome do carro nos evo vii e viii ele se estende por toda a tampa do porta malas evolution vii e evolution viii o evo ix usa um emblema mais discreto no canto inferior esquerdo da tampa do porta malas e nao tem o numeral romano que indica a geraçao do carro embora em alguns paises ele tenha sido vendido com o letreiro evolution ix nos tres a asa traseira e igual com quatro angulos de ajuste zero 6 12 e 18 graus mas no evo vii a lamina e de material plastico enquanto nos evo viii e ix ela e feita de fibra de carbono por dentro [gallery type= grid link= file size= large ids= 223166 223167 223168 ] do banco do motorista sera dificil dizer se voce esta no evo vii no evo viii ou no evo ix nos tres o interior e praticamente o mesmo as unicas diferenças sao o velocimetro com escala ate 180 km/h no evo vii e o revestimento de couro e alcantara pedais de aluminio e apliques pintados de preto brilhante no evo ix motor os tres modelos usam o motor 4g63 de dois litros e 280 cv mas o torque e diferente — o que corrobora a teoria de que os 280 cv eram apenas declarados para atender o acordo de cavalheiros da industria japonesa sobre produzir carros com potencia mais alta que esta no evo vii o torque e 38 9 kgfm a 3 500 rpm enquanto no evo viii e 39 9 kgfm a 3 500 e no evo ix e 40 7 kgfm a 3 000 rpm [caption id= attachment_223165 align= aligncenter width= 999 ] evo vii e viii[/caption] o que muda no 4g63 do evo viii em relaçao ao do evo vii o motor mais novo ganhou um novo turbo arrefecido a agua coletor de escape com paredes mais finas polia do virabrequim feita de aluminio molas e retentores de valvulas mais leves suportes de liga leve para o compressor do ar condicionado uma nova bomba de agua novas bielas e pistoes forjados em liga de aluminio mais resistente [caption id= attachment_223164 align= aligncenter width= 770 ] evo ix[/caption] no evo ix o 4g63 foi equipado com um novo turbo com turbina de inconel e compressor de aluminio novos aneis de pistoes uma correia de sincronizaçao reforçada e o sistema de variaçao do comando de valvulas da mitsubishi o mivec transmissao o evo vii foi a ultima geraçao do lancer evolution equipada com o cambio manual de cinco marchas isso sem considerar os modelos rs claro o lancer viii e ix ja usam a caixa de seis velocidades quanto ao sistema de traçao integral o diferencial central do evo viii e do evo ix usa uma engrenagem conica enquanto o vii usa uma planetaria capaz de transferir o dobro de torque para as rodas traseiras freios e suspensao os tres modelos usam o mesmo conjunto de freios que foi herdado do lancer evo vi discos de 320 mm e pinças de quatro pistoes na dianteira e de 300 mm com dois pistoes na traseira a suspensao e exatamente a mesma nos tres carros mcpherson na dianteira e multilink na traseira a unica diferença e que o evo ix usa amortecedores bilstein
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