o que acontece quando se junta a carroceria de um superesportivo italiano com o coraçao americano de um muscle car nos anos 70 o argentino alejandro de tomaso radicado na italia decidiu responder a esta pergunta e criou o incrivel de tomaso pantera feito com o apoio da ford para conquistar o mercado norte americano o pantera tinha a carroceria projetada por tom tjaarda do estudio italiano ghia; e era movido pelo motor v8 windsor de 351 pol³ 5 75 litros do ford mustang mach 1 com carburador de corpo quadruplo e potencia de 334 cv [gt40 content tag= superesportivo widget= 1 ] a ford importava os carros da italia e os vendia atraves de sua rede de concessionarias lincoln mercury e apostava no charme da carroceria italiana somado a confiabilidade e potencia da mecanica americana na hora de fazer a publicidade foi uma receita de sucesso para um supercarro alternativo cerca de 5 500 exemplares foram vendidos nos estados unidos entre 1971 o ano do lançamento e 1975 a ford ate aumentou seu envolvimento no processo de produçao e controle de qualidade mas com a crise do petroleo de 1973 e as regras mais rigidas para consumo de combustivel e emissoes de poluentes a fabricante americana deixou a parceria pouco depois o pantera continuou sendo fabricado pela de tomaso por conta propria ate 1992 porem em menor volume e comercializado apenas na europa em 2003 a companhia original fechou as portas deixando para tras uma bela historia e mais de 7 000 exemplares do superesportivo quem acompanha as noticias do mundo automotivo deve lembrar que em 2009 os direitos sobre a marca de tomaso foram comprados por um empresario italiano chamado gian mario rossignolo em 2011 um carro conceito chegou a ser apresentado no salao de genebra mas jamais passou da fase de prototipo porque em 2012 rossignolo foi preso por estelionato do ponto de vista entusiasta isto ate que foi uma coisa boa porque a ideia de rossignolo era usar a marca de tomaso para vender crossovers de luxo ainda bem que isto nao aconteceu na boa acontece que ha gente querendo trazer o pantera de volta uma nova companhia italiana chamada ares design decidiu criar uma interpretaçao moderna para o esportivo que foi batizada ares panther ha alguns aspectos positivos e alguns porens nesta historia contudo o principal porem e o fato de esta nova companhia pertencer a dany bahar um cara que nao e exatamente adorado pelos entusiastas em 2009 o executivo suiço assumiu o cargo de ceo da lotus e lançou um plano de cinco anos para tirar a tradicional fabricante britanica de esportivos leves e divertidos do vermelho o plano porem consistia em lançar novos modelos maiores mais potentes e mais caros para rivalizar com ferrari porsche e aston martin algo que causou mal estar nos fas mais tradicionais da marca como se nao bastasse ele ainda foi acusado de desviar fundos da companhia para gastos pessoais sendo afastado do cargo em 2012 ainda bem que isto tambem nao aconteceu depois de se acertar com a lotus em um acordo privado em 2014 bahar seguiu seu caminho e fundou a ares a companhia sediada em modena na italia pode ser encarada como uma customizadora especializada em esportivos e supercarros eles realizam modificaçoes na carroceria no interior e na mecanica mas seu plano mais ambicioso e o ares panther o novo pantera sera feito com base no lamborghini huracan afinal as duas companhias sao vizinhas modena fica a cerca de 30 km de sant agata bolognese onde fica a sede da lamborghini do ponto de vista tecnico tambem e uma boa escolha considerando que o huracan e bem visto por sua dinamica e pelo desempenho do motor v10 de 5 2 litros e 610 cv com cambio de dupla embreagem e sete marchas e traçao integral ele vai de zero a 100 km/h em 3 2 segundos e tem velocidade maxima de 325 km/h talvez voce lembre que falamos pela primeira vez do ares panther em dezembro de 2017 na epoca tudo o que havia eram projeçoes e a certeza de que o ponto de partida seria o huracan agora porem a companhia de dany bahar divulgou mais alguns detalhes a respeito do carro e imagens de um prototipo camuflado em testes agora sabemos que o motor do huracan teve o deslocamento ampliado de 5 2 para 5 6 litros o que aumentou a potencia de 610 cv para pelo menos 649 cv enquanto o torque permaneceu em 57 mkgf e tambem descobrimos que ele tera mesmo farois escamoteaveis sendo o primeiro carro de rua a adota las desde que o chevrolet corvette c5 e o lotus esprit sairam de linha em 2004 os farois escamoteaveis eram muito comuns em superesportivos dos anos 70 e 80 por ajudar a manter um perfil aerodinamico mas cairam em desuso depois que as agencias reguladoras de segurança no transito os consideraram perigosos demais para os pedestres em caso de atropelamento alem disso o desenvolvimento de lampadas menores e mais eficentes incluindo projetores e leds permitiram que os supercarros tivessem farois expostos que nao prejudicassem o fluxo do ar sobre a carroceria em alta velocidade o ares panther e mais uma homenagem do que de fato um pantera renascido conceitualmente os dois carros nao podem ser comparados o classico era um superesportivo europeu com motor norte americano feito para custar menos do que as opçoes tradicionais enquanto sua releitura sera em essencia um lamborghini com outra carroceria dito isto nao ha como nao elogiar a forma como os designers da ares trouxeram as linhas classicas desenhadas pelo estudio ghia nos anos 70 para os dias atuais o panther e um carro significativamente maior para se ter uma ideia o pantera original tinha 4 013 mm de comprimento e 2 500 mm de entre eixos enquanto o huracan tem 4 459 mm e 2 620 mm respectivamente dito isto as linhas do capo e do teto ficaram bem fieis a proposta original assim como o formato dos vidros e a inclusao das entradas de ar nas laterais o interior do carro tambem devera ser inspirado no classico e se a projeçao abaixo for um indicativo os designers da ares fizeram um bom trabalho [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] agora olhando para o panther ficamos pensando o quanto seria bacana ve lo com um conjunto mecanico mais fiel ao original talvez o v8 coyote do ford mustang com comando duplo no cabeçote e seus 466 cv a 7 000 rpm alem de 56 7 mkgf de torque a 4 600 rpm sequer precisaria ser preparado na nossa humilde opiniao o carro ficaria mais lento ou melhor menos rapido afinal o mustang vai de zero a 100 km/h em 4 3 segundos mas e dai por outro lado entendemos que isto demandaria trabalho e gastos extras com desenvolvimento de plataforma e provavelmente exigiria a busca de um novo cambio para adequar se ao layout o que tambem custaria uma boa grana de qualquer forma apesar das ressalvas nos parece um projeto promissor o carro esta segundo dany bahar na fase de shakedown e esta mais perto de entrar em produçao de acordo com ele cada carro levara pelo menos 24 semanas para ficar pronto cerca de seis meses tempo que pode aumentar dependendo das opçoes de customizaçao e custara a partir de € 515 mil ou por volta de r$ 2 26 milhoes em conversao direta e quatro vezes mais do que o preço de um huracan basico na europa
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