em novembro de 2019 correu a noticia de que o circuito holandes de zandvoort ganharia novas curvas inclinadas banked corners em ingles na ocasiao fotos da pista em reforma foram divulgadas e as expectativas eram altissimas afinal zandvoort vai retornar ao calendario da formula 1 com a corrida marcada para o dia 3 de maio daqui a exatamente dois meses sera o fim de um hiato que dura desde 1985 quando zandvoort recebeu a formula 1 pela ultima vez o gp da holanda de 1985 alias acabou com a ultima vitoria do tricampeao niki lauda seguido de alain prost na segunda posiçao e ayrton senna na epoca recem chegado a lotus em terceiro faz tempo hein ainda nao e assinante do flatout considere faze lo alem de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando voce tera acesso a uma serie de materias exclusivas para assinantes como conteudos tecnicos historias de carros e pilotos avaliaçoes e muito mais [fo form plans] agora as curvas inclinadas de zandvoort ficaram prontas e a propria organizaçao da formula 1 divulgou as primeiras imagens e informaçoes sobre a nova configuraçao da pista as curvas inclinadas sao a 3 e a 14 batizadas respectivamente em homenagem ao antigo diretor do circuito john hugenholtz e ao piloto arie luyendyk que venceu a indy 500 duas vezes ambas tem inclinaçao entre 18° e 19° o numero exato ainda nao aferido possivelmente para se ter ideia as curvas do oval de indianapolis tem inclinaçao de 9° as curvas inclinadas em zandvoort foram uma das ultimas ideias de charlie whiting que morreu em março de 2019 como diretor de corridas da fia e de acordo com a dromo circuit design empresa responsavel pelo projeto das modificaçoes a intençao era emular as condiçoes das curvas eau rouge e raidillon em spa francorchamps e a sequencia maggots becketts de silverstone isto e valido em especial para a transiçao entre as curvas 2 e 3 de acordo com a dromo graças as mudanças de elevaçao a impressao que os pilotos tem e estao sendo esmagados como se estivessem em um saca rolhas especialmente porque os pilotos entram na curva 2 a 265 km/h e precisam frear forte antes de entrar na curva 3 que e seguida de um segmento bastante tecnico [gallery type= grid columns= 2 size= medium link= file ids= 252359 252357 ] alem de proporcionar uma visao bem interessante para o publico as curvas inclinadas aumentam significativamente o desafio para os mecanicos os carros de formula 1 simplesmente nao foram feitos para inclinaçoes deste tipo e as equipes terao de se esforçar para encontrar um acerto de suspensao que nao comprometa o desempenho nas partes inclinadas e nem no restante da pista e os organizadores da prova garantem que este desafio nao sera replicado em nenhum outro circuito presente no calendario isto posto achamos que esta e a oportunidade perfeita para relembrar outras curvas inclinadas famosas do automobilismo tanto as que ainda existem quanto as que ja entraram para a historia indianapolis [caption id= attachment_252345 align= aligncenter width= 2560 ] foto lat[/caption] o tradicionalissimo oval de indianapolis motor speedway e tecnicamente um retangulo com os cantos arredondados sao quatro curvas identicas todas com inclinaçao de exatos 9 2° construido em 1909 indianapolis foi o segundo circuito oval dedicado construido no mundo o primeiro foi o lendario circuito de brooklands no reino unido que alguns defender ter sido a principal inspiraçao para a construçao de indianapolis https //www youtube com/watch v=jyicl5oglha agora apesar de iconico ao extremo em termos de inclinaçao o circuito de indianapolis e um dos mais conservadores entre os circuitos que recebem a nascar por exemplo indianapolis so nao e menos inclinado que o oval de new hampshire motor speedway cujas curvas tem inclinaçao de 7° brooklands inaugurado em 1907 o circuito de brooklands foi o primeiro oval dedicado do planeta curiosamente porem sua concepçao nao teve motivo no automobilismo em si mas na preocupaçao com a recem nascida industria de automoveis britanica na epoca preocupaçoes com a segurança publica estabeleceram um limite de velocidade de 32 km/h nas vias publicas do reino unido temendo uma estagnaçao no desenvolvimento de carros mais potentes e velozes pela impossibilidade de realizar testes de velocidade maxima o empresario hugh f locke king idealizou uma pista onde estes testes pudessem ser feitos com segurança seu uso para competiçoes claro foi natural e esperado tanto e que em seu auge brooklands podia receber nada menos que 287 000 espectadores https //www youtube com/watch v=mat21oitjkm as curvas inclinadas de brooklands tinham inclinaçao de ate 30° dependendo do trecho no centro da pista havia uma linha tracejada sobre a qual supostamente os pilotos podiam contornar as curvas sem virar o volante a superficie da pista era de placas de concreto nao revestido por questoes de custo com isto algumas partes do concreto cederam o que acabava aumentando o desafio brooklands recebeu sua ultima prova em 1939 fechando as portas para eventos regulares e dando lugar ao que hoje e um museu e tambem uma locaçao relativamente popular para eventos e encontros de automoveis e motocicletas avus avus e o acronimo de automobil verkehrs und ubungsstraße ou estrada para treinamento e testes de automoveis em uma traduçao livre inaugurada em 1921 avus e a rodovia de acesso controlado mais antiga da europa e ate 1998 tambem foi utilizada para competiçoes automobilisticas embora o layout do trecho com duas retas paralelas e duas curvas nas extremidades seja comum em estradas e algo bem inusitado para um circuito de corridas a curva sul era plana mas a curva norte tinha uma inclinaçao de alarmantes 43 6° em seu ponto mais ingreme o traçado original tinha 19 km mas a partir de 1967 a curva sul foi relocada algumas vezes para reduzir a extensao do trajeto que em determinado momento perdeu tambem a inclinaçao da curva norte e ficou com apenas 2 6 km de extensao https //www youtube com/watch v=n9_cupdmkei em seus dias de gloria avus era muito utilizado como campo de testes e tambem recebeu algumas vezes o grande premio da alemanha na era pre formula 1 era praticamente o playground das lendarias flechas de prata da mercedes benz caracciola karussell https //www youtube com/watch v=qjaocc5pzkq o caracciola karussell e uma das duas curvas inclinadas de nurburgring nordschleife e possivelmente a mais famosa de todas as curvas do lendario inferno verde batizado em homenagem a rudolf caracciola que foi o vencedor da primeira corrida de automoveis realizada em nurburgring ao volante de um mercedes benz kompressor em 19 de junho de 1927 diferentemente de outras curvas inclinadas famosas o karussell e mais inclinado na parte interna que e revestida de concreto e tem uma inclinaçao de 27° tecnicamente embora seja uma das curvas mais lentas e tambem uma das mais dificeis de contornar da forma correta sua entrada e cega e a diferença de aderencia no pavimento exige bastante esforço fisico do piloto que precisa esterçar e segurar firme no volante por um periodo prolongado visualmente o karussell e uma das curvas favoritas dos fotografos tanto pelo cenario imediatamente reconhecivel quanto pela baixa velocidade e possivel tirar varias fotos do carro em diferentes angulos enquanto ele contorna a curva monza o lendario circuito de monza inaugurado em 1922 sofreu com um periodo de negligencia durante a segunda guerra mundial alem de ter todas as atividades automobilisticas suspensas o local foi utilizado pelos militares ao longo do conflito depois que a guerra acabou e a cidade de monza começou a ser reconstruida os administradores do autodromo decidiram realizar uma grande restauraçao no mesmo https //www youtube com/watch v= p i6szmmlo e isto incluiu a inclusao de um trecho oval com 4 250 m de extensao e curvas inclinadas em 38° um verdadeiro playground para acelerar sem limites que serviu de palco para uma das corridas mais incriveis ja realizadas monzanapolis a disputa entre monopostos da formula indy e da formula 1 que aconteceu em 1957 e 1958 o oval foi utilizado para corridas ate 1969 e por vezes as corridas eram realizados numa combinaçao do trecho misto e do oval totalizando um circuito longo com 10 km de extensao o oval permanece la como um monumento ao passado nardo ring a famosa pista de testes de nardo ring no sul da italia e um circuito circular com 12 5 km de extensao a pista e bastante larga com quatro faixas e e mais inclinada na porçao externa sao 12° de inclinaçao isto permite que alguns carros percorram o anel a ate 240 km/h sem esterçar o volante https //www youtube com/watch v=bysdovd8ksm superesportivos mais velozes porem ainda precisam esterçar como o koenigsegg ccr que em 2005 atingiu os 387 km/h em nardo com o volante esterçado a 30° por toda a extensao da pista construido em 1975 o circuito de nardo pertencia a fiat mas desde 2012 e propriedade da porsche engineering que naturalmente aproveita o cenario atipico para conduzir testes de velocidade e longa duraçao em seus modelos
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