foto sad machines net e incrivel que em pleno 2018 ainda existam segredos neste mundo a gente vive em uma sociedade que compartilha tudo o tempo todo e isto inclui claro project cars que sao documentados passo a passo nas redes sociais e foi por isso que ficamos tao intrigados quando encontramos o cara da foto ai em cima o honda ha 3r [gt40 content search= honda widget= 1 ] a primeira vista parece um bolido do grupo c categoria de prototipos criada pela fia para provas de longa duraçao que foi introduzida pela fia em 1982 e deu origem a verdadeiros icones como os porsche 956 e 962 o mazda 787b e o jaguar xjr 8 so para citar tres ha poucos registros visuais do carro e ainda menos informaçoes circulando por ai mas nos ultimos dias veio a publico sua historia quer dizer parte dela mas acredite ja e interessante o suficiente caso voce nao saiba ou nao se recorde os carros do grupo c foram criados para substituir uma das categorias mais liberais da historia automobilismo da fia o grupo 5 eram os chamados special production cars carros produzidos em serie que eram modificados quase sem limites so era preciso fazer com que o teto do carro o o capo os para lamas dianteiros e as colunas a fossem iguais aos utilizado nos modelos de produçao considerando que os carros do grupo 5 ja eram quase prototipos fazia sentido os motores nao tinham limite de deslocamento mas de consumo de combustivel era permitido reabastecer o carro no maximo cinco vezes a cada 1 000 km para a fia era uma forma de evitar que as equipes se concentrassem apenas no desenvolvimento de motores mais potentes e se preocupassem com outros aspectos do carro como o peso e a aerodinamica parecia um tiro no pe visto que uma das coisas mais legais do grupo 5 eram justamente os motores absurdamente potentes o famoso porsche 935 por exemplo tinha um flat six turbinado que passava dos 800 cv em acerto de classificaçao mas no fim das contas os bolidos do grupo c eram carros muito bonitos extremamente potentes e muito velozes resumindo o plano da fia deu certo e hoje em dia olhamos com muito saudosismo para os carros que disputaram o campeonato mundial de endurance sob o regulamento no japao eles sao especialmente populares tanto que la existe um pessoal privilegiado que anda nas ruas com seus prototipos valiosissimos como o porsche 962c e o mazda 767b o antecessor do 787b unico japones do grupo c a vencer as 24 horas de le mans os carros foram devidamente convertidos e podem ter certeza sao mais exoticos que qualquer supercarro [youtube id= xrhlbwez8as width= 620 height= 350 ] pois aparentemente nos anos 90 alguem decidiu fazer algo parecido e foi quando o honda ha 3r entra em cena mazda nissan e toyota tiveram seus proprios prototipos do grupo c a mazda com seus ja citados 767b e 787b ambos com motor wankel; a nissan teve o skyline turbo c que foi um dos unicos da categoria com motor dianteiro alem do mais tradicional r90c; e a toyota competiu com o ts010 que era movido por um v10 de 3 5 litros estes carros ate participavam do circuito europeu de provas de longa duraçao mas nao conseguiram muito destaque no velho mundo dentro de casa porem eles atraiam multidoes quando participavam de torneios como o all japan sports prototype championship no qual tambem competiam e venciam os prototipos da porsche apenas a honda nao tomava parte nestas atividade na epoca a fabricante estava focada em fornecer motores para a formula 1 e havia um bom motivo os carros da mclaren equipados com motores honda eram imbativeis e abocanharam quatro titulos consecutivos entre 1988 e 1991 com ayrton senna alain prost e gerhard berger ao volante isto ficou claro a honda jamais criou um prototipo para o grupo c de endurance mas ja ha alguns anos as imagens deste carro o honda ha 3r circulam pela internet e agora e dificil determinar quando a duvida a respeito da verdadeira identidade deste prototipo começou a incomodar entusiastas ao redor do mundo ha um post no car throttle feito tres anos atras questionando se alguem tem alguma informaçao uma discussao postada no reddit ha cerca de dez meses faz a mesma coisa e ninguem sabia dizer ao certo do que se tratava o tal do honda ha 3r entao em outubro de 2017 uma pagina no facebook chamada kanjo racers publicou uma foto do carro em uma garagem no japao dizendo o seguinte ocorre que o honda ha 3r e um honda nsx customizado e radicalmente modificado fabricado por uma oficina de tuning do japao eles usaram o chassi do nsx e o modificaram com o regulamento do grupo c em mente aparentemente esta explicaçao era bem aceita e fazia sentido de fato a maioria dos carros do grupo c usava construçao monobloco com subchassis na dianteira e na traseira com o motor atras do piloto nao era uma formula muito diferente do que se via no nsx com seu v6 central traseiro montado na transversal no entanto o nsx tinha 2 630 m de entre eixos algo que parece meio incompativel com o carro das fotos na verdade todo ele apesar de parecer muito bem executado tem proporçoes meio esquisitas note como o cockpit e e baixo com para brisa quase horizontal e como as bitolas parecem estranhamente estreitas um leitor filipe prando russo nos mandou um link do twitter no qual um usuario aparentemente japones postou algumas fotos de uma revista antiga nela e possivel ver claramente imagens do honda ha 3r e de seu processo de construçao 街道レーサー界隈では有名な作品ですね。彼の過去の作品もeクラス仕様のプリメーラやf40仕様のアルシオーネ、ディアブロ風 ? のトゥデイなどトンデモ魔改造揃いです。 pic twitter com/phpebdgexm — 卍erhabe xv卍 @boboerhabe 2 de julho de 2016 e foi quando percebemos que a historia do nsx modificado provavelmente foi uma invençao ou erro de traduçao porque o carro e na verdade um kei truck transformado em prototipo de corrida um kei truck e como um kei car mas em vez de ser um mini carro e um mini caminhao todas as regras para kei cars se aplicam comprimento maximo de 3 4 metros largura maxima de 1 48 m peso maximo de 770 kg e motores que podem ter ate 660 cm³ de deslocamento e 64 cv desde 1977 a oferta da honda no segmento e o acty um simpatico caminhaozinho cuja caracteristica mais interessante e o posicionamento do motor esta vendo aquela tampa na caçamba ela da acesso ao motor que fica logo a frente do eixo dianteiro sim como em um superesportivo mas estamos falando de um pequeno tres cilindros de 656 cm³ e 38 cv que era capaz de levar o acty ate os 115 km/h sem carga [gt40 content rule= 1 widget= 1 ] mas por que alguem se daria ao trabalho de transformar um mini caminhao tao lento em um carro de corrida do grupo c que sequer existiu de verdade talvez voce esteja se perguntando para nos e mais facil perguntar por que nao faze lo os japoneses gostam de transformar seus kei cars em esportivos como ja vimos neste post ha muitas versoes em miniatura do nissan gt r do toyota supra do bmw m3 e do subaru impreza wrx de primeira geraçao feitas sobre kei cars nenhum destes carros anda muito mas todos sao no minimo divertidos de olhar e sao homenagens mais do que dignas a grandes icones entre os esportivos o nome do carro da a dica de sua origem ha 3 e o codigo da segunda geraçao do honda acty fora isto as imagens mais recentes que temos do carro sao estes dois scans de uma materia japonesa a seu respeito postadas ainda hoje pela pagina sad machines no facebook sad machines net as legendas em japones nao ajudam mas as imagens mostram que a conversao foi bem feita a carroceria tem portas tesoura capo e tampa traseira funcionais e quando esta ultima esta aberta e possivel ver a caçamba do acty que foi mantida o interior aparentemente so acomoda uma pessoa e tem um banco concha e um volante bem pequeno nao parece ser tarefa facil enxergar o mundo la fora dirigindo o honda ha 3r e nao ha possibilidade alguma de seu desempenho ter melhorado com as modificaçoes mas neste tipo de projeto o que importa e mesmo a estetica considerando que muita gente ainda acha que e um nsx modificado da para dizer que o trabalho foi bem feito
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